A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MAL, ATÉ QUANDO? www.searadomestre.com.br 21.12.2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MAL, ATÉ QUANDO? www.searadomestre.com.br 21.12.2009."— Transcrição da apresentação:

1 O MAL, ATÉ QUANDO?

2 Será que foi Deus que criou o mal?
O MAL, ATÉ QUANDO? Será que foi Deus que criou o mal?

3 Se não foi Deus ... por que Ele permite a existência do mal?
O MAL, ATÉ QUANDO? Se não foi Deus ... por que Ele permite a existência do mal?

4 Será que a origem do mal está no Planeta Terra?
O MAL, ATÉ QUANDO? Será que a origem do mal está no Planeta Terra?

5 Ou será que o mal tem como origem o próprio homem?
O MAL, ATÉ QUANDO? Ou será que o mal tem como origem o próprio homem?

6 Mas se o ser humano é criatura divina como pode proceder dele o mal?
O MAL, ATÉ QUANDO? Mas se o ser humano é criatura divina como pode proceder dele o mal?

7 O MAL, ATÉ QUANDO? Definindo o mal...

8 O Livro dos Espíritos - Questão 630 - O Bem e o Mal (629-646)
Definindo o BEM e o MAL... O Bem é tudo o que está de acordo com a lei de Deus e o mal é tudo o que dela se afasta. O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( )

9 O Livro dos Espíritos - Questão 630 - O Bem e o Mal (629-646)
Definindo o BEM e o MAL... Assim, fazer o bem é se conformar à Lei de Deus; fazer o mal é infringir essa Lei. O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( )

10 LEIS DIVINAS – Na consciência
1ª Revelação: MOISÉS (Decálogo) a Lei Divina (O que fazer) 2ª Revelação: JESUS (Evangelho) O Amor Divino (Como fazer) 3ª Revelação: KARDEC (Espiritismo) A Verdade Divina (Por que fazer)

11 O Livro dos Espíritos – Livro III- questões 614 a 919.
LEIS MORAIS 1. Da Lei de Adoração; 2. Da Lei do Trabalho; 3. Da Lei de Reprodução; 4. Da Lei de Conservação; 5. Da Lei de Destruição; 6. Da Lei de Sociedade; 7. Da Lei do Progresso; 8. Da Lei de Igualdade; 9. Da Lei de Liberdade; 10. Da Lei de Justiça, de Amor e de Caridade. O Livro dos Espíritos – Livro III- questões 614 a 919.

12 O Livro dos Espíritos –Livro III- questão 648.
A MAIS IMPORTANTE Da Lei de Justiça, de Amor e de Caridade: é a mais importante, por ser a que faculta ao homem adiantar-se mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras. O Livro dos Espíritos –Livro III- questão 648.

13 O Livro dos Espíritos - Questão 631 - O Bem e o Mal (629-646)
Definindo o BEM e o MAL... Tem meios o homem de distinguir por si mesmo o que é bem do que é mal? “Sim, quando crê em Deus e o quer saber. Deus lhe deu inteligência para distinguir um do outro.” O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( )

14 O Livro dos Espíritos - Questão 632 - O Bem e o Mal (629-646)
Definindo o BEM e o MAL... Estando sujeito ao erro, não pode o homem enganar-se na apreciação do bem e do mal e crer que pratica o bem quando em realidade pratica o mal? “Jesus disse: vede o que queríeis que vos fizessem ou não vos fizessem. Tudo se resume nisso. Não vos enganareis.” O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( )

15 QUAL A ORIGEM DO MAL???

16 A origem do MAL... Em DEUS? Sendo Deus o princípio de todas as coisas e sendo todo sabedoria, todo bondade, todo justiça, tudo o que dele procede há de participar dos seus atributos, porquanto o que é infinitamente sábio, justo e bom nada pode produzir que seja ininteligente, mau e injusto. A Gênese – Capítulo III

17 O mal que observamos não pode ter Nele a sua origem.
A origem do MAL... Em DEUS? O mal que observamos não pode ter Nele a sua origem. A Gênese – Capítulo III

18 A origem do MAL... Num ser especial?
Se o mal estivesse nas atribuições de um ser especial? Seria igual a Deus... Existiria de todo o sempre. Duas forças... Seria inferior a Deus... Seria criado por Deus. A Gênese – Capítulo III

19 Entretanto, o mal tem uma causa...
Os males de toda espécie, físicos ou morais, que afligem a Humanidade, formam duas categorias que importa distinguir: 1) os que o homem pode evitar: 2) e os que lhe independem da vontade (os flagelos naturais). A Gênese – Capítulo III

20 Deus não poderia ter criado as almas perfeitas?

21 Sim, poderia. ... mas, Deus não poderia ter criado as almas perfeitas?
- Um bem que não se tem merecido nem conquistado será mesmo um bem? - E aquilo que se obtêm sem esforço será que se pode apreciar o seu valor?

22 Quis Deus que o ser humano ficasse sujeito à lei do progresso...
Deus não poderia ter criado as almas perfeitas? Quis Deus que o ser humano ficasse sujeito à lei do progresso... Conquistar uma a uma todas as virtudes, todas as ciências. Ascender todos os degraus da imensa hierarquia dos Espíritos. Esse é o fim para o qual Deus criou as almas e dispôs os mundos.

23 Deus não poderia ter criado as almas perfeitas?
Na busca desse progresso, os males a que se acha exposto são um estimulante para o exercício da sua inteligência, para que fazendo uso das faculdades físicas e morais procure o meio de evitá-los.

24 Deus não poderia ter criado as almas perfeitas?
O Criador quis que a perfeição resultasse da depuração gradual do Espírito, que dotado de livre-arbítrio, pudesse optar entre o bem e o mal e chegasse à perfeição resistindo ao mal.

25 A ORIGEM DO MAL... no homem.

26 - O Espírito é criado por Deus, simples e ignorante... (NEUTRO)
A questão, pois, consiste em saber-se qual é, no homem, a origem da sua propensão para o mal? - O Espírito é criado por Deus, simples e ignorante... (NEUTRO) - Somos, no presente, o resultado de tudo o que vivenciamos até agora, desde a nossa criação...

27 Qual a origem do mal no homem?
Nossas ações do presente estão respaldadas por todas as experiências vividas até hoje.

28 Qual a origem do mal no homem?
- A tendência para a prática do mal, persiste no Espírito, como ressonância das experiências vivenciadas ao longo de sua caminhada evolutiva. ...

29 Qual a origem do mal no homem?
- Caminhada essa que inicia sempre em mundos primitivos, onde o Espírito tem como alvo principal à conservação da espécie. - E é pela necessidade da preservação da espécie que aprende a ser egoísta....

30 Qual a origem do mal no homem?
É nesse estágio da vida, que o Espírito, por questões de sobrevivência, aprendeu a agir com violência e brutalidade até contra seu semelhante. É dessa fase primitiva que trouxemos a maioria dos nossos vícios e as das nossas más paixões.

31 Qual a origem do mal no homem?
... Como decorrência ficou a presença do mal nele dominante, que vem aplicando contra si mesmo - autodestruição, excesso nos vícios - e contra os outros - furtos e roubos, calúnias, perseguições, homicídios e guerras que ameaçam toda a civilização. Joanna de Ângelis - Dias Gloriosos - Breve Ensaio sobre o Mal

32 Qual a origem do mal no homem?
FARDO... CRUZ... Imagens Internet

33 COMO SUPERAR O MAL...

34 Imagem: Revista Internacional de Espiritismo – 12.2001
Como superar o mal... Vigiai e orai para não entrardes em tentação. (Mc 14, 28) Imagem: Revista Internacional de Espiritismo –

35 COMO SUPERAR O MAL? A fim de conscientizar-se do mal em si mesmo, faz-se imprescindível o aprofundamento do auto-exame, para encontrar os pontos vulneráveis que o despertam e o desencadeiam, predispondo-o para a agressão. Joanna de Ângelis - Dias Gloriosos - Breve Ensaio Sobre o Mal

36 O Livro dos Espíritos - Questão 909 - Perfeição Moral (Cap. XII)
COMO SUPERAR O MAL? Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? "Sim, e, por vezes, fazendo esforços bem pequenos. O que lhe falta é a vontade... ... Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!" O Livro dos Espíritos - Questão Perfeição Moral (Cap. XII)

37 COMO SUPERAR O MAL? PRIMEIRO: NÃO CULTIVAR O MAL - Não AGINDO no mal: nos pensamentos, sentimentos e atitudes; - Não DIVULGANDO o mal: tragédias, crimes, acidentes...; - Não PROMOVENDO o mal (ambientes, filmes, música, programas de TV...)

38 Grau de RESPONSABILIDADE
- (+ -) vontade; - (+ -) o conhecimento do que faz. - Não só do mal que fizemos, mas do mal que indiretamente PROVOCAMOS. - Do proveito que tivemos do mal praticado pelos outros. - Do DESEJO de fazer – quando faltou a oportunidade.

39 Diante dos defeito dos outros...
Incorre em culpa o homem, por estudar os defeitos alheios? Incorrerá em grande culpa, se o fizer para os criticar e divulgar, porque será faltar com a caridade. Se o fizer, para tirar daí proveito, para evitá-los, tal ESTUDO poderá ser-lhe de alguma utilidade. O Livro dos Espíritos - Questão Perfeição Moral (Cap. XII)

40 Diante dos defeito dos outros...
... não esquecer da indulgência para com os defeitos de outrem... Antes de censurardes as imperfeições dos outros, vede se de vós não poderão dizer o mesmo. Esse o meio de vos tornardes superiores a ele. O Livro dos Espíritos - Questão Perfeição Moral (Cap. XII)

41 Será suficiente apenas não fazer o mal?
Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal? “Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.” O Livro dos Espíritos - Questão 642

42 COMO SUPERAR O MAL? SEGUNDO: PROMOVENDO O BEM. - Nos pensamentos (indulgência) , sentimentos (perdão) e atitudes (benevolência) ; - Mudando o nosso histórico; - Pela repetição ... Nos acostumamos...

43 COMO SUPERAR O MAL? TERCEIRO: FERRAMENTAS. O estudo: Saber como... O porquê... A oração: A força e a proteção... A prática do bem: Não basta apenas não fazer o mal.

44 COMO SUPERAR O MAL? QUARTO: ATITUDES. Oferecer a outra face... (AGIR diferente) Orar pelos que nos perseguem e caluniam... Ser um exemplo construtivo...

45 “Dei-vos o exemplo ...” (João 13, 1-20)
(imagem da internet) “Dei-vos o exemplo ...” (João 13, 1-20)

46 Será que, um dia, os maus serão banidos da terra?
O mal, até quando? Será que, um dia, os maus serão banidos da terra?

47 Será que, um dia, os maus serão banidos da terra?
A Humanidade progride. Esses homens, em quem o instinto do mal domina e que se acham deslocados entre pessoas de bem, desaparecerão gradualmente, como o mau grão se separa do bom, quando este é joeirado. O Livro dos Espíritos – Questão 756

48 Poderá jamais se implantar na Terra o reinado do bem?
O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que a vêm habitar, os bons predominarem. Por meio do progresso moral e praticando as leis de Deus é que o homem atrairá para a Terra os bons Espíritos e dela afastará os maus. Estes, porém, não a deixarão, senão quando daí estejam banidos o orgulho e o egoísmo. O Livro dos Espíritos – Questão 1019

49 REFLEXÕES FINAIS

50 Reflexões Finais... O mal, até quando?
- A origem do mal não está em Deus! - Também não está em um ser especial! - Não está no Planeta Terra - Está na inferioridade dos seres.

51 O mal existe apenas onde o bem está ausente...
Reflexões Finais... O mal, até quando? O mal existe apenas onde o bem está ausente... Apenas um estado transitório do ser em via de evolução para o bem. (Léon Denis) Os criminosos de hoje serão os sábios do futuro... Serão os benfeitores da humanidade.

52 Reflexões Finais... Nunca te esqueças que o AMOR vence todo o ódio e que o BEM aniquila todo o mal. (Gúbio – Livro Libertação)

53 Reflexões Finais... O mal, até quando?
O mal existe, mas não pela vontade Divina... O mal existe, com a permissão divina, em decorrência das escolhas equivocadas de alguns e pelas necessidades evolutivas de outros.

54 Não estamos perdidos... Sem rumo...
Reflexões Finais... Não estamos perdidos... Sem rumo...

55 Reflexões Finais... Imagens da Internet Jesus está no comando...

56 JESUS: Mestre, Modelo e Guia ...
“Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue jamais andará nas trevas.” Jesus Cristo (Jo 8,12) Imagem: Revista Internacional de Espiritismo –


Carregar ppt "O MAL, ATÉ QUANDO? www.searadomestre.com.br 21.12.2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google