A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A bíblia e seu conteúdo Parte 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A bíblia e seu conteúdo Parte 1"— Transcrição da apresentação:

1 A bíblia e seu conteúdo Parte 1
Grupo de Jovens Geração Santa- (31/03/2013)

2 Idiomas originais Bíblia
A Bíblia foi escrita em 3 línguas: Aramaico, hebraico e grego O Antigo Testamento foi escrito, em sua maioria, no hebraico. Contém pequenos trechos em grego e aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego.

3 Material usado para escrever a Bíblia
Na época que a Bíblia foi escrita não existia papel. Ela foi escrita em papiro ou pergaminho. O papiro é uma erva da família das ciperáceas (Cyperus papyrus), própria das margens alagadiças do rio Nilo, na África, cujas compridas folhas forneciam hastes das quais se obtinha o papiro, material sobre o qual se escrevia. O pergaminho é uma pele de cabra, de ovelha ou outro animal, macerada em cal, raspada e polida, para servir de material de escrita.

4 De quantos livros a Bíblia é formada?
Para os católicos a Bíblia é composta de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. A Bíblia dos protestantes tem 66 livros: 39 do Antigo e 27 do Novo Testamento. Livros apócrifos ou Livros Pseudo-canônicos: fazem parte do antigo testamento na bíblia católica. escritos no período entre o último livro das escrituras judaicas, Malaquias e a vinda de Jesus. São livros que não foram inspirados por Deus e que não fazem parte de nenhum cânon. São eles: Tobias, Judite, I e II Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (também chamado Sirácide ou Ben Sirá), Baruc (ou Baruque) e também as adições em Ester e em Daniel - nomeadamente os episódios da História de Susana e de Bel e o dragão.

5 Quantas pessoas diferentes escreveram a bíblia?
44 escritores diferentes anos é o tempo que se levou para fazer toda a Bíblia. Foi completada há mais de anos.

6 DIVISÃO DA BÍBLIA A bíblia é dividida em Antigo e Novo Testamento.
O Antigo Testamento se divide basicamente em: Pentateuco, livros históricos, livros poéticos e de sabedoria, e os profetas. O Novo Testamento se divide em: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, cartas ou epístolas dos apóstolos e o Apocalipse.

7 O ANTIGO TESTAMENTO Pentateuco: Gênesis, êxodo, números, levítico, deuteronômio. Livros históricos: Josué, Juízes, Rute, Samuel I e II, Reis I e II , Crônicas I e II, Esdras, Neemias e Ester. Livros poéticos e de sabedoria: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Os profético se dividem em 2: Profetas Maiores: Isaias, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel. Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

8 O NOVO TESTAMENTO Foi escrito entre 45 e 95 DC e é dividido em 5 partes: Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. História: Atos dos apóstolos. As epístolas paulinas: Romanos, I e II Coríntios, Galátas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. Epístolas gerais: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I,II e III João e Judas. Profecia: Apocalipse.

9 Qual é o nome dado aos 5 primeiros livros da bíblia?
Pentateuco ou Torá para os judeus. Escrito 1440 e 1400 AC. Quais são os seus nomes? Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio Quem foi o autor deles? Moisés.

10 O pentateuco

11 O livro de Gênesis

12 O que significa Gênesis?
Começo, início, princípio. Muitas das grandes questões da vida são respondidas em Gênesis. 1- De onde é que eu vim? (Deus nos criou - Gênesis 1:1) 2- Por que estou aqui? (Nós estamos aqui para ter um relacionamento com Deus - Gênesis 15:6) 3- Para onde vou? (Temos um destino após a morte - Gênesis 25:8). Gênesis é atraente ao cientista, ao historiador, ao teólogo, à dona de casa, ao agricultor, ao viajante e ao homem ou mulher de Deus. É um começo adequado para a história de Deus do Seu plano para a humanidade, a Bíblia.

13 Versículos-chave: Gênesis 1:1: “No princípio, criou Deus os céus e a terra.” Gênesis 3:15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 12:2-3: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 50:20: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.”

14 Resumo: O livro de Gênesis pode ser dividido em 2 seções: História Primitiva e História Patriarcal. A História Primitiva registra: 1- Criação: (Gênesis 1-2), 2- A Queda do homem (Gênesis 3-5) 3- O Dilúvio (Gênesis 6-9) 4- A Dispersão (Gênesis capítulos 10-11). A História Patriarcal registra as vidas de quatro grandes homens: 1- Abraão (Gênesis 12-25:8) 2- Isaque (Gênesis 21: ) 3- Jacó (Gênesis 25:21-50: 14) 4- José (Gênesis 30:22-50:26).

15 O que podemos acrescentar ?

16 O livro de Êxodo

17 O que significa êxodo? A palavra “êxodo” significa partida. No tempo definido por Deus, o êxodo dos israelitas do Egito marcou o fim de um período de opressão para os descendentes de Abraão (Gênesis 15:13), e o início do cumprimento da promessa da aliança com Abraão que seus descendentes não só viveriam na Terra Prometida, mas também se multiplicariam e se tornariam uma grande nação (Gênesis 12:1-3, 7). O objetivo desse livro pode ser definido como delinear o crescimento rápido dos descendentes de Jacó, do Egito ao estabelecimento da nação teocrática em sua Terra Prometida.

18 Versículos-chave: Êxodo 1:8: “Entrementes, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José.” Êxodo 2:24-25: “Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição.” Êxodo 12:27: “Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou.” Êxodo 20:2-3: “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.”(10 mandamentos)

19 Resumo: Êxodo começa onde Gênesis terminou: com Deus lidando com o Seu povo escolhido, os judeus. Esse livro traça os eventos de quando Israel entrou no Egito como convidados de José, que era poderoso no Egito, até quando acabaram sendo libertados da escravidão cruel à qual tinham sido forçados, pois um novo rei se levantou: ... “novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José” (Êxodo 1:8).

20 Os capítulos 1-14 descrevem as condições de opressão dos judeus sob Faraó, a elevação de Moisés como o seu libertador, as pragas que Deus trouxe sobre o Egito devido à recusa de seu líder de se submeter a Ele e a saída do Egito. A mão soberana e poderosa de Deus é vista nos milagres das pragas - terminando com a praga da morte dos primogênitos e a instituição da primeira Páscoa - na libertação dos israelitas, na abertura do Mar Vermelho e na destruição do exército egípcio. A parte do meio do livro de Êxodo é dedicada à peregrinação no deserto e à provisão milagrosa de Deus para o Seu povo. Mas apesar de Deus ter providenciado o pão do céu, água doce da amarga, água de uma rocha, vitória sobre aqueles que iriam destruí-los, Sua Lei escrita em tábuas de pedra por Sua própria mão e a Sua presença na forma de nuvem e colunas de fogo, as pessoas continuamente resmungavam e se rebelaram contra Ele. A terceira parte do livro descreve a construção da Arca da Aliança e o plano para o Tabernáculo com seus vários sacrifícios, altares, mobília, cerimônias e formas de adoração.

21 O que podemos acrescentar ?

22 O livro de Levítico

23 O nome Levítico tem relação com Levi um dos filhos de Jacó
O nome Levítico tem relação com Levi um dos filhos de Jacó. Essa tribo foi escolhida para ministrarem diante de Deus e cuidarem de toda tarefa do tabernáculo.

24 Versículos-chave: Levítico 1:4: “E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.” Levítico 17:11: “Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.” Levítico 19:2:” Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.” Levítico 19:18: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.”

25 Resumo: Os capítulos 1-7 esboçam as ofertas exigidas, tanto dos leigos como dos sacerdotes. Os capítulos descrevem a consagração de Arão e seus filhos para o sacerdócio. Os capítulos são as instruções para os vários tipos de impureza. Nos 10 capítulos finais encontramos as orientações de Deus ao Seu povo para a santidade prática. Várias festas foram instituídas como adoração do povo ao Deus Jeová, reunidas e praticadas de acordo com as leis de Deus. Bênçãos ou maldições acompanhariam tanto a obediência quanto o abandono dos mandamentos de Deus (capítulo 26). Os votos para o Senhor são abordados no capítulo 27. O tema principal de Levítico é a santidade. A exigência de Deus pela santidade do Seu povo baseia-se na Sua própria natureza santa. Um tema correspondente é o de expiação. A santidade deve ser mantida diante de Deus, e ela só pode ser alcançada através de uma adequada expiação.

26 Propósito: Porque os israelitas haviam sido mantidos em cativeiro no Egito durante 400 anos, o conceito de Deus tinha sido distorcido pelos egípcios pagãos e politeístas. O objetivo de Levítico é fornecer instruções e leis para orientar um povo pecador, mas redimido, em seu relacionamento com um Deus santo. Há uma ênfase em Levítico na necessidade de santidade pessoal em resposta a um Deus santo. O pecado deve ser expiado através da oferta de sacrifícios próprios (capítulos 8-10). Outros temas abordados no livro são dietas (alimentos puros e impuros), o parto e doenças que são cuidadosamente regulamentadas (capítulos 11-15). O capítulo 16 descreve o Dia da Expiação, neste dia um sacrifício anual é feito pelo pecado cumulativo de todas as pessoas. Além disso, o povo de Deus deve ser discreto na sua vida pessoal, moral e social, em contraste com as práticas atuais e pagãs ao seu redor (capítulos 17-22).

27 Observação: Expiação=reparação.A pena pelo pecado é a morte (Genêsis 2:17) então alguém deve morrer em substituição ao pecador arrependido.

28 O que podemos acrescentar ?

29 O livro de Números

30 Por que “Números”? Recebe esse nome por causa dos censos relatados, todo o livro esta repleto de números.

31 Propósito: A mensagem do Livro dos Números é universal e eterna. Ela relembra aos crentes da guerra espiritual na qual estão engajados, pois números é o livro do serviço e caminhar do povo de Deus. O Livro de Números essencialmente preenche a lacuna entre os israelitas recebendo a Lei (Êxodo e Levítico) e a sua preparação para entrar na Terra Prometida (Deuteronômio e Josué).

32 Versículos-chave: Números 6:24-26: “O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” Números 12:6-8: “Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?” Números 14:30-34: “...não entrareis na terra a respeito da qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, farei entrar nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes. Porém, quanto a vós outros, o vosso cadáver cairá neste deserto. Vossos filhos serão pastores neste deserto quarenta anos e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que o vosso cadáver se consuma neste deserto. Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos e tereis experiência do meu desagrado.”

33 Resumo: A maioria dos eventos do Livro de Números se realiza no deserto, principalmente entre o segundo e quadragésimo ano da peregrinação dos israelitas. Os primeiros 25 capítulos do livro relatam as experiências da primeira geração de Israel no deserto, enquanto que o resto do livro descreve as experiências da segunda geração. O tema de obediência e rebelião seguidas de arrependimento e bênção percorrem todo o livro, assim como todo o Antigo Testamento. O tema da santidade de Deus continua do Livro de Levítico ao Livro de Números, o qual (o livro de Números) revela a instrução e preparação de Deus do Seu povo para entrar na Terra Prometida de Canaã.

34 A importância do Livro dos Números é indicada por ser mencionado no Novo Testamento muitas vezes. O Espírito Santo chamou especial atenção a esse livro em 1 Coríntios 10:1-12. As palavras “estas coisas se tornaram exemplos para nós” se referem ao pecado dos israelitas e ao desagrado de Deus com eles. Em Romanos 11:22, Paulo fala sobre a “bondade e a severidade de Deus”. Isso, em resumo, é a mensagem de Números. A severidade de Deus é vista na morte da geração rebelde no deserto, aqueles que nunca entraram na Terra Prometida. A bondade de Deus é realizada na nova geração. Deus protegeu, preservou e proveu para essas pessoas até que finalmente possuíram a terra. Isso nos lembra da justiça e do amor de Deus, que sempre estão em harmonia soberana.

35 O que podemos acrescentar ?

36 O livro de Deuteronômio

37 Autor Moisés escreveu o livro de Deuteronômio, e este é na verdade uma coleção de seus sermões a Israel pouco antes de atravessarem o Jordão. “Estas são as palavras que Moisés...” (1:1). Outra pessoa (possivelmente Josué) talvez tenha escrito o último capítulo.

38 Propósito Uma nova geração de israelitas estava prestes a entrar na Terra Prometida. Esta multidão não havia experimentado do milagre no Mar Vermelho ou escutado a Lei sendo dada no Sinai, e eles estavam prestes a entrar numa nova terra com muitos perigos e tentações. O livro de Deuteronômio foi dado para lembrá-los da Lei de Deus e do Seu poder.

39 Versículos-chave “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando” (Deuteronômio 4:2). “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando- te” (Deuteronômio 6:4-7). “Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei. Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir” (Deuteronômio 32:46-47).

40 Resumo Os Israelitas são comandados a se lembrarem de 4 coisas:
A fidelidade de Deus, a santidade de Deus, as bênçãos de Deus e as advertências de Deus. Os três primeiros capítulos recapitulam a viagem saindo do Egito para a sua localização atual, Moabe. Capítulo 4 é um chamado à obediência, a ser fiel ao Deus que foi fiel a eles. Capítulos 5 a 26 são uma repetição da lei. Os dez mandamentos, assim como leis sobre sacrifícios e dias especiais e o resto da lei são dados à nova geração. Bênçãos são prometidas aos que obedecem (5:29; 6:17- 19, 11:13-15) e fome é prometida àqueles que infringem a lei (11:16-17).

41 O tema de bênção e maldição continua nos capítulos 27- 30
O tema de bênção e maldição continua nos capítulos Esta parte do livro termina com uma escolha bem definida que é apresentada a Israel: “... te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição” . O desejo de Deus para o Seu povo encontra-se no que Ele recomenda: “escolhe pois a vida” (30:19). Nos capítulos finais, Moisés exorta o povo; comissiona aquele que irá substituí-lo, Josué; registra uma canção e dá a bênção final a cada uma das tribos de Israel. Capítulo 34 relata as circunstâncias da morte de Moisés. Ele subiu ao cume de Pisga, onde o Senhor mostrou-lhe a Terra Prometida que ele não poderia entrar. Aos 120 anos, mas ainda com boa visão e força da juventude, Moisés morreu na presença do Senhor. O livro de Deuteronômio termina com um curto obituário sobre este grande profeta.

42 O que podemos acrescentar ?

43 Perguntas

44 Perguntas: O que é pentateuco ? R: 5 primeiros livros da bíblia.
Quem escreveu o pentateuco ? R: Moisés. Quais são os livros que compõem o pentateuco ? R: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

45 Perguntas Qual livro fala da criação ? Cite um versículo de referência. R: Gênesis. Gênesis 1:27 “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”. Qual o tema central do livro de êxodo? R:Libertação do povo de Israel. Qual livro fala da Páscoa? R:Êxodo.

46 Perguntas Qual o tema principal do livro de Levítico ? Cite um dos versículos principais. R: Santidade. Levítico 1:4: Levítico 17:11, Levítico 19:2 e Levítico 19:18. Por que o livro de Números tem esse nome ? Recebe esse nome por causa dos censos relatados. Todo o livro esta repleto de números.

47 Perguntas Quem escreveu o último capítulo do livro de Deuteronômio ?
R: Provavelmente Josué. No livro de Deuteronômio o povo é lembrado de 4 coisas. Quais são ? A fidelidade de Deus, a santidade de Deus, as bênçãos de Deus e as advertências de Deus.

48 Trabalho em equipe

49 Trabalho em equipe: Reuniam-se e levantem pelo menos 5 tópicos relacionados ao que aprendemos, e que tem aplicação prática, ou seja, que podemos e devemos aplicar no nosso dia a dia. Exemplo: em Gênesis vimos que Deus criou a terra e tudo que nela há, então podemos também confiar que Ele cuidará de nós. 10 minutos.


Carregar ppt "A bíblia e seu conteúdo Parte 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google