A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

2 Teoria do Conhecimento

3 Você acredita em seus olhos?

4 Sabemos que conhecemos?
Conhecer? Saber? O que conhecemos? Como conhecemos? Por que conhecemos? Sabemos que conhecemos?

5 O conhecimento e os primeiros filósofos
Alguns exemplos indicam a existência da preocupação dos primeiros filósofos com o conhecimento e, aqui, tomaremos três: Heráclito de Éfeso; Parmênides de Eleia; Demócrito de Abdera.

6 Heráclito de Éfeso

7 Heráclito considerava a natureza (o mundo, a realidade) um “fluxo perpétuo”, o escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua. “Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”. Se tudo não cessa de se transformar perenemente, como explicar que nossa percepção nos ofereça as coisas como se fossem estáveis, duradouras e permanentes?

8 Segundo Heráclito, há dois tipos de conhecimento:
O conhecimento que nossos sentidos nos oferecem (que é a imagem da estabilidade); E o conhecimento que nosso pensamento alcança (que é a verdade como mudança contínua). Então, qual o conhecimento verdadeiro?

9 Parmênides de Eleia

10 Segundo Parmênides, só podemos pensar sobre aquilo que permanece idêntico a si mesmo.
Conhecer é alcançar o idêntico, o imutável. Então, como pensar o que é e não é ao mesmo tempo? Para Parmênides, pensar é apreender um ser em sua identidade profunda e permanente. Desta forma, o pensamento não pode pensar sobre coisas que são e não são, que são contrárias e contraditórias.

11 Demócrito de Abdera

12 Demócrito desenvolveu uma teoria sobre o Ser ou sobre a natureza conhecida com o nome de atomismo: a realidade é constituída por átomos. Os átomos, para Demócrito, possuem formas e consistências diferentes. São justamente essas variedades que produzem a multiplicidade de seres, suas mudanças e desaparições. No atomismo, somente o pensamento pode conhecer os átomos, que são invisíveis para nossa percepção sensorial.

13 O pensamento continua, nega ou corrige a percepção?
Afinal... Pensamos com base no que percebemos ou pensamos negando o que percebemos? O pensamento continua, nega ou corrige a percepção? O modo como os seres nos aparecem é o modo como os seres realmente são?

14 Com eles, os problemas do conhecimento tornaram-se centrais.
Sócrates e o sofistas Preocupações como essas levaram, na Grécia clássica, a duas atitudes filosóficas: A dos sofistas; A de Sócrates. Com eles, os problemas do conhecimento tornaram-se centrais.

15 Os sofistas

16 Diante da pluralidade de respostas, os sofistas concluíram que não podemos conhecer a Verdade (o Ser). Para eles a Verdade não existe. O que existe são nossas opiniões subjetivas sobre a realidade. Assim, se a verdade é uma questão de opinião e de persuasão, a linguagem se torna mais importante do que a percepção e o pensamento.

17 Sócrates

18 Esse procedimento é conhecido como ironia e maiêutica.
Opondo-se aos sofistas, Sócrates afirmava que a verdade pode ser conhecida desde que compreendamos que precisamos começar afastando as ilusões dos sentidos e a multiplicidade de opiniões. Para Sócrates, possuímos uma alma racional e que nos assegura que podemos alcançar a verdade e que a alcançamos apenas pelo pensamento, isto é, pela atividade de nossa razão. Desta forma, conhecer é começar a examinar as contradições das aparências e das opiniões para poder abandoná-las e passar da aparência à essência, da opinião ao conceito. Esse procedimento é conhecido como ironia e maiêutica.

19 Platão e Aristóteles Ambos herdaram de Sócrates o procedimento filosófico de abordar uma questão começando pela discussão e pelo debate das opiniões contrárias sobre ela. Além disso, passaram a definir as formas de conhecer e as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão, introduzindo na filosofia a ideia de que existem diferentes maneiras de conhecer ou graus de conhecimento.

20 Platão

21 Platão distingue quatro formas ou graus de conhecimento, que vão do grau inferior ao superior:
Crença; Opinião; Raciocínio; Intuição intelectual. Os dois primeiros graus formam o que ele chama de conhecimento sensível, enquanto os dois últimos formam o conhecimento inteligível.

22 Crença: é nossa confiança no conhecimento sensorial.
Explicando... Crença: é nossa confiança no conhecimento sensorial. Opinião: é nossa aceitação do que nos ensinaram sobre coisas ou o que delas pensamos conforme nossas sensações e lembranças. Raciocínio: treina e exercita nosso pensamento, purifica-o das sensações e opiniões e o prepara ao grau seguinte. Intuição intelectual: que conhece as essências das coisas ou o que Platão denomina com a palavra ideia.

23 Mas como chegar a intuição intelectual?
O caminho proposto por Platão para superar a crença e chegar à intuição intelectual deve ser feito por meio da dialética, que consiste em trabalhar expondo e examinado teses contrárias sobre um mesmo assunto ou sobre uma mesma coisa . Somente esse percurso dialético é que proporcionará, ao seu término, a intuição intelectual de uma essência (ideia).

24 Aristóteles

25 Aristóteles distingue sete formas ou graus de conhecimento:
Sensação; Percepção; Imaginação; Memória; Linguagem; Raciocínio; Intuição.

26 Para Aristóteles (diferente de Platão), nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acumulação das informações trazidas por todos os graus, de modo que, há continuidade entre eles. Porém, há uma separação entre os seis primeiros graus e o último. Pois, enquanto os seis primeiros dependem dos sentidos, o último é um ato do pensamento puro. Assim, em cada um desses graus temos acesso a um aspecto do Ser ou da realidade e, na intuição intelectual, temos o conhecimento dos princípios universais e necessários do pensamento.

27 Por fim...

28 Com os filósofos gregos, estabeleceram-se alguns princípios gerais do conhecimento verdadeiro
A determinação das fontes e formas do conhecimento; A distinção entre conhecimento sensível e intelectual; O papel da linguagem no conhecimento; A diferença entre opinião e conhecimento verdadeiro; A diferença entre aparência e essência; O estabelecimento de procedimentos corretos que orientam a razão na busca do conhecimento verdadeiro;

29 Fim


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google