A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?"— Transcrição da apresentação:

1 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017

2 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 o que é Um mundo sem fronteiras onde interagimos com todos povos. Influenciamos todo o mundo e somos por todos influenciados.

3 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 o termo GLOBALIZAÇÃO surgiu na década de e ganhou popularidade nas décadas seguintes. Se define como o processo de disseminação mundial de informações, conceitos e hábitos e redução das barreiras entre países.

4 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 Zygmunt Bauman [2001]: “Globalização significa que nós somos todos dependentes uns dos outros. Distâncias importam muito pouco. O que quer que aconteça em um lugar pode ter conseqüências globais. Com os recursos e ferramental técnico que temos adquirido, nossas ações abarcam enormes distâncias em espaço e tempo. Por mais que nossas intenções estejam confinadas a um local, seríamos mal orientados se desconsiderássemos fatores globais, pois eles podem decidir o sucesso ou fracasso de nossas ações. O que fazemos (ou nos abstemos de fazer) pode influenciar as condições de vida (e morte) de pessoas em lugares que nunca visitaremos e de gerações que nunca viremos a conhecer.”

5 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 globalização hoje Parece que o termo perdeu fôlego. Ao menos deixou de ser o bicho papão que veio para destruir tudo e devia ser tenazmente combatido. No entanto, sua ação continua célere e suas conseqüências cada vez mais fazem parte do nosso cotidiano.

6 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 Alavancadores O que tornou possível a globalização tecnologia de comunicação Desde o telégrafo as novas tecnologias vem reduzindo a necessidade de contato físico na comunicação entre pessoas distantes. alta mobilidade Aumento de velocidade e redução dos custos de transporte facilitam o intercâmbio de pessoas e produtos entre as áreas do planeta. economia de mercado Proliferação de políticas econômicas de cunho liberal desde a década de 1970 aceleraram o processo.

7 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso? Agentes Quem fez a globalização mídia global Os meios de comunicação ajudaram a formar a consciência global difundindo informações que provocam a homogeneização cultural e criam o desejo de valores, estilos de vida e hábitos comuns. A mídia global já existia no sec XIX com as agências internacionais de notícias, mas a partir de 1970, com o surgimento da CNN e o império de Robert Murdoch ganharam mais poder. O cinema americano (Hollywood), as redes mundiais de TV e as grandes gravadoras musicais têm o mesmo papel.

8 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 Agentes Quem fez a globalização empresas multinacionais As grandes empresas, desejosas de ampliar o numero de seus consumidores começaram a se expandir geograficamente já no sec. XIX. Começaram criando filiais e subsidiárias e depois avançaram para produção local, criando uma imagem mundial para seus produtos.

9 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 Agentes Quem fez a globalização organizações de âmbito mundial Contam-se hoje centenas de organizações intergovernamentais atuando em padronização e coordenação em âmbito global. Três organismos estão diretamente relacionados à globalização e tem sido alvo das críticas e reivindica-ções desencadeadas pelo processo FMI - Fundo Monetário Internacional Banco Mundial OMC - Organização Mundial do Comércio

10 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 Agentes Quem fez a globalização ONG´s – organizações não governamentais As ONG´s têm crescentemente contribuído na formação de uma mentalidade global nos temas descuidados pelos outros agentes, como proteção ambiental, ética, direitos humanos e direitos das minorias.

11 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 Agentes Quem fez a globalização governos nacionais Atuam tanto a favor como contra o processo, dependendo de seu interesse em manter controle sobre o seu país, sua economia e seu povo.

12 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 as diferentes globalizações Como processo de múltiplas causas e dimensões que se inter relacionam de modo complexo, o seu impacto é disforme. Diferenciam-se países globalizados São os que já sentiram o impacto total do processo. Apresentam alta homogeneização de consumo, padrão de vida e renda. Compõem-se de EUA/Canadá, Europa e Japão, também chamada de Tríade. Entre 80% e 90% dos produtos sofisticados são produzidos e consumidos nesses países

13 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 as diferentes globalizações Como processo de múltiplas causas e dimensões que se inter relacionam de modo complexo, o seu impacto é disforme. Diferenciam-se países emergentes São os que ainda não atingiram o padrão da Tríade. Também chamados de subdesenvolvidos. Já foram impactados pelo processo mas de modo desigual, com populações das grandes cidades bastante globalizadas e populações rurais e de periferia urbana alienadas do processo.

14 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 as diferentes globalizações Como processo de múltiplas causas e dimensões que se inter relacionam de modo complexo, o seu impacto é disforme. Diferenciam-se excluídos São os que se encontram fora do processo - “deixados para trás” - quer por pressão de seus governos, como Coréia do Norte e certos países muçulmanos, quer seja pelas precárias condições político-econômicas como de alguns países africanos.

15 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 as diferentes globalizações globalizadores versus globalizados Há uma forte corrente de contestação que vê a globalização apenas como um processo de imposição do domínio de certas nações sobre outras. Para tais, o processo deveria ser melhor denominado de “Ocidentalização” ou “Americanização”

16 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 as diferentes globalizações globalizadores versus globalizados É certo que a globalização possui dois pólos: o ativo, dos países onde as idéias, valores e conceitos são gerados e que também controlam os organismos internacionais envolvidos no processo. Aos do pólo passivo resta se sujeitar ao padrão criado.

17 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 uma globalização alternativa? Outra corrente defende uma globalização alternativa, de orientação socialista, sem adoção de conceitos capitalistas liberais. É o Fórum Social Mundial, que tem se reunido em Porto Alegre.

18 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017 globalização e seus resultados negativos efeitos nocivos do processo Desemprego estrutural em massa Crescente desigualdade na distribuição da renda. Crescente instabilidade no emprego Evolução crescentemente desfavorável das condições de trabalho dos desqualificados: menores salários e redução dos postos de trabalho. Desmantelamento do “estado provedor”. Desmantelamento dos serviços públicos. (Paul Bairoch, 2000)

19 Houve um acelerado crescimento de
GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso? 30/03/2017 A facilidade de acesso à tecnologia de ponta, a alta mobilidade e fronteiras abertas potencializaram atividades criminais. Houve um acelerado crescimento de distribuição de drogas contrabando de armas apropriação indevida de propriedade intelectual falsificação de produtos, esp de prestígio lavagem de dinheiro de ganhos ilícitos globalização e seus resultados negativos efeitos nocivos do processo

20 como tirar vantagem disso?
GLOBALIZAÇÃO 30/03/2017 e eu com isso? A globalização abriu todo um mundo novo (também literalmente) de oportunidades, descobertas e conhecimentos. como tirar vantagem disso?

21 GLOBALIZAÇÃO e eu com isso?
30/03/2017 e eu com isso? Para o Brasil, há o desafio de sermos menos globalizados e mais globalizadores. Precisamos de uma estratégia de Globrasilização (Roberto Macedo, 2003)

22 GLOBALIZAÇÃO e eu com isso? vantagens do Brasil no mundo globalizado
30/03/2017 e eu com isso? vantagens do Brasil no mundo globalizado amplidão de recursos naturais potencial para produção de alimentos para o mundo mentalidade aberta, tradição democrática, instituições fortes jeito de ser admirado no mundo – amabilidade, futebol, musica, praia, etc. Ainda que com atraso, o Brasil pode ganhar muito.

23 GLOBALIZAÇÃO e eu com isso?
30/03/2017 atitudes pessoais para encarar a globalização pense globalmente. as coisas não mais começam e acabam no país. e eu com isso? se prepare. a segunda língua (inglês) é indispensável. pense na terceira, na quarta. aproveite esse mundo novo e todas suas oportunidades.

24 be prepared! GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso? Allez-y! vamos lá!
30/03/2017 vamos lá! be prepared! 頑張れ! Allez-y! Adelante! レッツ  ゴ ー! set/2011

25 GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?
30/03/2017


Carregar ppt "GLOBALIZAÇÃO - e eu com isso?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google