A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?"— Transcrição da apresentação:

1 ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Desde 1977, com a iniciativa alemã do selo “Anjo Azul”. A partir daí começaram a surgir os chamados rótulos ecológicos, baseados na certificação ambiental de produtos. Um poderoso mecanismo de educação e de informação ao consumidor que utiliza as forças de mercado como indutoras da oferta de melhores produtos do ponto de vista ambiental, proporcionando novas oportunidades de negócios para as empresas.

2 O QUE É A ISO? A International Organization for Standardization – ISO é uma federação mundial de entidades nacionais de normalização, que congrega mais de 100 países, representando praticamente 95% da produção industrial do mundo. Trata-se de uma organização não-governamental, constituída desde fevereiro de 1947, em Genebra – Suíça, com o objetivo principal de criar normas internacionais. A ISO elabora normas através de vários comitês técnicos, compostos por especialistas dos diversos países-membros. Estas normas são voluntárias, em diversos campos de atividades, exceto no setor eletro-eletrônico.

3 O BRASIL PARTICIPA DA ISO ?
Sim. O Brasil participa da ISO através da ABNT – a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Uma sociedade privada, sem fins lucrativos, fundada em 1940, reconhecida pelo governo brasileiro como o Fórum Nacional de Normalização. A ABNT elabora normas em diversos domínios de atividades. Além disso, certifica produtos e sistemas. A Associação foi fundadora da ISO, em 1947, e portanto considerada membro “P” (isto é, participante), com direito a voto neste fórum internacional de normalização, tendo sido eleita como Membro do Conselho Superior, na Assembléia Geral realizada em Genebra, Suíça, em setembro de 1995.

4 NORMAS ISO 14000 Objetivo: “Prover às organizações os elementos de um Sistema de Gestão Ambiental eficaz, passível de integração com outros requisitos de gestão, de forma a auxilia-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos”. As normas ISO orientam a organização a “formular uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais significativos”.

5 REQUISITOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Estabelecer a Política Ambiental da Organização. Planejamento que contemple os aspectos ambientais de suas atividades. Definição de autoridades e responsabilidades pelas ações ambientais. Treinamento e Comunicação entre os diversos níveis da organização. Controle operacional relativo aos aspectos ambientais.

6 REQUISITOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Preparação para atendimento a situações de emergência. Monitoramento e medição periódica da ação sobre o meio ambiente. Investigação e tratamento das não-conformidades de natureza ambiental. Ações corretivas e preventivas para eliminar as causas das não-conformidades, reais ou potenciais, relativas ao meio ambiente.

7 REQUISITOS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Registros que permitam o acompanhamento das ações sobre o meio ambiente. Auditorias periódicas do Sistema de Gestão Ambiental.

8 Para alcança uma certificação ambiental a empresa deve cumprir três exigências
Ter implantado um Sistema de Gestão Ambiental. Cumprir a Legislação Ambiental aplicável ao Local de Instalação. Assumir um Compromisso com a melhoria contínua de seu desempenho ambiental.

9 Que vantagens oferece um sistema de gestão ambiental
Criação de uma imagem “verde”; Acesso a novos mercados; Redução de acidentes ambientais e custos de remediação; Conservação de energia e recursos naturais; Racionalização de atividade; Menor risco de sanções do Poder Público; Redução de perdas e desperdícios; Maior economia; e Facilita acesso a financiamentos.

10 Que vantagens oferece um sistema de gestão ambiental
A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, além de promover a redução dos custos internos das organizações, aumenta a competitividade e facilita o acesso aos mercados consumidores, em consonância com os princípios e objetivos do desenvolvimentos sustentável.


Carregar ppt "ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google