A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mãe de Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mãe de Deus."— Transcrição da apresentação:

1 Mãe de Deus

2 Neste dia, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas.
Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, MÃE DE DEUS: somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com o seu "sim" ao projeto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador.

3 Celebra-se também o DIA MUNDIAL DA PAZ: O papa Paulo VI
propôs em 1968 que, neste dia, se rezasse pela paz no mundo. É também o primeiro dia do ano civil: o início de uma caminhada percorrida de mãos dadas com esse Deus que nos ama e que todo o dia nos oferece a sua bênção e a vida em plenitude. As leituras nos propõem esses temas:

4 sublinha a presença contínua de Deus em nossa caminhada e
A 1ª Leitura, sublinha a presença contínua de Deus em nossa caminhada e recorda que a sua bênção nos proporciona a vida em plenitude. (Nm 6,22-27) Era uma fórmula de Bênção usada no Templo de Jerusalém para abençoar a comunidade, no final das celebrações litúrgicas, antes de o Povo regressar a suas casas:

5 "O Senhor te abençoe e te guarde!
O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a Paz". * A Bênção de Deus sempre é uma garantia de sua presença e uma fonte de paz, ao iniciar o novo Ano.

6 A 2ª Leitura evoca outra vez o amor de Deus,
que enviou o seu Filho ao encontro dos homens para os libertar da escravidão da Lei e para os tornar seus "filhos". É nessa situação privilegiada de "filhos" livres e amados que podemos dirigir-nos a Deus e chamar-lhe "abbá" ("papai"). Cristo se "humaniza" para divinizar o homem. (Gl 4,4-7)

7 Jesus é o Messias libertador, enviado a trazer a paz.
O Evangelho apresenta Maria, recebendo feliz a visita dos PASTORES... e meditando em seu coração tudo o que falavam do Messias. (Lc 2,16-21) O texto não é uma reportagem do nascimento de Jesus; mas uma catequese sobre quem é esse menino e qual a sua missão: Jesus é o Messias libertador, enviado a trazer a paz.

8 Quem são os Destinatários do anúncio?
Os Pastores, classe marginalizada, considerada impura, pecadora e muito longe de Deus e da Salvação. * A proposta de Jesus se destina também àqueles que a teologia oficial excluía e condenava. Deus os ama, conta com eles e os convoca para fazer parte da sua família..

9 Como reagem? Depois de escutarem a "boa nova" do nascimento do libertador, dirigem-se "apressadamente" ao encontro do menino. Sublinha a ânsia com que os pobres e os marginalizados esperam a ação libertadora de Deus e apressam-se para ir ao seu encontro.

10 - Glorificam e louvam a Deus pelo que tinham visto e ouvido:
é a alegria pela libertação que se converte em ação de graças. Depois, vão correndo anunciar aos outros a sua grande alegria e todos os que os escutam também ficam admirados...

11 - A Atitude de Maria: Ela "conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração". É a atitude de quem é capaz de abismar-se com a ação do Deus libertador, com o amor que Ele manifesta nos seus gestos em favor dos homens. A Maternidade de Maria não termina em Belém, prolonga-se até a Cruz e a toda a Igreja.

12 que proclamam a ação salvadora de Deus, no nascimento de Jesus.
- A atitude meditativa de Maria, que interioriza e aprofunda os acontecimentos, complementa a atitude "missionária" dos pastores, que proclamam a ação salvadora de Deus, no nascimento de Jesus. Estas duas atitudes são essenciais na existência de quem crê. + Hoje também é o º DIA MUNDIAL DA PAZ dedicado ao tema: "Educar os jovens para a justiça e para a paz".

13 Durante as festas de Natal, ouvimos com frequência a palavra "Paz".
Maria aparece como aquela que gerou o "Principe da Paz". A Igreja quer lembrar desde o 1º dia do ano, que a paz anunciada pelos anjos em Belém, é possível... PAZ no coração, na família, na vizinhança, na comunidade, no trabalho...

14 na qual possam ser plenamente manifestados e realizados
O Papa, na Mensagem para o dia de hoje, aborda a questão: "Escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser plenamente manifestados e realizados os direitos e liberdades fundamentnais do ser humano". (Bento XVI)

15 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS
Mais um ano... que começa... Desejo que o novo ano seja para todos vocês, cheio de Paz e Prosperidade, com todas as bênçãos de Deus... Que Deus nos acompanhe sempre nesse novo ano. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

16 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus
Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música:  Salve Rainha Mãe de Deus José Alves CD.: Cantando louvor a Maria Paulus Acesse o Endereço:


Carregar ppt "Mãe de Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google