A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Meio Ambiente em debate

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Meio Ambiente em debate"— Transcrição da apresentação:

1 O Meio Ambiente em debate
Samuel Murgel Branco Biólogo e Naturalista, Professor titular da USP, consultor internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS)

2 1 – O que é ECOLOGIA? Ciência que estuda as relações de dependência recíproca entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

3 Definições importantes:
MEIO AMBIENTE: conjunto de elementos e fatores físicos, químicos e biológicos necessários à sobrevivência de cada espécie. ECOLOGIA: estudo da relações entre seres vivos e o meio ambiente. ECOSSISTEMA: ambiente povoado por várias espécies em equilíbrio.

4 Tipos de relações De dependência entre as espécies;
De outros fatores ambientais (chuvas, etcs); Ambiente artificial (ração, obs.oxigênio); Ambiente cultural (inteligência – tentativa de domínio da natureza);

5 2 – Há um equilíbrio em tudo o que nos cerca
Natureza viva: perfeito e constante equilíbrio – inclusive para eliminar o excesso de populações (predadores) Ex. formigas. A ação do homem tende a destruir esse equilíbrio.

6 Predadores: fundamentais para evitar superpopulações de um ambiente.
Introdução de animais em regiões não adequadas – desequilíbrio do meio ambiente: Introdução do coelho na Austrália (Destruição das plantações) Sapos: aumento de insetos (EUA: bolsas e sapatos – decretada a proibição da caça e da exportação) Outros fatores de desequilíbrio: Falta de alimentos:Princípio de Malthus séc.XVIII e a explosão demográfica do séc.XX. Bloqueios positivos: encurtar a vida x bloqueios preventivos: racionalização

7 3 – Impactos Ambientais Crescimento ilimitado das populações humanas = necessidade de mais energia e alimento. Colisão (trauma ecológico): Acidentalmente – fenômenos naturais (pelo menos 5, 1 deles ocasionou a morte dos dinossauros). Causado pela ação humana

8 Domínio da natureza: O problema da civilização moderna é não ter percebido que: “O homem ainda depende da natureza.” (Ex.: oxigênio) A extinção de uma única espécie, provoca uma reação em cadeia. A morte dos ecossistemas representará a morte do planeta.

9 ECOSSISTEMA: Sistema ecológico
SISTEMA: Organização de peças inter-relacionadas de maneira a garantir um fluxo de energia. ECOSSISTEMA: Sistema ecológico Início: fotossíntese Término: decompositores Maior biodiversidade, maior capacidade de auto-regulação: Homeostase. O que afeta diretamente a homeostase são os impactos ambientais causados pelo homem.

10 Redefinindo ECOSSISTEMA
ECOSSISTEMA: ambiente povoado por várias espécies em equilíbrio. A biosfera é toda organizada em ECOSSISTEMAS. Portanto: ecossistemas são unidades sistêmicas da biosfera Interferência humana ... Catástrofe... Desequilíbrio total da biosfera.

11 4 – Amazônia e Pantanal

12 Amazônia Sem grandes carnívoros
Solo pobre Sem grandes carnívoros Desmatamento: sem árvores – sem folhas para decomposição – resultado: Deserto Várias espécies de árvores para resistir ao solo pobre. Rios pobres – alimentos vindos do solo trazidos pelas chuvas e inundações Índios: desmatar só o que é estritamente necessário. Ecossistema frágil

13 Pantanal - Características completamente diferentes da Amazônia
Rios ricos: incrível reprodução de peixes e animais aquáticos Sem leito fixo – planície completa Problemas: *desvio intencional dos rios: assoreamento, *mineração: transporte de terras, *desmate de jacaré: proliferação das piranhas.

14 Erosão Morte dos animais

15 5 – Como se faz um deserto Ciclo hidrológico reciclagem permanente de água. Lençol freático: terra encharcada de água como esponja. Transpiração das folhas + Evaporação dos rios. Processo de desertificação: Desmatamento: sem árvore, sem transpiração

16 Sertão brasileiro já foi bosque:
Formação de pastagens Cultivo de plantas não nativas Represamento – energia hidrelétrica

17 6 – O impacto causado pelas indústrias
Moda dos descartáveis – desperdícios e consumismo exacerbados. Mais consumo = mais empresas Conduta eticamente condenável - faz comprar mais do que realmente necessita. Consumo de grande matéria-prima: (árvores, minerais – alumínio, cobre – que deixam grandes crateras. Necessário muita produção de energia). Subprodutos lançados no meio ambiente

18 Cubatão: Parque Industrial: falta de planejamento: ambiente impróprio.
Petroquímicas (plásticos, tintas) e Siderúrgicas (aço: minério de ferro e carvão mineral) Inversão térmica (ar baixo poluído não sobe). Agrave: Serra do Mar. Parada total de fábricas e veículos até normalização.

19 Manguezal: Mangues: maré cheia, canais “correm para cima” inundando área de planície coberta de vegetação. Vai e volta – extraordinária troca de alimentos. Um dos ecossistemas mais ricos produzidos sobre a Terra. Reprodução de muitos animais aquáticos. Grande reservatório (não inunda as cidades) Indústrias construídas sobre os manguezais: destruição física, poeira das chaminés e esgoto.

20 Mangues de Cubatão/SP

21 7 – Os problemas da geração de energia

22 Energia: 1-hidrelétrica; 2-eólica; 3-térmica; 4-do núcleo atômico
Energia limpa: 1 e 2 / Energia suja: 3 e 4 Características contra o meio ambiente: 1 - Inundação de grandes áreas florestais 3 - Queima de combustíveis e produção de gases tóxicos. Transporte individual: um dos maiores problemas ambientais da atualidade. 4 - Geração de substâncias radiativas no meio. (fissão do átomo de urânio)

23 Brasil: Usina Nuclear em Angra dos Reis/RJ

24 A usina nuclear de Three- Mile Island, na Pensilvânia USA Acidente em 1979.

25 26 de abril de Uma explosão na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (ex- União Soviética), provocou a morte de 300 mil pessoas ao longo de 10 anos. A mancha escura mostra a zona atingida pela radiação.

26 8 – Chuvas ácidas Composição da atmosfera.
Problemas manifestados longe das regiões poluidoras. Destruição das esculturas de mármore em Atenas. Efeito tampão nos lagos: mata os fungos: não há decomposição. O lago vira depósito de lixo.

27 Efeito das chuvas ácidas

28 Neblinas ácidas: Morte da Mata Atlântica
Apodrecimento das raízes – deslizamentos 1983 – Cetesb – controle ambiental em SP – ótimo trabalho

29 Degradação da Mata Atlântica

30 Efeito estufa: Estufas de Jardim

31 Efeito Estufa Prédios de vidro: não adequados para o Brasil

32 Efeito Estufa Gás carbônico – mesmo efeito da estufa
Produção: Queima de combustíveis orgânicos (que não volta as origens) Derretimento das geleiras: resfriamento dos oceanos e elevação dos níveis do mar.

33 “Buracos” na Camada de Ozônio:
Ozônio bloqueia radiação ultravioleta 1984 – descoberta rombo, camada mais rarefeita na Antártida Presença de cloro que vem das moléculas de “freon” = gás sintético (refrigeradores, perfumes e inseticidas).

34 Buracos na Camada de Ozônio

35 Antártida

36 9 – Morte dos Oceanos Despejo de esgoto
Despejo de resíduos industriais Derrame de óleo Mar: lata de lixo da humanidade: inanição e envenenamento 2 milhões de toneladas por ano de óleo derramado.

37 Oceanos 40 a 50 metros na superfície da terra: mais vida
Oceano: 4000 metros de profundidade Camada de vida: 100 m fotossíntese Fundo: sais minerais Riqueza: nas costas Zonas de ressurgências: Peru e Cabo Frio/RJ

38 Exploração sustentável:
Aguardar renovação Empresas de pesca: respeitar limites Proibição de rede: para não pescar o que não pode ser aproveitado (ONU)

39 10 – Inseticidas e Cia Destruição de componentes importantes – desequilíbrio Compostos orgânicos sintéticos: bola de neve química Condenação dos inseticidas não biodegradáveis

40 Ideal: Inseticidas biodegradáveis
Não perto da colheita: menor absorção Uso de predadores naturais Alimentos orgânicos

41 11 – O crescimento das cidades e a poluição urbana
Produtores – consumidores – decompositores Nas cidades há acúmulo de consumidores e o que é consumido não retorna às áreas de produção.

42 POLUIÇÃO é a colocação de energia e matéria no lugar errado
Excesso de alimento orgânico: muita bactéria – pouco oxigênio – DBO – demanda bioquímica de oxigênio Contaminação tóxica diferente de poluição Esgoto: melhor decomposição: solo

43 Lixo: Desenvolvimento de insetos (baratas, moscas) e ratos
“Peste bubônica” na Idade Média Chorume (caldo escuro e ácido) Mau cheiro decorrente da decomposição

44 Lixo Resolver: retornar ao solo: transformá-lo em adubo
Restos de alimentos no lixo: Brasil: 70% do lixo sólido Europa: 30%

45 Planejamento Zoneamento das cidades: Residência + Estudo + Lazer X
Área de atividade

46 12 – Impactos sociais e culturais
Diferentes ambientes Diferentes culturas num mesmo país Não a globalização: vários ecossistemas, várias culturas Oriente: hábitos milenares

47 Reflexão Desenvolvimento: Sacrifícios de culturas brasileiras, justo?
Desenvolvimento sustentável: Requer planejamento mundial: capacidade de renovação

48 Santa Catarina -22 de novembro de 2008
Desastres ambientais Santa Catarina -22 de novembro de 2008

49 Haiti – 12 de janeiro de 2010

50 Chile – 27 de fevereiro de 2010

51 Rio de Janeiro – 7 de abril de 2010

52 Golfo do México - 20 de abril de 2010

53 Pernambuco e Alagoas: 17 de junho de 2010

54 Região Serrana do RJ 12 de janeiro de 2011

55 Terremoto no Japão 11 de março de 2011

56 Prof.ª Marcela Marques Vieira Colégio Atenas
Aula: Meio Ambiente Prof.ª Marcela Marques Vieira Colégio Atenas


Carregar ppt "O Meio Ambiente em debate"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google