A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
Formação continuada Língua Portuguesa e Redação 6º ao 9º Anos 4º Encontro

2 Acessando o AVA Atividades da Proposta Curricular;
Acompanhamento das Atividades do AVA; Materiais didáticos postados.

3 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

4 Para início de conversa

5 Ao ouvirmos falar de avaliação escolar o que nos vem à mente
Ao ouvirmos falar de avaliação escolar o que nos vem à mente? Defina com uma palavra. Quais instrumentos de avaliação devem ser utilizados nas aulas de Língua Portuguesa e Redação? A avaliação serve à aprendizagem ou a aprendizagem serve à avaliação?

6 O que diz a legislação? Artigo 24: V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. LDB 9394/96

7 O que diz a legislação? Artigo 32: I – assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica; II – utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando; RESOLUÇÃO Nº 7/2010

8 Entrevista com Jussara Hoffman
ESTUDO TEÓRICO Entrevista com Jussara Hoffman

9 Analisando imagens

10 Estudei, mas não lembro essa resposta?

11 No furacão chamado avaliação o melhor é...

12 Nosso mestre fala que...

13 ?

14 Avaliar é??? “A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação”. “A avaliação é reflexão transformada em ação. Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento, passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento”. Jussara Hoffmann

15 Avaliar é??? “A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos”. Perrenoud “Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva”. Luckesi

16 Tipos Diagnóstica - visa identificar e avaliar o conhecimento que o aluno traz; busca detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Formativa - visa identificar se as estratégias e os recursos usadas para ensinar estão tendo resultados positivos, ou seja, se os alunos estão efetivamente aprendendo; pretende melhorar as aprendizagens. Somativa - é aplicada ao final de cada período de aprendizado com o objetivo de medir o conhecimento adquirido pelo educando; sua função é classificar os alunos ao final da unidade semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. SANT’ANNA, Ilza Martins. 1997

17 SOCIALIZANDO O PARA CASA...
A partir dos resultados das avaliações da I Unidade em Língua Portuguesa e Redação nas turmas do 6º ao 9º anos, faça um levantamento do rendimento, conforme tabela abaixo: Disciplina Alunos frequentes Índice de aprovação Índice de reprovação

18 PARA CASA… Pensando a AVALIAÇÃO como parte integrante do processo ensino-aprendizagem, posicione-se a respeito de como ela deve ser vivenciada na Rede Municipal de Ensino de Guanambi, considerando os seguintes aspectos: Concepção; Importância; Tipos; Critérios.

19 Falando em avaliação...

20 IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
O que é?

21 IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
É um índice que indica se os alunos do Ensino Básico estão aprendendo os conteúdos previstos para a idade e a série adequadas; É o termômetro da qualidade da Educação Básica.

22 IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Como é calculado?

23 IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Base de cálculo (dois indicadores): Fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão – dados do censo escolar); Desempenho dos estudantes (avaliados pela Prova Brasil); É calculado e divulgado periodicamente pelo INEP.

24 Avaliações Externas: – Provinha Brasil;
– SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: ANEB – Avaliação Nacional da Educação Básica; ANRESC – Avaliação Nacional do Rendimento Escolar ( Prova Brasil); Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

25

26 SAEB/Aneb Avalia, por amostragem, os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira e para a universalização do acesso à escola.

27 SAEB/Prova Brasil É uma avaliação censitária que envolve todas as escolas da rede pública de ensino, das zonas urbanas e rurais, que possuam pelo menos 20 estudantes matriculados no 5º e no 9º ano do ensino fundamental regular; Avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matemática, com ênfase na resolução de problemas; Foi criada pelo Inep em 2005 e é aplicada a cada dois anos.

28 Prova Brasil / Objetivos:
Avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas; Produzir informações que subsidiem políticas e ações para a melhoria da qualidade do ensino, a redução das desigualdades e a democratização da gestão da educação pública; Fornecer informações sobre o contexto extra e intraescolar, associadas ao desempenho.

29 Prova Brasil / Objetivos:
Promover uma nova sistemática de avaliação alcançando cada escola; Permitir um retrato da realidade de cada escola, em cada município; Levar a escola a se reconhecer nos resultados da avaliações externas;

30 Prova Brasil / Finalidades:
Avaliar os sistemas de ensino (escolas) e não os estudantes; Traçar um diagnóstico do sistema de ensino e não aprovar ou reprovar alunos. Oportunizar a sociedade conhecer a qualidade do ensino oferecido em cada unidade escolar.

31 Resultado do IDEB - 2011 BRASIL BAHIA GUANAMBI Séries iniciais
Série finais Obs. Meta 2009 2021 4,6 6,0 4,0 5,5 3,8 5,0 3,1 4,8 4,4 5,4

32 Resultados finais/2013

33 ORIENTANDO A PRÁTICA/PARTILHANDO
Conteúdos didáticos Língua Portuguesa Redação

34 Orientações didáticas
Gênero: Conto – 8º e 9º anos; Intertextualidade – 6 e 7º anos; Modelo de avaliações: Prova Brasil. Ortografia, vamos inovar? Gênero: Animação / as imagens e sons à serviço da aprendizagem. .


Carregar ppt "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google