A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Restauração 2 Introdução: começar uma reconstrução diante de um montão de pedras e sem ajuda mecânica. (Foto)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Restauração 2 Introdução: começar uma reconstrução diante de um montão de pedras e sem ajuda mecânica. (Foto)"— Transcrição da apresentação:

1

2 Restauração 2 Introdução: começar uma reconstrução diante de um montão de pedras e sem ajuda mecânica. (Foto)

3 Restauração 2 “Pergunte o seguinte ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e ao restante do povo: ‘Quem de vocês viu este Templo em seu primeiro esplendor? Comparado a ele, não é como nada o que vocês vêem agora’”? Ag 2.2-3 “No primeiro dia vocês apanharão os melhores frutos das árvores, folhagem de tamareira, galhos frondosos e salgueiros, e se alegrarão perante o Senhor […]”. Lv 23.40 Há alguns dias (Ag 1.1) Deus rompera um silencio de 50 anos (falara através de Exequiel no exílio); Último dia da Festa dos Tabernáculos (Cabanas/Tendas) que não é comemorada há 50 anos: Comemorada por causa das colheitas dos últimos frutos do outono, antes das grandes chuvas de inverno; Momento em que muitos judeus vão ao Templo; Deve ser alegre . - Mas não é comemorada como antes porque: O Templo está sendo restaurado (início-escombros/TEXTO); A colheita está no início. AGEU – PROBLEMA: A glória do segundo Templo é menor que a glória do primeiro Templo. Relação com o povo que durante a festa habitava em cabanas (uma semana/deserto). Eles têm suas casas, mas estão vivendo em cabanas.

4 Restauração 2 “Mas muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos chefes das famílias mais velhos, que tinham visto o antigo Templo, choraram em alta voz quando viram o lançamento dos alicerces desse Templo; muitos, porém, gritavam de alegria. Não era possível distinguir entre os sons dos gritos de alegria e o som do choro, pois o povo fazia enorme barulho. E o som foi ouvido a grande distância”. Ed - Esdras : tristeza e alegria diante da restauração do Templo: Alguns que retornaram tinham visto o Templo de Salomão e choram.

5 Restauração 2 TEMPLO DE SALOMÃO: Cobertura de cedro;
Interior: ouro/materiais preciosos; israelitas; estrangeiros 44m 30m TEMPLO DE SALOMÃO: 3.800 inspetores; Santo dos Santos: 10X10 2 Querubins: 5X5 Arca da Aliança O Templo de Salomão era incrível em sua exuberância, beleza e tamanho.

6 Restauração 2 TEMPLO DE ZOROBABEL: Materiais simples;
Poucos trabalhadores; Sem a Arca; Sem Querubins. 28,8m 28,8m Lembrar: história e o que o Templo representava (a presença de Deus entre seu povo). O Segundo Templo, inferior ao primeiro, coloca em dúvida a presença de Deus em meio ao seu povo, assim como é um sinal de derrota, de abandono, de vergonha e tristeza e expõem diante do povo o resultado de sua conduta, de seu pecado, pois a glória do segundo Templo não se compara a glória do primeiro Templo. Surgimento das sinagogas na Babilônia. Surgem dúvidas: “Será sempre assim? Deus está conosco? Ficar ou partir?”

7 Restauração 2 Será para sempre assim?
A pergunta que fica no coração do povo é: “Será para sempre assim? A glória do primeiro Templo nunca mais será restituida?’ APLICAÇÃO: abandonar a comunidade em busca de um local melhor. ILUSTRAÇÃO: Bonhoefer X Tillich

8 Por que devemos “permanecer firmes” e “trabalhar”?
Restauração 2 “Coragem, Zorobabel!’ declara o SENHOR. ‘Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra!’, declara o SENHOR. ‘Porque eu estou com vocês’, declara o SENHOR dos Exércitos”. 2.4a “Coragem” Trabalhai! Crer “Fazer com a mão” CORAGEM: Imperativo. “Ficar firme”. Três vezes. Ocorre muitas vezes no AT: 2Crô e Ne 39 vezes. Esdras/Neemias: 44 vezes (mesmo período de Ageu). Tradução de forte, fortalecer, reparar e trabalhar. Mesma palavra de Josué (3x tb). Josué – Zorobabel/Josué/Povo – nós hoje. “Manter firme”: crer no Deus que professamos e em comunidade (Zorobabel/Josué/povo). Contra tudo o que nos diz o contrário, devemos permanecer firmes. Diante de problemas dos mais variados, de más notícias, de incapacidades e limitações, devemos nos manter firmes. Essa é atitude passiva. TRABALHAI: Imperativo. “Fazer com a mão”. 55 vezes em Neemias e 11 em Esdras. APLICAÇÃO: Trabalhar! Não é momento de “deixar” ministérios e trabalhos, mas assumir. Comunidade Por que devemos “permanecer firmes” e “trabalhar”?

9 Por que devemos “permanecer firmes” e “trabalhar”?
Restauração 2 Paul Tillich Dietrich Bonhoefer A pergunta que fica no coração do povo é: “Será para sempre assim? A glória do primeiro Templo nunca mais será restituida?’ APLICAÇÃO: abandonar a comunidade em busca de um local melhor. ILUSTRAÇÃO: Bonhoefer X Tillich Por que devemos “permanecer firmes” e “trabalhar”?

10 Restauração 2 PRESENÇA “Porque eu estou com vocês, declara o Senhor dos Exércitos. Esta é a Aliança que fiz com vocês quando vocês saíram do Egito: Meu Espírito está entre vocês. Não tenham medo”. 2.4b-5 “Parado, fincado como estaca no meio do povo”. “E habitarei no meio dos israelitas e serei o seu Deus. Saberão que eu sou o SENHOR, o seu Deus, que os tirou do Egito para habitar no meio deles. Eu sou o SENHOR, o seu Deus”. Êx “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mt 28.20b PRESENÇA Sentido: o Espírito está fincado em meio ao povo. Particípio hebraico denota ação contínua, isto é, engloba tanto o passado como o presente. Promessa/Aliança (2.5): Êx Mt 28.20b. APLICAÇÃO: Devocionais/Não temas – Mc : “Não temas!” A PRESENÇA é resultado da Aliança! Saída do Egito-AT (Êx 24)/Cruz-NT

11 Restauração 2 PROMESSA “Farei tremer todas as nações, as quais trarão para cá os seus tesouros, e encherei este templo de glória”, diz o SENHOR dos Exércitos. Tanto a prata quanto o ouro me pertencem”, declara o SENHOR dos Exércitos”. Ag 2.7-8 “Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados”. Mt “Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra”. Mt 2.11 Tesouros se completa parcialmente e Ed , mas plenamente em Mt

12 Restauração 2 PROMESSA “A glória deste novo Templo será maior do que a do antigo, diz o Senhor dos Exércitos. E neste lugar estabelecerei a paz, declara o Senhor dos Exércitos”. Ag 2.9 “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”. Jo 14.27 TEMPLO: Realizada parcialmente com o Templo de Herodes: pilhado em 169 a.C. por Antíoco Epifanio. Em 19 a.C. foi reconstruído e remodelado por Herodes, o Grande. Nesse Templo Jesus entrou quando criança (cf. Lc ); Plenamente com Jesus e a Igreja. PAZ: Jo 14.27: resultado da presença de Jesus (cf = através do Espírito); Shalom: paz em meio a guerra.

13 Restauração 2 CUMPRIMENTO
“No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado”. Jo Jesus levantou e falou no último dia da Festa das Cabanas, mesmo dia em que Ageu se levantou; A promessa é a respeito do Espírito Santo; É Dele que precisamos para nossa restauração.

14 Restauração 2 1. JESUS/IGREJA É O SEGUNDO TEMPLO
2. ALIANÇA E PRESENÇA DE DEUS 3. TRABALHAR!!! 2. Aliança e Presença= Espírito. Vamos fazer junto? (Banco Santander)


Carregar ppt "Restauração 2 Introdução: começar uma reconstrução diante de um montão de pedras e sem ajuda mecânica. (Foto)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google