A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criatividade, Inovação e Informação Emergente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criatividade, Inovação e Informação Emergente"— Transcrição da apresentação:

1 Criatividade, Inovação e Informação Emergente
Profª. Débora Dado

2 Conhecendo a matéria: Ementa da Disciplina
O conceito de criatividade e de empreendedorismo. Ferramentas de geração de idéias e desenvolvimento da criatividade. Fundamentos e processo da inovação em organizações. Anatomia do processo criativo, individual e no ambiente das organizações. Organizações do Conhecimento. Gestão do conhecimento e capital intangível. Informação estratégica. Difusão e segurança da informação estratégica. 17/10/2013

3 Planejamento das Aulas: 8 encontros
17/10 – Conceitos e debates: criatividade e empreendedorismo 24/10 – Inovação, ferramentas de geração de idéias: Kanvas / Metáfora / Brainstorming / Scamper/ Cenários / Técnica dos 6 Chapéus /ETC.... 31/10 – Processo de Inovação e Cultura Organizacional 07/11 – Sociedade do Conhecimento e Gestão do Conhecimento 14/11 – Capital Intangível, Informação Estratégica e Segurança da Informação 21/11 – Apresentação de Seminários (2 grupos) 28/11: Apresentação de Seminários (2 grupos) 05/12: Avaliação Final (prova)

4 Critérios de Avaliação
Forma de Avaliação: Seminários sobre temas específicos com nota máxima = 3 Prova /avaliação final com nota máxima = 7 21/11 – apresentação dos trabalhos em grupo: 2 grupos de 4 pessoas Processo Criativo – dimensão Individual e Organizacional Cases de Inovação: processos / produtos / mercado / ‘disruptiva’ / etc. 28/11 – apresentação dos trabalhos em grupo: 2 grupos de 4 pessoas; Empresas Inovadoras: principais cases e características da cultura e gestão da inovação A competitividade e a globalização: tendências na inovação e força de trabalho 05/12 – avaliação final = prova;

5 Trabalhar onde trabalha Tirar férias e ir para...
Seus Motivadores... Viver onde vive Trabalhar onde trabalha Tirar férias e ir para... Buscar as notícias que busca....

6 ? O Que é Criatividade

7 O que é Criatividade? É uma função do Cérebro

8 É olhar o que todo mundo olha e ver o que ninguém viu
O que é Criatividade?

9 Criatividade  Genialidade

10 Criatividade = Simplicidade

11 O Que é Criatividade? É um processo que envolve o cérebro como um todo; implica a habilidade de desafiar suposições, reconhecer padrões, ver de novas maneiras, fazer conexões, arriscar-se, e “agarrar a oportunidades”. Walter Hermann

12 Os Componentes da Criatividade*
Conhecimento Habilidades Motivação CRIATIVIDADE *Teresa Amabile

13 Criatividade: conceitos
“ ... É a capacidade de olhar a mesma coisa que todos os outros, mas ver algo diferente “. ( Thompson, 1995 ) “é o processamento de experiências anteriores de forma única”

14 São afetados pelas crenças sobre criatividade!!!
? Lembra dos Motivadores.... São afetados pelas crenças sobre criatividade!!!

15 A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE
No Japão, segundo Alencar (1990), são significativamente trabalhados a fantasia e o jogo imaginário, considerados de fundamental importância para o desenvolvimento psicológico da criança. Neste país, as artes são consideradas de vital importância, sobretudo durante os anos de pré-escola, onde são desenvolvidas através de jogos, canções, leituras, participação e elaboração de peças teatrais. Este fator tem sido apontado como um dos responsáveis pela inexistência de problemas de aprendizagem e pela quase total inexistência de analfabetos no Japão.

16 A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE
Em contrapartida, na sociedade ocidental, existem barreiras mais ou menos enraizadas à expressão da criatividade. A fantasia e a reflexão são consideradas perda de tempo.... A valorização do lógico e do raciocínio, em detrimento do sentimento e da intuição, e a ênfase exagerada na resposta correta e na solução conhecida, ou no fato certo, constituem obstáculos ao desenvolvimento da criatividade, principalmente a atitude de resistência a mudanças.

17 A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE
No Brasil, o que também observamos, é que muitos desconhecem que o potencial presente no ser humano é imenso, que tem sido utilizado de forma muito limitada, permanecendo muitas capacidades inibidas e bloqueadas por falta de estímulo, de encorajamento, de um ambiente favorável ao seu desenvolvimento.....

18 A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE
Schiff (1982), por exemplo, em seu livro 'A inteligência desperdiçada - desigualdade social e injustiça escolar', chama a atenção não apenas para o desperdício de possibilidades humanas em função de uma organização social e escolar que visa a desencorajar aqueles que refletem, se questionam e questionam os outros, mas também ao desperdício das possibilidades intelectuais, sobretudo dos alunos provenientes das classes populares, em função de uma visão pessimista dos recursos e possibilidades de cada indivíduo e especialmente daqueles provenientes de família de baixa renda." (ALENCAR, 1990)

19 E agora José???? Radiância

20

21

22 “Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”.
A CULTURA DO DESAFIO... “Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”. (Sir Edmund Hillary Primeiro homem a escalar o Mte Everest )

23 Empreendedorismo é a arte de fazer acontecer com motivação e criatividade.
Empreendedorismo "é um fenômeno cultural, expressão dos hábitos, práticas e valores das pessoas”(*), sendo necessário esclarecer que o seu objeto de estudo não é a empresa, e sim o Empreendedor, podendo abranger as seguintes dimensões:

24 EMPREENDEDORISMO ESTÁ RELACIONADO COM... # A criação de empresas; # Geração do auto-emprego (autônomos); # Intra-empreendedorismo (quando o empregado assume a sua dimensão empreendedora); # Empreendedorismo Comunitário (compromisso com o meio social, a ética e a cidadania); # Políticas Públicas.

25 EMPREENDEDORISMO EMPRESÁRIO X EMPREENDEDOR "Empresário" é a condição jurídica do indivíduo que foi aos órgãos públicos e registrou uma empresa no seu nome, enquanto que o "empreendedor" é a expressão de um conjunto de comportamentos que potencializa a condição deste empresário direcionando-o com mais eficiência rumo aos seus objetivos.

26 O grande desafio pessoal: o que você espera de você?
EMPREENDEDORISMO O grande desafio pessoal: o que você espera de você? Apesar de ninguém poder “adivinhar” se uma empresa vai ou não dar certo, o sucesso empresarial não é um jogo de azar, que depende do acaso. Se fossemos compará-lo com um jogo, seria como um jogo de xadrez. Neste caso, a vitória dependerá da sua habilidade de planejar e utilizar estratégias. Por sua vez, as estratégias serão resultado do seu conhecimento sobre o jogo, sobre o seu adversário e, é claro, sobre você mesmo.

27 "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma peça central à sua teoria da Destruição criativa. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa.

28  O EMPREENDEDOR O Empreendedor é alguém que sabe onde, quando e como chegar na busca da sua realização pessoal, de sua família, empresa ou comunidade e, uma vez definidos os seus sonhos, ele os projeta com um horizonte futuro de aproximadamente 15 anos.

29  O EMPREENDEDOR Mas o Empreendedor não é um sonhador inconseqüente. A partir da sua visão de futuro ele elabora todo um planejamento que permita criar as condições necessárias à efetiva realização dos seus projetos de vida, seja no aspecto pessoal, familiar, profissional, acadêmico ou empresarial. Neste momento são estabelecidas as metas a serem alcançadas para daqui a dez anos, cinco anos, um ano, seis meses, um mês e... para o dia seguinte.

30  O EMPREENDEDOR Entre muitas qualidades pessoais de um empreendedor, destacam-se as seguintes: a) iniciativa; b) visão; c) coragem; d) firmeza; e) decisão; f) atitude de respeito humano; g) capacidade de organização e direção.

31 Alguns homens vêem as coisas como são, e perguntam: "Por quê?"
EMPREENDEDORISMO O QUE É SER EMPREENDEDOR ? Alguns homens vêem as coisas como são, e perguntam: "Por quê?" Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: Por que não?   Bernard Shaw

32 Quaisquer que sejam as fontes de informação
 O EMPREENDEDOR As palavras de Bernard Shaw traduzem com  força e elegância poéticas a essência do espírito empreendedor, enquanto a precisão acadêmica do estudioso Louis Filion define o empreendedor como como “a pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”. Quaisquer que sejam as fontes de informação sempre encontraremos a figura do Empreendedor relacionada a alguém inovador, inquieto, criativo, planejador e sempre de olho no futuro:

33 O processo empreendedor
Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados

34 Educação Sociedade Negócios Cultura PESSOAS OPORTUNIDADE Tecnologia
RECURSOS Sociedade Governo Cultura Economia Legislação Negócios Tecnologia Educação Bancos Angels Capital de risco Infra-estrutura Copyright Babson College, 2001 Mercado de capitais

35 Processo empreendedor (modelo de Timmons)
Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade “Fits and Gaps” business plan Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

36 Sempre haverá um momento em que a porta se abrirá e deixará o futuro entrar!
(Graham Greene)


Carregar ppt "Criatividade, Inovação e Informação Emergente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google