A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DICAS DO PROFESSOR ALEXANDRE PRISCO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DICAS DO PROFESSOR ALEXANDRE PRISCO"— Transcrição da apresentação:

1 DICAS DO PROFESSOR ALEXANDRE PRISCO
ENEM

2 Citologia A função do oxigênio na cadeia respiratória é a de ser o receptor final. Quando os ribossomas estão isolados, não há síntese das cadeias polipeptídicas. O RNA mensageiro é necessário, pois transmite a mensagem genética para a síntese de polipeptídeos Os polipeptídeos são formados a partir do encadeamento dos aminoácidos. Os polirribossomas são constituídos de ribossomas ligados ao RNA mensageiro. O RER, retículo endoplasmático rugoso é responsável, entre outras funções pela síntese de proteínas. Transcrição é o processo da síntese de RNA-m pelo DNA. Tradução é o processo de produção de proteínas nos ribossomos, sob o controle de um RNA-m e com a participação de moléculas de RNA-t. A duplicação do DNA ocorre em presença da enzima DNA polimerase, havendo a produção de duas moléculas de DNA idênticas, condição necessária à multiplicação celular.

3 CÉLULA ANIMAL

4 EXERCÍCIOS Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias e nucléolo. d) mitocôndrias e centríolos. e) membrana plasmática e ribossomos.

5 RESPOSTA X e) membrana plasmática e ribossomos.

6 Que processo provavelmente estaria ocorrendo,em grande extensão, em células com grande quantidade de retículo endoplásmico granular (rugoso)? a) Síntese e exportação de proteínas b) Secreção de hormônios c) Absorção de proteínas d) Secreção de esteróides e) Digestão intracelular

7 RESPOSTA X a) Síntese e exportação de proteínas

8 O processo de fotossíntese é considerado em duas etapas: a fotoquímica ou fase de claro e a química ou fase de escuro. Na primeira fase não ocorre: a) produção de ATP. b) produção de NADPH2. c) produção de O2. d) fotólise da água. e) redução do CO2.

9 RESPOSTA X e) redução do CO2.

10 EVOLUÇÃO Habitualmente, a construção do conhecimento científico inicia-se com a identificação de um problema. Então são realizadas observações de determinados fatos. A partir daí, elaboram-se hipóteses para explicar o problema, que deverão ser testadas experimentalmente para a verificação da sua validade. Estas são as etapas de construção do conhecimento científico. A teoria Lamarkista afirma que os seres vivos sofrem modificações adaptativas impostas em função das alterações ambientais independentemente do seu genótipo. Com base na teoria Sintética da Evoluções os seres possuem características herdadas geneticamente, que possibilitam a sua adaptação e reprodução nos meios diferentes. O meio e os antibióticos não impõem mutações, eles apenas fazem a SELEÇÃO NATURAL

11 EVOLUÇÃO

12 EXERCÍCIOS Evolução é um processo biológico apresentado por um (uma):
a) célula. b) tecido. c) órgão. d) organismo. e) população.

13 RESPOSTA X e) população.

14 Em relação à evolução biológica, considere os fatores abaixo:
I – Seleção natural. II – Adaptação ao meio. III – Lei do uso e desuso. IV – Herança dos caracteres adquiridos. V – Recombinação gênica e mutação. Quais desses fatores Darwin considerou quando elaborou a teoria da evolução das espécies? a) Apenas I e II. b) Apenas I e V. c) Apenas II e III. d) Apenas III e IV. e) Apenas IV e V.

15 RESOSTA X a) Apenas I e II.

16 Os fatores evolutivos responsáveis pelo aumento da variabilidade genética das populações são:
a) seleção natural e deriva gênica. b) mutação e recombinação. c) seleção e mutação. d) seleção e recombinação. e) deriva e recombinação.

17 RESPOSTA X b) mutação e recombinação.

18 ECOLOGIA - O saldo positivo de nitratos, representa o nitrogênio fixado na forma de nitratos. Os vegetais os vegetais absorvem nitratos através de suas raízes e, a partir deles, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando - os para os animais por meio da cadeia alimentar. As leguminosas aumentam a fertilidade dos solos porque nas suas raízes existem bactéria nitrificantes que fixam o nitrogênio. As leguminosas são fontes alimentares ricas em proteínas e possuem bactérias fixadoras de nitrogênio em suas raízes. - O mofo (fungo), tradicional decompositor de matérias orgânicas, ao se alimentar de pedaços de folhas (fragmentos de produtores), atua como consumidor primário. Já as formigas quando se alimentam dos fungos, passam a fazer o papel de consumidores secundários.

19

20 EXERCÍCIOS Os especialistas têm observado que a temperatura média anual está aumentando. Uma das causas desse aumento é o “efeito estufa”, cuja ocorrência se deve: a) ao aumento da concentração de monóxido de carbono na atmosfera. b) ao aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. c) ao aumento da concentração de nitrogênio na atmosfera. d) à diminuição da concentração de oxigênio na atmosfera. e) à diminuição da concentração da camada de ozônio na atmosfera.

21 RESPOSTA X b) ao aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

22 Que tipos de organismo devem estar necessariamente presentes em um ecossistema para que ele se mantenha? a) Herbívoros e carnívoros. b) Herbívoros, carnívoros e decompositores. c) Produtores e decompositores. d) Produtores e herbívoros. e) Produtores, herbívoros e carnívoros.

23 RESPOSTA X c) Produtores e decompositores.

24 Quando nos referimos ao ecossistema de um lago, dois conceitos são muito importantes: o ciclo dos nutrientes e o fluxo de energia. A energia necessária aos processos vitais de todos os elementos deste lago é reintroduzida neste ecossistema: a) pela respiração dos produtores. b)pela captura direta por parte dos consumidores. c) pelo processo fotossintético. d) pelo armazenamento da energia nas cadeias tróficas. e) pela predação de níveis tróficos inferiores.

25 RESPOSTA X c) pelo processo fotossintético.

26 Sabe-se que a fixação do nitrogênio atmosférico constitui uma reação química importantíssima para a manutenção da vida em nosso planeta. Esse tipo de atividade química pode ser encontrado em: a) bactérias e cianofitas. b) fungos e mixofitos. c) pirrofitas e diatomáceas. d) mixofitos e algas. e) fungos e algas.

27 RESPOSTA X a) bactérias e cianofitas.

28 GENÉTICA Genes recessivos são aqueles que só se manifestam quando em dose dupla. O DNA constitui uma espécie de código que determina o que uma célula tem. Além disso, o DNA é capaz de produzir uma cópia dele mesmo.

29 GENÉTICA

30 EXERCÍCIOS Um rato marrom foi cruzado com duas fêmeas pretas. Uma delas teve 7 filhotes pretos e 6 filhotes de cor marrom. A outra teve 14 filhotes de cor preta. Os genótipos do macho e das duas fêmeas são, respectivamente: a) Aa, aa, aa. b) AA, aa, aa. c) aa, AA, aa. d) aa, Aa, AA. e) aa, AA, Aa.

31 RESPOSTA X d) aa, Aa, AA.

32 Pessoas de mesmo genótipo para o caráter cor da pele podem adquirir fenótipos diferentes expondo-se mais ou menos às radiações solares. Tal fato exemplifica adequadamente a: a) variabilidade das espécies. b) interação do genótipo com o meio ambiente. c) ação da seleção natural sobre os genes. d) ocorrência ao acaso das mutações. e) herança dos caracteres adquiridos.

33 RESPOSTA X b) interação do genótipo com o meio ambiente.

34 Um indivíduo heterozigoto para dois pares de genes autossômicos, que apresentam segregação independente, casa-se com uma mulher homozigota recessiva para esses mesmos pares de genes. A probabilidade de nascer um filho genotipicamente igual ao pai, com relação ao par de genes considerado, é: a) 1/2. b) 1/4. c) 1/8. d) 1/12. e) 1/16.

35 RESPOSTA X b) 1/4.

36 FUNGOS E VÍRUS Os lêvedos, fungos microscópicos, são utilizados na produção de bebidas alcoólicas, no processo de fermentação. Um vírus não se reproduz sem o auxílio de outro organismo e pode se cristalizar.

37 FUNGO

38 VÍRUS

39

40 EXERCÍCIOS Os fungos que conhecemos por champignons, vendidos no comércio em embalagens de plástico ou vidro, pertencem ao grupo dos: a) ascomicetos. b) deuteromicetos. c) ficomicetos. d) arquimicetos. e) basidiomicetos.

41 RESPOSTA X e) basidiomicetos

42 Em qual das atividades humanas listadas abaixo não há participação de fungos?
a) Produção de álcool combustível. b) Fabricação de certos antibióticos. c) Indústria da cerveja e do vinho. d) Pesquisas em controle biológico. e) Produção industrial de iogurte.

43 RESPOSTA X e) Produção industrial de iogurte.

44 Os antibióticos atuam contra os agentes causadores das seguintes doenças:
a) tuberculose, coqueluche e hepatite. b) tuberculose, sífilis e gripe. c) tétano, sífilis e gripe. d) tuberculose, coqueluche e sífilis. e) coqueluche, sífilis e sarampo.

45 RESPOSTA X d) tuberculose, coqueluche e sífilis.

46 A classificação dos vírus como seres vivos é muito discutida
A classificação dos vírus como seres vivos é muito discutida. A característica encontrada em alguns dos seres vivos que os vírus não possuem é: a) ser constituídos de ácidos nucléicos e proteínas. b) ser capazes de auto-reprodução limitada. c) apresentar estrutura celular com carioteca e citoplasma. d) agir como parasitas intracelulares obrigatórios. e) parasita células tanto animais e vegetais quanto bactérias.

47 RESPOSTA X c) apresentar estrutura celular com carioteca e citoplasma.

48 O material hereditário dos retrovírus é o (1)
O material hereditário dos retrovírus é o (1). Esses vírus apresentam uma enzima, a transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de (2) a partir de (3). Indique a alternativa que preenche de forma adequada as lacunas 1, 2 e 3. a) RNA — RNA — DNA b) DNA — RNA — DNA c) RNA — DNA — RNA d) DNA — DNA — RNA e) DNA — RNA — RNA

49 RESPOSTA X c) RNA — DNA — RNA

50 Fim !!!!!!!!! AGORA VAZEM DAQUI !!!!!!


Carregar ppt "DICAS DO PROFESSOR ALEXANDRE PRISCO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google