A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A História me precede e antecipa-se a minha reflexão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A História me precede e antecipa-se a minha reflexão"— Transcrição da apresentação:

1 A História me precede e antecipa-se a minha reflexão
A História me precede e antecipa-se a minha reflexão. Pertenço a história, antes de me pertencer”. Hans-Georg Gadamer.

2 O que é História? Algumas concepções acerca da História:
A) “História é ciência, é o conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade, segundo o lugar, a época e o ponto de vista escolhido.” – Dicionário Houaiss. B) “História é a arte de inventar o passado” - Durval de Albuquerque. C) “História é investigação” – Heródoto. D)  “a História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo” – Napoleão Bonaparte. E) "Sem a História nós estaríamos em um eterno recomeço, não teríamos como avaliar os erros do passado, para não errarmos novamente no futuro". - Rafael Hammerschmidt.

3 Então... A História é uma mentira?
Como saber se a História é uma verdade? É possível o historiador ser neutro diante de um fato histórico? Porque existem várias opiniões acerca de um mesmo fato histórico? A História é uma ciência?

4 Passado, presente e futuro...
No percurso do tempo, seja no passado longínquo ou recente ou mesmo no presente, há formas de agir, pensar e atuar no mundo. O homem se constrói sendo produto de seu tempo. Como a História então foi vista durante todo esse tempo?

5 Até o século XVIII: Predominava a História Magistra Vitae – Mestra da Vida... Fornecia os exemplos para que os erros do passado não fossem novamente cometidos no futuro. O passado era o grande ponto de referência para a História. Século XVIII até século XX: Predominava o racionalismo e o método positivista irão contribuir para uma história enquanto ciência. Uma história factual pautada no progresso e na valorização de documentos escritos. O homem passa a ser o centro do mundo. Recorre-se aos grandes acontecimentos... Heróis ... O futuro como ponto de referência, a humanidade em uma marcha única e continua em direção ao progresso. Século XX até os dias atuais: Marxismo (final do século XIX) Annales (1928) História Cultural Após a I Guerra Mundial a História foi tomando diferentes rumos... ... E hoje nenhum dos tempos prevalecem... O presente questiona o passado e cria expectativas para o futuro...

6 O passado não é algo fixo e imutável...
A História poder mudar na medida que novos estudos e fontes apareçam... Cada corrente e escola tem uma abordagem diferente da História... A História NÃO é uma verdade absoluta... E AGORAAAAAA??? CALMA!!! EXISTEM SOLUÇÕES....

7 Documentos e fontes históricas...
É o material que o historiador usa para escrever História... Durante muito tempo foram considerados apenas textos escritos como fontes, mas desde o inicio do século XX outros objetos podem ser fontes de estudo para a História: Relatos orais (História Oral) Imagens (Iconografia) Obras de arte (pinturas, esculturas, grafite...) Revistas, mídia, TV, registros... Etc.

8 Quais ciências podem auxiliar a História?
Antropologia – Estuda o fator humano e suas relações. Paleontologia – Estudo dos fósseis. Heráldica – Estudos de brasões e emblemas. Numismática – Estudo de moedas e medalhas. Psicologia – Estudo do comportamento humano. Arqueologia – Estudo da cultura material de povos antigos Paleografia – Estudo das escritas antigas

9 Tipos básicos de divisão da História:
Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos (visão eurocêntrica): - Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até a.C. - Idade Antiga (Antiguidade): de a.C até 476 (invasão do Império Romano) - Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos). - Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa). - Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

10 Salvador Dalí, Persistência da Memória (Persistance de la mémoire, 1931), óleo sobre tela, 24 x 33 cm Ele mostra o tempo e a memória, através dos relógios, moles e dependurados. Querendo dizer que o tempo é maleável,. não é rígido e sim mutável, o tempo é relativo, passado e presente se fundem.

11 Os Simpsons e a persistência da memória...

12 E pra você, o que é a História? Professora: Nathália de Freitas


Carregar ppt "A História me precede e antecipa-se a minha reflexão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google