A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Amar e pensar: eis a verdadeira vida das almas.” Voltaire.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Amar e pensar: eis a verdadeira vida das almas.” Voltaire."— Transcrição da apresentação:

1 “Amar e pensar: eis a verdadeira vida das almas.” Voltaire

2 “Existem dois legados duradouros que podemos deixar
para nossos filhos. Um deles, raízes. O outro, asas.” Hodding Carter

3 A guerra pela audiência,
Rede Globo, SBT Band, Record A guerra pela audiência, como toda guerra, é covarde e é suja.

4 Rede Globo, SBT Band, Record E na guerra pela audiência, como em toda guerra, as principais vítimas são as crianças.

5 A Infância & a Televisão

6 A educação dos olhos. E a educação do olhar.

7 “É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...”

8 “Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.”
Rubem Alves

9 A fome de pão, e a fome de beleza. O que é que torna uma
vida plena?...

10 pelo qual caminharemos
“Uma infância amorosa e ordenada é o chão pelo qual caminharemos até a velhice...”

11 “...e a nossa aventura existencial terá mais ou menos chances
à medida que esse chão for confiável.” Lya Luft

12 a infância que hoje estamos construindo?
E qual a infância que hoje estamos construindo?

13 temos descuidado gravemente da
Nos tempos recentes, mais do que em qualquer outro, temos descuidado gravemente da atenção devida à infância.

14 E a televisão ocupa um lugar central nos descaminhos dos rumos que a infância tem tomado.

15 A televisão existe para vender os produtos que anuncia.
A única função da televisão nos tempos presentes é a de formar consumidores.

16 Incitar desejos consumistas e glorificar
o consumo, a fim de incrementar as vendas dos anunciantes.

17 Na atual sociedade de consumo, a exposição excessiva a valores materiais está arruinando o bem-estar das crianças.

18 Numa sociedade de mercado, tudo é tratado como mercadoria.
Inclusive a infância.

19 Sentido da vida Felicidade = Consumir

20 as crianças não conseguem diferenciar propagandas
Sentido da vida Felicidade = Consumir Até os quatro anos de idade, as crianças não conseguem diferenciar propagandas de programas.

21 atestam pesquisas realizadas, bastam apenas 30 segundos
Conforme atestam pesquisas realizadas, bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciá-las.

22 Enquanto as crianças assistem
a programas infantis veiculados pelas emissoras de TV,...

23 ...nas inserções de merchandising e nos intervalos comerciais
a educação para o consumo vai se instalando de forma poderosa.

24 “Quanto mais cedo nutrirmos o desejo consumista nas crianças, maiores os nossos lucros”, avaliam os donos das emissoras.

25 repudia a solidariedade
A ideologia midiática repudia a solidariedade e exalta a ostentação, o desperdício e a individualidade.

26 o hedonismo semeados na mente na mais tenra idade
A vaidade e o hedonismo semeados na mente na mais tenra idade – num mundo tão carente de cidadania, compaixão e dignidade.

27 Rede Globo, SBT, Band e Record – com suas ações
de marketing voltadas ao público infantil – perderam totalmente a noção de ética e civilidade.

28 Que futuro estamos construindo?...

29 “Beba mais cerveja; Troque de carro; de celular, Para ser feliz!”
Que futuro estamos construindo?...

30 “Você é o que você ostenta!” “Quem não consome não existe!...”

31 Big Brother Brasil As vídeo -cassetadas do Faustão Zorra Total A Turma do Didi

32 Domingo Legal Topa tudo por Dinheiro A Fazenda O Melhor do Brasil

33 Segundo dados do Ibope, as crianças brasileiras passam uma média de
cinco horas diárias em frente à TV.

34 Ainda segundo o Ibope, as crianças
brasileiras ficam expostas a aproximadamente 40 mil propagandas em um ano.

35 Segundo dados do Ibope, as crianças
brasileiras ficam expostas a aproximadamente 40 mil propagandas em um ano. Qual a influência de tal exposição massiva na formação da subjetividade de uma criança?

36 A primeira infância, marcada pela fragilidade de suas estruturas de
Qual a influência de tal exposição massiva na formação da subjetividade de uma criança? A primeira infância, marcada pela fragilidade de suas estruturas de personalidade, ainda em formação.

37 Como fazer para subverter a ordem
estabelecida de consumismo desenfreado e resgatar a Educação e a Cultura, e todos os demais valores que nos fazem humanos?...

38 e resgatar a Educação e a Cultura, e todos
Darcy Ribeiro, um dos maiores educadores do Brasil – apelidado de “O Poeta da Educação” – dizia:... e resgatar a Educação e a Cultura, e todos os demais valores que nos fazem humanos?...

39 “Enquanto num turno a escola educa,
no contra-turno a televisão deseduca.” “Como será possível avançar assim?...”

40 Darcy Ribeiro faleceu em 1997.
Desde então, os abusos e os desvios promovidos pela televisão têm piorado. E muito.

41 – que manipulam, mandam e desmandam no país –
Apesar dos impérios televisivos – que manipulam, mandam e desmandam no país – é preciso confiar no poder transformador e regenerador da Educação e da Cultura.

42 de educadores e especialistas
A seguir, alguns conselhos de educadores e especialistas sobre o assunto:

43 Em ambientes com a presença de crianças menores de quatro anos, mantenha os aparelhos de TV desligados.

44 Lembre-se de que a atenção periférica nas crianças pequenas é bastante apurada, mais até do que nos adultos.

45 Enquanto brincam inocentemente num canto da sala, vão assimilando e
absorvendo tudo que acontece ao seu redor.

46 Os olhos e os ouvidos das crianças pequenas são sensíveis demais para
a futilidade das novelas,...

47 ...as coberturas sensacionalistas dos dramas e tragédias humanas
dos telejornais,...

48 ...e a incessante torrente abusiva e invasiva de propagandas e comerciais.

49 após completar quatro anos de idade a
Recomenda-se que somente após completar quatro anos de idade a criança tenha contato com programas televisivos.

50 diante do caráter persuasivo dos comerciais.
E mesmo assim, não mais do que por 45 minutos diários, e sempre com a presença de um adulto, a orientá-la diante do caráter persuasivo dos comerciais.

51 diante do caráter persuasivo dos comerciais.
E mesmo assim, não mais do que por 45 minutos diários, Se, devido à corrida rotina da vida moderna, você tenha que recorrer ao babá-eletrônico para distrair crianças pequenas, dê preferência a vídeos e dvds. e sempre com a presença de um adulto, a orientá-la diante do caráter persuasivo dos comerciais.

52 Assim, ao menos, as mentes ternas não ficarão à mercê de uma torrente desumana e desleal de publicidade.

53 Como nesta fase a criança sente prazer na repetição, sendo ela indispensável para sua aprendizagem, e com a popularização de dvds, procure sempre recorrer a tal recurso no lugar da TV.

54 lúdicos e, vistos moderadamente, estimulam a fantasia
Desenhos são lúdicos e, vistos moderadamente, estimulam a fantasia e a criatividade.

55 Lembre-se de que os programas infantis veiculados pela Rede Globo, SBT, Band e Record têm unicamente por fim perversos interesses econômicos e comerciais.

56 intentam com suas atrações infantis é formatar mentes
O que as emissoras de TV intentam com suas atrações infantis é formatar mentes precocemente consumistas.

57 no campo da publicidade infantil – como a proibição de intervalos
Por sua vez, na quase totalidade dos países desenvolvidos existem severas restrições no campo da publicidade infantil – como a proibição de intervalos comerciais em meio a atrações infantis.

58 As nações desenvolvidas cuidam da infância porque são desenvolvidas,
ou vieram a se tornar desenvolvidas porque em algum momento de sua trajetória histórica resolveram priorizar a educação e a infância?

59 No Brasil, algum dia ainda também haveremos de aprender que
a infância é sagrada, e que existem valores anteriores ao lucro.

60 No Brasil, algum dia também haveremos de criar leis e mecanismos
visando restringir a publicidade infantil e proteger a infância.

61 Enquanto este dia não chega,
cabe aos pais, diante da ganância desmedida das emissoras de TV, proteger os filhos dos incessantes apelos consumistas.

62 Lembre-se de que filho não é direito;
É dom, é graça, é um presente da Vida.

63 E se o destino confiou um pequenino ser
aos teus cuidados, reveja a tua rotina e as tuas prioridades.

64 reduzindo os compromissos sociais e profissionais,
Desacelere, reduzindo os compromissos sociais e profissionais, de modo a poder passar o maior tempo de qualidade possível com os filhos.

65 A primeira infância passará rapidamente – o tempo, a atenção e o carinho doados nestes anos iniciais irão reverberar por toda a jornada existencial que se segue.

66 Nestes tempos de severa manipulação midiática, um dos maiores desafios enfrentados é como resgatar a individualidade, a solidariedade e a criatividade.

67 O urgente deasfio de providenciar uma atenção e uma educação capazes de fazer com que as crianças e os adolescentes não sejam tragados pelo consumismo.

68 Faz-se necessário cuidar não somente da saúde física e intelectual,
mas, principalmente, da saúde ética, emocional e espiritual das futuras gerações.

69 Quais os valores, visões de mundo, saberes e percepções que queremos nutrir nas crianças?

70 Resgatar o espaço perdido dos sonhos, utopias e ideais mobilizadores.
A esperança de “um outro mundo” ainda possível.

71 Um outro mundo, capaz de valorizar a felicidade verdadeira, resultante do cultivo de bens infinitos. O Amor e a Bondade.

72 Um outro mundo, capaz de acolher a Justiça, a Ternura, a Compaixão
capaz de valorizar a felicidade verdadeira, resultante do cultivo de bens infinitos. Um outro mundo, capaz de acolher a Justiça, a Ternura, a Compaixão e a Caridade. O Amor e a Bondade.

73 a verdadeira Liberdade.
Um outro mundo, onde reina a verdadeira Liberdade.

74 Há muito por ser feito ainda. Quem semear, colherá.

75 ser a prioridade primeira.
A infância é sagrada, E deverá ser a prioridade primeira. Sempre.

76 Compartilhe esta mensagem com pais, avós, professores, educadores,
diretores escolares e com todos aqueles que se preocupam com a Infância e com os caminhos da Educação Formatação:

77 Voltar à página do EngWhere

78


Carregar ppt "“Amar e pensar: eis a verdadeira vida das almas.” Voltaire."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google