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Pesquisa de Clima Motivacional

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Apresentação em tema: "Pesquisa de Clima Motivacional"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Clima Motivacional
Realizada por: Dezembro

2 A presente pesquisa propõe-se a realizar um estudo a respeito do Clima Organizacional atual da Construtora Mello Azevedo, sob o ponto de vista de seus funcionários. A Pesquisa de Clima Organizacional consiste em um levantamento de opiniões que caracterizam uma representação da realidade organizacional, retratando o que as pessoas que ali trabalham acreditam estar acontecendo em um determinado momento e resultando em um diagnóstico sobre a situação atual da organização. Os subsídios fornecidos pela Pesquisa de Clima Organizacional funcionam como um mapeamento das percepções sobre o ambiente interno à organização, podendo ser um importante ponto de partida para mudanças e desenvolvimento organizacional. São aspectos extrínsecos como salário, benefícios, reconhecimento profissional, relacionamento da equipe, incluindo a chefia, entre outros aspectos, que formam os elementos básicos do que é chamado de Clima Organizacional e que resultam no nível de satisfação ou insatisfação dos funcionários com o trabalho. A palavra clima origina-se do grego klima e significa tendência, inclinação. Assim, clima organizacional refletiria uma tendência ou inclinação relacionada ao atendimento das necessidades da organização e ao mesmo tempo das necessidades dos seus colaboradores, aspecto que é indicador da eficácia organizacional. CONCEITO

3 A partir deste processo, levantamos necessidades de intervenções estratégicas que cuidem das necessidades de ambos – colaboradores e organização. O método de avaliação da satisfação com o trabalho dos colaboradores da Construtora Mello Azevedo consistiu na aplicação de 97 questionários com perguntas abertas e fechadas, baseando em como os colaboradores se sentem em relação ao seu trabalho e a empresa. Não houve identificação dos mesmos possibilitando assim uma maior franqueza e abertura nas respostas. O tratamento dos dados foi realizado de forma quantitativa e qualitativa. Frente a programas que primam pela melhoria da qualidade nas relações internas e externas com os seus colaboradores. Dos 97 questionários distribuídos tivemos a resposta de 84 colaboradores, ou seja: CONCEITO

4 SATISFAÇÃO NO TRABALHO
ENVOLVIMENTO DA EQUIPE LIDERANÇA GESTÃO DE PESSOAS SATISFAÇÃO NO TRABALHO

5 ENVOLVIMENTO DA EQUIPE
Realização Profissional Participação Imagem da Organização Integração e Cooperação ENVOLVIMENTO DA EQUIPE

6 Como é a troca de críticas positivas e negativas entre os funcionários de sua área?

7 E entre os funcionários de áreas diferentes?

8 Você, como funcionário da empresa, percebe-se como peça importante para o sucesso da Mello Azevedo?

9 Comentários a serem observados:
FALTA RECONHECIMENTO POUCO VALORIZADO CRÍTICAS SÓ NEGATIVAS POUCA LIBERDADE DE EXPRESSÃO IMPORTANTE RECEBER E FAZER CRÍTICAS CONSTRUTIVAS OBRAS COM TRATAMENTO DIFERENCIADO FALTA CREDIBILIDADE E CONFIANÇA Apesar destes comentários negativos não os podemos levar em consideração, pois foram feitos por apenas nove colaboradores, e ao mesmo tempo temos a aprovação direta de 86% de toda a equipe. Você, como funcionário da empresa, percebe-se como peça importante para o sucesso da Mello Azevedo?

10 Você trabalha na Mello Azevedo por que:

11 Qual seu grau de satisfação em trabalhar na Mello Azevedo?

12 são suas expectativas de crescimento profissional na empresa?

13 Comparando com outras empresas do mesmo porte, como você classifica as condições gerais de trabalho na Construtora Mello Azevedo?

14 Você sente orgulho de trabalhar nesta empresa?

15 SATISFAÇÃO PELO EMPENHO NA MELHORIA DOS PROCESSOS
20 ORGULHO 19 FELICIDADE/SATISFAÇÃO 16 REALIZAÇÃO E CRESCIMENTO PROFISSIONAL 10 AMIZADE - COMPANHEIRISMO 7 PRAZEROSO VALORIZAR EMPREGADOS 6 SEGURANÇA TRANQÜILIDADE 4 MUITO BOM GRATIDÃO E ESPERANÇA 3 CONFIANÇA EM SEU TRABALHO UMA GRANDE FAMÍLIA TRABALHAR EM EMPRESA RECONHECIDA 2 CONTATO DIRETO COM A DIREÇÃO RESPONSABILIDADE DESCONFIANÇA MELHORAR BENEFÍCIOS 1 INDIGNAÇÃO CHEFIAS CRITICAM SEM ESTAR PERTO EMPRESA AJUDA AS PESSOAS TROCA DE APRENDIZADO DO CÉU AO INFERNO EM INSTANTES AUTONOMIA Comente: que sentimentos você experimenta em trabalhar na Mello Azevedo?

16 Comente: que sentimentos você experimenta em trabalhar na Mello Azevedo?

17 Em sua opinião, a imagem que esta empresa transmite para o público em geral é de uma empresa:

18 Conclusões Envolvimento da Equipe
Como podemos ver, os resultados apresentados são altamente significativos e demonstram os valores referentes a Realização Profissional, Imagem da Organização, Participação e Integração e Cooperação. A grande maioria dos colaboradores se consideram como uma peça importante, que são valorizados e atuam na Mello Azevedo por gostarem da empresa, gostarem do que fazem, acreditarem na empresa e estarem integrados ao ambiente interno. O grau de insatisfação chega ao máximo de 2%, o que é considerado um valor desprezível e, ainda, mais de 80% consideram ter uma grande possibilidade de crescimento profissional, a empresa está acima da média. Se destaca também a satisfação pelo empenho da melhoria contínua, o orgulho, felicidade, satisfação e a realização pelo crescimento pessoal e profissional destacado espontaneamente pelos colaboradores. A imagem transmitida externamente também é altamente destacável sendo considerada de acima da média por mais de 90% dos entrevistados. Sendo assim, a nossa conclusão é que o envolvimento da equipe é um ponto altamente forte da Construtora Mello Azevedo. Conclusões Envolvimento da Equipe

19 Missão e Foco Estratégico
Comunicação Estilo de Chefia LIDERANÇA

20 Seu líder se empenha em providenciar e manter as condições ideais de trabalho para você?

21 AMBIENTE PROPORCIONA BOM TRABALHO
22 26% MAIS CURSOS E TREINAMENTOS 5 6% TRABALHAMOS EM EQUIPE 4 5% MELHORES EQUIPAMENTOS PARA A ÁREA 3 4% CONDIÇÕES EXCELENTES NECESSITA MAIS AUTONOMIA 2 2% FALTA PLANEJAMENTO IMPLANTAR PLANO DE CARREIRA 1 1% TERMINAR IMPLANTAÇÃO DAS NORMAS DE QUALIDADE POUCO ESPAÇO PARA ORGANIZAR MATERIAIS FALTA DE FEEDBACK APOIO DO ESCRITÓRIO CENTRAL FALTA DE DIÁLOGO ENTRE SUPERVISOR E COLABORADORES FALTA DIVISÃO DE TAREFAS SER MAIS ESCUTADO PELOS MESTRES E ENCARREGADOS MOTIVAÇÃO E ESTÍMULO REUNIÕES PERIÓDICAS DIFICULDADE EM OBRAS DE PEQUENO PORTE FALTA DE MATERIAL TÉCNICO DESUNIÃO ENTRE OBRA E ESCRITÓRIO QUALIDADE ATUA COMO AUDITORES E NÃO FORMADORES CONVERSAS POUCO PROFISSIONAIS Dê sua opinião sobre seu ambiente de trabalho. Você encontra condições para melhorar sua produtividade e sua eficiência?

22 Dê sua opinião sobre seu ambiente de trabalho
Dê sua opinião sobre seu ambiente de trabalho. Você encontra condições para melhorar sua produtividade e sua eficiência?

23 Como você considera a preparação técnica/gerencial do seu líder?

24 Seu líder apresenta objetivamente o que espera do seu trabalho?

25 Seu líder utiliza a crítica positiva para reforçar o seu bom desempenho?

26 Os Diretores compartilham, de forma clara e objetiva, com a meta a ser atingida e com os planos traçados para atingi-las?

27 Como é a habilidade de seu líder no processo de formação e desenvolvimento de pessoas?

28 Comentários sobre a liderança
LÍDER COM CAPACIDADE E QUE ESTIMULA OS EMPREGADOS 7 8% TEM LIDERANÇA E ESTÁ DISPOSTO A AJUDAR 4 5% FALTA ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO 2 2% CHEFE NÃO TEM CAPACIDADE TÉCNICA LÍDER DEVERIA SER PRÓ-ATIVO TÉCNICA GERENCIAL DEIXA A DESEJAR ENTENDER AS DIFERENÇAS E FACILITAR A COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE 1 1% MELHORAR QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DE QUALIDADE SEGURANÇA TRANSPARENTE E BEM HUMORADO FALTA GERENTE NA ÁREA NÃO SE ACEITAM OPINIÕES FALTA TREINAMENTO E FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS INFORMAÇÕES NÃO PASSADAS A CONTENTO RECICLAGEM NÃO SE SABE O QUE É ESPERADO FALTA PULSO E EXPERIÊNCIA EM GERÊNCIA FALTA APOIO Comentários sobre a liderança

29 Comentários sobre a liderança

30 Sua chefia trata os subordinados sem favoritismos?

31 Sua chefia é imparcial na distribuição de tarefas entre subordinados?

32 Você percebe empenho de seu líder em propiciar oportunidades de crescimento profissional para você?

33 Considerando o mercado, os concorrentes, as oportunidades, como você percebe o futuro da Mello Azevedo?

34 Seu líder valoriza a inovação e criatividade na execução do seu trabalho?

35 Seu líder mostra-se aberto a discutir sobre suas decisões?

36 Sua chefia faz bom uso de sua autoridade?

37 Como você percebe a comunicação interna na empresa?

38 A empresa tem facilitado e estimulado a troca de informações entre áreas?

39 Como você classificaria as informações que você recebe oficialmente da empresa?

40 Como é a comunicação entre empregados de áreas diferentes?

41 Você está satisfeito com as informações que chegam ao seu conhecimento através das chefias, memorandos, quadros de aviso, jornais internos e circulares?

42 JORNAL MENSAL DE TODAS AS ÁREAS E CHEFIAS
13 15% UTILIZAR S MAIS OBJETIVOS 6 7% DISTRIBUIÇÃO DA INTRANET 5 6% REUNIÕES PERIÓDICAS 3 4% JORNAL SEMANAL EM FORMATO DE WEB SITE 2 2% COMUNICAÇÃO COM UM NEXTEL POR OBRA NUNCA FOI RECEBIDO NENHUM JORNAL OU CIRCULAR MAIOR NÚMERO DE PESQUISA PARA MELHORIA CONSTANTE 1 1% EMPRESA JÁ TEM OS NECESSÁRIOS QUADROS DE AVISO NA OBRA NÃO EXISTEM BOLETINS DIÁRIOS SEREM REPASSADAS MSN INTERNO COM FINS PROFISSIONAIS FALTA CLAREZA NAS INFORMAÇÕES que outras formas de comunicação interna você sugere para torná-la mais eficiente?

43 que outras formas de comunicação interna você sugere para torná-la mais eficiente?

44 Os resultados nos levam a conclusão que o foco estratégico da Construtora Mello Azevedo vem sendo repassado aos seus colaboradores, apesar de vermos em algumas opiniões a necessidade em se reforçar mais este aspecto, principalmente com a utilização de seus meios de comunicação interno. Vemos que os funcionários estão satisfeitos de uma forma global, porém alguns reclamaram da paralisação do processo de comunicação com a distribuição do informativo, assim como, com a atualização constante da INTRANET. Alguns funcionários dizem que inclusive não viram até hoje um processo de comunicação interno. Novamente a crença nos valores e no foco estratégico é reforçado uma vez que somente 7% dos colaboradores não acreditam no crescimento da organização. A parte de liderança também é muito elogiada, mas em função de alguns comentários, acreditamos que um processo de reciclagem dos mesmos seja importante, principalmente para se tentar padronizar a forma de atuação e liderança da equipe. O nível de rejeição das atuais chefias é muito baixo, podendo ser considerado desprezível. Conclusões Liderança

45 Existe um ponto de discrepância no resultado apresentado uma vez que se conclui que existe protecionismo por uma lado e ao mesmo tempo mostra que as chefias agem com justiça e integridade, ou seja, acreditamos ter havido um mal entendimento por parte dos colaboradores com respeito a parte de protecionismo das chefias. Um assunto que desde já merece ser destacado é a questão do desenvolvimento de pessoal, que será mais abordado na análise de Gestão de Pessoas, mas que aparentemente não se está dando o valor que tal assunto merece, pois ao mesmo tempo que se fala que os líderes preparam e orientam o quadro funcional, dizem que não existe treinamento, o que é errado afirmar pois o que nos parece é que os processos de desenvolvimento das equipes e pessoas são feitos informalmente, ou seja, on job, e por isto não são registrados e dado a real importância que se deveria dar. Torna-se necessário que os líderes passem a formalizar mais esta formação do dia-a-dia com a emissão de certificados internos e que isto seja deixado de forma bem clara para os colaboradores. Concluímos que nos três aspectos ligados a liderança a empresa está bem enquadrada, mas que necessita a tomada de algumas atitudes perante a melhoria e expansão dos processos de comunicação interno (INTRANET, Murais e Painéis, Jornal Interno, dentre outros) e a valorização e formalização dos processos de formação de mão-de-obra por meio das chefias e de sua área de RH. Conclusões Liderança

46 Remuneração e Benefícios
Condições de Trabalho Remuneração e Benefícios Práticas de RH GESTÃO DE PESSOAS

47 A empresa se preocupa com a segurança no trabalho?

48 As chefias valorizam e fazem cumprir as normas de segurança?

49 Como você percebe o treinamento de segurança do trabalho?

50 Você dispõe dos equipamentos e materiais de que precisa para executar satisfatoriamente seu trabalho?

51 Comparando com o mercado de trabalho, como você classifica seu salário?

52 Como você classifica os benefícios oferecidos pela Mello Azevedo?

53 Como você classifica os benefícios oferecidos pela Mello Azevedo?

54 Em sua opinião a política de promoções e aproveitamento interno é:

55 INEXISTENTE/POUCOS/INSUFICIENTE
24 29% BOM 17 20% RAZOÁVEIS 6 7% NUNCA PARTICIPEI 4 5% MUITO BOA POIS CAPACITA MELHORAR A NÍVEL ADMINISTRATIVO 3 4% INVESTIR MAIS EM TREINAMENTO 5 6% FALTAM CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO EXCELENTE 2 2% CONSTRUTIVO 1 1% BOM COM OS TREINADOS NA OBRA FRACO TREINAMENTO DAS CHEFIAS NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM OBRA NA ENGENHARIA NÃO HÁ POUCO INVESTIMENTO NA ÁREA ADMINISTRATIVA DESCONHECE FRACO POIS O TÉCNICO DE QUALIDADE NÃO ESTÁ CAPACITADO NA MÉDIA DAS CONSTRUTORAS NÃO TEM EM OBRAS MELHORAR POIS SOMENTE GERENCIA TEM ACESSO MAIOR TREINAMENTO EM QUALIDADE SUBSÍDIOS PARA APRENDIZADO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Como você considera o investimento da empresa no treinamento de seus funcionários.

56 Como você considera o investimento da empresa no treinamento de seus funcionários.

57 Suas habilidades e seus conhecimentos são reconhecidos em seu trabalho?

58 Os procedimentos do Controle da Qualidade são observados e aplicados nas obras?

59 A empresa, através das chefias, é exigente com o controle da qualidade em suas obras?

60 Como você considera o treinamento para o Sistema de Gestão da Qualidade?

61 Comentários a respeito do Sistema de Gestão da Qualidade?
SERIA EFICIENTE SE INVESTIR NESTE TREINAMENTO 5 TEM QUE MELHORAR 4 MAIS FREQÜENTE E INTENSO NAS OBRAS TER TREINAMENTO DA QUALIDADE 3 OBRA NÃO PROPICIA TREINAMENTO 2 OBRAS NÃO AUDITADAS NÃO POSSUEM A VISÃO DE QUALIDADE FALTA DE ACOMPANHAMENTO NO CAMPO ATUAR TAMBÉM NA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL PESSOAL DE OBRA NÃO PASSOU POR ELE PROCEDIMENTOS APLICADOS E TREINAMENTOS EXIGIDOS APLICADOS CONFORME NECESSIDADE 1 PROCEDIMENTOS PARA SEREM REVISTOS FALTAM RECURSOS PARA TREINAMENTO (VÍDEO) SÃO ÓTIMOS OBRAS TEM INVESTIMENTO EM QUALIDADE SÓ SE DISCUTI O ASSUNTO NA ÉPOCA DAS AUDITORIAS FALTA OBJETIVIDADE E PRATICIDADE DA ÁREA NÃO CONHECE O PROGRAMA DE QUALIDADE Comentários a respeito do Sistema de Gestão da Qualidade?

62 Comentários Gerais e Abertos?
MUITOS FUNCIONÁRIOS NÃO PASSAM POR QUALQUER TREINAMENTO 8 14% PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS 5 9% CRIAR PLANOS DE CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PLANO DE SAÚDE DARIA TRANQÜILIDADE FORNECER BENEFÍCIOS PARA TODOS 4 7% REUNIÕES MAIS PERIÓDICAS 3 5% GOSTARIA DE UM SETOR DE RH FAZER PESQUISA SALARIAL 2 4% PROMESSAS FEITAS E NÃO CUMPRIDAS RECONHECER COM AUMENTO DE SALÁRIO PARA OS ANTIGOS 1 2% PARABÉNS PELO COMPROMISSO E TRANSPARÊNCIA GRANDE EMPRESA COM MUITAS MELHORIAS A FAZER FALTA ÁGUA NO CAMPO ENCARREGADOS NÃO TRATAM BEM CRIAR PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL FALTA INTERAÇÃO DO PESSOAL FALTA MAIS DIÁLOGO PESQUISAS MUITO IMPORTANTE E SEREM FEITAS MAIS CONSTANTES COBRAR MAIS A RESPONSABILIDADE DAS CHEFIAS NA OBRA DIALOGO ABERTO INTEGRAÇÃO ENTRE OBRA E ESCRITÓRIO CENTRAL REUNIÕES COM A ÁREA ADMINISTRATIVA CONTRATOS MAIS RENTÁVEIS OBRAS TENHAM TRATAMENTO IGUAL ABORDAR MAIS SOBRE GRATIFICAÇÕES MÉTODOS DE PROMOÇÕES MAIS AUTORIDADE PARA A OBRA FALTA UM LÍDER DE PULSO Comentários Gerais e Abertos?

63 Conclusões Gestão de Pessoas
Os resultados voltados a Gestão de pessoas nos mostram uma aparente tranqüilidade com relação aos aspectos relativos a práticas de Recursos Humanos, Políticas de Remuneração e Condições de Trabalho. No que se fala principalmente a condições de trabalho nossa conclusão é que a empresa proporciona ótimas condições aos seus colaboradores em todos os sentidos, não havendo nenhuma reclamação direta ou indireta que possamos levar em conta. Com relação a políticas de remuneração sabemos que nunca iremos agradar a todos, mas que aparentemente os valores praticados pela Mello Azevedo são também adequados e devem estar dentro do mercado de trabalho. Porém, quando falamos com relação a remuneração temos alguns aspectos a se destacar principalmente quanto a política de benefícios praticados que, quando analisamos os comentários, verificamos a grande necessidade com relação a Assistência Médica. Este benefício, hoje, é um grande investimento que a empresa faz e que traz grande tranqüilidade aos seus dirigentes e colaboradores, principalmente quando estendida aos dependentes dos ocupantes de cargos chaves, que nem sempre são do local onde ocorre a obra. A partir do momento em que recebam este tipo de benefício estaremos proporcionando uma maior segurança ao empregado e a sua família, e uma conseqüente valorização da empresa. Conclusões Gestão de Pessoas

64 Conclusões Gestão de Pessoas
Existem alguns comentários e anseios quanto a política de participação nos lucros e gratificação por resultados. Vemos que isto pode ser valorizado e aproveitada a legislação na aplicação de qualquer política interna de forma a proporcionar maior satisfação pessoal e profissional dos colaboradores, mas aproveitando as vantagens previstas em lei para a empresa. Novamente falamos a respeito da política de desenvolvimento, formação e treinamento, pois tudo leva a crer que esta não está sendo explicitada aos colaboradores que acreditam que isto só se faz externamente e, na realidade, a sua maior aplicabilidade e resultados práticos é a implementação da política on job que concluímos que é praticada mas não formalizada. Alertamos para que seja formalizada esta questão pela área de Recursos Humanos. Com relação ao incentivo ao estudo, acreditamos que o mesmo deva ser vinculado a Avaliação de Desempenho e cumprimento de metas para que não se torne um ato discricionário. Quanto a área de segurança do trabalho consideramos que está com um desenvolvimento e controles adequados e que os colaboradores estão bem integrados a suas políticas, desenvolvimento e regras, devendo assim ser mantida o seu desenvolvimento. Conclusões Gestão de Pessoas

65 Conclusões Gestão de Pessoas
Já o mesmo ainda não podemos afirmar com relação a área de qualidade que, comparando seu resultado com dos anos anteriores, vemos que houve uma boa evolução, mas que ainda necessita de um maior acompanhamento e principalmente um maior treinamento em suas políticas e procedimentos, diretamente nos locais de trabalho. Esta melhoria é significativa mas a divulgação e acompanhamento por meio de auditorias internas de não conformidades e com treinamento e correção dos colaboradores é fundamental. Conclusões Gestão de Pessoas

66 CONCLUSÕES GERAIS

67 Conclusões Finais

68 Consideramos o resultado da pesquisa de clima motivacional positiva, determinando um clima elevado onde se destacam a Receptividade, o Otimismo e o Entusiasmo, mas com alguns alertas a serem observados e trabalhados para que possamos atingir as metas de uma maior integração e atingimento da meta de desenvolvimento organizacional. Acreditamos que ao combinar o desenvolvimento da parte de comunicação com a parte de recursos humanos e qualidade consigamos em breve período corrigir os atuais pontos que merecem uma maior atenção e conseqüentemente teremos assim, um clima mais próximo do ideal da Construtora Mello Azevedo. Avistar Recursos Humanos Sandra Maria Milagres Conclusões Finais


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