A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BATISMO Batismo: esse desconhecido essencial! Sabe por quê?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BATISMO Batismo: esse desconhecido essencial! Sabe por quê?"— Transcrição da apresentação:

1 BATISMO Batismo: esse desconhecido essencial! Sabe por quê?
Os ensinamentos aqui apresentados estão de acordo com o Catecismo da Igreja Católica, n ,

2 A direção do caminho para a felicidade.
Porque ele deu nova direção à vida. Porém, a maioria dos batizados vive como se ele não tivesse existido. Deu nova direção? Indaga você. Exatamente. A direção do caminho para a felicidade.

3 É uma questão de se dar importância ou não.
Entretanto, boa parte dos batizados vive como se esse caminho não lhe tivesse sido dado. É uma questão de se dar importância ou não. 1 - Qual a importância do batismo? Ele traz vida nova: + Perdoa o pecado original e os demais pecados. + Confere a graça santificante e torna filho Deus. + Incorpora a pessoa a Cristo de modo definitivo e à Igreja. Vejamos melhor cada uma dessas características.

4 Perdoa o pecado original e os demais pecados.
(263) A criança comete pecado original? ( ) Sim Não ( ) (76) Pecado original é a condição em que a pessoa nasce e não um ato dela. É a condição de afastamento de Deus que é transmitida com a natureza humana. O pecado original é contraído. Não é cometido. E daí, contraído ou cometido criança está em pecado? É um mistério difícil de compreender, mas.... está, ensina a Igreja. Então. A pessoa não recebe com o DNA características como cor, algum jeito? Então. Pecado original é a condição de afastamento de Deus que é transmitida com a natureza humana. (76) No caso do batismo de adulto, o batismo perdoa só o pecado original ou também os demais pecados existentes? Só o original ( ) O original e os demais ( ) Torna a pessoa santificada. É o segundo efeito do batismo.

5 2) O batismo confere a graça santificante que torna a pessoa filha de Deus.
(263) Por que “graça santificante”? Perguntam alguns. Porque é um dom, é um presente de Deus. É a graça que santifica e torna a pessoa filha Deus. A pessoa se torna para sempre filha de Deus. É verdade. O Batismo deixa marca definitiva. É um selo, uma marca indelével. Ou seja, que não se apaga.

6 Engraçado – comentam alguns com sorriso maroto - tanta gente com essa marca indelével cometendo maldade no mundo! É verdade. Com o tempo essa marca de santidade vai sendo esquecida se a pessoa vive em desacordo com ela, em desacordo com os ditames divinos. E pode acabar? Sim ( ) Não ( ) Mas a pessoa pode ignorá-la de forma explícita ou pelo modo de vida. Com isso se afasta de Deus. Sem dúvida. Mas o terceiro efeito do batismo garante uma força extra.

7 3) O batismo incorpora a pessoa a Cristo de modo definitivo e à Igreja.
(263) Sim. A Igreja é a comunidade dos incorporados a Cristo. É o caminho seguro para a felicidade duradoura ou para a salvação, como queira.

8 Então por que batizar-se? É a pergunta inevitável.
2 - É possível salvar-se sem o batismo? (262) A Igreja ensina que sim. Todos os que, mesmo sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade, podem ser salvos. É possível salvar-se sem o batismo? Sim ( ) Não ( ) Então por que batizar-se? É a pergunta inevitável. Porque Jesus garantiu que quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado (Mc 16,16).

9 E os que não forem batizados?
Serão condenados ( ) Deus saberá o que fazer ( ) Que é mais importante:E os que não forem batizados? Crer? ( ) Ser batizado? ( ) Melhor, se a pessoa crer também se for batizado.

10 nome dela os pais, os padrinhos ou outra pessoa.
3 - O que se requer para ser batizado? (255, 257 e 259) É necessário + que a pessoa professe a fé. Se ela não pode fazê-lo pessoalmente, poderão fazer em nome dela os pais, os padrinhos ou outra pessoa. + que não tenha sido batizada + Em seguida, procure o ministro para receber o batismo (259).

11 5 - Se é necessária a profissão de fé, por que a Igreja batiza as crianças e não espera que professem a fé? (258) Simples Se vocë tem um presente que possa ser oferecido à criança, que vai fazer bem a ela, esperaria que ela crescesse? Da mesma forma com o batismo. Para que isto aconteça os pais e os padrinhos assumem o compromisso de educar a criança, segundo a graça recebida Ao menos, deveriam.

12 4 - Quem pode batizar? (260) Em caso de urgência, qualquer pessoa, desde que deseje fazer o que a Igreja faz e siga o rito ensinado por ela: derrame água na cabeça do candidato, enquanto diz “eu te batizo em nome do Pai e do filho e do Espírito Santo”. Não sendo em caso de necessidade urgente, quem deve ministrar o batismo são as pessoas que têm esta função na Igreja: o Bispo, o sacerdote ou o diácono.

13 6 – Parte essencial do procedimento ou rito do batismo
(256) Derramar água na cabeça enquanto pronuncia as palavras do batismo. Batizar significa imergir, mergulhar na água. O rito essencial do batismo consiste, pois, em imergir o candidato ou derramar água sobre sua cabeça enquanto se invoca a trindade com as palavras: «Eu te batizo em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo». O resultado? Aquele que é batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como «nova criatura» (2 Cor 5,17).

14 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
6 – Parte essencial do procedimento ou rito do batismo (256) O ministro do batismo batiza dizendo, enquanto derrama água na cabeça do batizando: “(Nome) Eu te batizo Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

15 Por qual motivo o nome no batismo é importante?
6 – O nome é importante (264) Por qual motivo o nome no batismo é importante? Porque Deus conhece cada um pelo nome, como pessoa única. Com o Batismo, o nome do novo cristão é inscrito na Igreja. Quando este nome é de santo, o batizado possui na Igreja um exemplo de santidade a quem pode também pedir a intercessão junto de Deus.

16 O Batismo é o primeiro dos sacramentos da iniciação cristã
6 – Início do batismo ( ) A partir de quando a Igreja começou a batizar? Desde Pentecostes ( ) Desde que Jesus foi batizado ( ) A Igreja batiza desde Pentecostes. Mas, na Antiga Aliança já havia prefigurações do batismo. Complete, clicando sobre o conjunto de palavras correspondentes que constituem prefigurações do batismo que Jesus veio anunciar: + a água, sempre considerada fonte de vida e de morte; + a arca de Noé, que salva por meio da água; + a passagem do Mar Vermelho, que liberta Israel da escravidão do Egipto; + a travessia do Jordão, que introduz Israel na terra prometida, imagem da vida eterna. O Batismo é o primeiro dos sacramentos da iniciação cristã

17 6 –Sacramentos da iniciação
(251) A iniciação cristã se realiza através dos sacramentos que lançam os alicerces da vida cristã. Apague os dois sacramentos, clicando sobre eles, que não pertencem aos conjunto de sacramentos da iniciação cristã: + batismo, ordem confirmação, confissão, eucaristia Renascidos pelo Batismo, os fiéis são fortalecidos pela Confirmação e alimentados pela Eucaristia.

18 O batismo dá o requisito essencial para se ter uma vida feliz:
Enfim... O batismo dá o requisito essencial para se ter uma vida feliz: A graça de Deus. Vivemos como quem a recebeu?


Carregar ppt "BATISMO Batismo: esse desconhecido essencial! Sabe por quê?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google