A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA."— Transcrição da apresentação:

1 A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.
1° MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE NOVA IGUAÇU A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.

2 O QUE É COMUNICAÇÃO ? COMMUNIS = TORNAR COMUM, Capacidade de trocar idéias, ou informações através da fala,Gestos ou imagens.

3 A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO
O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento.

4 A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Desenho representando as primeiras manifestações- pictogramas Pré História Toda forma de civilização anterior à invenção da escrita.

5 A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO
A transição da Pré-história para a História se dá no final da Idade dos Metais, que foi por volta de A.C. Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito. Papiros Egípcios - sem data definida de sua existência

6 Pela escrita, o homem começa um relacionamento mais amplo e diferente, o que o leva a uma evolução mais rápida. Ele passa a armazenar, transportar, difundir e perpetuar o conhecimento. A sua história começa a ser registrada oficialmente. Antes, o caminho da comunicação humana tinha sido da: - Comunicação não verbal: sonora (tambor) e simbólica (fogo, tinta); - Comunicação oral: códigos que expressam sensações e sentimentos; - Comunicação escrita que começou com o pictograma, passou pelo papiro (escrita na planta); pelo pergaminho (no couro); até chegar ao papel (descoberto na China há mais de 10 séculos, chegando à Europa só no século XII.).

7 A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Gutenberg cria a Tipografia em 1445 À esquerda o jornal como hoje conhecemos. À direito primeiro exemplar de jornal publicado e impresso no Brasil datado de 10 de Setembro de 1808

8 O telégrafo A REVOLUÇÃO NA MAREIRA DE SE COMUNICAR.
Tudo começou com William Watson, que em 1747 demonstrou, na Inglaterra, que a corrente elétrica podia ser transmitida a uma considerável distância através de um fio metálico, cujas extremidades, ligadas a terra, formavam um circuito. Mas foi com o pintor Samuel Morse, o qual inventou um sistema mais prático, com um interruptor, um eletroímã e apenas um fio, que o telégrafo avançou significativamente em termos de popularização e eficiência.

9 O telégrafo Código Morse.

10 O TELEFONE O dispositivo foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci que o chamou eletrofonecado, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos na resolução 269, de 15 de junho de Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, sendo esta geralmente atribuída a Alexander Graham Bell.

11 O rádio Criado pelo italiano Guglielmo Marconi, em 1896, do telégrafo sem fio, mais conhecido como rádio. Mas o homem ainda conseguiu inovar a disseminação de idéias com a invenção do rádio, com sua primeira transmissão datada de 1.900, que foi um marco na história, pois ao contrário do jornal, as ondas do rádio tinham um alcance e velocidade muito superiores.

12 A televisão O passo seguinte foi o surgimento da televisão,
em 1924, que era a junção dos componentes gráficos de um jornal, como imagens e figuras, os componentes de áudio do rádio, a fala, sendo assim possível ver imagens em movimento juntamente com o áudio. Seminário Paulo VI - Pascom

13 computador Na era da Tecnologia o computador é o carro chefe, pois no início, em 1943, ele era uma máquina gigantesca, de cálculos, que ocupava uma sala inteira, passando por transformações, e, em 1971, surgiu o primeiro micro computador. O computador pesava 30 toneladas e ocupava 180 m² de área construída

14 internet Andando lado a lado com a evolução dos computadores, está a Internet, que nem sempre fora da maneira que a conhecemos, na verdade, ela foi desenvolvida, em 1969, para fins militares, na época da Guerra Fria, e não passava de um sistema de comunicação entre as bases militares dos EUA.

15 ETAPAS DA EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Marshall McLuhan CIVILIZAÇÃO ORAL – povos anteriores ao advento da escrita.Fase marcada pela presença e pelo vivido, predominava a consciência mítica. GALÁXIA DE GUTENBERG(1455) – a grande explosão da escrita se dá no século XVI com a invenção da imprensa. Democratiza o conhecimento e com isso atrofia o feudalismo, afeta a Igreja Católica, os poderes coloniais e resulta na reforma protestante. GALÁXIA DE MARCONI – surge no século XX com os meios de comunicação eletrônicos.

16 Comunicação de massa São considerados Mass Media: O rádio O cinema
O jornal e revistas A televisão O mass Media influência na formação do homem contemporâneo.

17 A influência dos meios de comunicação
Podemos notar que na evolução da comunicação existem mudanças comportamentais na sociedade. 1- TRIBALIZAÇÃO – por meio da oralidade, eram organizados ritos onde todo o conhecimento adquirido era armazenado na memória e a única maneira de repassá-lo era através destes momentos, passando de geração a geração para que as descobertas pudessem ser levadas adiante. 2- DISTRIBALIZAÇÃO - com invenção da escrita, ocorre um rompimento destes laços tribais, libertando o ser humano da dependência direta aos ancestrais. 3- RETRIBALIZAÇÃO - Atualmente, percebe-se na sociedade contemporânea uma nova forma das pessoas interagirem, por meio da mídia digital, ou seja, da informatização, novamente reunido-a em tribos. Porém, agora demonstrando uma nova forma de reunião, no ciberespaço. A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

18 Características da retribalização no espaço virtual
1- IMEDIATISMO 2-INDIVIDUALISMO 3-EGOÍSMO 4-SECULARIZAÇÃO A tecnologia poderá trazer a religião de uma só pessoa que buscará Seguidores no twitter.

19 Comunicação de massa É um fenômeno tipicamente industrial.
(Mass media) É um fenômeno tipicamente industrial. Transforma a Comunicação Social em mercadoria. Principal função: É dar lucro e enfatizar o consumismo. A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem dêtem a comunicação tem o poder. Muitas informações ultrapassam as intenções explícitas daquele que as emitiu.

20 A influência dos meios de comunicação
HOJE O MERCADO FORMA AS TRIBUS Até quando a busca pelo discutível padrão de beleza colocará em risco a saúde de meninas sedentas pela fama? A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

21 A influência dos meios de comunicação
Indústria da informação O sistema busca organizar a sociedade para consumir bens cada vez mais carregados de valores simbólicos e distantes da satisfação de necessidades básicas. A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

22 A influência dos meios de comunicação
Indústria da informação A fina, a mídia massifica? ALIENA? Instiga a violência? Estimula artificialmente a sexualidade? Forma a opinião pública? Leva ao conformismo? A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

23 A influência dos meios de comunicação no comportamento infantil
A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

24 A influência dos meios de comunicação no comportamento infantil
A Igreja esta muito preocupada com o ciberespaço.

25 O que é Mensagem Subliminar ?
São aquelas mensagens que contém ‘inserções de imagens, palavras, ícones ou idéias’ que os sentidos humanos não conseguem perceber de forma consciente, assim, a mensagem atinge outra parte do cérebro humano subconsciente. A mensagem subliminar tem como objetivo atingir determinado público alvo e atraí-lo ao seu consumo. Onde acontecem? Artes. Filmes. Propagandas. Música.

26 O que você vê nesta imagem?

27 O que você vê nesta imagem?

28 O que você vê nesta imagem?

29 A comunicação é o primeiro e o mais
A comunicação do poder A comunicação é o primeiro e o mais forte dos poderes A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem dêtem a comunicação tem o poder. Seminário Paulo VI - Pascom

30 A comunicação do poder Tanto pode criar realidades, como pode deixar
Que existam pelo fato de serem silenciadas. Quem detêm a comunicação , detêm o poder sobre a existência das coisas, sobre a difusão das ideias, sobre a criação da opinião pública. A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem dêtem a comunicação tem o poder.

31 Seria o ótimo aproveitamento desse poder
O poder da comunicação Seria o ótimo aproveitamento desse poder Para a expressão, o relacionamento e a participação dentro de um projeto geral de transformação social, que implica na tomada de uma série de medidas pela sociedade. A comunicação já é considerada o 1° Poder. Quem dêtem a comunicação tem o poder. Pressão social provoca queda do muro de Berlim em 1989

32 O FENÔMENO DA INTERNET O TELEFONE - DEMOROU 35 ANOS PARA ATINGIR
50 MILHÕES DE USUÁRIOS. O RADIO ANOS A TV - 26 ANOS O CELULAR ANOS E A INTERNET - 4 ANOS. 73 MILHÕES TEM ACESSO A INTERNET EM CASA. HOJE PODEMOS SER ESCRITOR, UM VÍDEOMAKER, FOTÓGRAFO, WEBDESING. TUDO PELA INTERNET.

33 O desenvolvimento da internet situa-se entre duas linhas paralelas:
a da inovação, criatividade, produtividade e riqueza; e a da insegurança, desigualdade e exclusão social.

34 O FENÔMENO DA INTERNET TUDO QUE AGENTE CONSUMIA ERA FRUTO DOS MEIOS DE
MASSA QUE NOS EMPURRAVA. AGORA MUDOU O SENTIDO DA COMUNICAÇÃO. DEIXOU DE SER UNILATERAL E SE TRANSFORMOU BILATERAL.

35 A SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL
SERÁ A ERA DA INTELIGÊNCIA EM REDE, NUM SISTEMA DE COLABORAÇÃO DE MASSA.

36 Novo paradigma! De consumidor, o internauta passa a “prosumidor” (produtor) de informação e/ou de conhecimento! CRIADOR DE CONTEÚDO PUBLICADOR DISTRIBUIDOR VAREJISTA CONSUMIDOR

37 A Geração Y Basicamente, a Geração Y engloba as pessoas que substituem a experiência física pela experiência on-line.  Essa substituição é feita por meio de mundos virtuais videogames blogs redes sociais interação em sites de comércio eletrônico São os nascidos entre o começo dos anos 80 e o final da década de 90. São os “nativos digitais”, que cresceram sob a influência direta da internet. 

38 A CONVERGÊNCIA

39 A CONVERGÊNCIA Internet: ferramenta para Evangelização

40

41 NOVA CULTURA “O primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações... O uso dos mass-média, não tem somente a finalidade de multiplicar o anúncio do Evangelho: trata-se de um fato muito mais profundo, porque a própria evangelização da cultura moderna depende, em grande parte, da sua influência.

42 CONCLUÇÃO O trabalho dos meios de comunicação católicos não é só uma atividade complementar que vem se juntar a outras atividades da Igreja: a comunicação social tem, com efeito, um papel a desempenhar em todos os aspectos da missão da Igreja. (Aetatis Novae, n.17)

43 A comunicação é a arte de gerar comunhão.
Mande seu comentário, informação , link, para ser inserido no site da Pascom Diocesana. Obrigado. Formatação: Eloy Bezerra


Carregar ppt "A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google