A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALGARISMOS ROMANOS JULIA SGROTT F-4TA4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALGARISMOS ROMANOS JULIA SGROTT F-4TA4."— Transcrição da apresentação:

1 ALGARISMOS ROMANOS JULIA SGROTT F-4TA4

2 A numeração romana é um sistema de numeração que usa letras maiúsculas, as quais são atribuídas valores. Os algarismos romanos são usados principalmente: *Em números de capítulos de uma obra; *Na numeração das cenas de um teatro; *Em nomes de papas e imperadores; *Em títulos de congressos, olimpíadas, assembléias...

3 Vamos ver alguns o valor de cada letra nos algarismos romanos!
A letra I vale 1 A letra V vale 5 A letra X vale 10 A letra L vale 50 A letra C vale100 A letra D vale 500 A letra M vale 1000 Os romanos, há cerca de 1500 anos, utilizavam 7 letras do nosso alfabeto para representar os números.

4 Para escrevê-los,combinamos as letras seguindo algumas regras:
As letras I,X,C,M podem ser repetidas seguidamente até três vezes. Uma letra escrita á direita de outra de igual ou maior ela indica uma ADIÇÃO de valores. Uma letra á esquerda de outra de maior valor indica uma SUBTRAÇÃO.

5 Agora,vamos ver um exemplo de ADIÇÕES e SUBTRAÇÕES.
I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII...

6 Também,tem outros jeitos de medir o tempo.
Um exemplo,o calendário é uma maneira de medir o tempo. O relógio é uma maneira porque você pode olhar as horas enquanto o tempo passa. Outra maneira de medir o tempo e com a LINHA DO TEMPO que você pode criar no portal educacional do colégio. Vamos fazer os números romanos de 1 até o 30! I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII XIX XV XVI XVII XVIII XIXX XX XXI XXII XIII XXIV XXV XXVI XVII XVIII XXIX XXX

7 Curiosidade. Por que no relógio o número 4 é representado em quatro letras I?
Conforme um tradicional fabricante de relógios, trata-se de uma convenção mundial entre as empresas desse segmento. Há ainda quem defenda que a convenção sirva para balancear o mostrador. Graças a ela, os relógios trazem quatro marcações que usam composições baseadas no algarismo “I”(I,II,III E IIII), outras quatro fundamentadas no algarismo “V”(V, VI, VII E VIII), e finalmente o quarteto que possui como base o algarismo “X”(IX,X,XI E XII), usando o IV a simetria seria quebrada.


Carregar ppt "ALGARISMOS ROMANOS JULIA SGROTT F-4TA4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google