A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização e desenvolvimento do HTPC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização e desenvolvimento do HTPC"— Transcrição da apresentação:

1 Organização e desenvolvimento do HTPC
“A escola é, ainda, espaço em que se abrigam desencontros de expectativas, mas também acordos solidários, norteados por princípios e valores educativos, pactuados por meio do projeto político-pedagógico, concebido segundo as demandas sociais e aprovado pela comunidade educativa” (MEC, 1994)

2 Atividade 1 Qual é o retrato que me retrata ?
Observe as imagens a seguir e reflita qual delas poderia representar a sua atuação na Unidade Escolar e por quê

3 Qual é o retrato que me retrata ?

4 “ Quando falamos em identidade, nos referimos a características que especificam algo ou alguém. A identidade, no entanto, não é estática. Ao contrário, ela está em permanente elaboração, no contexto social de interação de indivíduos e grupos, implicando reconhecimento recíproco”. Terezinha A. Rios

5 Atividade 2 Leitura dos textos da Revista Nova Escola/Gestão Escolar
A diferença entre formar e informar; Como detecto as fragilidades dos professores; Como elaborar boas pautas para as reuniões pedagógicas; Algumas possibilidades de estratégias formativas; Ler, ressaltar os trechos mais relevantes e socializar

6 Organização e condução do HTPC
Planejamento Pauta formativa Registro Avaliação Melhoria da aprendizagem Observação e reflexão da ação Definidas conforme a demanda da equipe Como ?

7 Organização e condução do HTPC
É importante: Organizar as ações de formação continuada com conteúdos voltados às metas da escola e à melhoria do desempenho dos alunos. Elaborar previamente a pauta de cada reunião, definida a partir das contribuições/necessidades dos participantes; Dividir entre os participantes as tarefas inerentes às reuniões (registro, escolha de textos, organização dos estudos);

8 É importante: 4. Planejar formas de avaliação das reuniões pelo coletivo dos participantes; 5. Prever formas de registro (ata, caderno, diário de bordo, relatos etc) das discussões, avanços, dificuldades detectadas, ações e intervenções propostas e decisões tomadas; 6. Realizar a formação docente baseada em referencial teórico.

9 Analise as duas pautas indicadas de acordo com as questões norteadoras
A pauta deixa explícito o objetivo do HTPC? Qual a importância para o professor conhecer o objetivo do encontro em que participa? Há relação entre o objetivo, conteúdo e encaminhamento nos registros? É possível antecipar como será a participação dos professores durante o encontro? Quais encaminhamentos serão realizados pelo PC? Quais as estratégias utilizadas para ensinar o que se quer?

10 Exemplos de pauta

11 Pauta formativa Uma pauta bem planejada
Explicita os objetivos e conteúdos do encontro; Define estratégias a partir dos objetivos de modo que haja coerência entre os conteúdos e as estratégias; Permite dimensionar e gerenciar o tempo da reunião, que possibilita ao grupo a corresponsabilidade pela sua gestão.

12 Os Coordenadores Pedagógicos precisam ter consciência de que necessitam de formação permanente, acompanhamento e apoio pedagógico. É somente desta maneira que podem ganhar condições de conscientizar a equipe de professores a respeito da importância de estudo e reflexão e de auxiliá-los na tarefa de ensinar. Telma Weisz

13 Referências bibliográficas
MORELI. Silvana. Ensinar & Aprender. Disponível em Acesso em Observação e Registro. Trabalhando com educação de jovens e adultos. Brasília 2006. Que conceito – um novo conceito de dicionário. Ata. Disponível em Registro. Disponível em: RIOS. Terezinha A. Identidade na Escola. Disponível em RUIZ. Helena Cristina. Algumas Possibilidades de Estratégia Formativas . Disponível em São Paulo . Secretaria de Estado de Educação .Pauta de Formação –agosto de LER e Escrever: Prioridade na Escola, 5º encontro – Professor Coordenador.


Carregar ppt "Organização e desenvolvimento do HTPC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google