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Treinamento “On The Job”

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Apresentação em tema: "Treinamento “On The Job”"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento “On The Job”
Gestão

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3 A organização como um ser adaptável ...
INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE: GOVERNAMENTAL ECONÔMICO CULTURAL FORNECEDORES MATÉRIA PRIMA TECNOLOGIA RECURSOS HUMANOS PROC. A B D E C ACIONISTAS $ CLIENTES PRODUTOS / SERVIÇOS SOLICITAÇÃO PARCERIAS CONCORRÊNCIA PRODUTOS / SERVIÇOS

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5 Gestão ... ou melhor falando:
Hoje vamos falar sobre ... Gestão ... ou melhor falando: Gestão Estratégica

6 Reflexão ... “ ... existe um tempo para melhorar, para se preparar e planejar: igualmente existe um tempo para partir para a ação ...” Amyr Klink

7 The Art of War – A Arte da Guerra
Como surgiu ... “lutar e vencer todas as batalhas não é a glória suprema; a glória suprema consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar” The Art of War – A Arte da Guerra Sun Tzu – General chinês que viveu no século 5 a.c. defendendo o rei de Wu

8 Estratégica Terminologia oriunda da área MILITAR;
Em grego antigo, significa A ARTE DO GENERAL ou aquilo que deve ser feito para vencer a batalha; Generais tem a missão de comandar exércitos, isto é, de vencer os desafios utilizando de forma apropriada os recursos disponíveis, conquistando territórios para suas guardiões. TERMO Significado STRATÓS Exército Acampado STRATÉIA Campanha Militar STRATEGÉO Liderar como um General STRATEGÓS Comandante de Exército STRATEGÍA Qualidade e Habilidades de um General

9 Planejamento Estratégico
Definição de Planejamento Estratégico Metodologia adotada de forma a se estabelecer um plano de ações permitindo que estratégias (caminhos ou projetos) possam ser estabelecidas e acompanhadas afim de serem atingidos determinados objetivos. Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias) Onde estamos?

10 Você já parou para planejar suas ações para 2008?
E quanto a 2009, 2010 e 2011? Embora a necessidade de planejamento das ações seja uma afirmação antiga, poucas empresas de pequenos e médio porte, e até de grande porte, trabalham suas estratégias de modo PRÁTICO e OBJETIVO.

11 IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA A Barreira do Aprendizado
BARREIRAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA A Barreira da Visão Somente 5% da força de trabalho entende as estratégias A Barreira das Pessoas A Barreira do Aprendizado Somente 25% dos gerentes têm iniciativas alinhadas às estratégias 85% da equipe de executivos gasta menos de 1 hora por mês discutindo estratégias 9 em cada 10 organizações falham na execução das estratégias 60% da organização não alinha o orçamento às estratégias A Barreira das Operações

12 Qual é o seu Problema? Visão + Cultura + Estrutura + Recursos + Estratégias = Resultado + Cultura + Estrutura + Recursos + Estratégias = Confusão Visão Estrutura + Recursos + Estratégias = Resistência Visão + Cultura Recursos + Estratégias = Ansiedade Visão + Cultura + Estrutura Estratégias = Frustração Visão + Cultura + Estrutura + Recursos = Múltiplos Obstáculos

13 Um planejamento estratégico, deve responder a cinco perguntas básicas?
Quem somos? Como estamos? O que queremos? Como atingir? Como estamos indo? Como corrigir?

14 Soluções em impressões gráfica.
1. Quem somos? A caracterização da empresa, ou seja, sua MISSÃO, VISÃO e seus VALORES e PRINCÍPIOS são definidos como a razão de ser da empresa. Portanto, a MISSÃO de qualquer empresa passa por responder a uma pergunta essencial: qual é o nosso NEGÓCIO? O nosso NEGÓCIO: Soluções em impressões gráfica. A nossa MISSÃO para 2012. Ser reconhecida com uma das 5 melhores gráficas no ramo promocional no Rio Grande do Sul.

15 O negócio sempre deve levar em conta, benefícios oferecidos.
Definição de Negócio O Negócio de uma organização define as linhas de atuação, o mercado e o tipo de produto / serviço que será desenvolvido, disponibilizado ou comercializado. O negócio da organização é definido a fim de caracterizar o quê a empresa se propõe a fazer, ramo de atividades e o foco de público a ser atendido. O negócio sempre deve levar em conta, benefícios oferecidos.

16 Quem é mesmo o seu cliente?
Identificação do Negócio Atual Quem é mesmo o seu cliente? Quais são os benefícios procurados pelo cliente? Qual é a tecnologia que nós iremos utilizar? Quem são e quem serão nossos concorrentes? Adequação do negócio ao século XXI Evite a miopia!!! Pergunte e ouça ao cliente!!! Use o “farol alto”, abra o foco da lente, divulgue para todos!!!

17 Qual é o Negócio? SUCESSO !
Visão Míope > Chocolate Visão Estratégica > Presentes Conseqüências práticas: Preço Embalagem Localização Atendimento Horário de Funcionamento SUCESSO ! Kopenhagen 1928

18 Exemplos de Definições de Negócios
Nike Mont Blanc Fedex BMW Harley-Davidson C&A Fuji Amil Revista Exame Marcopolo GM Honda Revlon Avon Ferrovias Americanas Atitude Prazer de Escrever Paz de Espírito Prazer de Dirigir Estilo de Vida Moda Imagens e Informação Saúde Idéias Soluções e Serviços Para Transporte Coletivo Pessoas em movimento Transporte Beleza e Esperança Beleza

19 Deve ser escrita no tempo “Presente”
Definição de Missão A Missão da empresa define o propósito, a razão de sua existência e como deve ser seu posicionamento perante o negócio definido. É aplicada para caracterizar quem é a empresa e para que serve (finalidade). Deve ser escrita no tempo “Presente”

20 (Quem é o nosso cliente ?) Onde ?
Fazer o que ? (Qual é o nosso negócio ?) Para quem ? (Quem é o nosso cliente ?) Onde ? (Base, prioridade, estratégia de lugar de negócio) Como ? (Desafio, diferencial da Instituição) Com que finalidade ? (Complemento Social) Características de uma boa declaração de Missão: Menciona o produto ou serviço, menciona os principais mercados ou clientes, lista as principais atividades desempenhadas e os fatores que diferenciam a organização de seus concorrentes

21 Exemplos de Missão 3M Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora. Hewlett-Packard Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade. Merck Preservar e melhorar a vida do ser humano. Nike Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores. Sony Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas. Disney Fazer as pessoas felizes.

22 1. Quem somos? A VISÃO passa a ser um complemento da MISSÃO, uma vez que tem por objetivo nortear a empresa no seu dia-a-dia. A nossa VISÃO: Causar uma excelente impressão aos clientes dos nossos clientes.

23 É escrita no tempo “Futuro”
Definição de Visão A Visão da empresa / entidade define o destino da mesma, um norte, um rumo a ser seguido. A visão é aplicada para caracterizar onde a empresa / entidade quer chegar. É escrita no tempo “Futuro”

24 Características de uma Visão de futuro bem construída:
Focada no futuro; Motivadora e inspiradora; Fácil de comunicar; Alcançável; Positiva e otimista; Detalhada, e; Compartilhada e apoiada.

25 Dicas para definir a Visão
Ideologia Central: Valores básicos e finalidade básica, junto com a Missão (razão da existência), complementados por... Objetivos audaciosos, com horizonte de 10 a 30 anos, com cerca de 50% a 70% de chances de serem alcançados... Tem que ir além de uma definição de objetivos... Tem que pensar no futuro... Tempere com muito sonho... As empresas realmente grandes compreendem a diferença entre o que nunca deve ser mudado e o que deve estar aberto a mudanças.

26 NASA: Visão 2020 Michael Griffin., CEO
“Estaremos de volta à Lua antes de 2020, mantendo nossos astronautas por mais de uma semana no espaço.” Michael Griffin., CEO A nova nave, que poderá voar para missões limitadas à órbita terrestre a partir de 2014, substituirá o ônibus espacial, que será tirado de serviço em 2010.

27 Visão Petrobrás 2010 Ser reconhecida pela forte presença internacional e liderança na América Latina, com liberdade de atuação de uma corporação internacional, com foco na rentabilidade e responsabilidade social.

28 Exemplos de Visão Petrobrás:
Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial Perdigão: A Marca mais gostosa deste e do novo milênio Coca-Cola: Matando a sede do mundo Brahma: Ser reconhecida como a melhor e maior empresa da América Latina China In Box: Ser o melhor delivery de comida chinesa do mundo Disney: Criar um mundo onde todos possam ser crianças.... Sonho Audi: O carro do ano e do próximo século FIAT: O carro do hoje, amanhã e sempre

29 Os nossos VALORES e PRINCÍPIOS:
1. Quem somos? Os VALORES e PRINCÍPIOS são as crenças que serão adotadas para competir no mercado e exercer atividades no dia-a-dia. Os nossos VALORES e PRINCÍPIOS: Responsabilidade; Seriedade; Ética Profissional; Confiabilidade; Credibilidade; União; Respeito; Valorização ao Ser Humano; Criatividade; Qualidade adequada ao Mercado, e; Visão e Tecnologia a serviço de seus clientes internos e externos.

30 Definição de Princípios É o código de ética do negócio.
Os Princípios (ou valores) da empresa definem as bases adotadas pela organização para realização de suas atividades, suas crenças e convicções. Os princípios são aplicados para definir como a empresa deve atuar de forma a atender as características do negócio, desenvolver sua missão e direcionar-se conforme sua visão. É o código de ética do negócio.

31 Define um código do que é um comportamento aceitável ou inaceitável
Busca ser um guia de princípios ou um código de ética que baliza a tomada de decisão Geralmente são palavras vagas, que necessitam de ser clarificadas por exemplos ou contra-exemplos Necessitam ser transformados em comportamentos específicos Necessitam ser realísticos - coisas que nós possamos ser Consistentes com a história e a cultura da organização

32 Exemplos de Princípios
Merck Responsabilidade Social Excelência Inovação baseada na ciência Honestidade e integridade Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidade Sony Elevação da cultura e do status nacional do Japão Ser um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossível Encorajar a habilidade individual e a criatividade Disney Não ser cínico Divulgação dos valores do “American Way of Life” Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimento Preservação e controle da magia Disney

33 2. Como estamos? Esta pergunta é respondida através de duas análises, uma externa a empresa e outra interna. A análise externa tem como objetivo avaliar o mercado em seu contexto atual e futuro. Para tanto, deve-se buscar caracterizá-lo através de três quadros: Quadro das AMEAÇAS (barreiras) e OPORTUNIDADES; Contexto de negócios x produtos x mercados, e; Identificação dos valores dos clientes. Clientes Agências Fornecedores Concorrentes

34 2. Como estamos? A análise interna tem como finalidade fazer um diagnóstico interno da organização, identificando: PONTOS FORTES que se sobressaem frente aos seus concorrentes, e; PONTOS FRACOS que se inferiorizam frente aos seus concorrentes. Acionistas Gestores Colaboradores

35 3. O que queremos? Devemos definir a DIRETRIZ, ou seja, a META e os MEIOS para alcançar esta DIRETRIZ. Ao estabelecer sua DIRETRIZ, a empresa deve observar alguns aspectos com: Ser condizente com a MISSÃO, VISÃO e VALORES / PRINCÍPIOS da empresa, e; Ser específica, mensurável e desafiadora.

36 4. Como atingir? A resposta é simples, mas árdua de executar. A empresa deve estabelecer suas estratégias, ou melhor, suas ações estratégicas. Para a elaboração de suas ações estratégicas, deve-se procurar: Manter os PONTOS FORTES do ambiente interno; Fortalecer os PONTOS FRACOS do ambiente interno, e; Maximizar as OPORTUNIDADES do ambiente externo; Neutralizar as AMEAÇAS do ambiente externo; Buscar e criar vantagens competitivas duradouras.

37 5. Como estamos indo? Após o término da formulação das estratégias, a empresa deve consolidar e registrar, de forma clara e acessível, o conjunto: DIRETRIZ (META + MEIOS), e; ESTRATÉGIAS. Esta consolidação deve resultar em AÇÕES com INDICADORES DE DESEMPENHO.

38 A forma gráfica do Planejamento Estratégico de nossa empresa ...
Painel de Bordo

39 E sobre as perguntas ... Ainda podemos acrescentar uma sexta pergunta que irá garantir as demais. 6. Como corrigir? Concluído a elaboração das AÇÕES, é só colocar em prática o planejamento estratégico da empresa. Todavia, as intempéries do dia-a-dia, causam distorções entre o que foi planejado e o que está sendo efetivamente executado. Para tanto, deve-se acompanhar, corrigir ou ajustar as AÇÕES para que a empresa possa atingir a sua DIRETRIZ (META + MEIOS). O acompanhamento para a tomada de decisão passa a ser fundamental no dia-a-dia da empresa para corrigir estas distorções.

40 6. Como corrigir? O planejamento estratégico pode ser realizado de modo prático e objetivo. Todavia, para o êxito de qualquer planejamento é fundamental a participação dos colaboradores, afinal são eles que irão buscar a META e executar as AÇÕES.

41 Reflexão final ... "Só existem ventos favoráveis quando se conhece o porto de chegada." Seneca (Filósofo Romano)


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