A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

2 Diferenças entre a Ciência Antiga e a Clássica ou Moderna

3 O ideal racionalista e o empirista se iniciaram com os gregos
O ideal racionalista e o empirista se iniciaram com os gregos. Isso, porém, não significa que a concepção antiga e a clássica ou moderna (século XVII) de ciência sejam idênticas. Entre as várias diferenças, devemos mencionar uma, talvez a mais profunda:

4 Ciências A Ciência Antiga A Ciência Clássica Era uma ciência teorética, ou seja, apenas contemplava os seres naturais, sem jamais imaginar intervir neles ou sobre eles por meios técnicos; É uma ciência que visa não só ao conhecimento teórico, mas sobretudo à aplicação prática ou técnica.

5 Francis Bacon dizia que “saber é poder”.

6 Descartes escreveu que “a ciência deve tornar-nos senhores da natureza”.

7 A ciência clássica ou moderna nasce vinculada à ideia de intervir na natureza, de conhecê-la para apropriar-se dela, para controlá-la e dominá-la. A ciência não é apenas contemplação da verdade, mas é sobretudo o exercício do poderio humano sobre a natureza.

8 Ciência e Capitalismo Numa sociedade em que o capitalismo está surgindo e, para acumular o capital, deve ampliar a capacidade do trabalho humano para modificar e explorar a natureza, a nova ciência será inseparável da técnica. Dessa forma, ciência será sinônimo de técnica.

9 Ciência = Técnica/Tecnologia
Na verdade, é mais correto falar em “tecnologia” do que em “técnica”. De fato, a técnica é um conhecimento empírico, que, graças à observação, elabora um conjunto de receitas e práticas para agir sobre as coisas. A tecnologia, porém, é um saber teórico que se aplica praticamente.

10 Exemplo: Um relógio de sol é um objeto técnico que serve para marcar horas seguindo o movimento solar no céu. Um cronômetro, porém, é um objeto tecnológico: por um lado, sua construção pressupõe conhecimentos teóricos sobre as leis do movimento e, por outro, seu uso altera a percepção empírica e comum dos objetos.

11 Uma lente de aumento é um objeto técnico.
Exemplo: Uma lente de aumento é um objeto técnico. O telescópio e o microscópio são objetos tecnológicos, pois sua construção pressupõe o conhecimento das leis científicas definidas pela óptica.

12 Assim, Em outras palavras, um objeto é tecnológico quando sua construção pressupõe um saber científico e quando seu uso interfere nos resultados das pesquisas científicas. A ciência moderna tornou-se inseparável da tecnologia.

13 Qual a diferença entre técnica e tecnologia?
Atividade Qual a principal diferença entre a ciência antiga e a ciência clássica ou moderna? Qual a diferença entre técnica e tecnologia?


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google