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EJRos Assessoria Técnica Ltda

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Apresentação em tema: "EJRos Assessoria Técnica Ltda"— Transcrição da apresentação:

1 EJRos Assessoria Técnica Ltda
Tornando sua empresa mais competitiva Everton José De Ros Engenheiro Eletricista (UFRGS), Pós Graduado em Manipuladores Robóticos (Mihajlo Pupin Institut – Yugoslávia), Pós Graduado em Comandos Lógicos (Omron Institut – Japão), MBA em Gestão Empresarial (FGV), Professor de Estratégia Empresarial para Pós Graduação em Administração da Fundação Getúlio Vargas, Auditor Líder do Bureau Veritas Certification, Consultor Empresarial e Diretor Executivo da EJRos Assessoria Técnica.

2 PLANEJAMENTO DA ORGANIZAÇÃO: UMA GESTÃO POR RESULTADOS
Sua empresa está preparada para o futuro? SIMPUBLI Nova Prata / RS 07 de Novembro de 2008

3 “A melhor forma de prever o futuro é construí-lo.”
Reflexão Inicial (1) “A melhor forma de prever o futuro é construí-lo.” Peter Druker

4 “Uma empresa deve ser organizada a partir das suas estratégias...”
Reflexão Inicial (2) “Uma empresa deve ser organizada a partir das suas estratégias...” EJRos Brasil

5 2 – Crescimento Sustentado
OBJETIVOS DE TODA EMPRESA 1 – Rentabilidade 2 – Crescimento Sustentado

6 Modelo de Organização Empresarial
Gestão por Resultados

7 Planejamento Estratégico
FUTURO (VISÃO) Planejamento Estratégico Experiência EJRos PRESENTE (MISSÃO) Sistema de Gestão Gerenciamento de Marketing e Vendas INDOOR OUTDOOR

8 Organização - Dois Momentos: Futuro  Visão do Negócio Ferramenta: Planejamento Estratégico Presente  Missão do Negócio Ferramentas: Sistema de Gestão Gerenciamento de M&V

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 – Importância, Definições e Fundamentos 2 – Gerenciando a Estratégia 3 – Mapa Estratégico, Indicadores e Planos de Ação

10 Mas porquê planejar? Perda de controle pelos governos
Crescente fragilidade dos mercados Ser humano desafiando de maneira insólita a natureza Formação dos blocos comerciais e guerras comerciais declaradas Crescente interdependência global Rápido avanço tecnológico Ascensão e queda da nova economia Novas determinantes de valor e menor importância dos processos de medida tradicionais Rápido declínio nos custos da tecnologia

11 Estratégica Terminologia oriunda da área MILITAR;
Em grego antigo, significa A ARTE DO GENERAL ou aquilo que deve ser feito para vencer a batalha; Generais tem a missão de comandar exércitos, isto é, de vencer os desafios utilizando de forma apropriada os recursos disponíveis, conquistando territórios para suas guardiões. TERMO Significado STRATÓS Exército Acampado STRATÉIA Campanha Militar STRATEGÉO Liderar como um General STRATEGÓS Comandante de Exército STRATEGÍA Qualidade e Habilidades de um General

12 Definição de Planejamento Estratégico (PE)
Metodologia adotada de forma a se estabelecer um plano de ações permitindo que estratégias (caminhos ou projetos) possam ser estabelecidas e acompanhadas afim de serem atingidos determinados objetivos. Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias) Onde estamos?

13 PRIMEIRA DICA Modelo Estratégico Estratégia Corporativa Expansão
Controle e Reavaliação Expansão Ambiente Empresarial Estratégia Corporativa Recursos Empresariais Estratégicos PRIMEIRA DICA Objetivos Estratégicos Valores e preferências dos Decisores Controle e Reavaliação Expectativas Sociais e Comunitárias Diversifi- cação

14 Estrutura do Ciclo de Planejamento Estratégico e a Formulação da Estratégia Competitiva
3a. Análise do Ambiente Interno: Pontos Fortes e Pontos Fracos (Cadeia de Valor) 1. Definição de Negócio 3b. Análise do Ambiente Externo: Ameaças e Oportunidades (5 Forças de Porter) 2. Declaração de Visão, Missão e Valores 3. Análise Ambiental e Elaboração de Cenários 4. Formulação de Objetivos e Metas 5. Definição das Estratégias Empresariais Formulação da Estratégia Competitiva 6. Implantação: Planos de Ação, Projetos e Feedback (BSC)

15 das Ações Estratégicas
Fases de um PE 1. Entendimento da Filosofia da Empresa Definição do Negócio, da Visão, da Missão, dos Princípios; Entendimento das habilidades pessoais necessárias. Estabelecimento dos Cenários, Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo; Formulação de Objetivos e da Estratégia Competitiva; Planos de Ação. 2. Análise e Síntese das Ações Estratégicas Implantação dos Planos de Ação e Projetos; Geração das diretrizes para o processo orçamentário e controle das atividades da empresa; Implantação do Balanced Scorecard. 3. Ação e Controle

16 Negócio Missão Visão Princípios FCS’s
FASE 1 – FILOSOFIA DA EMPRESA: FUDAMENTOS DO PE Negócio Missão Visão Princípios FCS’s

17 Qual é o Negócio? SUCESSO !
Visão Míope > Chocolate Visão Estratégica > Presentes Conseqüências práticas: Preço Embalagem Localização Atendimento Horário de Funcionamento SUCESSO ! Kopenhagen 1928

18 Exemplos de Negócios Nike Atitude Mont Blanc Prazer de Escrever Fedex
BMW Harley-Davidson C&A Fuji Amil Revista Exame Marcopolo GM Honda Revlon Avon Ferrovias Americanas Atitude Prazer de Escrever Paz de Espírito Prazer de Dirigir Estilo de Vida Moda Imagens e Informação Saúde Idéias Soluções e Serviços Para Transporte Coletivo Pessoas em movimento Transporte Beleza e Esperança Beleza

19 Qual é nossa Missão? 3M Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora Hewlett-Packard Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade Merck Preservar e melhorar a vida do ser humano Nike Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores Sony Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas Disney Fazer as pessoas felizes

20 Qual é a nossa Visão? Petrobras Perdigão Coca-Cola Brahma China In Box Amex Bradesco Itaú Disney Folha O Globo United/TAM Audi FIAT Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial A Marca mais gostosa deste e do novo milênio Matando a sede do mundo Ser reconhecida como a melhor e maior empresa da América Latina Ser o melhor delivery de comida chinesa do mundo Ser o melhor cartão de crédito do mundo Sempre a frente Líder em performance, sólido, confiável, destacando-se pelo uso do marketing, da tecnologia e por equipes capacitadas.Cliente..cliente Criar um mundo onde todos possam ser crianças.... Sonho Fazer da Folha o principal jornal do Brasil Buscar a liderança nos mercados onde atua tendo como fronteira o país inteiro Ser a melhor empresa aérea do mundo/Brasil O carro do ano e do próximo século O carro do hoje, amanhã e sempre

21 Quais são nossos Princípios?
Merck Responsabilidade Social Excelência Inovação baseada na ciência Honestidade e integridade Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidade Sony Elevação da cultura e do status nacional do Japão Ser um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossível Encorajar a habilidade individual e a criatividade Disney Não ser cínico Divulgação dos valores do “American Way of Life” Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimento Preservação e controle da magia Disney

22 Definição de Fatores Críticos de Sucesso
Atividades-chave do negócio de uma empresa que precisam ser muito bem realizadas, bem operacionalizadas para que a empresa possa atingir seus objetivos. OS FCS’s são fundamentais para o sucesso do negócio, já que são os fatores que fazem a diferença e são efetivamente percebidos pelo cliente / mercado de atuação.

23 Formulação e gerenciamento da Estratégia Empresarial
FASE 2 - Gerenciando a Estratégia Formulação e gerenciamento da Estratégia Empresarial

24 (Determinam a Lucratividade do Ramo)
Cenários Externos (Determinam a Lucratividade do Ramo) Ameaças: São forças, variáveis ou situações externas, adversas a empresa, criando obstáculos ao seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser neutralizadas para evitar resultados inapropriados. Oportunidades: São forças, variáveis ou situações externas, favoráveis a empresa, podendo melhorar seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser aproveitadas para consolidar resultados apropriados.

25 (Determinam a Competitividade do Negócio)
Cenários Internos (Determinam a Competitividade do Negócio) Pontos Fracos: São características ou situações inadequadas da empresa e que lhe proporcionam uma desvantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a empresa é inferior se comparada à concorrência. Limita a empresa diante de oportunidades e ameaças. Pontos Fortes: São características ou situações que diferenciam a empresa e que lhe proporcionam uma vantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a empresa é superior se comparada à concorrência. Favorece a empresa perante ameaças e oportunidades.

26 Mas como criar objetivos e estratégias (projetos estratégicos) para uma empresa ?
Através da Matriz SWOT

27 Matriz SWOT (ou FOFA) Planilha utilizada para detectar potencialidades, debilidades, pontos de defesa e vulnerabilidades a partir dos cenários traçados. Da matriz de SWOT podemos traçar os objetivos e montar quais serão as estratégias utilizadas para atingi-los. S = Strenghts (Forças) W = Weakness (Fraquezas) O = Opportunities (Oportunidades) T = Threats (Ameaças)

28 Matriz SWOT Oportunidades Ameaças Pontos Fortes Pontos Fracos
POTENCIALIDADES PONTOS DE DEFESA Pontos Fracos DEBILIDADES VULNERABILIDADE

29 Relembrando: Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias)
Onde estamos?

30 SEGUNDA DICA Tipos de Estratégias Escopo Competitivo
A base estratégica (Estratégias Competitivas) podem ser baseadas em quatro posicionamentos estratégicos (distintos e excludentes): custo mais baixo diferenciação SEGUNDA DICA alvo amplo Liderança de Custo Diferenciação Escopo Competitivo Foco em custo Foco em diferenciação alvo estreito

31 FASE 3 – Mapas Estratégicos e a Visão do Balanced Scorecard (BSC)
Gestão e Comunicação das Estratégias

32 Objetivo: Rentabilidade Objetivo: Crescimento Regulatórios e Sociais
Perspectiva Financeira Melhorar a estrutura de custos Aumentar a utilização dos ativos Expandir oportunidades de receita Aumentar o valor para os clientes Perspectiva do Cliente Preço Qualidade Disponibilidade Seleção Funcionalidade Serviços Parcerias Marca Relacionamento Imagem Processos de Gestão Operacional Processos que produzem e fornecem produtos e serviços Processos de Gestão de Clientes Processos que aumentam o valor para o cliente Processos de Inovação Processos que criam novos produtos E serviços Processos Regulatórios e Sociais Processos que melhoram as comunidades e o meio ambiente Perspectiva Interna Capital Humano Capital da informação Capital organizacional Perspectiva de Aprendizado e Crescimento Habilidades Treinamento Conhecimento Sistemas Bancos de Dados Redes Cultura e Liderança Alinhamento Trabalho em Equipe

33 Acompanhamento do PE O Planejamento Estratégico é elaborado apenas 1 vez... Após isto, o mesmo deve ser revisado periodicamente (semestralmente, anualmente) para adequação e adaptação às novas realidades. O que deve ser acompanhado mensalmente, através de análises críticas, é a execução dos planos de ação através da avaliação dos indicadores criados. Deve-se gerar ata de análise de indicadores e para registrar toda correção de desvios e realinhamento de estratégias. 5

34 SISTEMAS DE GESTÃO Sistema de Gestão

35 Organograma Vertical - Visão departamental – Foco na organização
DIRETOR Assistente de Marketing GERENTE COMERCIAL/MARKETING GERENTE INDUSTRIAL (RD) Assistente de Vendas Expedidor Coordenador de Produção - Corte / Conformação / Rebarbação Coordenador de Produção – Limpeza de Peças / Montagem Comprador Auxiliar de Almoxarifado Motorista Projetista de Produtos Auxiliar de Produção Alimentador Peças Túnel de Lavagem Auxiliar de Limpeza de Peças Avaliador da Qualidade Montador Embalador Torneiro Ferramenteiro Estagiário Torneiro de Produção Operador de Máquina Preparador de Máquina Auxiliar de Expedição ASSESSORIA JURÍDICA Coordenador de Recursos Humanos Encarregado de TI Assistente Financeiro / Contábil Assistente Fiscal / Contábil Telefonista Auxiliar de Limpeza SAC Analista da Qualidade Terceiros Promotoras GERENTE ADM/FIN ASSESSORIA DA QUALIDADE ASSESSORIA DE DESIGNERS Representantes Assessoria de Imprensa Coordenadora Administrativa de Vendas Técnico Imp./Exp. Analista de Métodos e Processos Técnico Operacional Eletrodomésticos Almoxarife

36 GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PE MP PA PT GESTÃO ADMINISTRATIVA (FIN, RH, AQUISIÇÕES) QUALIDADE CONVÊNIOS REQUISITOS ATENDIDOS CLIENTES REQUISITOS DE ENTRADA Aquisições PRESTADORES DE SERVIÇOS ASSESSORIAS ENTIDADES COLIGADAS Produção COMERCIAL Fornecedores DIRETORIA Organograma Horizontal – Visão por processos – Foco no cliente e nos resultados Marketing e Vendas RH Administrativo A primeira atividade é identificar os processos dentro da empresa, caracterizando atuações, objetivos e os gestores responsáveis por cada um deles.

37 Após identificados os processos e suas interrelações, deve ser determinada uma sistemática de documentação que garanta a execução das atividades de forma apropriada e padronizada. Nível Estratégico Manual do SG Procedimentos Normas e Regulamentos Externos Nível Tático Instruções de Trabalho Dados Informatizados Registros Nível Operacional

38 Alinhamento com o Planejamento Estratégico
Medir Para garantir Alinhamento com o Planejamento Estratégico TERCEIRA DICA Controle Para obter Melhoria Contínua

39 BENEFÍCIOS DE UM SG INTERNOS: EXTERNOS:
> Organização e Limpeza; > Esclarecer Objetivos; > Definir papéis e responsabilidades; > Desenvolver ações; > Melhorar o desempenho organizacional; > Promover o Crescimento; > Prevenir falhas e interrupções indevidas nos processos. EXTERNOS: > Reconhecimento; > Capacitação; > Satisfação dos clientes ; > Melhorias Contínuas; > Fidelização; > Facilidades de Crédito.

40 GESTÃO À VISTA

41 GERENCIAMENTO DE MARKETING E VENDAS

42 QUEBRA DE PARADIGMA: As empresas precisam mudar seu conceito de
“FOCO NA VENDA DO PRODUTO / SERVIÇO para “CRIAR CLIENTES MOTIVADOS A COMPRAR MEUS PRODUTOS / SERVIÇOS

43 Uma receita específica
GERENCIAMENTO DE MARKETING E VENDAS 2 - Planificação A oferta, as argumentações, a campanha, a mídia, os recursos Uma receita específica para cada cliente 1 – Análise e Segmentação Quantidade de clientes Perfis Potenciais Oportunidades  Segmentação 1 - A&S 3 - Ação 2 - P 4 - M&C QUARTA DICA 4 - Mensuração e Controle Eficácia da campanha Qualidade  ROI 3 - Ação Visitas, Telemarketing, Mailing, Eventos, .... Toda empresa deve entender dos clientes (ex. Sistema de Cores)

44 FINALIZANDO......

45 Estratégias representam mudanças Mudanças provocam resistências
OCULTAR INFORMAÇÕES FAZER SOMENTE CRÍTICAS DESTRUTIVAS NÃO COLABORAR NÃO ACEITAR E NÃO APRENDER DAR INFORMAÇÕES ERRADAS NÃO CUMPRIR PRAZOS

46 As novas responsabilidades dos executivos
Como lidar com estas responsabilidades? Definir a identidade da empresa, que realce seu propósito Encorajar a iniciativa a fim de encontrar as nascentes de criatividade da organização Ir em busca da integridade, que cria confiança e serve de base para o controle organizacional Estabelecer a Visão Estabelecer a Missão Quebrar Paradigmas Lidar com a resistência à mudança Questionar o “processo” Incentivar o pensamento “diferente” Utilizar sempre a Franqueza e a Sinceridade Comunicação e Feedback Negociação

47 Habilidades Atuais do Administrador
CONCEITUAL ADMINISTRADOR HABILIDADE TÉCNICA HABILIDADE HUMANA CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO

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