A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nascimento da Cultura Brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nascimento da Cultura Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Nascimento da Cultura Brasileira
Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?

2 Descobrimento ou “Achamento”?
Os índios tinham uma cultura complexa com música, textos, mitologias, arquitetura, artesanato e roupas originais.

3 Destruição da cultura indígena
A mitologia indígena narrava a chegada de um Deus que viria pelo mar. Ao encontrar os portugueses acharam que eles eram pessoas especiais. Após perceberem as intenções portuguesas alguns fugiram para o interior. Curiosidade: Por que a diferença do sotaque carioca, para o mineiro e do paulista?

4 Aonde está a cultura indígena?
Na alimentação: Mandioca, milho, tapioca, pipoca, ... Na língua: Sabará, Congonhas, canjica, abacaxi, capanga ... (milhares de palavras!) Hábitos: Dormir em rede, pescar Vestuário: Penas, sapatilhas, pintar o corpo Você sabia que o português só passou a ser a língua mais falada no Brasil por um decreto? Qual foi a língua mais falada no Brasil durante a maior parte de sua história? Por que não existem mais os Incas, Maias e Astecas e os índios brasileiros sobreviveram?

5 Chegada dos portugueses
Espírito Renascentista Descobertas tecnológicas Estado unificado Colonização e Catequização Quem vinha para o Brasil? Por que?

6 Colônia de exploração Por que a diferença da colonização da América do Norte? Quais as consequências do tráfico negreiro? Por que a América espanhola utilizou menos escravos negros? Quais a consequências na formação do nosso povo? Por que nosso país tem maior porcentagem de mestiços que a América do Norte?

7 O Negro Os índios não se adaptavam ao trabalho escravo.
Os interesses dos colonos entravam em choque com o dos Jesuítas, que estavam mais preocupados em catequizar os índios. O tráfico mostrou ser uma atividade lucrativa. O negro chega com uma riquíssima cultura que se mistura com a indígena e a portuguesa.

8 Herança africana Alimentação: pimenta, leite de coco, angu, feijão preto, ... Música: forte presença de percussões (samba, afoxé) e maneira de cantar Vestuário: acessórios tribais, colares, brincos, cores fortes Dança: Capoeira Religiões

9 Fases da cultura no Brasil
1ª fase: Cultura colonial (1500 – 1750) - Duas classes sociais: donos de terra e trabalhadores (escravos) 2ª fase: Cultura de transição (1750 – 1930)-Surgimento da classe intermediária (comerciantes), mas o domínio econômico ainda na mãos dos donos de terra 3ª fase: Cultura nacional ( ) Sociedade complexa e domínio econômico dos comerciantes.

10 1ª Fase Cultura Colonial

11 1500-1600 Cultura transplantada
Literatura e artes plásticas: deficiente seguindo modelos metropolitanos. Música e dança: ligadas ao trabalho Arquitetura: improvisada e frágil. Teatro: inexistente. Educação Alienada: Apenas os Jesuítas ensinavam aos filhos de donos de terra.

12 1600-1700 Transplantada mas se ajustando
Invasões Francesa e Holandesa no Nordeste trazem inovações na arquitetura. O gosto Barroco foi trazido pelos Jesuítas. Escultura: se destaca pois não precisa de tantas técnicas quanto a pintura. Cada vez mais artistas europeus chegam às Américas trazendo novidades. Primeiros artistas brasileiros Ex: os irmãos Eusébio e Gregório de Matos. Nas Igrejas existiam todos os tipos de arte inclusive as primeiras encenações teatrais.

13 Eixo Econômico na Colônia 1500 até 1700
Desde o descobrimento as principais cidades estão localizadas no Nordeste: Pernambuco e Salvador. A principal fonte de renda é o açúcar. A sociedade é simples: donos de terra e trabalhadores. Não existia a necessidade da formação intelectual. Os ideais eram Portugueses (conservadores) e eram transferidos na colônia.

14 Descoberta do Ouro Bandeirantes paulista finalmente descobrem ouro em Sabará e Caetés (1695). Portugal começa realmente a se preocupar com a administração da colônia, cobrando autos impostos pelo ouro. A sociedade se torna mais complexa, mas ainda quem domina são os donos de terra. Tráfico negreiro se intensifica, surge um importante personagem na sociedade colonial: o Traficante de escravos. Milhares de pessoas do país inteiro e de vários países da Europa chegam em Minas em busca de riquezas.

15 Mudança de eixo A economia no Brasil vai se transferindo aos poucos para Minas (ouro e diamante) e Rio de Janeiro (tráfico negreiro e portos para mandar o ouro para Europa). Rio de Janeiro vira Capital do Brasil (1763) Quais as consequências destas mudanças para a Arte?

16 2ª fase Cultura de transição

17 Cultura nacional Surge em Minas Gerais o início cultura nacional. Só não é ainda nacional, pois não existe nação. Os Jesuítas são expulsos, e a educação foi reformulada e pela primeira vez passou para as mãos dos governantes. Com a estrutura social mais complexa, tem-se a necessidade de formação intelectual. Surge uma classe de pensadores que questionam a explorações colonial.(Inconfidência Mineira) Dicotomia entre ideiais europeus (revolucionários liberais) e estrutura social na colônia.

18 Arte em Minas Desenho e entalhe: Mestre Valentim
Escultura e arquitetura: Aleijadinho Pintura: Mestre Ataíde Literatura: Tomas Antônio Gonzaga Música: José Maria Xavier A maioria dos grandes gênios do Barroco Mineiro foram mestiços. Estes artistas estavam mais inseridos na realidade social do Brasil e buscaram uma linguagem própria para se expressarem.


Carregar ppt "Nascimento da Cultura Brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google