A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coesão e coerência textual: o que é isso?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coesão e coerência textual: o que é isso?"— Transcrição da apresentação:

1 Coesão e coerência textual: o que é isso?
Organizado por: Profª Luciana Mello da Silva Mello Fonte: Fonte: Texto e Interação –William Cereja e Thereza Magalhães – Atual Editora, 2000.

2

3 1- A tira retrata duas situações diferentes de comunicação: uma em que o genro conversa com o sogro e outra em que os pais da moça conversam entre si: Caso a tira fosse lida de trás para frente, o sentido do texto seria o mesmo? A fala do genro no 1º quadrinho, cria uma determinada expectativa no sogro, pois ele tem um certo interesse. Que interesse é esse? O pedido do genro atende aos interesses de quem? 2) No 2º quadrinho, temos os pronomes ele e la. A quem eles se referem naquele contexto? 3) No 3º quadrinho possuímos a conjunção e. Qual o sentido desta conjunção naquele contexto? a) Explicação; b) Adição; c) Oposição; d) Conclusão.

4 1- A tira retrata duas situações diferentes de comunicação: uma em que o genro conversa com o sogro e outra em que os pais da moça conversam entre si: Caso a tira fosse lida de trás para frente, o sentido do texto seria o mesmo? Não. A fala do genro no 1º quadrinho, cria uma determinada expectativa no sogro, pois ele tem um certo interesse. Que interesse é esse? Ele tem interesse em casar a filha. O pedido do genro atende aos interesses de quem? Atende aos interesses do genro e da filha. 2) No 2º quadrinho, temos os pronomes ele e la. A quem eles se referem naquele contexto? Ele se refere ao genro e la refere-se a filha. 3) No 3º quadrinho possuímos a conjunção e. Qual o sentido desta conjunção naquele contexto? a) Explicação; b) Adição; c) Oposição; d) Conclusão.

5 Como você observou, o texto não é uma combinação qualquer de
três quadrinhos. Isso ocorre porque um texto é uma unidade de sentido, e não apenas o resultado da soma de suas partes. Um texto pressupõe uma organização interna , construída pela Sequência das partes e pela articulação lógica das palavras e das ideias. Esse conjunto de articulações entre palavras e ideias é o responsável pela textualidade, isto é, o que se faz em um texto ser um todo significativo, e não uma reunião de frases desconexas. Entre os fatores responsáveis pela textualidade, há dois que serão vistos nestes slides: a coesão e a coerência.

6 Coesão textual: Na tira de Luís Fernando Veríssimo, algumas palavras retomam outras palavras expressas anteriormente. Ex.: Eu pensei que ele (o genro) fosse pedi-la (a filha) em casamento. Este tipo de articulação gramatical existente entre as palavras chama-se coesão textual. Além da coesão entre as palavras, costuma haver também coesão entre palavras e partes maiores de um texto, como orações, frases e parágrafos. Para isso, contribuem os conectores, isto é, palavras que fazem conexões como: então, aliás, também, isto é, e, por isso, porque, daí, porém, mas.

7 Resumindo então: Coesão textual são as articulações gramaticais existentes entre as palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto que garantem sua conexão sequencial.

8 Coerência textual:

9 As três cenas do cartum formam uma sequência lógica de fatos:
1º - aparece o trabalhador construindo uma torre; 2º - ele avista uma mulher nua na janela; 3º - vemos a torre pronta, mas completamente torta e próxima da mulher. Como se observa no cartum, a sequência de fatos e o desfecho da história são completamente coerentes entre si, pois não há contradições entre as ações. Resumindo então: Coerência textual é o resultado da articulação das ideias de um texto; é a estrutura lógica que faz com que um texto componha um todo significativo para quem lê.

10 Leia o texto abaixo: Agora responda: Este texto tem coesão? E coerência?

11 Leia o texto abaixo: Agora responda: Este texto tem coesão? Sim, pois os elementos coesivos como o pronome (ele) e o advérbio (mas) que fazem a ligação entre os quadrinhos. E coerência? Sim, mesmo não parecendo. Afinal o rapaz foi apresentado como ator de teatro e não conhece o escritor de teatro (Shakespeare) citado pelo pai.

12


Carregar ppt "Coesão e coerência textual: o que é isso?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google