A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
Multimídia Educativa Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo CNS – FACINTER 2006

2 Educação e Comunicação
Não há educação sem comunicação ; mas que tipo de comunicação se realiza no espaço educacional?

3 Comunicação processo de interação social – baseado no uso de sistemas simbólicos – pelos quais os seres humanos trocam experiências cognitivas e afetivas por meio de diálogos, influenciando, uns aos outros reciprocamente e com diferentes propósitos (BELTRAN, 1972, p. 22).

4 Comunicação não são 'as mensagens' que são transferidas na troca comunicativa (o que pressupunha uma posição de igualdade entre emissor e receptor) mas antes é a relação comunicativa a que se constrói ao redor de um 'conjunto de práticas textuais” (WOLF, 1987: )

5 Como se realiza a comunicação, para Freire (um educador) e para Lévy (um estudioso da comunicação)?

6 Paulo Freire Co-participação de emissor e receptor na compreensão da significação do significado de forma crítica, como elemento essencial da educação, comprometida com o contexto histórico.

7 Pierre Lévy Relacionamentos entre interlocutores, mediatizados pelas TICs, num contexto dinâmico que provoca ... redes de conexões, transformando a mensagem recebida e construindo novas mensagens .

8

9 Comunicação Social profusão de mídias “interativas”;
Redes de comunicações; Multidirecional.

10 Comunicação Escolar

11 Comunicação Escolar Emissor (professor) para receptor passivo (aluno)
Quadro de giz, retro-projetor, livro, vídeo, data-show. Unidirecional.

12 Como se transforma a Comunicação Escolar em Comunicação Educativa, próxima da Comunicação Social?

13 Comunicação Educativa
Professor Conteúdo Mídia Aprendiz

14 Junqueiro Al Manaus AM Balsas Ma Chopinzinho PR Curitiba PR Campinas SP Valparaiso GO Joinville SC Santa Maria RS

15 Mídia e Educação “A origem do termo é latina, medium (singular) e media (plural) querem dizer meio e meios. Em inglês, os termos são usados para designar um meio (medium) e os meios (media) de comunicação, pronunciando-se midium e midia" (SANTAELLA, 1996:24).

16 Cada mídia que aparece na escola substitui a anterior, ou, combinadas, formam uma rede de mídias?

17 Redes de Mídias TV – noticiário com imagens rápidas
Rádio – notícias comentadas Jornal – notícias comentadas com ilustrações Revista semanal – aprofundamento do tema a partir de uma pesquisa Filme ou vídeo – ficção ou documentário Livro – aprofundamento a partir de investigação

18 Redes de Mídias na escola
Vídeo – apresentação motivadora Quadro-negro – apresentação Retro-projetor -texto com ilustrações Jornal, revista, fotocópias trazidas pelos alunos – aprofundamento em equipe Filme ou vídeo – aprofundamento Livro – aprofundamento a partir de investigação Internet – aprofundamento com diferentes visões

19 Redes de Comunicações Comunicação com a comunidade Presencial
Mediada: Correio regular, telefone, celular, fax, , rádio, TV Comunicação com o mundo Internet ( , Lista de discussão, WWW)

20 Redes de Comunicações Comunicação na escola - presencial - Mediada
impressa, sonora e visual audiovisual multimídia

21 Multimídia Educativa: fundamentos
Emirecs : emissores e receptores a uma só vez Meios (as tecnologias de comunicação) a mensagem ou documento multimídia; e Contexto

22 Comunicação Multimídia Educativa
Interações de professores e alunos Dados, informações e conhecimentos sobre o mundo, a natureza, a cultura utilização dos meios combinados integrados pelo computador

23 Multimeios integrando as diferentes linguagens de forma interativa de acordo com os objetivos estabelecidos,. Criando uma rede de significados que integra textos verbais de diferentes fontes, ou som, imagem e texto verbal (hipertexto).

24 Multimeios a transparência, o audiocassete, slides vídeos,
o quadro-negro fotos

25 Hipertexto “... um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, ou parte de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos (LEVY, 1993, p. 33)

26 Como o professor pode usar os multimeios na sua prática pedagógica?

27 Uso dos multimeios Construção de novos conhecimentos,
Utilização dos diversos meios Busca de outras fontes de informação Reconstrução do conhecimento Utilização de diferentes linguagens, Articulando da escrita, fala, sons, imagens, e movimentos.

28 Autores: Adonai e Kika, 1996

29 Autores: Adonai e Kika, 1996

30 Autores: Adonai e Kika, 1996

31 Autores: Adonai e Kika, 1996

32 Atenção! Não basta o uso combinado dos meios, é necessário um planejamento educacional A abordagem pedagógica que os vai combinar, precisa estar associada aos objetivos que se quer alcançar e à interação que se quer provocar

33 Utilização dos multimeios
De forma interativa, o professor coordena um roteiro em que acontecem a apresentação, a prática, a avaliação e a retro-alimentação (feedback )

34 Apreensão e Expressão Linguagem oral Linguagem Escrita
Linguagem Audiovisual Apresentar conceitos de Ensino a distância e Escola Aberta (Open Learning”, a partir dos conceitos apresentados pelo prof. ALex. Processo confecção de materiais e metodologia de aprendizagem Insumo: pré-requisitos edefinidos Produto: Critérios de avaliação e aprovação bem definidos ; Conteúdo - específico para cada curso Ensino por Correspondência - Tradicionais e Interativos Teleducção: Radiodifusão e Televisão Sistemas Integrados: BAI, Multimídia, Hipermídia, Internet Recursos Humanos - Criação/Recepção e Tutoria ~Educação e/ou Treinamento - Aprender, Refletir, Recriar e Construir ou Repetir?

35 Imagem do Mundo Percepção pelo livro Percepção pelo audiovisual
Percepção pelo computador

36 Imagem do Mundo – pelo livro
Compreensão através de dupla abstração; Campo visual determinante; Compreensão linear ; Realidade em um espaço e tempo finitos; Imaginação estimulada; Possibilidade de polissemia. 1. A Comunicação Escolar está geralmente desvinculada da Comunicação Social. Quem é o público do Ensino aa distância? 2. Se a educação a distâncioa for formal ela tem que se preocupar cpom os pré-requisitos e decidir a forma de tê-los ( certificação anterior ou avaliação iniciakl. Se for informal e não certificar, pode-se deixar em aberto. 3. O ideal, a partir de pesquisa e observação pessoal deve haver uma integração 4. Dependendo da área, o conteúdio tem que ser fechado.

37 Imagem do Mundo – pelo audiovisual
Compreensão através da interioridade; Campo visual conjugado com o auditivo; Compreensão multidimensional; Espaço móvel e tempo sem limites; Imaginação restrita; Redução de polissemia. 1. A Comunicação Escolar está geralmente desvinculada da Comunicação Social. Quem é o público do Ensino aa distância? 2. Se a educação a distâncioa for formal ela tem que se preocupar cpom os pré-requisitos e decidir a forma de tê-los ( certificação anterior ou avaliação iniciakl. Se for informal e não certificar, pode-se deixar em aberto. 3. O ideal, a partir de pesquisa e observação pessoal deve haver uma integração 4. Dependendo da área, o conteúdio tem que ser fechado.

38 Novos Modos de Conhecer
Inteligência Geométrica - Compreender Atitude especulativa Análise e síntese - abstração Conceitual, formal, simbólica Encadeamento

39 Novos Modos de Conhecer
Inteligência Tissular – Sentir Atitude afetiva Analogia Global, sensorial, Trama

40 Compreender pelo audiovisual
Estímulo-sensação Estado emocional novo Elaboração sensorial Reflexão conceitualização, apropriação e crítica

41 Multimídia Educativa O professor não precisa carregar para a sala de aula um variado conjunto de suportes tecnológicos para trabalhar com as diferentes linguagens; Pode utilizar o computador com seus periféricos e os programas de multimídia.

42 Definição de Multimídia
Múltiplas mídias integradas na comunicação de uma mensagem utilizando-se as linguagens verbal, sonora e visual gerenciadas pelo computador na comunicação social e escolar

43 Definição de Hipermídia
“coletânea de mensagens elásticas que podem ser esticadas ou encolhidas de acordo com as ações do leitor. As idéias podem ser abertas e analisadas com múltiplos níveis de detalhamento” (Negroponte, 1995:66)

44 Características apresentação ou recuperação de informações de maneira
multi-sensorial sentidos da audição e da visão Integrada texto, som e imagem relacionados intuitiva uso de ícones interativa várias possibilidades de navegação para o usuário

45 A partir de quando se teve tecnologia para Multimídia?

46 1984: texto escrito, integrado com sons, ilustrações, imagens, tabelas, gráficos;
1987: CD ROM, possibilidade de animações e seqüências em movimento. “Hypercard”: multimídia interativa por hipertexto, com apenas um apertar de tecla, vai-se para outro texto, para uma imagem, para um som ou para um gráfico todos integrados a partir de seus significados.

47 Quando chega a Multimídia no Brasil?

48 No Brasil: década de 1990 Computadores Apple, Macintosh,
nos centros de pesquisa acadêmicos, e nas empresas de publicidade. PC e sistema operacional Windows alguns projetos desenvolvidos nos Centros de Pesquisa das Universidades com escolas através dos projetos do MEC e das Secretarias Estaduais e Municipais, mais tarde nas escolas.

49 Como os professores podem utilizar a multimídia?

50 como um instrumento de compartilhamento de sua produção com os outros,
como um instrumento de construção individual do conhecimento (enquanto trabalha com simulações, que permitem a experimentação em um mundo virtual, por exemplo), como um instrumento de compartilhamento de sua produção com os outros, o(s) aluno(s) "desenha(m)" um novo conhecimento com software de autoria, utilizando som, imagem, texto, integrando-os para comunicar o aprendido

51 Importante as tecnologias e os suportes tecnológicos por si só não promovem a aprendizagem; dependem de uma decisão consciente do aluno, da intencionalidade, de atitudes adequadas, além de habilidades e de conhecimentos prévios .

52 Que dimensões do desenvolvimento do aluno podem ser articuladas com os multimeios e suas diferentes linguagens?

53 Linguagem audiovisual
leitura do todo, que atinge os sentidos; começa com uma composição de teatro e fotografia, mas captura o que vê e ouve .

54 A linguagem digital incorpora a seqüencialidade da linguagem verbal ao global da linguagem audiovisual permite segmentar e recompor o texto, simulando realidades não existentes

55 Os professores ao se apropriarem da linguagem audiovisual e da linguagem digital com a mesma proficiência que usam a linguagem verbal podem orientar seus alunos a ultrapassarem o nível do afetivo e perceberem o jogo, a manipulação, as mensagens sub-liminares que existem por trás da comunicação audiovisual e digital.

56 Qual é a função dos os professores?

57 Os professores podem trabalhar com os multimeios de modo que as informações multimediais não se desfaçam no campo sensorial, e para que, do campo afetivo, sirvam de base para uma reconstrução e um aprofundamento do conhecimento no nível cognitivo, desenvolvendo estratégias de questionamento reflexivo e crítico. •desenvolver com os alunos uma leitura crítica dos meios.

58 Que possibilidades se abrem com o uso da Multimídia educativa?

59 motivação, interesse dos alunos, investigação, individualização da aprendizagem, trabalho em equipe trabalho colaborativo, aprofundamento de conhecimentos.

60 revisão do que já foi aprendido e
redirecionamento do que não ficou bem caro; diferentes formas de aproximação do mesmo conteúdo mantendo a motivação possibilidade de acesso a materiais, dados e informações variadas em diferentes linguagens conhecimento de ambientes de aprendizagem diferenciados

61 Para que os professores podem utilizar a multimídia?

62 regulação da aprendizagem dos seus alunos
docência, apresentação de novos conceitos, conteúdos, e tendências da área específica de conhecimento orientação escolha de programas que atendam aos diferentes estilos individuais de seus alunos percursos diversos para desenvolver estratégias de aprendizagem regulação da aprendizagem dos seus alunos possibilidade de uma forma de se rever a mesma temática.

63 A Educação Especial pode receber boas contribuições da Multimídia?

64 Podem ser utilizados como tecnologia assistiva
Podem ampliar as potencialidades sensoriais e cognitivas dos alunos com necessidades educativas especiais Podem ser utilizados como tecnologia assistiva para a orientação dos alunos com necessidades educativas especiais no ambiente escolar, para sua inclusão como cidadão na sociedade.

65 Que relação pode haver entre a investigação e o desenvolvimento de habilidades com a aplicação da multimídia?

66 diagnosticar limites e possibilidades não desenvolvidas
Autonomia responsabilidade pelos resultados conseguidos. controle de sua aprendizagem Tomada de decisões diagnosticar limites e possibilidades não desenvolvidas verificação da necessidade de desenvolvimento das habilidades de reflexão sobre as interações entre professor e alunos, entre alunos e alunos, na utilização da Multimídia no processo ensino aprendizagem.

67 proficiência na leitura e na escrita de programas de Multimídia e conhecer as diferentes linguagens que eles veiculam a observação, o questionamento, de registro em um “diário de campo”, busca de informações e de conhecimentos em diferentes linguagens de integração na exploração de programas de multimídia em CD-ROMS e DVDs ou disponibilizados, na WWW, via Internet.

68 Como ocorre o desenvolvimento dos alunos como produtores na Multimídia Educativa?

69 Processo de produção de Multimídia
criação, planejamento e elaboração Desenvolvimento de habilidades sensoriais e cognitivas, estratégias de aprendizagem e pensamento crítico, Realização de levantamento bibliográfico o, coleta de dados, análise, interpretação, argumentação e negociação.

70 Qual é o papel do professor nesse processo de produção da aprendizagem em Multimídia Educativa.

71 No processo de produção da aprendizagem em Multimídia Educativa professor desempenha o papel de
orientador, referência interlocutor avaliador

72 Como a interação, a cooperação e a colaboração estão articuladas com a Multimídia?

73 Interação interação com o ambiente e aos desafios que ele oferece para o processo de adaptação e equilibração (piaget) interação social que propicia modelos de pensamento em relação aos objetos, às atividades e ao mundo (Vygotsky)

74 Cooperação Professor orienta a interação Professor escolhe alunos
Alunos trabalham para alcançar objetivos comuns Em diferentes tarefas Com cronograma estabelecido pelo professo

75 Colaboração Professor orienta a interação Alunos se escolhem
Alunos trabalham para alcançar objetivos comuns Em diferentes tarefas Com cronograma estabelecido pela equipe

76 O acesso à Internet pode auxiliar a Multimídia Educativa?

77 propicia o desenvolvimento de habilidades de busca, de recuperação e de seleção de conhecimentos
propicia a configuração de aprendizagens colaborativas e aprendizagens significativas decorrentes da investigação e da produção da Multimídia Educativa por alunos e professores parceiros permite discutir, divergir, negociar e alcançar um consenso independente do tempo e do espaço físico que possuam.

78 Como se configura a interdisciplinaridade na Multimídia Educativa Multimídia

79 A hipertextualidade promove o tratamento de informações que se articulam em diferentes áreas de conhecimento, as interlocuções que surgem levam os alunos a criarem novos hipertextos e relacionando as diversas áreas reconstruindo os conhecimentos de forma interdisciplinar.

80 A Multimídia Educativa tem alguma relação com a Educação a Distância?

81 Com a convergência de diferentes mídias em diferentes linguagens, integrando diferentes saberes e conhecimentos viabiliza a aprendizagem de pessoas que não tem possibilidades de freqüentar a escola em horários e locais determinados. Os programas de Multimídia Educativa estão disponibilizados em CD-ROM, os alunos podem recebê-los pelo correio regular e na WWW, acesso pela Internet.

82 E a avaliação, qual a sua relação com a Multimídia Educativa na prática pedagógica?

83 na seleção dos programas Multimídia,
na utilização durante a apresentação dos temas ao longo da disciplina/curso; na escolha dos programas Multimídia pelos alunos dentre ou a partir das referências indicadas pelo professor; no projeto de produção de trabalhos de Multimídia pelos alunos para a elaboração da produção de aprendizagem; e na entrega dos produtos realizados pelos alunos.

84 Os alunos não teriam essa mesma oportunidade com o livro didático ou com livro de ficção?

85 O livro tem uma seqüencialidade e uma linearidade própria,
o programa multimídia permite que o aluno vá de um ponto significativo a outro, a ele articulado, com um simples “clique do mouse”, retornando a o ponto original com outro simples clique Instantaneidade


Carregar ppt "Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google