A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasil: Dinâmica Demográfica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasil: Dinâmica Demográfica"— Transcrição da apresentação:

1 Brasil: Dinâmica Demográfica
Geografia da População Professora Rosaine Lima

2 Crescimento Vegetativo
O crescimento natural ou crescimento vegetativo é a diferença entre os nascimentos e os óbitos, ou seja, entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, geralmente ele é expresso em porcentagem. O Crescimento vegetativo pode ser: Positivo: Quando o número de nascimentos é maior que o de mortes.  Negativo: Quando o número de nascimentos é menor que o de mortes.  Nulo: Quando o número de nascimentos é igual ao de mortes. 

3 A nova questão demográfica: redução da natalidade
CAUSAS: Crescente participação da mulher no mercado de trabalho. Casamentos tardios. Elevado custo para criação de filhos. Grande difusão dos métodos anticoncepcionais. Mudanças no estilo de vida da população. Maior acesso a informações e a serviços médicos. Aumento da taxa de escolaridade da população/mulher. Urbanização.

4

5

6

7

8

9 A queda da natalidade é fato

10 Menos bebês. E daí?

11 Cai a natalidade e aumenta a expectativa de vida da população.

12 Causas do aumento da expectativa de vida dos brasileiros.
O rápido crescimento das cidades foi acompanhado pela chamada revolução médico sanitária. Avanço da medicina. Maior acesso a serviços médicos preventivos. Vacinação em massa. Melhoria geral da qualidade de vida da população.

13 Consequências do Envelhecimento
Redução da força de trabalho/carência de mão de obra jovem. Maior número de aposentados – déficit no sistema previdenciário. Adequação de instalações para idosos – pisos antiderrapantes, calçadas com declive para cadeira de rodas, banheiros com suporte de sustentação etc. Qualificação de profissionais cuidadores de idosos. Aumento da demanda de médicos geriatras. Necessidade de construção de asilos para idosos. Redução da construção de creches e escolas infantis, etc.

14 Famílias Menores

15

16 Os idosos já definem o Brasil

17 Brasil: Taxas de mortalidade infantil por estados da União. (por 1000)

18 Vamos comparar?

19 O que mudou nos últimos 20 anos

20 Envelhecimento da população

21 Envelhecimento da população
CAUSAS Melhoria da qualidade de vida em geral. Urbanização. Avanço da medicina e da medicina preventiva : vacinas e acesso a consultas médicas periódicas. Saneamento básico: coleta de lixo, água tratada, adoção de hábitos de higiene. Alimentação balanceada. Aumento da taxa de escolaridade: acesso à informação

22 Consequência do aumento da longevidade
Diminuição da mão de obra jovem. Aumento do número de cuidadores e internatos. Necessidades de médicos geriatras. Maior número de aposentados – maior custo com para a previdência social. Adaptação das casas e das cidades para a locomoção do idoso: rampas, elevadores com portas largas, banheiros com barras de sustentação etc. Aumento do turismo direcionado ao idoso.

23 Quantos somos e quantos seremos

24 Desafios demográficos do séc. XXI
Gigantesca população – 7 bilhões em 2010; Envelhecimento da população; Migrações em massa de pessoas do sul para o norte; Racismo, preconceito étnico, racial, religioso, homofobia, xenofobia; Fome X obesidade.

25 IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (escolaridade, expectativa de vida e renda)

26 Os dados negam a realidade?

27 Segundo a ONU o Brasil tem IDH de países desenvolvidos. Como? Assim?!

28 (Ainda) Somos um País de Analfabetos.

29 Analfabetismo Funcional
Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.

30 Acho que a ONU ignora esse dados

31 Estão querendo nos enganar...Será?

32

33 No passado, o Brasil imigrante

34 Imigrantes europeus buscavam riquezas no Brasil
Nas primeiras décadas do século XX ainda era intenso o movimento migratório para o Brasil. Milhares de famílias portuguesas, italianas, espanholas e alemãs imigravam para o Brasil.

35 Hoje, o Brasil Emigrante

36 Paradoxos

37 Brasil, migrações Internas

38 Novas Rotas - Descentralização

39 Em busca de Oportunidades

40 Mudando a Rota da História

41 Envelhecimento da população

42

43 Geografia do Brasil


Carregar ppt "Brasil: Dinâmica Demográfica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google