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APLICADA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VIA SIAFI

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Apresentação em tema: "APLICADA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VIA SIAFI"— Transcrição da apresentação:

1 APLICADA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VIA SIAFI
CONTABILIDADE APLICADA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA VIA SIAFI AUTOR: PROF. PAULO ESPÍNDOLA DE SOUZA

2 CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS
Lei

3 FONTES DE RECURSOS FINANCEIROS
LEI ORÇAMENTÁRIA RECEITA (PREVISÃO) FONTES DE RECURSOS FINANCEIROS $ DESPESA (FIXAÇÃO) APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS $

4 RECEITA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA
RECEITA PÚBLICA RECEITA ORÇAMENTÁRIA x RECEITA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA

5 RECEITA PÚBLICA RECEITA ORÇAMENTÁRIA ?
- SÃO RECURSOS FINANCEIROS CUJA ARRECADAÇÃO A LEI ORÇAMENTÁRIA AUTORIZA E QUE SERÃO APLICADOS NA REALIZAÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS. - PODE SER EFETIVA (ALTERAR O P.L.) OU OCORRER POR MUTAÇÃO PATRIMONIAL (NÃO EFETIVA). - É CLASSIFICADA E CODIFICADA. - É PREVISTA, LANÇADA, ARRECADADA E RECOLHIDA.

6 RECEITA PÚBLICA RECEITA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA
- É UM SIMPLES INGRESSO FINANCEIRO DE CARÁTER TEMPORÁRIO, POIS QUE PERTENCENTE A TERCEIROS. NÃO É RECEITA EFETIVAMENTE. MELHOR DENOMINADA DE INGRESSOS EXTRA-ORÇAMENTÁRIOS - SEMPRE PROVOCA O SURGIMENTO DE PASSIVOS FINANCEIROS. EXEMPLO: CAUÇÕES EM DINHEIRO, SALÁRIOS NÃO RECLAMADOS, DEPÓSITOS DE TERCEIROS PARA RECURSOS ETC.

7 RECEITA ORÇAMENTÁRIA (CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICA)
1. CORRENTES 2. CAPITAL 1. TRIBUTÁRIA 1. OPERAÇÕES DE CRÉDITO 2. CONTRIBUIÇÕES 2. ALIENAÇÃO DE BENS 3. PATRIMONIAL 3. AMORT. DE EMPRÉSTIMOS 4. AGROPECUÁRIA 4. TRANSFER. DE CAPITAL 5. INDUSTRIAL 5. OUTRAS 6. SERVIÇOS 7. TRANSFER. CORRENTES 9. OUTRAS

8 RECEITA ORÇAMENTÁRIA - ESTÁGIOS -
- PREVISÃO: ESTIMATIVA DA RECEITA - LANÇAMENTO: IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE, FATO GERADOR, VALOR, VENCIMENTO etc - ARRECADAÇÃO: CONTRIBUINTE QUITA SUA OBRIGAÇÃO FISCAL JUNTO AO AGENTE ARRECADADOR - RECOLHIMENTO: ENTREGA DO MONTANTE ARRECADADO AO TESOURO PÚBLICO PELO AGENTE ARRECADADOR

9 RECEITA ORÇAMENTÁRIA - REGIME CONTÁBIL -
ARTIGO 35 - I - DA LEI 4.320/64: “PERTENCEM AO EXERCÍCIO FINANCEIRO: I - A RECEITAS NELE ARRECADADAS; II “ REGIME DE CAIXA

10 DESPESA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA
DESPESA PÚBLICA DESPESA ORÇAMENTÁRIA x DESPESA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA

11 DESPESA PÚBLICA DESPESA ORÇAMENTÁRIA ?
É A APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS NA REALIZAÇÃO DOS GASTOS NECESSÁRIOS À MANUTENÇÃO E EXPANSÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. PODE SER EFETIVA ( ALTERAR O P. L. ) OU OCORRER POR MUTAÇÃO PATRIMONIAL (NÃO EFETIVA). É CLASSIFICADA E CODIFICADA. É FIXADA, EMPENHADA, LIQUIDADA E PAGA.

12 DESPESA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA ?
DESPESA PÚBLICA DESPESA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA ? É SIMPLESMENTE A DEVOLUÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS RECEBIDOS ANTERIORMENTE A TÍTULO DE INGRESSO EXTRA-ORÇAMENTÁRIO. NÃO É DESPESA. MELHOR DENOMINADA DE DISPÊNDIO EXTRA-ORÇAMENTÁRIO. SEMPRE BAIXA PASSIVO FINANCEIRO. EXEMPLO: DEVOLUÇÃO DE CAUÇÕES EM DINHEIRO.

13 DESPESA ORÇAMENTÁRIA (CLASSIFICAÇÃO ECONÔMICA)
3. CORRENTES 4. CAPITAL 1. PESSOAL E ENC.SOCIAIS 4. INVESTIMENTOS 2. JUROS E ENC. DÍVIDA 5. INVERSÕES FINANCEIRAS 3. OUTRAS D. CORRENTES 6. AMORITIZAÇÃO DÍVIDA

14 DESPESA ORÇAMENTÁRIA - ESTÁGIOS -
- FIXAÇÃO: DEFINIÇÃO DO LIMITE DOS GASTOS, TAMBÉM CHAMADA DE DOTAÇÃO. - EMPENHO: COMPROMETIMENTO DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA. - LIQUIDAÇÃO: VERIFICAÇÃO DO DIREITO ADQUIRIDO PELO CREDOR DO EMPENHO. ATESTO. - PAGAMENTO: EXTINÇÃO DA OBRIGAÇÃO DE PAGAR.

15 DESPESA ORÇAMENTÁRIA - REGIME CONTÁBIL -
ARTIGO 35 - I - DA LEI 4.320/64: “PERTENCEM AO EXERCÍCIO FINANCEIRO: I ; E II - AS DESPESAS NELE LEGALMENTE EMPENHADAS “ REGIME DE COMPETÊNCIA

16 LEI ORÇAMENTÁRIA E DE CRÉDITOS ADICIONAIS
$

17 $ $

18 DESCENTRALIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA
AS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS APROVADAS DEVEM SER DESCENTRALIZADAS PARA AS UNIDADES ADMINISTRATIVAS . OS RECURSOS FINANCEIROS TAMBÉM DEVEM SER DESCENTRALIZADOS PARA AS UNIDADES ADMINISTRATIVAS PARA QUE ELAS POSSAM EFETUAR O PAGAMENTO DA DESPESA .

19 DESCENTRALIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
PROVISÃO: DESCENTRALIZAÇÃO INTERNA. OCORRE ENTRE UNIDADES DE UM MESMO ÓRGÃO OU MINISTÉRIO. DESTAQUE: DESCENTRALIZAÇÃO EXTERNA. OCORRE ENTRE UNIDADES DE ÓRGÃOS DISTINTOS. OBS: A DOTAÇÃO TAMBÉM PODE SER CONSIDERADA UMA ESPÉCIE DE DESCENTRALIZAÇÃO (DA SOF PARA A UNIDADE ORÇAMENTÁRIA).

20 CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS
UG EXECUTORA UNID. ORÇAMENTÁRIA (COF) COFIN - STN FITA SOF GERA SALDO CRÉDITO DISPONÍVEL (ND) GERA SALDO CRÉDITO DISPONÍVEL COTA DE DESPESA/ REPASSE A PROGRAMAR DETALHA PI, UGR, FONTE (IDOC) EMPENHA NE DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS (NC) LIQUIDA NL INTERNA PROVISÃO EXTERNA DESTAQUE

21 DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA
COTA: DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS DA STN PARA O OSPF. REPASSE: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCERIOS ENTRE OS OSPF. SUB-REPASSE: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS ENTRE UNIDADES ADMINISTRATIVAS DE MESMO ÓRGÃO.

22 UG EXECUTORA OSPF COFIN- STN (COF) FITA SOF PAGA (OB), DARF, GPS
FAZ A PROPOSTA DE PROG. FINANCEIRA (PPF) GERA COTA DE DESPESA./REPASSE A PROGRAMAR GERA COTA DE DESPESA/REPASSE A PROGRAMAR CONSOLIDA PROPOSTA DE PROG. FINANCEIRA (PPF) RECEBE PROG. FIN. APROVADA (PFA) PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA APROVADA (PFA) PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA APROVADA(PFA) EMPENHA (NE) E LIQUI DA (NL) LIBERAÇÃO DE RECURSOS (OB) LIBERAÇÃO DE RECURSOS - COTA (OB/NL) PAGA (OB), DARF, GPS INTERNA SUB-REPASSE EXTERNA REPASSE RECURSOS FINANCEIROS

23 DÍVIDA ATIVA (ART. 39 DA LEI 4.320/64)
- CRÉDITOS DA FAZENDA PÚBLICA VENCIDOS E NÃO ARRECADADOS - PARA O ESTADO SÃO DIREITOS A RECEBER - FAZ PARTE DO ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO.

24 DÍVIDA ATIVA (ART. 39 DA LEI 4.320/64)
NA INSCRIÇÃO: O REGISTRO DO DIREITO AUMENTA O ATIVO E GERA UM AUMENTO NO PL REPRESENTADO POR UMA VARIAÇÃO PATRIMONIAL ATIVA (AUMENTATIVA). PL = A - P (FATO MODIFICATIVO AUMENTATIVO EXTRA-ORÇAMENTÁRIO) Variação D.A.

25 DÍVIDA ATIVA (ART. 39 DA LEI 4.320/64)
NO CANCELAMENTO: A BAIXA DO DIREITO REDUZ O ATIVO E GERA UMA REDUÇÃO NO PL REPRESENTADA POR UMA VARIAÇÃO PATRIMONIAL PASSIVA (DIMINUTIVA). PL = A - P (FATO MODIFICATIVO DIMUNUTIVO EXTRA-ORÇAMENTÁRIO) D.A. Variação

26 DÍVIDA ATIVA (ART. 39 DA LEI 4.320/64)
NO RECEBIMENTO: HÁ UMA TROCA DE DIREITOS POR DINHEIRO. NÃO ALTERA NEM O ATIVO NEM O PL. REGISTRA-SE A RECEITA ORÇAMENTÁRIA E UMA VARIAÇÃO PATRIMONIAL PASSIVA (DIMINUTIVA). PL = A - P (FATO PERMUTATIVO ORÇAMENTÁRIO) Receita $ Variação D.A.

27 DÍVIDA ATIVA (REFLEXOS NO RESULTADO)
- NA INSCRIÇÃO: (EM 19X1) APURAÇÃO DO RESULTADO C:VAR. AUMENTATIVA DO PL BAL.PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO D:DÍV.ATIVA (+) PL (+)

28 DÍVIDA ATIVA (REFLEXOS NO RESULTADO)
- SE CANCELAMENTO:(EM 19X2) APURAÇÃO DO RESULTADO D:VAR. DIMINUTIVA DO PL BAL.PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO C:DÍV.ATIVA (-) PL (-)

29 DÍVIDA ATIVA (REFLEXOS NO RESULTADO)
COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS DE 19X1 E X2: APURAÇÃO DO RESULTADO VAR. DIMINUTIVA VAR. AUMENTATIVA (cancelamento) (inscrição) CONCLUSÃO: PL NÃO SE ALTERA AO FINAL DO ANO X2 (inscrição em X1 e cancelamento em X2).

30 DÍVIDA ATIVA (REFLEXOS NO RESULTADO)
- SE RECEBIMENTO:(EM 19X2) APURAÇÃO DO RESULTADO D:VAR. DIMINUTIVA C:REC. ORÇAMENTÁRIA BAL.PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO D:BANCOS (+) C:DÍV.ATIVA (-) PL (NULO)

31 DÍVIDA PASSIVA - DÍVIDA FLUTUANTE (ART. 92 DA LEI 4.320/64)
- DÍVIDA FUNDADA (ART. 98 DA LEI 4.320/64)

32 DÍVIDA FUNDADA (ART. 98 DA LEI 4.320/64)
A DÍVIDA FUNDADA É REPRESENTADA PELOS COMPROMISSOS DE EXIGIBILIDADE SUPERIOR A 12 MESES; SÃO CONTRAÍDOS PARA ATENDER A -DESEQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO OU -FINANCIAMENTO DE OBRAS E SERVIÇOS; SÃO RESULTANTES DA RECEITA DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO (ORÇAMENTÁRIA - DE CAPITAL).

33 DÍVIDA FUNDADA ( LEI 101/00) INCLUE AINDA:
AS OPERACÕES DE CRÉDITO DE PRAZO INFERIOR A UM ANO; OS PRECATÓRIOS JUDICIAIS NÃO PAGOS EM EXERCÍCIOS ANTERIORES. OBS: A Contabilidade identificará os beneficiários dos Precatórios Judiciais.

34 DÍVIDA FUNDADA (ART. 98 DA LEI 4.320/64)
BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ATIVO FINANCEIRO PASSIVO FINANCEIRO Bancos + 100 ATIVO PERMANENTE PASSIVO PERMANENTE Dívida Fundada OBS: A dívida fundada afeta o passivo permanente

35 DÍVIDA FLUTUANTE (ART. 92 DA LEI 4.320/64)
- RESTOS A PAGAR (art.36) - SERVIÇOS DA DÍVIDA A PAGAR ( parág. único do art. 98) - DEPÓSITOS (parág. único do art. 3º e § 3º do art. 105) - DÉBITOS DE TESOURARIA (art. 7º - II)

36 DÉBITOS DE TESOURARIA (ART. 3º § ÚNICO E ART. 7º - II DA LEI 4.320/64)
- OPERAÇÕES DE CRÉDITO POR ANTECIPAÇÃO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA (A.R.O) - NÃO É FONTE ORIGINÁRIA DE RECEITA - OS ENCARGOS SÃO PAGOS COMO DESPESA ORÇAMENTÁRIA DENTRO DO ANO DA CONTRATAÇÃO. - DESTINAM-SE A ATENDER MOMENTÂNEAS INSUFICIÊNCIAS FINANCEIRAS (DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO). OBSERVAÇÃO: DIFERENTEMENTE DA DÍVIDA FUNDADA QUE SE DESTINA A ATENDER DESEQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO.

37 DÉBITOS DE TESOURARIA (ART. 3º § ÚNICO E ART. 7º - II DA LEI 4.320/64)
BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ATIVO FINANCEIRO PASSIVO FINANCEIRO Bancos Débitos de Tesouraria ATIVO PERMANENTE PASSIVO PERMANENTE OBS: Os débitos de tesouraria só afetam o passivo financeiro, ou seja, a dívida flutuante.

38 RESTOS A PAGAR (ART. 36 DA LEI 4.320/64)
-DESPESAS EMPENHADAS E NÃO PAGAS ATÉ 31/12 - SÃO OBRIGAÇÕES A PAGAR - DESDOBRAM-SE EM: . PROCESSADOS e . NÃO PROCESSADOS

39 RESTOS A PAGAR - PROCESSADOS:
. DESPESAS EMPENHADA, LIQUIDADA E NÃO PAGA ATÉ 31/12 - NÃO PROCESSADOS: . DESPESA EMPENHADA, NÃO LIQUIDADA E NÃO PAGA ATÉ 31/12

40 ( FATO MODIFICATIVO DIMINUTIVO DE NATUREZA ORÇAMENTÁRIA)
RESTOS A PAGAR NA INSCRIÇÃO: AUMENTA O PASSIVO E GERA UMA REDUÇÃO NO PL REPRESENTADA PELA PRÓPRIA DESPESA ORÇAMENTÁRIA. PL = A P ( FATO MODIFICATIVO DIMINUTIVO DE NATUREZA ORÇAMENTÁRIA) R.P. Despesa

41 ( FATO MODIFICATIVO AUMENTATIVO DE NATUREZA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA)
RESTOS A PAGAR NO CANCELAMENTO: (NÃO PROCESSADOS) GERA UM AUMENTO NO PL REPRESENTADO POR UMA CONTA DE VARIAÇÃO PATRIMONIAL AUMENTATIVA. PL = A P ( FATO MODIFICATIVO AUMENTATIVO DE NATUREZA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA) Variação R.P.

42 ( FATO PERMUTATIVO FINANCEIRO DE NATUREZA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA)
RESTOS A PAGAR NO PAGAMENTO: NÃO ALTERA O PL. NÃO DEPENDE MAIS DE AUTORIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA (pois já foi autorizado no ano anterior). PL = A P ( FATO PERMUTATIVO FINANCEIRO DE NATUREZA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA) $ R.P.

43 RESTOS A PAGAR (REFLEXOS NO RESULTADO)
- NA INSCRIÇÃO: (EM 19X1) APURAÇÃO DO RESULTADO D:DESP. ORÇAMENTÁRIA BAL.PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO C:RESTOS A PAGAR ( + ) PL ( - )

44 RESTOS A PAGAR (REFLEXOS NO RESULTADO)
- SE CANCELAMENTO: (EM 19X2) APURAÇÃO DO RESULTADO C:VAR. AUMENTATIVA DO P. L. BAL.PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO D:RESTOS A PAGAR ( - ) PL ( + )

45 RESTOS A PAGAR (REFLEXOS NO RESULTADO)
COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS DE 19X1 E X2: APURAÇÃO DO RESULTADO DESPESA VAR. AUMENTATIVA (pela inscrição) (pelo cancelamento) CONCLUSÃO: PL NÃO SE ALTERA AO FINAL DO ANO X2 (inscrição em X1 e cancelamento em X2).

46 RESTOS A PAGAR (REFLEXOS NO RESULTADO)
- SE PAGAMENTO: (EM 19X2) APURAÇÃO DO RESULTADO 0 0 OBS:NÃO ENVOLVE CONTAS DE RESULADO BAL.PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO C:BANCOS (-) D:RESTOS A PAGAR ( - ) PL (NÃO ALTERA )

47 RESTOS A PAGAR (REFLEXOS NO RESULTADO)
COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS DE 19X1 E X2: (considerando a inscrição em x1 e o pagamento em x2) APURAÇÃO DOS RESULTADOS(X1 + X2) DESPESA CONCLUSÃO: EM X2, QUANDO DO PAGAMENTO DE RP, NÃO HÁ ALTERAÇÃO NO PL. MESMO ASSIM O PL É REDUZIDO PELA DESPESA REGISTRADA EM 19X1 NA INSCRIÇÃO DE RP.

48 SERV IÇOS DA DÍVIDA A PAGAR (ART. 36 DA LEI 4.320/64)
É DESPESA EMPENHADA, LIQUIDADA E NÃO PAGA ATÉ 31/12, REFERENTE À DÍVIDA FUNDADA. DE ACORDO COM § ÚNICO ART. 98 INCLUI: - AMORTIZAÇÃO DO PRINCIPAL DA DÍVIDA, - ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA E CAMBIAL, - JUROS E - ENCARGOS SOBRE A DÍVIDA FUNDADA

49 DEPÓSITOS (§ ÚNICO ART. 3º E § 3º ART. 105 DA LEI 4.320/64)
- CAUÇÕES EM DINHEIRO - DEPÓSITOS JUDICIAIS - CONSIGNAÇÕES (ARRECADAÇÕES EM FAVOR DE TERCEIROS NA FOLHA DE PESSOAL) - RETENÇÕES NO PAGAMENTO A FORNECEDORES - DEPÓSITOS DE DIVERSAS ORIGENS

50 DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (ART. 37 DA LEI 4.320/64)
- DESPESAS DE EXERCÍCIOS ENCERRADOS NÃO PROCESSADAS NA ÉPOCA PRÓPRIA - RESTOS A PAGAR COM PRESCRIÇÃO INTERROMPIDA - COMPROMISSOS RECONHECIDOS APÓS O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO - VALOR INSCRITO EM RP MENOR QUE O VALOR REAL A SER PAGO.

51 DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES D.E.A. (ART. 37 DA LEI 4.320/64)
ANO DE 19X1 ORÇAMENTO DE 19X1 EXTRA- DESPESAS DO ANO D.E.A ORÇAMENTÁRIO TODOS OS APENAS O ELEMENTOS DE ELEMENTO NADA AFETA DESPESA DO Nº Nº 92 01 AO 99

52 SUPRIMENTO DE FUNDOS (ART. 68 E 69 DA LEI 4.320/64)
- ADIANTAMENTO DE NUMERÁRIO A SERVIDOR À CONTA DE EMPENHO EM DOTAÇÃO PRÓPRIA. - ATENDER A CASOS EXCEPCIONAIS NÃO SUJEITOS À LICITAÇÃO - HÁ CONTROLE DA RESPONSABILIDADE DO SUPRIDO DE COMPROVAR OS GASTOS (PRESTAR CONTAS).

53 SUPRIMENTO DE FUNDOS (ART. 68 E 69 DA LEI 4.320/64)
- NA CONCESSÃO: . REGISTRA A DESPESA ORÇAMENTÁRIA . REGISTRA A RESPONSABILIDADE DO SUPRIDO.

54 SUPRIMENTO DE FUNDOS (ART. 68 E 69 DA LEI 4.320/64)
-NA COMPROVAÇÃO DO ADIANTAMENTO: 1º CASO: APLICAÇÃO TOTAL BAIXA A RESPONSABILIDADE 2º CASO: APLICAÇÃO PARCIAL COM DEVOLUÇÃO DO SALDO NO ANO ANULA A DESPESA PARCIAL E BAIXA A RESPONSABILIDADE PELO TOTAL

55 SUPRIMENTO DE FUNDOS (ART. 68 E 69 DA LEI 4.320/64)
-NA COMPROVAÇÃO DO ADIANTAMENTO: 3º CASO: APLICAÇÃO PARCIAL COM DEVOLUÇÃO DO SALDO APÓS O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO REGISTRA COMO RECEITA O SALDO DEVOLVIDO PELO SUPRIDO E BAIXA A RESPONSABILIDADE

56 SUPRIMENTO DE FUNDOS (EXEMPLOS)
I. CONCESSÃO DE 100 EM 19X1 - EM 19X1, REGISTRA A DESPESA DE 100 E A RESPONSABILIDADE DE 100 II. APLICAÇÃO DE 90 E DEVOLUÇÃO DE 10 EM 19X1 - EM 19X1, BAIXA A RESPONSABILIDADE DE E ANULA A DESPESA DE 10 III. SE DEVOLUÇÃO DE 10 EM 19X2: - EM 19X1, BAIXA A RESPONSABILIDADE DE 90 - EM 19X2, REGISTRA A RECEITA DE 10 E BAIXA A RESPONSABILIDADE DE 10

57 SIAFI - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL
CONCEITO: sistema que processa e controla a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos e entidades públicas federais, buscando a eficiência e eficácia na gestão dos recursos do OGU.

58 SIAFI - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL
OBJETIVOS: - prover os mecanismos adequados ao registro e controle da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos federais; - fornecer meios para agilizar a programação financeira dos recursos do Tesouro Nacional; - permitir à sociedade obter a transparência dos gastos públicos; - permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais;

59 SIAFI - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL
CARACTERÍSTICAS: - Processamento Centralizado - Unificação dos Recursos Financeiros - Automatização da Escrituração

60 SIAFI - FORMAS DE ACESSO
NA FORMA DE ACESSO ON LINE A UG: - emite os seus documentos orçamentários e financeiros diretamente no sistema; - tem as suas disponibilidades financeiras individualizadas em contas contábeis, compondo o saldo da conta única. - atualiza os arquivos do sistema com a digitação dos dados relativos aos atos e fatos da gestão.

61 SIAFI - FORMAS DE ACESSO
NA FORMA DE ACESSO OFF LINE A UG: - emite os documentos, antes da introdução dos seus respectivos dados no sistema. - não introduz os dados no sistema, o que é feito por outra ug chamada de pólo de digitação. - tem suas disponibilidades financeiras individualizadas em contas bancárias, não compondo a conta única

62 SIAFI - MODALIDADES DE USO
MODALIDADE DE USO TOTAL: - processamento dos atos e fatos dos órgãos, incluindo eventuais receitas próprias - identificação das disponibilidades financeiras, através da conta única ou das contas existentes na rede bancária - padronização dos procedimentos orçamentários e financeiros, incluindo o uso do plano de contas - o SIAFI constituir-se na base de dados orçamentários e contábeis para efeitos legais

63 SIAFI - MODALIDADES DE USO
MODALIDADE DE USO PARCIAL: - execução financeira dos recursos previstos no OGU efetuada pelo SIAFI - não permitir o tratamento de recursos próprios - não substituir a contabilidade do órgão, sendo necessário o envio de balancetes para incorporação de saldos. Esta modalidade de uso é obrigatória para todos os órgãos e entidades do Poder Executivo que integram o orçamentos fiscal e seguridade social.

64 CONTABILIDADE APLICADA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CONCEITO: ramo da Contabilidade que coleta, registra e controla os atos e fatos da Fazenda Pública, mostra o valor do patrimônio, bem como acompanha e demonstra a execução do orçamento. OBJETO: - Patrimônio Público (exceto: praças, ruas, estradas) Orçamento Público Atos administrativos LEI

65 CONTABILIDADE APLICADA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
OBJETIVO: fornecer informações atualizadas e exatas aos - órgãos de controle administradores instituições governamentais e particulares REGIME CONTÁBIL: ( M I S T O ) Caixa para as receitas Competência para as despesas

66 CAMPO DE APLICAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DIRETA Órgãos do Poder Executivo
Órgãos do Poder Judiciário Casas do Poder Legislativo ADMINISTRAÇÃO INDIRETA Autarquias Fundações Públicas Empresas Públicas (*) Sociedades de Economia Mista (*) (*) Apenas as contempladas no orçamento fiscal e seguridade social

67 LEGISLAÇÃO APLICADA LEI Nº 4.320/64, DE Estatui normas gerais de direito financeiro para a elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, Municípios e do Distrito Federal (Exercício financeiro, Superávit financeiro, Contabilidade Orçamentária, Financeira e Patrimonial e Balanços ) DECRETO-LEI Nº 200/67- artigos 68 a 93 Normas de administração financeira e de contabilidade Lei 4.320/64 Estatui normas gerais de direito financeiro ...

68 LEGISLAÇÃO APLICADA DECRETO Nº / Dispõe sobre a unificação dos recursos de Caixa do Tesouro, atualiza e consolida a legislação pertinente INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 5/11/96 Aprova normas gerais sobre o Plano de Contas da Administração Federal

69 AVALIAÇÃO DE ITENS PATRIMONIAIS
(ARTIGO 106 DA LEI 4.320/64) CRÉDITOS E DÉBITOS PELO VALOR NOMINAL BENS MÓVEIS E IMÓVEIS VALOR DE AQUISIÇÃO OU CUSTO DE CONSTRUÇÃO BENS DE ALMOXARIFADO PREÇO MÉDIO PONDERADO DAS COMPRAS OBS: PODERÃO SER FEITAS REAVALIAÇÕES DOS BENS MÓVEIS E IMÓVEIS

70 OUTRAS PARTICULARIDADES
CONTAS DE APURAÇÃO DE CUSTOS Depreciação, Correção Monetária, Provisões etc ATOS ADMINISTRATIVOS Contratos, Convênios, Garantias etc SISTEMAS DE CONTAS Financeiro, Patrimonial, Orçamentário e Compensação. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Balanços Financeiro, Patrimonial e Orçamentário e Demonstração das Variações Patrimoniais.

71 ATOS ADMINISTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS - PREVISÃO DA RECEITA - DOTAÇÃO DA DESPESA - EMISSÃO DE EMPENHO EXTRA ORÇAMENTÁRIOS - ASSINATURA DE CONTRATOS - CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS - CONCESSÃO DE AVAIS

72 FATOS ADMINISTRATIVOS

73 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS (ARTIGO 100 DA LEI 4.320/64)
REPRESENTAM ALTERAÇÕES NA SITUAÇÃO LÍQUIDA PATRIMONIAL PELO: AUMENTO DO PL (Contas de Resultado Aumentativo do PL) ou REDUÇÃO DO PL (Contas de Resultado Diminutivo do PL)

74 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
BENS IMÓVEIS SALDO ANTERIOR COMPRA DE BENS IMÓVEIS VENDA DE BENS IMÓVEIS V. P. VALORIZAÇÃO DE BENS IMÓVEIS DOAÇÃO A TERCEIROS CONSTRUÇÃO DE BENS IMÓVEIS SALDO ATUAL

75 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS (CONTAS DE RESULTADO)
VARIAÇÕES ATIVAS (aumentam o PL) ATIVO OU PASSIVO FATOS MODIFICATIVOS AUMENTATIVOS VARIAÇÕES PASSIVAS (reduzem o PL) ATIVO OU PASSIVO FATOS MODIFICATIVOS DIMINUTIVOS

76 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS (FATOS CONTÁBEIS)
- RECEBIMENTO DE SALÁRIO - PAGAMENTO DO CONDOMÍNIO - COMPRA DE UM AUTOMÓVEL - EXTRAVIO DE DINHEIRO - CONCESSAO DE EMPRÉSTIMO AO CUNHADO - PAGAMENTO DA MENSALIDADE DO COLÉGIO - PAGAMENTO DO SALARIO DA SECRETARIA - RECEBIMENTO DO JUROS DO EMPRÉSTIMO - RECEBIMENTO DO EMPRÉSTIMO DO CUNHADO - PAGAMENTO DA APOSTA NA LOTERIA - GANHO DE UM TV POR SORTEIO

77 VARIAÇÕES ATIVAS (AUMENTATIVAS DE PL)
PELO AUMENTO DO ATIVO ARRECADAÇÃO DA RECEITA TRIBUTÁRIA ARRECADAÇÃO DA RECEITA DE SERVIÇOS DOAÇÃO DE BENS POR TERCEIROS INSCRIÇÃO DA DÍVIDA ATIVA PELA REDUÇÃO DO PASSIVO CANCELAMENTO DE RESTOS A PAGAR PRESCRIÇÃO DE DÍVIDAS PL

78 VARIAÇÕES ATIVAS (ANÁLISE DOS REFLEXOS PATRIMONIAIS)
S1: Se PL = A - P e A=100 e P=80, logo: PL = PL = 20 S2: Arrecadação da Receita Tributária de 35, então: A= = 135 e P = 80 PL = PL = 55 Conclusão: PL passou de 20 para 55

79 VARIAÇÕES ATIVAS (ANÁLISE DOS REFLEXOS PATRIMONIAIS)
S1: BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores 80 PL 20 S2: BALANÇO PATRIMONIAL PL (20+35) Apuração do Resultado do Exercício Receita 35

80 VARIAÇÕES PASSIVAS (DIMINUTIVAS DE PL)
PELA REDUÇÃO DO ATIVO PAGAMENTO DA DESPESA DE PESSOAL PAGAMENTO DA DESPESA DE SERVIÇOS REQUISIÇÃO DE BENS DO ALMOXARIFADO CANCELAMENTO DA DÍVIDA ATIVA PELO AUMENTO DO PASSIVO LIQUIDAÇÃO DA DESPESA DE SERVIÇOS ABSORÇÃO DE DÍVIDAS PL

81 VARIAÇÕES PASSIVAS (ANÁLISE DOS REFLEXOS PATRIMONIAIS)
S1: Se PL = A - P e A=100 e P=80, logo: PL = = 20 S2: Se Pagamento da Despesa de Pessoal de 15, então: A= = 85 e P = 80 PL = PL = 5 Conclusão: PL passou de 20 para 5

82 VARIAÇÕES PASSIVAS (ANÁLISE DOS REFLEXOS PATRIMONIAIS)
S1: BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores 80 PL 20 S2: BALANÇO PATRIMONIAL PL (20-15) Apuração do Resultado do Exercício Despesa

83 VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS
VARIAÇÕES ATIVAS: RECEITA: ATIVO (entra dinheiro $) PL = A P VARIAÇÕES PASSIVAS: DESPESA : ATIVO (sai dinheiro $) ou PASSIVO (entram obrigações a pagar) PL = A P (à vista) ou PL = A P (a prazo)

84 VARIAÇÕES EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS
SUPERVENIÊNCIAS ==> AUMENTO INSUBSISTÊNCIAS ==> REDUÇÃO SUPERVENIÊNCIA ATIVA = ATIVO SUPERVENIÊNCIA PASSIVA = PASSIVO INSUBSISTÊNCIA ATIVA = ATIVO INSUBSISTÊNCIA PASSIVA = PASSIVO

85 VARIAÇÕES EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS
VARIAÇÕES ATIVAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS: SUPERVENIÊNCIA ATIVA = ATIVO Ex: Inscrição da Dívida Ativa INSUBSISTÊNCIA PASSIVA = PASSIVO Ex: Cancelamento de Restos a Pagar

86 VARIAÇÕES EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS
VARIAÇÕES PASSIVAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS: INSUBSISTÊNCIA ATIVA = ATIVO Ex: Cancelamento da Dívida Ativa SUPERVENIÊNCIA PASSIVA = PASSIVO Ex: Atualização Monetária de Dívidas Passivas

87 VARIAÇÕES EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS
VARIAÇÕES ATIVAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS: INSUBSISTÊNCIA PASSIVA = DESINCORPORAÇÃO DE PASSIVOS SUPERVENIÊNCIA ATIVA = INCORPORAÇÃO DE ATIVOS VARIAÇÕES PASSIVAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS: INSUBSISTÊNCIA ATIVA = DESINCORPORAÇÃO DE ATIVOS SUPERVENIÊNCIA PASSIVA = INCORPORAÇÃO DE PASSIVOS

88 VARIAÇÕES (RESUMO PARCIAL)
ATIVAS ORÇAMENTÁRIA - RECEITA - TRIBUTÁRIA - SERVIÇOS etc EXTRA-ORÇAMENTÁRIA - DOAÇÃO DE BENS POR TERCEIROS - INSCRIÇÃO DA DÍVIDA ATIVA - CANCELAMENTO DE RESTOS A PAGAR PASSIVAS ORÇAMENTÁRIA - DESPESA - SALÁRIOS - SERVIÇOS etc EXTRA-ORÇAMENTÁRIA - DOAÇÃO DE BENS A TERCEIROS - CANCELAMENTO DA DÍVIDA ATIVA - ABSORÇÃO DE DÍVIDAS

89 EXERCÍCIO Identifique as variações patrimoniais ativas e passivas (orçamentária e extra-orçamentária): - inscrição da dívida ativa - cancelamento de restos a pagar - pagamentos de juros - extravio de materiais - desvalorização de bens - consumo de bens - recebimento de aluguéis - pagamento de salários - incorporação de dívidas de terceiros - arrecadação de tributos - recebimento de juros - doações recebidas de bens - pagto. de encargos sociais - arrecadação de taxas de ocupação - cancelamento da dívida ativa

90 MUTAÇÕES PATRIMONIAIS
ALTERAÇÕES PATRIMONIAIS DE FATOS PERMUTATIVOS DO ORÇAMENTO DA: RECEITA (NÃO EFETIVA) - RECEBIMENTO DA DÍVIDA ATIVA (CORRENTE) - OPERAÇÕES DE CRÉDITO (CAPITAL) etc DESPESA (NÃO EFETIVA) - AQUISIÇÃO DE BENS DE CONSUMO (CORRENTE) - AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA INTERNA(CAPITAL)

91 MUTAÇÕES PATRIMONIAIS
DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA EX: Amortização da Dívida SAI DINHEIRO ATIVO (VAR. PASSIVA => DESPESA) E REDUZ A DÍVIDA PASSIVO (VAR. ATIVA => =>MUTAÇÃO ATIVA) DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA EX: Operações de Crédito ENTRA DINHEIRO ATIVO (VAR. ATIVA => RECEITA) E AUMENTA A DÍVIDA PASSIVO (VAR. PASSIVA => =>MUTAÇÃO PASSIVA)

92 MUTAÇÕES PATRIMONIAIS
MUTAÇÕES DA DESPESA (ATIVAS) - PELO AUMENTO DO ATIVO - CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMOS - AQUISIÇÃO DE MATERIAL PERMANENTE - AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO OU - PELA REDUÇÃO DO PASSIVO - AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA MUTAÇÕES DA RECEITA (PASSIVAS) - PELA REDUÇÃO DO ATIVO: - RECEBIMENTO DA DÍVIDA ATIVA - AMORTIZAÇÃO DE EMPÉSTIMOS CONCEDIDOS - ALIENAÇÃO DE BENS OU - PELO AUMENTO DO PASSIVO - OBTENÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

93 MUTAÇÕES PATRIMONIAIS
(ESTUDO PRÁTICO) Suponha inicialmente que tenham ocorrido os seguintes fatos contábeis que não envolvem mutações patrimoniais: a. arrecadação da receita tributária no valor de $400: (esse fato provoca aumento no ativo e por conseguinte aumento no PL, que é representado pela RECEITA) b. pagamento da despesa de serviços no valor de $240: (esse fato provoca redução do ativo e por conseguinte redução no PL, representado pela DESPESA) c. doação de bens a terceiros no valor de $30: (esse fato provoca redução do ativo, refletindo na redução do PL, representada pela INSUBSISTÊNCIA ATIVA) d. inscrição da dívida ativa no valor de $90: (esse fato provoca aumento do ativo, refletindo no aumento do PL, representado pela SUPERVENIÊNCIA ATIVA)

94 REPERCUSSÃO NAS MUTAÇÕES PATRIMONIAIS:
VARIAÇÕES ATIVAS: ( + PL) 490 - Orçamentárias: - receita tributária (efetiva) 400 - mutações ativas 0 - Extra-orçamentárias - superveniências ativas (dív.ativa) 90 VARIAÇÕES PASSIVAS ( - PL) - Orçamentárias - despesa de serviços (efetiva) 240 - mutações passivas 0 - insubsistências ativas (doação) 30

95 MUTAÇÕES PATRIMONIAIS (ESTUDO PRÁTICO - continuação)
Suponha agora que ainda ocorreram os seguintes fatos contábeis (estes envolvem mutações patrimoniais): e. obtenção de empréstimos no valor de $210: (esse fato provoca aumento do ativo pela entrada de dinheiro que é chamado de RECEITA e também provoca aumento do passivo pelos empréstimos a pagar, envolvendo uma MUTAÇÃO PASSIVA) f. aquisição de bens móveis no valor de $130, à vista: (esse fato provoca redução do ativo pela saída de dinheiro que é chamada de DESPESA e também provoca aumento do ativo pela entrada de bens, envolvendo uma MUTAÇÃO ATIVA)

96 VARIAÇÕES ATIVAS: ( + PL) 830 - Orçamentárias:
- receita tributária (efetiva) 400 - receita oper. crédito (não-efetiva) 210 - mutações ativas (aquis. de bens) 130 - Extra-orçamentárias - superveniências ativas (dív.ativa) 90 VARIAÇÕES PASSIVAS ( - PL) - Orçamentárias - despesa de serviços (efetiva) 240 - despesa de aquis. bens (não-efetiva) 130 - mutações passivas (obt.emprést.) 210 - insubsistências ativas (doação) 30 AS MUTAÇÕES ATIVAS ANULAM A DESPESA NÃO EFETIVA AS MUTAÇÕES PASSIVAS ANULAM A RECEITA NÃO EFETIVA

97 MUTAÇÕES PATRIMONIAIS
Calculando o resultado do exercício: Variações Ativas: = Variações Passivas: (610) = Resultado Positivo: Observe que, se deixarmos de considerar os fatos permutativos orçamentários que envolvem a receita não-efetiva (210) em contraposição à mutação passiva (210) e a despesa não-efetiva (130) contraposta à mutação ativa (130), o resultado não se altera: Variações Ativas: 490 ( ) Variações Passivas: 270 ( ) Resultado Positivo: 220 (490 – 270)

98 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS (RESUMO GERAL)
VARIAÇÕES ATIVAS - ORÇAMENTÁRIAS - RECEITA - MUTAÇÕES ATIVAS ( PERMUTAS DA DESPESA) - EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS - SUPERV. ATIVAS - INSUBS. PASSIVAS VARIAÇÕES PASSIVAS - ORÇAMENTÁRIAS - DESPESA - MUTAÇÕES PASSIVAS (PERMUTAS DA RECEITA) - EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS - INSUBS. ATIVAS - SUPERV. PASSIVAS

99 FATO ATO => NÃO É VARIAÇÃO PATRIMONIAL (não envolve bens, direitos ou dívidas) MODIFICATIVO AUMENTATIVO (aumenta o PL) DIMINUTIVO (diminui o PL) PERMUTATIVO (não altera o PL) ORÇAMENTÁRIO (variação ativa) EXTRA-ORÇAMENTÁRIO (variação passiva) RECEITA => Entra dinheiro SUPERVENIÊNCIA ATIVA => Entram bens/ direitos INSUBSISTÊNCIA PASSIVA => Saem dívidas DESPESA => Sai dinheiro ou entram dívidas INSUBSISTÊNCIA ATIVA => Saem bens/ direitos SUPERVENIÊNCIA PASSIVA => Entram dívidas MUTAÇÃO ATIVA (DA DESPESA) MUTAÇÃO PASSIVA (DA RECEITA) => NÃO É VARIAÇÃO PATRIMONIAL - Entram bens/ direitos - Saem dívidas - Saem bens/ direitos - Entram dívidas

100 EXERCÍCIO Identifique as variações patrimoniais a partir das contas indicadas a seguir, usando o quadro anterior: - aquisição de bens permanentes - amortização da dívida interna - alienação de bens imóveis - recebimento da dívida ativa - construção de imóveis - consumo de bens de estoque - atualização cambial da dívida externa - inscrição da dívida ativa - doações de bens a terceiros - concessão de empréstimos - obtenção de financiamentos - amortização de empréstimos concedidos - absorção de dívidas - cancelamento da dívida ativa - aquisição de bens de estoque - cancelamento de restos a pagar

101 ESTUDO DAS CONTAS DE VARIAÇÃO PATRIMONIAL
BENS MÓVEIS : conta de ativo DESPESA DE AQUISIÇÃO DE BENS MÓVEIS: conta de despesa de capital RECEITA DE ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS: conta de receita de capital AQUISIÇÃO DE BENS MÓVEIS: conta de mutação ativa ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS: conta de mutação passiva INCORPORAÇÃO DE BENS MÓVEIS POR DOAÇÃO: conta de superveniência ativa DESINCORPORAÇÃO DE BENS MÓVEIS POR DOAÇÃO: conta de insubsistência ativa

102 ESTUDO DAS CONTAS DE VARIAÇÃO PATRIMONIAIS
DÍVIDA ATIVA: conta de ativo RECEITA DA DÍVIDA ATIVA: conta de receita corrente RECEBIMENTO DA DÍVIDA ATIVA: conta de mutação passiva INSCRIÇÃO DA DÍVIDA ATIVA: conta de superveniência ativa CANCELAMENTO DA DÍVIDA ATIVA: conta de insubsistência ativa

103 ESTUDO DAS CONTAS DE VARIAÇÃO PATRIMONIAIS
EMPRÉSTIMOS A RECEBER: conta de ativo DESPESA DE CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMOS: conta de despesa de capital RECEITA DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS: conta de receita de capital CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMOS: conta de mutação ativa AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS: conta de mutação passiva

104 ESTUDO DAS CONTAS DE VARIAÇÃO PATRIMONIAIS
RESTOS A PAGAR: conta de passivo CANCELAMENTO DE RESTOS A PAGAR: conta de insubsistência passiva Observação: INSCRIÇÃO DE RESTOS A PAGAR não é conta de variação patrimonial, sendo representada pela própria conta de DESPESA DE RESTOS A PAGAR. PAGAMENTO DE RESTOS A PAGAR não é conta de variação patrimonial, envolvendo apenas ativo e passivo financeiro.

105 SISTEMAS DE CONTAS SISTEMA PATRIMONIAL SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
SISTEMA FINANCEIRO SISTEMA PATRIMONIAL SISTEMA ORÇAMENTÁRIO SISTEMA DE COMPENSAÇÃO OS LANÇAMENTOS CONTÁBEIS SÃO EQUILIBRADOS EM CADA SISTEMA. A CADA DÉBITO CORRESPONDE UM CRÉDITO NO MESMO SISTEMA DE CONTAS.

106 SISTEMAS DE CONTAS 1. SISTEMA FINANCEIRO
Registra - recebimentos e pagamentos de natureza orçamentária e extra-orçamentária Trata de - ingressos (entradas) e dispêndios (saídas) de RECURSOS FINANCEIROS 2. SISTEMA PATRIMONIAL (OU NÃO FINANCEIRO) Registra - movimentação de bens, créditos e débitos não financeiros Trata de - bens de estoque, móveis e imóveis dívida ativa dívida fundada (operações de crédito) mutações ativas e passivas superveniências e insubsistências ativas e passivas

107 SISTEMAS DE CONTAS 3. Sistema Orçamentário
Registra - atos e fatos administrativos de natureza orçamentária Trata de - previsão da receita, fixação da despesa descentralização de créditos, empenho da despesa - arrecadação da receita, liquidação e pagamento da despesa 4. Sistema de Compensação Registra - atos administrativos não vinculados ao orçamento que não afetam imediatamente o patrimônio, mas que poderão vir a afetá-lo no futuro Trata de - contratos, convênios, avais, fianças, garantias etc - responsabilidades por suprimento de fundos

108 SISTEMAS DE CONTAS

109 SISTEMAS DE CONTAS AS CONTAS DO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO SÃO UTILIZADAS PARA ELABORAR O BALANÇO ORÇAMENTÁRIO AS CONTAS DO SISTEMA FINANCEIRO SÃO UTILIZADAS PARA ELABORAR O BALANÇO FINANCEIRO AS CONTAS DOS SISTEMAS PATRIMONIAL, FINANCEIRO E DE COMPENSAÇÃO SÃO UTLIZADAS PARA ELABORAR O O BALANÇO PATRIMONIAL SOMENTE AS CONTAS DE RESULTADO DOS SISTEMAS PATRIMONIAL E FINANCEIRO SÃO UTILIZADAS PARA ELABORAR A DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

110 EXEMPLIFICANDO EMPENHOS NE DOTAÇOES, PROVISÕES RECEBIDAS SISTEMA
ORÇAMENTÁRIO EMPENHOS NE BAIXAS DE: Contratos Avais Acordos Convênios etc REGISTRO de: Contratos Avais Acordos Convênios etc SISTEMA DE COMPENSACAO

111 EXEMPLIFICANDO RECEITA, COTA, SUB-REPASSE SISTEMA FINANCEIRO
PAGAMENTOS OB Aquisições de Bens Móveis, Imóveis, Material de Consumo Consumo/ Transferências e Baixas de Bens Permanentes SISTEMA PATRIMONIAL Recebimento de Doações e Transferências

112 DESPESA DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS À VISTA
SISTEMA FINANCEIRO D - DESPESA ORÇAMENTÁRIA C - BANCOS e SISTEMA ORÇAMENTÁRIO D e C = EM CONTAS DE CONTROLE DO ORÇAMENTO DA DESPESA

113 DESPESA DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSUMO À VISTA
SISTEMA FINANCEIRO D - DESPESA ORÇAMENTÁRIA C - BANCOS SISTEMA PATRIMONIAL D - BENS DE ESTOQUE C - MUTAÇÕES ATIVAS SISTEMA ORÇAMENTÁRIO D e C = EM CONTAS DE CONTROLE DO ORÇAMENTO DA DESPESA

114 ARRECADAÇÃO DA RECEITA DE SERVIÇOS
SISTEMA FINANCEIRO D - BANCOS C - RECEITA ORÇAMENTÁRIA e SISTEMA ORÇAMENTÁRIO D e C = EM CONTAS DE CONTROLE DO ORÇAMENTO DA RECEITA

115 ARRECADAÇÃO DA RECEITA DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO
SISTEMA FINANCEIRO D - BANCOS C - RECEITA ORÇAMENTÁRIA SISTEMA PATRIMONIAL D - MUTAÇÕES PASSIVAS C - OPERAÇÕES DE CRÉDITO (PASSIVO) SISTEMA ORÇAMENTÁRIO D e C = EM CONTAS DE CONTROLE DO ORÇAMENTO DA RECEITA

116 ASSINATURA DE CONTRATOS
SISTEMA DE COMPENSAÇÃO D - CONTRATOS DE SERVIÇOS/ALUGUÉIS C - DIR E OBRIGAÇÕES CONTRATADAS

117 DIREITOS FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS
- BANCOS C / MOVIMENTO - APLICAÇÕES FINANCEIRAS - POUPANÇAS - CRÉDITOS A RECEBER (SAL. FAMÍLIA, SALÁRIO MATERNIDADE ETC) NÃO FINANCEIROS - FATURAMENTOS A RECEBER - DIVERSOS RESPONSÁVEIS APURADOS - EMPRÉSTIMOS A RECEBER - DÍVIDA ATIVA

118 OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS E NÃO FINANCEIRAS
- RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS - FORNECEDORES - DEPÓSITOS DE TERCEIROS - CONSIGNAÇÕES A PAGAR NÃO FINANCEIRAS - PROVISÕES PARA FÉRIAS - PROVISÕES PARA 13º SALÁRIO - OPERAÇÕES DE CRÉDITO (DÍVIDA FUNDADA)

119 FONTES ALIMENTADORAS DOS SISTEMAS DE CONTAS
SISTEMA FINANCEIRO: CAIXA SISTEMA PATRIMONIAL: CAIXA E EXTRACAIXA SISTEMA ORÇAMENTÁRIO: CAIXA, ORÇAMENTO E ALTERAÇÕES SISTEMA DE COMPENSAÇÃO: ATOS ADMINISTRATIVOS

120 PLANO DE CONTAS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
CONCEITO ESTRUTURA ORDENADA E SISTEMATIZADA DE TÍTULOS CONTÁBEIS PADRONIZADOS NECESSÁRIOS AO REGISTRO DOS ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS, RELATIVOS AOS RECURSOS DO TESOURO NACIONAL E DE OUTRAS FONTES. OBJETIVO FORNECER INFORMAÇÕES ACERCA DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL

121 PLANO DE CONTAS FEDERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS - REALÇAR O ESTADO PATRIMONIAL E SUAS VARIAÇÕES, CONCENTRANDO AS CONTAS DE CONTROLE NO COMPENSADO - PADRONIZAR AS INFORMAÇÕES DOS ORGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL - FACILITAR A ELABORAÇÃO DO BALANÇO GERAL DA UNIÃO

122 PLANO DE CONTAS FEDERAL
ELEMENTOS - ELENCO DE CONTAS - DESCRIÇÃO DAS CONTAS - TABELA DE EVENTOS - TABELA DE CONTAS CORRENTES CONTÁBEIS

123 NÍVEIS DE DESDOBRAMENTO DAS CONTAS
2 1 2 1 1 01 00 CLASSE passivo GRUPO circulante SUBGRUPO obrigações em circulação ELEMENTO obrigações a pagar SUBELEMENTO fornecedores CÓDIGO VARIÁVEL CONTA CORRENTE - CNPJ - CPF - UG+FR - EXERCÍCIO - etc ÍTEM = do exercício SUBÍTEM (NÍVEL NÃO UTILIZADO NESTE CASO)

124 CONTAS CORRENTES CONTÁBEIS
CÓDIGO 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 14 15 16 19 21 22 NOME Não exige Banco + Agência + Conta Bancária CNPJ, CPF, IG ou UG+Gestão UG + FR Exercício + CNPJ ou CPF Guia de Recebimento Ordem Bancária Subitem do Elemento de Despesa Individualização de Imóveis Individualização de Marcas e Patentes Individualização de Projetos Código de Destinação da Receita Fonte de Recursos Célula da Receita Contrato de Programas de Repasse Célula da Despesa (EO + PTRES + FR + ND + UGR + PI) Individualização do Incentivo Fiscal Finalidade de Transferência Código de Tributo

125 CONTAS CORRENTES CONTÁBEIS
CÓDIGO 23 24 25 26 28 29 30 31 32 33 34 35 36 38 39 40 43 44 NOME Classificação de Encargos (PI + Banco) Categoria de Gasto + Ano + Mês Ordens de Produção Nota de Empenho Fonte SOF Nº da Obrigação Nº de Cadastro de Convênio Célula da Despesa com ND detalhada UG + Célula Financeira (Fonte SOF + Cat. Gastos) + Ano + Mês Célula SOF (EO + PTRES + IDOC + ND + FR) Controle de Valores Nº de Auxílio, Subvenções ou Contribuições Nº do Convênio + o Nº da Parcela Nº RIP de Imóvel Sigla da UF UG + Gestão + Nº do Pré-Empenho Órgão + Fonte(4) + Categoria de Gasto(1) (CNPJ, CPF, UG/Gestão, PF ou EX) + PC ou RC

126 PLANO DE CONTAS = 1 + 3 + 5 2 + 4 + 6 SALDO DEVEDOR SALDO CREDOR
1. ATIVO 2. PASSIVO SALDO CREDOR 3. DESPESA 4. RECEITA 5. RESULTADO DIMINUTIVO DO EXERCÍCIO 6. RESULTADO AUMENTATIVO DO EXERCÍCIO =

127 PLANO DE CONTAS 1. ATIVO BENS DIREITOS A RECEBER 2. PASSIVO
OBRIGAÇÕES A PAGAR 3.DESPESA RECURSOS DISPENDIDOS 4. RECEITA RECURSOS ARRECADADOS 5. RESULTADO DIMINUTIVO VARIAÇÕES NEGATIVAS 6. RESULTADO AUMENTATIVO VARIAÇÕES POSITIVAS

128 ESTRUTURA A NÍVEL DE CLASSE E GRUPO
1. ATIVO 1.1 CIRCULANTE 1.2 REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 1.4 PERMANENTE 1.9 COMPENSADO 2. PASSIVO 2.1 CIRCULANTE 2.2 EXIGÍVEL A LONGO PRAZO 2.3 RESULT. EXERC. FUTUROS 2.4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO 2.9 COMPENSADO 3. DESPESA 3.3 CORRENTE 3.4 CAPITAL 4. RECEITA 4.1 CORRENTE 4.2 CAPITAL 5. RESULTADO DIMIN. DO EXERCÍCIO 5.1 ORÇAMENTÁRIO 5.2 EXTRA-ORÇAMENTÁRIO 6. RESULTADO AUM. DO EXERCÍCIO 6.1 ORÇAMENTÁRIO 6.2 EXTRA-ORÇAMENTÁRIO 6.3 RESULTADO APURADO

129 CONTAS DE CONTROLE 1.9 ATIVO COMPENSADO 2.9 PASSIVO COMPENSADO
1.9.1 EXECUÇÃO ORÇAM. DA RECEITA (CONTROLA A ARRECADAÇÃO) 1.9.2 FIXAÇÃO ORÇAM. DA DESPESA (CONTROLA A DOTAÇÃO) 1.9.3 EXEC. DA PROG. FINANCEIRA (CONTROLA AS LIBERAÇÕES) 1.9.5 EXECUÇÃO DE RESTOS A PAGAR (CONTROLA A INSCRIÇÃO E O CANCELAMENTO) 1.9.9 COMPENSAÇÕES ATIVAS DIVERSAS (CONTROLA ATOS ADMINISTRATIVOS) 2.9 PASSIVO COMPENSADO 2.9.1 PREVISÃO ORÇAM. DA RECEITA (CONTROLA A PREVISÃO) 2.9.2 EXECUÇÃO ORÇAM . DA DESPESA (CONTROLA O EMPENHADO, O LIQUIDADO E O PAGO) 2.9.3 EXEC. DA PROG. FINANCEIRA (CONTROLA OS RECEBIMENTOS) 2.9.5 EXECUÇÃO DE RESTOS A PAGAR (CONTROLA O A PAGAR E O PAGO) 2.9.9 COMPENSAÇÕES PASSIVAS DIVERSAS (CONTRAPARTIDA DO 1.9.9)

130 CONTAS DE RESULTADO 5. RESULTADO DIMINUTIVO 5.1 ORÇAMENTÁRIO
5.1.1 DESPESA ORÇAMENTÁRIA (DA CLASSE “3”) 6. RESULTADO AUMENTATIVO 6.1 ORÇAMENTÁRIO 6.1.1 RECEITA ORÇAMENTÁRIA (DA CLASSE “4”) 5.1.2 INTERFERÊNCIAS PASSIVAS (COTA, REPASSE E SUB-REPASSE CONCEDIDOS) 6.1.2 INTERFERÊNCIAS ATIVAS (COTA, REPASSE E SUB-REPASSE RECEBIDOS) 5.1.3 MUTAÇÕES PASSIVAS (FATOS PERMUTATIVOS DA RECEITA) 5.2 EXTRA-ORÇAMENTÁRIO 6.1.3 MUTAÇÕES ATIVAS (FATOS PERMUTATIVOS DA DESPESA) 6.2 EXTRA-ORÇAMENTÁRIO 5.2.1 DESPESA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA (DE ENTIDADE FORA DO ORÇAMENTO) 6.2.1 RECEITA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA (DE ENTIDADE FORA DO ORÇAMENTO) 5.2.2 INTERFERÊNCIAS PASSIVAS ( BENS CONCEDIDOS A UG) 6.2.2 INTERFERÊNCIAS ATIVAS ( BENS RECEBIDOS DE UG) 5.2.3 DECRÉSCIMOS PATRIMONIAIS (DESINCORPORAÇÃO DE ATIVOS E INCORPORAÇAO DE PASSIVOS) 6.2.3 ACRÉSCIMOS PATRIMONIAIS (INCORPORAÇÃO DE ATIVOS E DESINCORPORAÇÃO DE PASSIVOS)

131 CONCONTA CONSULTA PLANO DE CONTAS - Conta Contábil : 3.3.4.9.0.30.16
- Título : Material de Expediente - Encerramento : Conta de encerramento na primeira etapa. Conta Corrente : Não Exige Tipo de Saldo : Devedor

132 CONCONTA Inversão de Saldo : Não aceita inversão
Sistema Contábil : Financeiro Função :Registra o valor das apropriações da despesa Saldo : Devedor- Demonstra o total das despesas realiz. durante o exercício Obs: Conta escriturável de sétimo nível, deno- minado subitem

133 CONCONTA DEBITADO : -Pela apropriação da despesa
- Pelos estornos com a negativação parcial ou total dos valores CREDITADO : - Pelo encerramento do exercício

134 REGISTROS CONTÁBEIS REGIME CONTÁBIL: MISTO
A RECEITA SERÁ REGISTRADA PELA ENTRADA DE DINHEIRO (RECOLHIMENTO) A DESPESA SERÁ REGISTRADA NO RECEBIMENTO DE BENS E SERVIÇOS (LIQUIDAÇÃO) NO FINAL DO ANO, OS VALORES: - ARRECADADOS E NÃO RECOLHIDOS SERÃO REGISTRADOS COMO RECEITA; E - EMPENHADOS E NÃO LIQUIDADOS SERÃO REGISTRADOS COMO DESPESA (RESTOS A PAGAR NÃO-PROCESSADOS)

135 REGISTROS CONTÁBEIS HÁ QUATRO SISTEMAS DE CONTAS
SISTEMAS ORÇAMENTÁRIO E DE COMPENSAÇÃO EFETUAM CONTROLE SISTEMAS FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO SÃO USADOS NO REGISTRO DA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO (ARRECADAÇÃO E LIQUIDAÇÃO) ATIVO E PASSIVO COMPENSADOS (1.9 E 2.9) SÃO USADOS NO CONTROLE DO ORÇAMENTO

136 REGISTROS CONTÁBEIS DESPESA SERÁ DEBITADA A CRÉDITO DE ATIVO OU PASSIVO (COMPETÊNCIA) RECEITA SERÁ CREDITADA A DÉBITO DE ATIVO (CAIXA) VARIAÇÕES PASSIVAS DEBITADAS A CRÉDITO DE ATIVO OU DE PASSIVO VARIAÇÕES ATIVAS CREDITADAS A DÉBITO DE ATIVO OU DE PASSIVO

137 REGISTROS CONTÁBEIS

138 EVENTO xx x xxx CLASSE TIPO DE UTILIZAÇÃO CÓDIGO SEQÜENCIAL

139 CLASSES DE EVENTOS EVENTO 10 20 30 40 51 52 53 54 55 56 61 70 80
Previsão de Receitas Dotação de Despesa Movimentação de Crédito Empenho da Despesa Apropriação de Despesa Retenção de Obrigações Liquidação de Obrigações Registros Diversos Apropriação de Direitos Liquidação de Direitos Liquidação de Restos a Pagar Transferências Financeiras Receitas

140 TIPOS DE UTILIZAÇÃO DO EVENTO
1 5 6 Utilizado pelo Gestor Utilizado pelo Sistema Estorno do Gestor Estorno do Sistema

141 2 3 7 8 TIPOS DE EVENTOS COMPLEMENTARES
Complementar do usado pelo Gestor Complementar do usado pelo Sistema Estorno do complementar do Gestor Estorno do complementar do Sistema

142 MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO DAS CLASSES DE EVENTOS
UTILIZADOS DE FORMA INDIVIDUAL PARTIDA CONTÁBIL DOBRADA (DÉBITO E CRÉDITO) 10 20 30 40 54 51 53 55 61 70 PARTIDA CONTÁBIL PREDOMINANTEMENTE DE DÉBITO PARTIDA CONTÁBIL PREDOMINANTEMENTE DE CRÉDITO 52 56 80

143 PREVISÃO INICIAL DA RECEITA NL - 10.0.010
CONTA D =Receita a realizar D =Outros cont.por fonte recursos C =Previsão inicial da receita C =Previsão inicial p/fonte recursos CONTA/CORRENTE Célula da receita ----- Fonte SOF

144 REALIZAÇÃO DA RECEITA PRÓPRIA - NL 55.0.505 E 80.0.850
CONTA CONTÁBIL D Banco/Brasil D Rec. Realizada D Disp.p/fonte/ rec. D Arrec.Real.p/fonte. C-4YYYY.YY.YY-Receita C Receita a Realizar C Disp. Financeira C Out. arrecadações C/ CORR.CONTÁBIL Bco./Ag./C.Bancária -Célula da Receita -Fonte de Recursos -Fonte SOF

145 FIXAÇÃO DA ESPESA (crédito inicial) ND - 20.0.031
CONTA D Originário OGU D Créditos Iniciais D Outros Créditos C Crédito Disponível C Crédito Líquido C Outras Dotações CONTA CORRENTE -Célula da Despesa -Célula SOF - Célula da Despesa - Célula SOF

146 DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS NC - 30.0.063 - Provisão Concedida
CONTA UG Emitente D Crédito disponível C Provisão concedida UG Beneficiada D Provisão recebida C Crédito disponível C/CORRENTE -Célula da Despesa

147 SUB-REPASSE CONCEDIDO OB - 70.0.7XX
UG CONCEDENTE CONTA D YY-Sub-repasse fonte Concedido D Disp. Financeira D Cota Fin. Liberada C Banco do Brasil C Disp.p/fonte Rec. C Cota Fin.a Liberar C/CORRENTE -fonte de recurso - -ug+cel.fin.+ano+mês -fonte recurso -ug+cel.fin+Ano+mês

148 SUB-REPASSE CONCEDIDO OB - 70.0.7XX
UG BENEFICIADA CONTA D Banco do Brasil D Disp.p/fonte rec. D Cota Fin.a Receber C Sub-repasse recebido C Disp. Financeira C Cota Fin.recebida C/CORRENTE - -fonte de recursos -ug+cel.fin+ano+mês

149 EMISSÃO DE PRÉ- EMPENHO NE - 40.1.081
CONTA D Crédito Disponível D Emissão Pré-Empenho C Créd.Pré-Emp.Líquido C Pré-Emp.a Empenhar C/CORRENTE Célula da Despesa UG/Gestão/Pré-Empenho

150 ANULAÇÃO DE PRÉ-EMPENHO NE - 40.1.083
CONTA D Créd.Pré-Emp.Líquido D Pré-Emp. a Empenhar C Crédito Disponível C Anulação Pré-Empenho C/CORRENTE Célula da Despesa UG/Gestão/Pré-Empenho

151 EMPENHO DA DESPESA NE - 40.1.091 CONTA D-29211.0000-Crédito Disponível
D Emissão de Empenho D Out.Emissões Emp. D LL-Emp.p/mod.Licitação D Outras Emissões Emp. D Val. Comprometidos C/CORRENTE -Célula da Despesa -Nota de Empenho - CGC/CPF/UG+Gestão

152 EMPENHO DA DESPESA NE - 40.1.091(continuação)
CONTA C Créd.Emp.a Liquidar C Outros emp.p/emissão C Empenhos a Liquidar C Outros Emp.p/emissão C LL-Emp.p/mod.Lic.a Liq. C Valores em liquidação C/CORRENTE -Células da despesa - -Nota de Empenho CGC/CPF/UG/Gestão

153 LIQUIDAÇÃO DA DESPESA DE AQUIS. MAT. CONSUMO NL - 51.0.102 e 52.0.214
CONTAS D yy-Material de Consumo D Empenhos a liquidar D Estoque Mat.Consumo D Dispon. Financeira D Créd.Emp.a Liquidar D Valores em Liquidação D LL-Emp.Mod.lic.a Liquidar D Valores Pagos ( ) C/CORRENTE - -Nota de Empenho -Subitem da ND Célula da Despesa -CGC/CPF/UG-Gestão

154 LIQUIDAÇÃO DA DESPESA AQUIS. MAT. CONSUMO NL 51. 102 e 52
LIQUIDAÇÃO DA DESPESA AQUIS. MAT. CONSUMO NL e (CONTINUAÇÃO) CONTA C Empenhos Liquidados C Bens em Estoque C Disp.p/fonte Recursos C Créd. Emp. Liquidado C Valores Pagos C LL-Emp.p/mod.lic liquid. C Valores liq. a pagar( ) C Fornecedores ( ) C/CORRENTE -nota de empenho - -fonte de recursos -célula da despesa -cgc/cpf/ug+gestão

155 BAIXA DE MATERIAL DE CONSUMO NL - 54.0.445
CONTAS D Consumo p/requisição C Estoque mat.consumo C/CORRENTE - subitem despesa

156 CONEVENTO Consulta Tabela de Eventos a partir de um código informado.
Título : Apropriação de despesas de serviços de terceiros pessoa física - com contrato

157 CONEVENTO Documentos permitidos : OB, NL, GR, NS
Encerramento : Registro diário de documentos no Sistema Evento de Estorno : Evento Provisório : Utilização constante Verifica Saldo : Observa a existência de saldos contábeis.

158 CONEVENTO UG Emitente : Evento de uso permitido a qualquer UG
Gestão Emitente : Permitido a qualquer gestão. Favorecido : Preenchimento facultativo UG favorecida : Qualquer UG Gestão favorecida : Qualquer Gestão

159 CONEVENTO Exercício da NE : Pertencer ao exercício
Exigência de Equilíbrio: Exige equilíbrio dos sistemas de contas Inscrição 1 Conta corrente : Informar no documento Tipo : Número do empenho c/ uso do favorecido do empenho

160 CONEVENTO Inscrição 2 Conta corrente : 0177000000
Tipo : Fonte de recursos Uso : Aplicar no roteiro da UG2 Classificação : YY Classificação :

161 CONEVENTO Regras de Contabilização
Lançamentos realizados na UG 1-emitente do documento e na UG 2 - favorecida do documento.

162 BALANCETE O BALANCETE É A PEÇA QUE DEMONSTRA O MOVIMENTO E O SALDO DAS CONTAS CONTÁBEIS, DETALHADAS ATÉ O ÚLTIMO NÍVEL DE DESDOBRAMENTO, INCLUINDO O CÓDIGO DE CONTA CORRENTE CONTÁBIL.

163 ANÁLISE DO BALANCETE Na análise do balancete mensal, cada unidade Gestora deverá verificar as contas contábeis, de forma que ao final do mês o balancete demonstre corretamente os saldos das contas contábeis. INSTRUMENTOS FACILITADORES NO SIAFI: CONCONTA, CONEVENTO, CONRAZAO, DIÁRIO, BALANCETE, CONINCONS, CONPARINC, CONCONTIR, CONEQCONT.

164 ANÁLISE DE BALANCETES NO SIAFI
TRANSAÇÕES >CONCONTA : Consulta Plano de Contas >CONEVENTO: Consulta Tabela de Eventos >BALANCETE: Consulta balancete do órgão ou unidade gestora por conta contábil ou conta corrente >CONRAZÃO: Consulta o livro razão

165 ANÁLISE DE BALANCETES NO SIAFI
>DIÁRIO: Consulta o livro diário >CONINCONS: Consulta contas inconsistentes >CONPARINC:Consulta parâmetros de inconsistências >CONCONTIR: Consulta contas irregulares >CONEQCONT: Consulta equações contábeis

166 EQUAÇÕES CONTÁBEIS 1. Saldos devedores e credores 1+3+5=2+4+6
2. Ativo e passivo compensado 191=291; 192=292; 193=293; 195=295; 199=299 3. Dotação e movimentação de créditos = 4. Execução da despesa por empenho 1924=2924 5. Darf a emitir e recursos da União = 6. Materiais e bens em trânsito = ; =

167 EQUAÇÕES CONTÁBEIS 7. Despesa e crédito líquido 300000000=292130201
8. Despesa de equipamento e material permanente e aquisição de bens móveis = 9. Operações de crédito em títulos = 10. Receita e receita realizada = 11. Cota, repasse e sub-repasse concedidos/recebidos 51211 = 61211; = 61212 51213 = 61213

168 EQUAÇÕES CONTÁBEIS ALGUMAS CONTAS QUE DEVEM ESTAR COM SALDOS “ZERADOS” NO FINAL DO MÊS: :Ordens bancárias emitidas a compensar :Bens móveis em trânsito :Receita bruta :Ordens bancárias canceladas :Pessoal a pagar de exerc. anteriores :Depósito na conta única a classificar :Receita corrente a classificar :Receita de capital a classificar :Resultado apurado

169 PRINCIPAIS CONTAS 111130000: Aplicações financeiras
: Limite de saque com vinc. de pagamento : Limite recebido para pagam de RP : Créditos diversos a receber : Diversos responsáveis - apurados : Bens e valores em circulação : Importações em andamento : Estoques internos - almoxarifado : Materiais em trânsito - mat. de consumo : Importações do exercício : Importações de exercícios anteriores : Despesas antecipadas

170 PRINCIPAIS CONTAS 122510000: Títulos e valores
: Direitos sobre concessões : Bens imóveis : Próprios nacionais : Bens dominiais : Obras em andamento : Bens móveis em trânsito : Importações em andamento : Próprios nacionais a alienar : Bens móveis : Darf a emitir 19972YY00: Contratos com terceiros

171 PRINCIPAIS CONTAS 211120000: Pensão alimentícia 211130100: IRRF
: Outros consignatários : Fornecedores do exercício : Pessoal a pagar do exercício : Depósitos de terceiros : Outros depósitos : Recursos fiscais : Recursos previdenciários : Restos a pagar não processados a liquidar : Receita bruta : Receitas correntes a classificar

172 BALANÇOS A Lei 4.320/64, em seu art. 101, define que os resultados gerais do exercício serão demonstrados em quatro tipos de Balanços: ORÇAMENTÁRIO DEM. VARIAÇÕES PATRIMONIAIS PATRIMONIAL FINANCEIRO

173 RESULTADOS PÚBLICOS - RESULTADO ORÇAMENTÁRIO: APURADO NO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO - RESULTADO FINANCEIRO: APURADO NO BALANÇO FINANCEIRO - RESULTADO PATRIMONIAL OU ECONÔMICO: APURADO NA DEM. DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS OBS: O BALANÇO PATRIMONIAL APENAS APRESENTA O RESULTADO PATRIMONIAL.

174 RESULTADO PATRIMONIAL
RESULTADOS PÚBLICOS RESULTADO ORCAMENTÁRIO RESULTADO FINANCEIRO RESULTADO PATRIMONIAL

175 CÁLCULO DOS RESULTADOS
- RESULTADO ORÇAMENTÁRIO: RECEITA MENOS DESPESAS - RESULTADO FINANCEIRO: INGRESSOS MENOS DISPÊNDIOS - RESULTADO PATRIMONIAL: VAR. ATIVAS MENOS VAR. PASSIVAS

176 ESTRUTURA PADRÃO BALANÇOS ( + ) ( - ) TÍTULOS TÍTULOS
VALORES POSITIVOS VALORES NEGATIVOS ( + ) ( ) SOMA VAL.POSITIVOS SOMA VAL. NEGATIVOS DIFERENCIAL OU RESULTADO DIFERENCIAL OU RESULTADO TOTAL TOTAL

177 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO CONCEITO / OBJETIVO
Demonstrar a receita prevista e a despesa fixada nas leis orçamentária e de créditos adicionais, bem como a sua execução, permitindo a comparação dos valores previstos com os realizados (artigo 102 Lei 4.320/64)

178 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Demonstrará as receitas classificadas por categoria econômica, e as despesas por tipo de crédito e categoria econômica. Apresentará o resultado orçamentário. O resultado orçamentário é apurado comparando-se o total da receita executada com o total da despesa realizada.

179 RESULTADO ORÇAMENTÁRIO
RECEITA EXECUTADA > DESPESA REALIZADA SUPERÁVIT ORÇAMENTÁRIO RECEITA EXECUTADA < DESPESA REALIZADA DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO RECEITA EXECUTADA = DESPESA REALIZADA RESULTADO NULO

180 RESULTADOS POR CATEGORIA ECONÔMICA
- RESULTADO DO ORÇAMENTO CORRENTE: COMPARA A RECEITA CORRENTE EXECUTADA COM A DESPESA CORRENTE EXECUTADA - RESULTADO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL: COMPARA A RECEITA DE CAPITAL EXECUTADA COM A DESPESA DE CAPITAL EXECUTADA

181 RESULTADO DO ORÇAMENTO CORRENTE
- RECEITA CORRENTE EXECUTADA MAIOR QUE DESPESA CORRENTE EXECUTADA = SUPERÁVIT DO ORÇAMENTO CORRENTE - DESPESA CORRENTE EXECUTADA MAIOR QUE RECEITA CORRENTE EXECUTADA = DÉFICIT DO ORÇAMENTO CORRENTE

182 RESULTADO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
- RECEITA DE CAPITAL EXECUTADA MAIOR QUE DESPESA DE CAPITAL EXECUTADA = SUPERÁVIT DO ORÇAMENTO DE CAPITAL - DESPESA DE CAPITAL EXECUTADA MAIOR QUE RECEITA DE CAPITAL EXECUTADA = DÉFICIT DO ORÇAMENTO DE CAPITAL

183 RESULTADO ORÇAMENTÁRIO
O SUPERÁVIT É COLOCADO DO LADO DA DESPESA E O DÉFICIT DO LADO DA RECEITA COM O OBJETIVO DE FAZER O FECHAMENTO (EQUILÍBRIO) DO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO.

184 BALANCO ORCAMENTÁRIO RECEITA TÍTULO PREV EXEC DIFERENÇA Receitas
- Correntes - Capital SOMA DÉFICITS TOTAL DESPESA TITULO FIXAÇ EXEC DIFER Créditos Orç/Suplem. - Despesas Correntes - Despesas de Capital Créditos Especiais - Despesa Corrente - Despesa de Capital Crédito Extraordinário SOMA SUPERÁVITS TOTAL

185 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO RECEITA PREVISTA: CONTAS 2.9.1.x.x.xx.xx
NO PLANO DE CONTAS HÁ TÍTULOS CONTÁBEIS DESTINADOS A FACILITAR A ELABORAÇÃO DOS BALANÇOS: RECEITA PREVISTA: CONTAS x.x.xx.xx RECEITA EXECUTADA: CONTAS x.x.xx.xx DESPESA FIXADA: CONTAS x.x.xx.xx DESPESA EXECUTADA: CONTAS x.x.xx.xx

186 DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
CONCEITO / OBJETIVO MOSTRAR TODAS AS VARIAÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS OCORRIDAS NO PATRIMÔNIO E INDICAR O RESULTADO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO. (ARTIGO 104 LEI 4320/64)

187 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
NO PLANO DE CONTAS FEDERAL AS CLASSES REPRESENTATIVAS DAS CONTAS DE RESULTADO SÃO: 3- DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS 5- RESULTADO DIMIN. DO EXERCÍCIO 6- RESUL. AUMENTATIVO DO EXERCÍCIO

188 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
AS VARIAÇÕES PASSIVAS CAUSAM DIMINUIÇÃO NO PATRIMÔNIO ( CLASSES 3 DESPESA E 5 RESULTADO NEGATIVO ). AS VARIAÇÕES ATIVAS CAUSAM AUMENTO NO PATRIMÔNIO ( CLASSES 4 RECEITA E 6 RESULTADO POSITIVO )

189 RESULTADO DO EXERCÍCIO
O RESULTADO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO É REPRESENTADO PELA DIFERENÇA ENTRE AS VARIAÇÕES ATIVAS E AS VARIAÇÕES PASSIVAS. Obs: Podem ocorrer três situações distintas na apuração do resultado do exercício:

190 RESULTADOS PATRIMONIAIS
VARIAÇÕES ATIVAS > VARIAÇÕES PASSIVAS = SUPERÁVIT PATRIMONIAL VARIAÇÕES ATIVAS < VARIAÇÕES PASSIVAS = DÉFICIT PATRIMONIAL VARIAÇÕES ATIVAS = VARIAÇÕES PASSIVAS = RESULTADO NULO

191 DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
VARIAÇÕES ATIVAS RESULTANTES DO ORÇAMENTO - RECEITA CORRENTE TRIBUTÁRIA CONTRIBUIÇÕES - RECEITA DE CAPITAL OPERAÇÕES DE CRÉDITO ALIENAÇÃO DE BENS - MUTAÇÕES ATIVAS AQUISIÇÃO DE BENS INDEPENDENTES DO ORÇAMENTO - INSCRIÇÃO DA DÍVIDA ATIVA - CANCELAMENTO DE RESTOS A PAGAR SOMA DAS VAR. ATIVAS RESULTADO PATRIMONIAL DÉFICIT (VP > VA) TOTAL VARIAÇÕES PASSIVAS RESULTANTES DO ORÇAMENTO - DESESA CORRENTE PESSOAL JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA - DESPESA DE CAPITAL INVESTIMENTOS AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA - MUTAÇÕES PASSIVAS ALIENAÇÃO DE BENS INDEPENDENTES DO ORÇAMENTO - CANCELAMENTO DA DÍVIDA ATIVA - CONSUMO DE MATERIAIS SOMA DAS VAR. PASSIVAS RESULTADO PATRIMONIAL SUPERÁVIT (VA > VP) TOTAL

192 APRESENTA A SITUAÇÃO ESTÁTICA
BALANÇO PATRIMONIAL APRESENTA A SITUAÇÃO ESTÁTICA DOS BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES E INDICA O VALOR DO SALDO PATRIMONIAL (PL).

193 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO Ativo Financeiro Passivo Financeiro
A LEI 4.320/64, EM SEU ARTIGO 105, DETERMINOU QUE O BALANÇO PATRIMONIAL DEMONSTRARÁ: ATIVO PASSIVO Ativo Financeiro Passivo Financeiro Ativo Permanente Passivo Permanente Ativo Real Passivo Real Saldo Patrimonial Saldo Patrimonial Ativo Compensado Passivo Compensado

194 BALANÇO PATRIMONIAL Na contabilidade pública, o Balanço Patrimonial apresenta seus elementos separando os financeiros dos não financeiros. Esta forma de segregação facilita o cálculo do Superávit Financeiro. Entende-se por Superávit Financeiro a diferença positiva entre o Ativo financeiro e o Passivo financeiro.

195 BALANÇO PATRIMONIAL O ativo financeiro compreenderá os créditos realizáveis independentes de autorização orçamentária e o numerário. O ativo permanente ou não-financeiro compreenderá os bens, créditos cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

196 BALANÇO PATRIMONIAL O Ativo Real representa o somatório do Ativo Financeiro com o Ativo Permanente ou Não Financeiro AR = AF + AP O ativo compensado compreende os bens,valores, obrigações e situações não compreendidas no patrimônio mas que, no futuro,poderão vir a afetá-lo.

197 BALANÇO PATRIMONIAL O passivo financeiro compreenderá os compromissos exigíveis cujo pagamento independa de autorização orçamentária. O passivo permanente ou não-financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

198 BALANÇO PATRIMONIAL O Passivo Real representa o somatório do Passivo Financeiro com o Passivo Permanente ou Não-Financeiro PR = PF + PP O passivo compensado compreende os bens,valores, obrigações e situações não compreendidas no patrimônio mas que, no futuro,poderão vir a afetá-lo.

199 BALANÇO PATRIMONIAL O Saldo Patrimonial é resultado da comparação do Ativo Real com o Passivo Real SP = AR - PR

200 BALANÇO PATRIMONIAL Se o ativo real superar o passivo real, o saldo patrimonial será representado pelo Ativo Real Líquido = AR > PR Se o passivo real superar o ativo real o saldo patrimonial será representado pelo Passivo Real Descoberto = PR > AR

201 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO
Financeiro (AF) Financeiro (PF) Permanente (AP) Permanente (PP) Ativo Real (AR = AF+AP) Passivo Real ( PR = PF+PP) Saldo Patrimonial (SP) Saldo Patrimonial (SP) Passivo Real Descoberto Ativo Real Líquido (PR>AR) (AR>PR) Compensado (AC) Compensado (PC) Ativo Total (AR+SP+AC) Passivo Total (PR+SP+PC)

202 BALANÇO FINANCEIRO (artigo 103 - Lei 4.320/64)
O BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRARÁ A RECEITA E A DESPESA ORÇAMENTÁRIAS, OS RECEBIMENTOS E PAGAMENTOS DE NATUREZA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA, CONJUGADOS COM OS SALDOS EM ESPÉCIE PROVENIENTES DO EXERCÍCIO ANTERIOR E OS QUE SE TRANSFEREM PARA O EXERCÍCIO SEGUINTE.

203 BALANÇO FINANCEIRO DISPONÍVEL DO ANO ANTERIOR + RECEITA ORÇAMENTÁRIA
+ RECEBIMENTOS EXTRA-ORÇAM. - DESPESA ORÇAMENTÁRIA - PAGAMENTOS EXTRA-ORÇAM. = DISPONÍVEL P/ O ANO SEGUINTE

204 BALANÇO FINANCEIRO MOVIMENTO BANCÁRIO DE OUT/X1
DATA HISTORICO MOVIM. SALDO D/C DEP. INICIAL C CHEQUE CX C DEP. DINHEIRO C DÉB. AUTORIZ C SALDO ATUAL C

205 = + COMO DEMONSTRAR O MOVIMENTO SOB A FORMA DE UM BALANÇO ? INGRESSOS
-Dep.inicial -Dep. dinheiro DISPÊNDIOS - Cheque - Déb. autorizado DISPÊNDIOS = + Disponível atual

206 BALANÇO FINANCEIRO MOVIMENTO BANCÁRIO DE NOV/X1
DATA HISTORICO MOVIM. SALDO D/C SALDO ANTERIOR C CHEQUE COMP C DEP. DINHEIRO C DÉB. AUTORIZ C PROVENTOS C SALDO ATUAL C

207 E... AGORA, COMO DEMONSTRAR O NOVO MOVIMENTO MANTENDO O EQUILÍBRIO ?
DISPÊNDIOS - Cheque compe 600 - Déb. autorizado 300 INGRESSOS -Dep. dinheiro - Proventos = + - Disponível Atual + - Disponível Anterior

208 BALANÇO FINANCEIRO INGRESSOS DISPÊNDIOS - ORÇAMENTÁRIOS
- EXTRA-ORÇAMENTÁRIOS -DISPONÍVEL ANTERIOR TOTAL DISPÊNDIOS - ORÇAMENTÁRIOS - EXTRA-ORÇAMENTÁRIOS - DISPONÍVEL ATUAL TOTAL

209 BALANÇO FINANCEIRO (LEI Nº 4.320/64)
RECEITA (INGRESSOS) DESPESA (DISPÊNDIOS) RECEITA ORÇAMENTÁRIA DESPESA ORÇAMENTÁRIA (POR CATEG.ECONÔMICA) (POR FUNÇÃO) CORRRENTE SAÚDE CAPITAL EDUCAÇÃO TRANSPORTE etc INGRESSOS EXTRA-ORÇAM. DISPÊNDIOS EXTRA-ORÇAM. Inscrição de R. A Pagar do ano Pagto. de Restos A Pagar do ano anterior DISPONÍVEL PERÍDO ANTERIOR ($) DISPONÍVEL P/ PERÍODO SEGUINTE ($) TOTAL DA RECEITA TOTAL DA DESPESA

210 BALANÇO FINANCEIRO (SIAFI-SIAFEM)
RECEITA (INGRESSOS) DESPESA (DISPÊNDIOS) RECEITA ORÇAMENTÁRIA DESPESA ORÇAMENTÁRIA CORRENTES (S AT) CORRENTES(SAT) CAPITAL(SAT) CAPITAL(SAT) TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS TRANSFERÊNCIAS CONCEDIDAS INGRESSOS EXTRA-ORÇAM DISPÊNDIOS EXTRA-ORÇAM. REALIZÁVEIS (SANT) REALIZÁVEIS (SAT) EXIGÍVEIS (SAT) EXIGÍVEIS (SANT) Inscrição de R. a Pagar do ano Cancelam. De R. a Pagar (ano anterior) Inscrição R. a Pagar (ano anterior) DISPONÍVEL ANTERIOR ($) DISPONÍVEL ATUAL ($) SALDO ANTERIOR SALDO ATUAL TOTAL DA RECEITA TOTAL DA DESPESA OBS: Insc.RP(ant.erior) - Cancelam. RP (anterior) = Pagto. de R. a Pagar do ano anterior

211 ANÁLISE DE BALANÇOS NO SIAFI
DEMONSTRAÇÕES EXAMINADAS: 1-FINANCEIRO 2-PATRIMONIAL 3-VARIAÇÕES PATRIMONIAIS 4-BALANÇO ORÇAMENTÁRIO 5-DISPONIBILIDADES

212 ANÁLISE DE BALANÇOS NO SIAFI
TRANSAÇÕES >CONGERAREL: Consulta geração de relatórios (balanços) >CONBALANUG:Consulta balanço da unidade gestora >BALANORC: Consulta balanço orçamentário do órgão >BALANSINT: Consulta balanço sintético do órgão

213 ANÁLISE DE BALANÇOS NO SIAFI
Balanço Orçamentário Fundos: a receita prevista é igual despesa fixada Administração Indireta: a previsão de repasses equilibra com a despesa fixada Administração Direta: a previsão de cota e de sub-repasses equilibra com a despesa fixada.

214 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANORC (CONSULTA BALANCO ORCAMENTARIO)___
DADOS REFERENTES A : 28/09/99 as 23:55: USUARIO : GLAUBER MES DE REFERENCIA : AGOSTO PAGINA : 01 ORGAO : GESTAO : TESOURO NACIONAL R E C E I T A S PREVISAO EXECUCAO RECEITA CORRENTE , ,00 RECEITAS DE CAPITAL , ,00 SUBTOTAL , ,00 MOVIMENTACAO FINANCEIRA COTA , ,55 REPASSE , ,80 SUBTOTAL , ,75 TOTAL , ,75 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

215 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANORC (CONSULTA BALANCO ORCAMENTARIO)_____
DADOS REFERENTES A : 28/09/99 as 23:55: USUARIO : GLAUBER MES DE REFERENCIA : AGOSTO PAGINA : 02 ORGAO : GESTAO : TESOURO NACIONAL D E S P E S A S FIXACAO EXECUCAO CREDITO ORCAMENTARIO SUPL , ,93 DESPESAS CORRENTES , ,69 PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS , ,08 OUTRAS DESPESAS CORRENTES , ,61 DESPESAS DE CAPITAL , ,24 INVESTIMENTOS , ,24 SUBTOTAL , ,93 MOVIMENTACAO DE CREDITO SUBTOTAL , ,00 TOTAL , ,93 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

216 _ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANORC (CONSULTA BALANCO ORCAMENTARIO)___
DADOS REFERENTES A : 28/09/99 as 23:55: USUARIO : GLAUBER MES DE REFERENCIA : AGOSTO PAGINA : 03 ORGAO : GESTAO : TESOURO NACIONAL D E S P E S A S FIXACAO EXECUCAO SUPERAVIT TOTAL ,82 PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

217 ANÁLISE DE BALANÇOS NO SIAFI
Balanço Financeiro A despesa e a receita por categoria econômica deverão ter seus valores coincidentes com os do balanço orçamentário. Nota:Observar a existência de “outros ingressos” e “outros dispêndios”

218 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)______
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 1 BALANCO-FINANCEIRO TP.ADM - DIRETA RECEITAS RECEITAS ,60 RECEITAS CORRENTES ,91 RECEITA PATRIMONIAL ,92 RECEITA DE SERVICOS ,47 OUTRAS RECEITAS CORRENTES ,52 RECEITAS DE CAPITAL ,89 ALIENACAO DE BENS ,00 AMORTIZACOES DE EMPRESTIMO/FINANCIAMENTO ,89 TRANSFERENCIAS RECEBIDAS ,55 TRANSFERENCIAS ORCAMENTARIAS ,55 COTA RECEBIDA ,55 INGRESSOS EXTRA-ORCAMENTARIOS ,76 VALORES EM CIRCULACAO ,27 RECURSOS ESPECIAIS A RECEBER ,50 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF8=AVANCA PF12=RETORNA

219 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 2 BALANCO-FINANCEIRO TP.ADM - DIRETA RECEITAS RECURSOS DA UNIAO ,03 RECURSOS VINCULADOS ,74 DEPOSITOS ,24 CONSIGNACOES ,87 DEPOSITOS DE DIVERSAS ORIGENS ,37 OBRIGACOES EM CIRCULACAO ,29 FORNECEDORES ,72 DO EXERCICIO ,72 PESSOAL E ENCARGOS A PAGAR ,53 RESTOS A PAGAR ,04 NAO PROCESSADOS A LIQUIDAR ,23 CANCELADO ,81 AJUSTES DE DIREITOS E OBRIGACOES ,96 DESINCORPORACAO DE OBRIGACOES ,96 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

220 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)_____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 3 BALANCO-FINANCEIRO TP.ADM - DIRETA RECEITAS EXERCICIOS ANTERIORES ,96 DISPONIBILIDADE DO PERIODO ANTERIOR ,49 CONTA UNICA DO TESOURO NACIONAL ,49 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

221 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)______
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 4 BALANCO-FINANCEIRO TP.ADM - DIRETA DESPESAS DESPESAS ,60 DESPESAS CORRENTES ,69 APLICACAO DIRETA E TRANSF.INTERGOVERNAMENTAL ,69 PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS ,08 OUTRAS DESPESAS CORRENTES ,61 OUTRAS DESPESAS ,61 DESPESAS DE CAPITAL ,24 APLICACAO DIRETA E TRANSF.INTERGOVERNAMENTAL ,24 INVESTIMENTOS ,24 TRANSFERENCIAS CONCEDIDAS ,80 TRANSFERENCIAS ORCAMENTARIAS ,80 REPASSE CONCEDIDO ,80 DISPENDIOS EXTRA-ORCAMENTARIOS ,35 VALORES EM CIRCULACAO ,50 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

222 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)_____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 5 BALANCO-FINANCEIRO TP.ADM - DIRETA DESPESAS RECURSOS ESPECIAIS A RECEBER ,36 RECURSOS DA UNIAO ,14 VALORES DIFERIDOS ,28 DEPOSITOS ,39 CONSIGNACOES ,12 DEPOSITOS DE DIVERSAS ORIGENS ,27 OBRIGACOES EM CIRCULACAO ,18 FORNECEDORES ,46 DE EXERCICIOS ANTERIORES ,50 CONVENIOS A PAGAR ,96 PESSOAL E ENCARGOS A PAGAR ,35 RP'S NAO PROCESSADOS - INSCRICAO ,37 DISPONIBILIDADE P/O PERIODO SEGUINTE ,52 CONTA UNICA DO TESOURO NACIONAL ,61 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

223 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)_____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 6 BALANCO-FINANCEIRO TP.ADM - DIRETA DESPESAS OUTRAS DISPONIBILIDADES ,91 PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF12=RETORNA

224 ANÁLISE DE BALANÇOS NO SIAFI
Balanço Patrimonial Ativo Total = Passivo Total Ativo Compensado = Passivo Compensado Ativo Real - Passivo Real = PL Ativo Financeiro - Passivo Financeiro = saldo conta (disponibilidades por fonte de recursos) (Lim recebido p/ pagto. Restos a Pagar) Notas: Observar contas com saldo invertidos, indevidos etc. O resultado do período deve coincidir com o resultado da DVP

225 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)_____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 1 BALANCO-PATRIMONIAL TP.ADM - DIRETA ATIVO ATIVO ,64 ATIVO FINANCEIRO ,88 DISPONIVEL ,52 DISPONIVEL EM MOEDA NACIONAL ,52 CREDITOS EM CIRCULACAO ,36 LIMITE DE SAQUE C/VINC.DE PAGAMENTO ,98 RECURSOS A RECEBER PARA PAGAMENTO DE RP ,38 ATIVO NAO FINANCEIRO ,79 REALIZAVEL A CURTO PRAZO ,38 CREDITOS EM CIRCULACAO ,06 DIVERSOS RESPONSAVEIS ,14 ADIANTAMENTOS CONCEDIDOS ,92 BENS E VALORES EM CIRCULACAO ,32 ESTOQUES ,02 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF8=AVANCA PF12=RETORNA

226 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)_____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 2 BALANCO-PATRIMONIAL TP.ADM - DIRETA ATIVO TITULOS E VALORES ,30 REALIZAVEL A LONGO PRAZO ,06 CREDITOS REALIZAVEIS A LONGO PRAZO ,06 OUTROS CREDITOS ,06 PERMANENTE ,35 IMOBILIZADO ,35 BENS MOVEIS E IMOVEIS ,02 BENS INTANGIVEIS ,33 ATIVO REAL ,67 ATIVO COMPENSADO ,97 COMPENSACOES ATIVAS DIVERSAS ,97 RESPONSABILIDADES POR VALORES, TITULOS E BEN ,26 DIREITOS E OBRIGACOES CONVENIADOS ,86 DIREITOS E OBRIGACOES CONTRATUAIS ,85 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

227 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 3 BALANCO-PATRIMONIAL TP.ADM - DIRETA PASSIVO PASSIVO ,64 PASSIVO FINANCEIRO ,75 DEPOSITOS ,27 CONSIGNACOES ,87 RECURSOS DO TESOURO NACIONAL ,03 DEPOSITOS DE DIVERSAS ORIGENS ,37 OBRIGACOES EM CIRCULACAO ,48 RESTOS A PAGAR PROCESSADOS ,25 FORNECEDORES - DO EXERCICIO ,72 PESSOAL A PAGAR - DO EXERCICIO ,39 PESSOAL A PAGAR - DE EXERC.ANTERIORES ,14 RESTOS A PAGAR NAO PROCESSADOS ,23 A LIQUIDAR ,23 PASSIVO NAO FINANCEIRO ,74 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

228 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 4 BALANCO-PATRIMONIAL TP.ADM - DIRETA PASSIVO EXIGIVEL A LONGO PRAZO ,74 DEPOSITOS EXIGIVEIS A LONGO PRAZO ,74 PASSIVO REAL ,49 PATRIMONIO LIQUIDO ,18 PATRIMONIO/CAPITAL ,13 RESULTADO DO PERIODO ,05 SITUACAO PATRIMONIAL ATIVA ,67 SITUACAO PATRIMONIAL PASSIVA ,62- PASSIVO COMPENSADO ,97 COMPENSACOES PASSIVAS DIVERSAS ,97 VALORES, TITULOS E BENS SOB RESPONSABILIDADE ,26 DIREITOS E OBRIGACOES CONVENIADOS ,86 DIREITOS E OBRIGACOES CONTRATADAS ,85 PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF12=RETORNA

229 ANÁLISE DE BALANÇOS NO SIAFI
Demonstração das Variações Patrimoniais Os totais da receita e da despesa orçamentária deverão ser idênticos aos do balanço orçamentário e balanço financeiro. Os montantes das interferências ativas e passivas devem manter correlação de igualdade dentro do órgão/gestão. Nota: O resultado patrimonial deve constar do balanço patrimonial dentro do PL no item resultado do período.

230 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 1 BALANCO-VARIACAO PATRIMONIAL TP.ADM - DIRETA VARIACOES ATIVAS VARIACOES ATIVAS ,67 ORCAMENTARIAS ,37 RECEITAS ORCAMENTARIAS ,80 RECEITAS CORRENTES ,91 RECEITA PATRIMONIAL ,92 RECEITA DE SERVICOS ,47 OUTRAS RECEITAS CORRENTES ,52 RECEITAS DE CAPITAL ,89 ALIENACAO DE BENS ,00 AMORTIZACOES DE EMPRESTIMO/FINANCIAMENTO ,89 INTERFERENCIAS ATIVAS ,55 TRANSFERENCIAS FINANCEIRAS RECEBIDAS ,55 MUTACOES ATIVAS ,02 INCORPORACOES DE ATIVOS ,02 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF8=AVANCA PF12=RETORNA

231 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 2 BALANCO-VARIACAO PATRIMONIAL TP.ADM - DIRETA VARIACOES ATIVAS AQUISICOES DE BENS ,26 INCORPORACAO DE CREDITOS ,76 RESULTADO EXTRA-ORCAMENTARIO ,30 ACRESCIMOS PATRIMONIAIS ,30 INCORPORACOES DE ATIVOS ,98 INCORPORACAO DE BENS IMOVEIS ,58 INCORPORACAO DE BENS MOVEIS ,98 INCORPORACAO DE BENS INTANGIVEIS ,55 INCORPORACAO DE TITULOS E VALORES ,60 INCORPORACAO DE DIREITOS ,27 DESINCORPORACAO DE PASSIVOS ,32 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

232 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 3 BALANCO-VARIACAO PATRIMONIAL TP.ADM - DIRETA VARIACOES PASSIVAS VARIACOES PASSIVAS ,67 ORCAMENTARIAS ,60 DESPESAS ORCAMENTARIAS ,93 DESPESAS CORRENTES ,69 PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS ,08 OUTRAS DESPESAS CORRENTES ,61 DESPESAS DE CAPITAL ,24 INVESTIMENTOS ,24 INTERFERENCIAS PASSIVAS ,80 TRANSFERENCIAS FINANCEIRAS CONCEDIDAS ,80 MUTACOES PASSIVAS ,87 DESINCORPORACOES DE ATIVOS ,87 ALIENACAO DE BENS ,87 RESULTADO EXTRA-ORCAMENTARIO ,02 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

233 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 4 BALANCO-VARIACAO PATRIMONIAL TP.ADM - DIRETA VARIACOES PASSIVAS DECRESCIMOS PATRIMONIAIS ,02 DESINCORPORACOES DE ATIVOS ,02 BAIXA DE BENS MOVEIS ,96 BAIXA DE TITULOS E VALORES ,98 BAIXA DE DIREITOS ,08 RESULTADO PATRIMONIAL ,05 SUPERAVIT ,05 PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF12=RETORNA

234 ANÁLISE DE BALANÇOS NO SIAFI
Demonstração das Disponibilidades A=composição das dispon. financeiras B=créditos em circulação C=depósitos D=obrigações em circulação E=superávit/déficit financeiro (A+B) - (C+D) = E Nota: Observar a existência de “outros ingressos” e “outros dispêndios”

235 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 1 BALANCO - DEMONSTRACAO DAS DISPONIBILIDADES TP.ADM - DIRETA DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS ,52 DISPONIVEL EM MOEDA NACIONAL ,52 CONTA UNICA DO TESOURO NACIONAL ,61 OUTRAS CONTAS BANCARIAS ,91 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF8=AVANCA PF12=RETORNA

236 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 2 BALANCO - DEMONSTRACAO DAS DISPONIBILIDADES TP.ADM - DIRETA COMPOSICAO DAS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS COMPOSICAO DAS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS ,52 CREDITOS EM CIRCULACAO ,36- CREDITOS A RECEBER ,36- RECURSOS ESPECIAIS A RECEBER ,36- LIMITE DE SAQUE C/VINCULACAO DE PAGAMENTO ,98- RECURSOS A RECEBER PARA PAGAMENTO DE RP ,38- DEPOSITOS ,27 CONSIGNACOES ,87 RECURSOS DO TESOURO NACIONAL ,03 DEPOSITOS DE DIVERSAS ORIGENS ,37 OBRIGACOES EM CIRCULACAO ,48 OBRIGACOES A PAGAR ,48 FORNECEDORES ,72 DO EXERCICIO ,72 CONTINUA... PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF8=AVANCA PF12=RETORNA

237 __ SIAFI99-CONTABIL-DEMONSTRA-BALANSINT (BALANCO SINTETICO POR ORGAO)____
POSICAO ATE: 28Set1999 AS 23: USUARIO : GLAUBER ORGAO/GESTAO: MES DE REF.: AGOSTO (FECHADO) ANO (ABERTO) TELA: 3 BALANCO - DEMONSTRACAO DAS DISPONIBILIDADES TP.ADM - DIRETA COMPOSICAO DAS DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS PESSOAL A PAGAR ,53 DO EXERCICIO ,39 DE EXERCICIOS ANTERIORES ,14 RESTOS A PAGAR ,23 NAO PROCESSADOS A LIQUIDAR ,23 EXIGIVEL A LONGO PRAZO ,74 DEPOSITOS EXIGIVEIS A LONGO PRAZO ,74 SUPERAVIT/DEFICIT FINANCEIRO DO EXERCICIO ,39 DISPONIBILIDADES P/FONTE DE RECURSOS ,01 DISPONIBILIDADE DE RESTOS A PAGAR ,38 LIMITE DE RESTOS A PAGAR - RECEBIDO ,38 PF1=AJUDA PF3=SAI PF7=RECUA PF12=RETORNA

238 CONSIDERAÇÕES FINAIS CONTABILIDADE INFORMÁTICA
DADOS EXATOS E ATUALIZADOS INFORMÁTICA

239 NOSSOS AGRADECIMENTOS PELA ATENÇÃO


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