A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS JOVENS E O VIH/SIDA Autores Informação Geral Links Preservativo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS JOVENS E O VIH/SIDA Autores Informação Geral Links Preservativo"— Transcrição da apresentação:

1 OS JOVENS E O VIH/SIDA Autores Informação Geral Links Preservativo
Curiosidades Tratamento Contactos de Instituições Teste do VIH Jogos Dados sobre VIH/SIDA Como podes apoiar pessoas infectadas Dúvidas de jovens como tu Testemunhos de jovens infectados

2 O que é o VIH1? Vírus Imunodeficiência Humana A sigla VIH significa:
O VIH actua no sistema imunitário diminuindo as defesas do organismo e pode causar o síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA). Quando o sistema imunitário é atingido perde essa capacidade de defesa e podem aparecer diversas infecções. Estas infecções chamam-se oportunistas porque se aproveitam do enfraquecimento das defesas do organismo. 1- Em Inglês, diz-se HIV- Human Immunodeficiency Virus.

3 O que é o VIH? O VIH é um vírus frágil que raramente sobrevive fora do organismo. Quando entra no organismo, pode aí permanecer “silencioso” ou “escondido” durante meses ou anos e ir fazendo estragos no sistema imunitário. Muito importante: As pessoas com um aspecto saudável podem, sem o saber, estar infectadas com o VIH e transmitir o vírus a outras pessoas!

4 O que é a SIDA? A sigla SIDA significa:
É a forma mais grave de infecção pelo VIH A sigla SIDA significa: Síndrome – conjunto de manifestações, sintomas e sinais que caracterizam uma doença Imuno - O sistema imunitário é responsável pela defesa do nosso organismo antes de possíveis doenças Deficiência- Falta, ausência Adquirida- Não é hereditária mas sim causada pelo contacto com o vírus

5 O que é a SIDA? Quando uma pessoa se infecta, o vírus destrói o sistema imunitário e, após algum tempo, pode contrair diferentes tipos de doenças que deterioram a sua saúde. É neste momento que se pode falar de SIDA. O período de tempo que vai desde o momento de infecção até ao diagnóstico de SIDA pode variar de pessoa para pessoa, do tipo de cuidados prestados e da toma dos medicamentos.

6 Como é que se transmite o VIH?
O VIH transmite-se unicamente através de: Relações sexuais não protegidas com um parceiro infectado Contacto directo com o sangue de uma pessoa infectada Mãe infectada para o feto ou filho recém-nascido  

7 Relações sexuais não protegidas com um parceiro infectado
Relações sexuais vaginais:         Qualquer relação não protegida pode causar a infecção porque não podemos saber se o nosso parceiro é portador do VIH. - O VIH contido no esperma de um homem pode passar para a circulação sanguínea da mulher através de pequenas lesões existentes na parede da vagina. Ainda que o homem retire o pénis antes de ejacular (coito interrompido), pode transmitir o vírus, uma vez que este está presente no líquido que precede a ejaculação.

8 -O VIH contido nas secreções vaginais da mulher pode passar para a circulação sanguínea do homem através de pequenas lesões existentes no pénis. Relações sexuais anais: Relações sexuais orais: O VIH pode passar para a circulação sanguínea do/a parceiro/a através de pequenas ou mesmo invisíveis lesões existentes na parede do ânus. - O VIH pode ser contraído pelo contacto entre os fluidos sexuais (esperma no homem ou secreções vaginais na mulher) e a mucosa da boca do parceiro, se esta tiver pequenas feridas, aftas ou infecções (mesmo que não sejam visíveis a olho nu).

9 Contacto directo com o sangue de uma pessoa infectada
O vírus também se transmite quando o sangue de uma pessoa infectada entra em contacto directo com o sangue de outra pessoa. Por exemplo, por partilha de seringas e agulhas, tatuagem, brincos, manicura ou piercing não devidamente desinfectado.

10 De mãe para filho Uma mulher infectada pelo VIH pode transmitir o vírus ao seu bebé, durante a gravidez, parto ou aleitamento.

11 Como é que NÃO se transmite o VIH?
Em relações sociais com pessoas infectadas em: Locais de trabalho Escola Locais públicos Na convivência com uma pessoa infectada através: Saliva Lágrimas Suor Manifestações afectivas (beijar, abraçar e acariciar)

12 A prevenção da infecção por contacto com o sangue é feita pela:
Não partilha de objectos cortantes ou perfurantes como agulhas de tatuagem, lâminas de barbear, piercing’s, brincos, escova de dentes, tesouras, limas, corta-unhas… Não partilha de material usado para a preparação de drogas injectáveis como agulhas, colheres, algodão, caricas, seringas, limão, água… Desinfecção de todos os objectos. Deve ter-se sempre um material pessoal, nunca partilhá-lo com ninguém e desinfectá-lo de cada vez que é usado. Trocar as seringas usadas por um “KIT” que é dado gratuitamente nas farmácias.

13 O que fazer para desinfectar as seringas?
Colocar a lixívia num recipiente (ex.:copo) 2) Aspirar a lixívia para a seringa através da agulha 3) Deitar fora para o lavatório. Repetir isto 3 ou 4 vezes.

14 Pode também pôr-se a agulha e a seringa num recipiente com lixívia e água (1 parte de lixívia para 10 de água) e deixá-las ali mergulhadas durante 20 minutos. Deitar fora, no lavatório, a lixívia que se usou para desinfectar os objectos. Passar tudo por água da torneira durante alguns minutos. Limpar o recipiente e o lavatório com um pouco de lixívia e depois passar tudo por água da torneira durante alguns minutos. Se não houver lixívia, pode usar-se álcool. Para desinfectar outros objectos como brincos ou piercing’s fazer o mesmo, mergulhá-lhos em água com lixívia ou álcool.

15 Prevenção da infecção por transmissão mãe-bebé.
Uma mulher que esteja infectada por VIH/SIDA e que queira ter filhos ou que já esteja grávida, deve consultar o seu médico para saber quais os riscos para ela e para o seu bebé. Actualmente, algumas mulheres e homens portadores de VIH/SIDA já podem ter filhos. Existem algumas técnicas que permitem fazer com que os bebés nasçam saudáveis, como por exemplo, a lavagem do esperma, a fecundação in vitro e medicamentos antiretrovirais.

16 Todos podem ser infectados pelo VIH?
SIM! O VIH não escolhe sexo, nacionalidade, idade, cultura, etnia, religião ou classe sócio-económica. Não interessa quem és, mas o que fazes! Basta que tenhas comportamentos de risco como, por exemplo, ter relações sexuais sem preservativo ou partilhar seringas usadas, para que possas ser infectado. Voltar à página inicial

17 Como Prevenir a Infecção por VIH/SIDA?
A prevenção da infecção por contacto com os fluidos sexuais só pode ser feita com segurança através do uso de preservativo. Os métodos contraceptivos como a pílula, o dispositivo intra-uterino, ou o coito interrompido não protegem da infecção por VIH/SIDA.

18 O uso do preservativo é a única forma de te protegeres do VIH/SIDA quando queres ter relações sexuais com alguém. Para além de te proteger do VIH/SIDA, o preservativo também é o meio mais eficaz de prevenires outras infecções sexualmente transmissíveis, como as hepatites ou a sífilis e uma gravidez não desejada. As pessoas infectadas com o VIH/SIDA, se usarem o preservativo correctamente, podem ter relações sexuais sem contagiarem o parceiro. Só se o preservativo não for bem conservado, utilizado e colocado (exceptuando defeitos de fabrico) é que se pode romper. Se o utilizares cuidadosamente, ele protege-te.

19 Assim, deves ter cuidado com o preservativo que escolhes e a forma como o tratas, pois só um bom e intacto preservativo te pode proteger. Os preservativos que deves escolher são: Preservativos de látex De boa qualidade Que não contenham espermicidas E há vários preservativos que podes escolher… Vários tamanhos Várias formas Várias cores Vários sabores

20 O que fazer para conservar os preservativos em bom estado?
Guardá-los em sítios frescos e secos. Podes guardar os preservativos numa gaveta. Não os deves guardar muito tempo na carteira, no bolso ou em sacos porque a embalagem se pode danificar e estragar o preservativo. O porta-luvas do carro também não é adequado, fica muito quente e pode danificá-lo. Antes de o usares, deves verificar sempre o prazo de validade. Se o prazo de validade do preservativo já passou, não o deves usar, pois pode estar estragado.

21 Deves também verificar o estado de conservação da embalagem.
Para um preservativo estar bom, a embalagem que o protege deve estar em bom estado, ou seja, sem furos e com ar. Para saberes se a embalagem está em bom estado, vê como se faz: Deves abrir a embalagem com os dedos e não com os dentes, as unhas ou objectos cortantes e pontiagudos. A melhor forma é empurrar o preservativo para um canto e rasgar a embalagem com os dedos no outro canto. .

22 Podes também usar um lubrificante à base de água com o preservativo.
Os lubrificantes devem ser usados nas relações vaginais e anais para tornar as fricções mais suaves entre a mucosa e o preservativo e evitar que o preservativo se estrague. Os lubrificantes que devem ser usados com o preservativo são à base de água, por isso pergunta na farmácia, supermercado, sex-shop ou vê na embalagem se é “hidrossolúvel”, “solúvel na água” ou “gel à base de água”. Não deves utilizar vaselina, leite hidratante, óleo de bebé ou outros cremes porque podem estragar o preservativo. Vale mais não usar lubrificante ou usar saliva do que estes produtos.

23 O que fazer para colocar o preservativo correctamente?
Coloca o preservativo antes de qualquer contacto sexual Coloca-o no pénis em erecção, com o rebordo voltado para cima; com dois dedos tira a ar do reservatório, apertando-o Depois desenrola o preservativo delicadamente, sem o esticar, até à base do pénis Se o preservativo não tiver reservatório para o esperma, deves deixar um pequeno espaço vazio na extremidade.

24 Então, o que fazer para retirar o preservativo correctamente?
Mas para além de colocar o preservativo correctamente, tens de retirá-lo bem, para evitar que o esperma se derrame. Então, o que fazer para retirar o preservativo correctamente? Depois da ejaculação, deves retirar o pénis da vagina/ânus com cuidado, segurando o preservativo para que não escorregue ou fique retido no interior da/o parceira/o O preservativo deve ser retirado com o pénis ainda em erecção, enrolando-o para fora e sem o puxar Deves segurar o preservativo pelo rebordo para evitar que ele deslize e dar-lhe um nó na extremidade para não deixar derramar o esperma. Quando deitares o preservativo no lixo, embrulha-o num papel ou noutro material resistente.

25 O preservativo só pode ser utilizado uma vez!
O preservativo não é reutilizável. Deves mudar de preservativo sempre que inicias um novo contacto sexual. No sexo oral também deves usar preservativo por causa das pequenas feridas, aftas ou infecções que se pode ter na boca. Voltar à página inicial

26 Qual o Tratamento para o VIH/SIDA?
Até ao momento actual, os cientistas e investigadores ainda não descobriram um tratamento que seja verdadeiramente eficaz na destruição do VIH no organismo humano. Por ser um vírus, é muito difícil produzir um medicamento que o mate, uma vez que ele consegue transformar-se e resistir aos fármaços.

27 Mas já há medicamentos que conseguem diminuir eficazmente a reprodução do vírus e, por isso, são chamados antiretrovirais. Eles não destroem o vírus, não curam a doença mas conseguem atrasar a sua evolução, dando mais tempo e melhor qualidade de vida às pessoas. São normalmente tomados às refeições e não podem ser esquecidos porque se o forem podem tornar o vírus resistente a eles e fazer com que o tratamento falhe. Não são medicamentos fáceis de ingerir e causam efeitos secundários, mas quando o tratamento é bem sucedido, as pessoas infectadas com VIH/SIDA ficam muito melhores.

28 No entanto, não funciona com todas as pessoas
No entanto, não funciona com todas as pessoas. Em algumas, o tempo que leva a fazer efeito pode ser demorado, podendo criar resistência do vírus ao medicamento. Para este tratamento ter sucesso tem de ser iniciado numa fase inicial da infecção, para ajudar as defesas do organismo (sistema imunológico) a manterem-se. Na fase de SIDA, quando já há poucas defesas, eles não têm grandes resultados.

29 Quando já se tem SIDA o que normalmente se faz é dar vacinas e medicamentos adicionais que cuidam, controlam e previnem as infecções oportunistas. Como o sistema imunológico está afectado, estas infecções podem, por si só, ser perigosas ou facilitar o desenvolvimento do VIH. As pessoas que estão infectadas pelo VIH/SIDA, mesmo estando a fazer o tratamento, têm de procurar evitar contagiar outras pessoas, mas também têm de se proteger para não serem infectadas mais vezes.

30 Uma re-infecção facilita a evolução da infecção e pode dar origem a novas formas do vírus que sejam resistentes ao tratamento. Assim, é importante que todas as pessoas se previnam da infecção ou re-infecção pelo VIH/SIDA. A prevenção passa por cada um de nós. Nós é que nos devemos proteger e não esperar que seja o outro a proteger-nos! Voltar à página inicial

31 Dados Sobre a Sida1 Portugal possui cerca de casos de infecção VIH/ SIDA ( /2004). Em Portugal existem registados: casos de SIDA, casos de Portadores Assintomáticos (PA), casos de Sintomáticos não SIDA. Como vês há um maior número de casos de Assintomáticos do que de SIDA. Podes ver o seguinte gráfico, que ilustra o que acabaste de ler. 1 Dados retirados do Documento SIDA 132, responsabilidade do Centro de Vigilância Epidemiológica de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis (

32

33 A SIDA pode afectar-te e não está na cara de cada um.
Dados sobre VIH/ SIDA A SIDA pode afectar-te e não está na cara de cada um. Em Portugal existem casos de Portadores Assintomáticos (PA). Como vês alguém por quem te apaixones e com quem te envolvas, ainda que não pareça, mas pode estar infectado (a) com o VIH/ SIDA (PA). Podes ver o seguinte gráfico, que ilustra o que acabaste de ler.

34

35 A SIDA não é uma doença de homossexuais e pode ocorrer em qualquer idade.
Como vês há muitos jovens que correram riscos e foram infectados com a tua idade e que hoje possuem SIDA. A maioria dos casos de SIDA ocorre entre os 20 e os 34 anos. Os heterossexuais são o segundo maior grupo infectado e este grupo tem vindo a aumentar.

36 Relativamente à Europa… 2
Sabias que em 2003 Portugal foi… O terceiro país com mais casos de VIH diagnosticados, com 228 casos por milhão de habitantes? (Ver Mapa 1) O país com mais casos de SIDA diagnosticados, com 81 casos por milhão de habitantes? (Ver Mapa 2) 2 - Dados retirados do site

37 Infecções de VIH: casos diagnosticados em 2003 por milhão de habitante
Mapa 1 Infecções de VIH: casos diagnosticados em 2003 por milhão de habitante - Casos de VIH por milhão 200 + 100 20 99 < 20 NA - Não disponível Update 7 9 52 14 72 3 8 10 6 45 635 26 28 22 39 35 46 48 25 175 32 104 0.5 23 60 52* 50 16 11 276 2 43 108 206 117 70 NA Update at 31 December 2003 101 228 145

38 Casos de SIDA diagnosticados em 2003 por milhão de habitante
Mapa 2 Casos de SIDA diagnosticados em 2003 por milhão de habitante 50 + 20 - 49 5 19 < 5 2 3 8 1 0.6* 0.8 11 4 7 12 31 25 18 10 9 81 0* 0.4 33 6 0.7 37 14 0.3* NA NA - Não disponível Update at 31 December 2003 Casos de SIDA por milhão

39 Vale a pena pensares nisto!!!
Por ti e por todos com quem partilhas ou irás partilhar a tua vida, é essencial que estejas informado (a) e que não corras riscos. Não te esqueças... ... A SIDA é um problema de todos nós!! Voltar à página inicial

40 Será que estás infectado?
A única forma de saberes se estás infectado ou não pelo VIH é através de um teste específico para a pesquisa de anticorpos contra o VIH. O teste deverá ser feito só 3 meses após a situação de risco (por exemplo, não usar preservativo) e durante esse tempo, não pode haver comportamentos de risco.

41 O Teste… Regra geral, quando qualquer coisa estranha entra no nosso corpo (por exemplo, o VIH), as nossas defesas (sistema imunitário) reagem, produzindo substâncias contra o invasor. Entre tais substâncias encontram-se os anticorpos. Existem vários tipos de teste que permitem saber se a pessoa está infectada com o VIH. Estes testes identificam os tais anticorpos contra o VIH. Para que esses anticorpos surjam na circulação sanguínea é necessário esperar algum tempo, geralmente, 3 meses.

42 E qual o significado dos resultados do teste?
Se um teste tem um resultado negativo significa que a pessoa provavelmente não está infectado pelo VIH. Se o resultado do teste foi positivo diz-se que a pessoa é seropositiva. Tal não quer dizer que a pessoa vá necessariamente ficar doente, ou desenvolver SIDA, mas o vírus permanecerá no seu corpo, podendo contagiar outras pessoas. Apesar destes testes serem muito fiáveis, um resultado positivo deve sempre ser sujeito a confirmação.

43 Razões para realizares o teste
Se estás muito preocupado com a infecção pelo VIH e não tens muitas probabilidades de estar infectado, ir fazer o teste pode ajudar a veres-te livre destas preocupações e ansiedade. Se a probabilidade de estares infectado é elevada, a realização do teste pode ajudar-te a enfrentar uma incerteza que se pode tornar insuportável. Tendo em conta que os medicamentos de combate à infecção pelo VIH são cada vez mais eficazes, o saber o quanto antes que se é seropositivo significa que se pode ter ajuda médica mais cedo. Além disso, podemos levar uma vida mais saudável. O facto de se saber que se é seropositivo pode fazer com que a pessoa se queira proteger e proteger o parceiro da infecção através de relações sexuais seguras (isto é, com preservativo) e da não partilha de materiais para injectar drogas (por exemplo, seringas).

44 Razões para não realizares o teste
O teste não deve ser feito para justificar a prática de comportamentos sexuais de risco. Mesmo que não sejamos portadores do vírus, devemos praticar sexo seguro e todos os comportamentos seguros de forma a prevenir a infecção. É preciso que te protejas SEMPRE, mesmo que tenhas a felicidade de não estar infectado.

45 Razões para não realizares o teste
Há ainda algumas questões que é importante teres consciência antes de realizares o teste: Achas que vais conseguir lidar com um resultado positivo? Se o resultado for positivo, já pensaste a quem vais querer contar? Tens a certeza que podes confiar na prestação de cuidados e de apoio, se o resultado for positivo? Se tens estas dúvidas, podes procurar um Centro de Aconselhamento e Detecção (CAD) onde te poderão aconselhar.

46 Centros de Aconselhamento e Detecção em Portugal
O Atendimento É gratuito e não é necessário fazer marcação prévia O resultado é anónimo e confidencial, sendo dado ao fim de 3 dias úteis após a colheita de sangue Sempre que alguém decide fazer o teste, há um acompanhamento por parte de psicólogos especializados, antes e após a realização do mesmo.

47 Centros de Aconselhamento e Detecção em Portugal
CAD Aveiro (Centro de Saúde de Aveiro) CAD Barreiro (Extensão de Saúde Henrique Galvão) CAD Beja (R. Rainha D. Amélia, 2) CAD Braga CAD Bragança (Inst. do Instituto Port. da Juventude) CAD Castelo Branco /4 CAD Coimbra (Av. Bissaya Barreto, Ed. BCG) CAD Évora (Largo Sr. Da Pobreza) CAD Faro CAD Guarda CAD Leiria CAD Lisboa (Fundação Nª Sª Bom Sucesso) CAD Lisboa (Centro de Saúde da Lapa) CAD Portalegre (Av. Brasil, 11) CAD Porto (R. Constituição, 1656) CAD Santarém (Hospital Distrital de Santarém) CAD Setúbal (Centro de Saúde S. Sebastião) CAD Vila Real Voltar à página inicial

48 Dúvidas de Jovens como TU!!!

49 Morte Gravidez Teste de Despistagem Preservativo Transmissão
Tratamento Voltar à página inicial

50 Transmissão

51 Não se contrai o VIH na 1ª relação sexual…?
Como é que o VIH se transmite? O VIH transmite-se unicamente através de relações sexuais não protegidas com um parceiro infectado, contacto directo com o sangue de uma pessoa infectada e de uma mãe infectada para o feto ou filho recém-nascido. Não se contrai o VIH na 1ª relação sexual…? O facto de seres virgem não te protege do VIH. Qualquer relação sexual em que haja troca de fluidos sexuais é uma relação de risco e como tal deves sempre usar o preservativo...

52 Se a pessoa souber que tem SIDA pode ter relações sexuais?
As pessoas infectadas com o VIH/SIDA, se usarem o preservativo correctamente, podem ter relações sexuais sem contagiarem o parceiro. Mas mais importante é saber que o preservativo deve ser utilizado sempre quer as pessoas saibam que estão infectadas, quer não saibam. Se uma pessoa se infecta, pouco tempo depois já pode infectar os outros? O tempo que vai desde o momento em que a pessoa se infecta até ter capacidade para infectar outras pessoas depende do seu estado de saúde (do seu sistema imunitário) e da carga viral da pessoa, mas a resposta é sim...

53 E se a boca da minha namorada tiver uma ferida?
Depende daquilo que fizerem... A pele intacta protege do vírus, mas dentro da boca não há pele... O que há é uma mucosa que não nos protege do vírus, logo a boca não está protegida e nós também não. Se houver uma ferida e houver contacto directo com o sangue de outra pessoa corremos o risco de nos infectarmos ou de infectarmos a outra pessoa. O VIH pode transmitir-se se estivermos a tomar a pílula? A única forma de te protegeres contra o VIH é utilizando o preservativo. A pílula protege-te da gravidez, mas não te protege das infecções sexualmente transmissíveis como o VIH.

54 Será que uma pessoa pode ter SIDA, sem passar pela fase de VIH?
Quando uma pessoa se infecta, o vírus começa a destruir o sistema imunitário. Passado algum tempo a pessoa pode começar a contrair diferentes tipos de doenças que deterioram a sua saúde. É neste momento que se pode falar de SIDA. De qualquer modo todas as pessoas que chegam à fase de SIDA têm de passar obrigatoriamente pela fase de VIH, mas a duração deste processo pode variar de pessoa para pessoa. Voltar à página inicial

55 Transmissão Mãe-Filho

56 Como é que casado com alguém com SIDA se pode ter um filho?
Actualmente, algumas mulheres e homens portadores de VIH/SIDA já podem ter filhos. Existem algumas técnicas que permitem fazer com que os bebés nasçam saudáveis, como por exemplo, a lavagem do esperma, a fecundação in vitro e medicamentos antiretrovirais. Se uma mulher engravida e tem SIDA pode transmitir ao seu bebé? Uma das formas de transmissão do vírus é através da mãe-bebé: durante a gravidez, durante o parto ou durante a fase da amamentação. Por isso mesmo a mãe terá que ter todos os cuidados para não transmitir o vírus ao seu bebé.

57 Quando o bebé está infectado o VIH começa logo a destruir as células?
Sim... Não interessa nem o dia nem o momento, nem a raça, nem a idade... Ao vírus isso não interessa nada! A partir do momento em que uma pessoa fica infectada, o vírus começa logo a destruir as células do sistema imunitário! Voltar à página inicial

58 Preservativo

59 Onde é que posso arranjar os preservativos?
Os preservativos podem ser comprados em farmácias, supermercados, alguns centros de saúde e em máquinas colocadas em locais públicos. Um outro local são as consultas de planeamento familiar onde te podes consultar com o teu médico e a quem poderás pedir que te dêem gratuitamente preservativos e a pílula. Costumam ser de tamanhos diferentes? Em geral existem vários tamanhos. Os preservativos são seguros? Sim... se forem usados de forma correcta são bastante seguros. Deves colocá-los antes de qualquer contacto sexual.

60 Qual é o prazo de validade de um preservativo?
Não deves usar um preservativo que tenha na embalagem um prazo de validade que já passou, porque pode estar estragado. Também deves guardar sempre os preservativos num lugar fresco, seco e ao abrigo da luz solar. Os preservativos reduzem as sensações de prazer? Nos dias de hoje os preservativos são muito finos, mas ao mesmo tempo muito resistentes. Resistente não quer dizer mais grosso, por isso hoje em dia os preservativos dificilmente diminuem as sensações de prazer.

61 Os preservativos podem proteger de doenças?
Sim, o preservativo protege-te das infecções sexualmente transmissíveis entre as quais o VIH. Para além disso o preservativo evita a gravidez. Um preservativo pode ser usado mais do que uma vez? Não, um preservativo deve ser usado apenas uma vez e depois deitado fora. Pode acontecer que o preservativo escorregue para dentro da mulher? Sim, se não colocares e retirares o preservativo correctamente.

62 O preservativo pode romper-se?
Sim, por isso deves ter muito cuidado ao abrires a embalagem. Não deves utilizar os dentes ou as unhas para a abrir. Também não se deve abrir a embalagem com nenhum objecto cortante. Finalmente, importa estar atento ao modo como se coloca o preservativo porque também o podes danificar nessa altura. A rapariga pode colocar o preservativo ao rapaz? Sim, as raparigas também podem comprar os preservativos e podem colocá-lo no rapaz. Por esta razão tanto os rapazes como as raparigas devem saber como se coloca bem um preservativo.

63 Existe um preservativo feminino?
Sim, há um preservativo feminino. É colocado dentro da vagina e tal como o preservativo masculino evita qualquer contacto entre as secreções genitais e o sangue. Actualmente já não está à venda em Portugal. Deve usar-se lubrificante com o preservativo? Sim, o lubrificante ajuda a evitar que o preservativo se rompa. Alguns preservativos já vêm lubrificados. Se o preservativo não é lubrificado, usa um lubrificante à base de água. Nunca uses vaselina ou óleo vegetal já que estes lubrificantes podem estragar os preservativos.

64 Para além do preservativo há outras formas de proteger da SIDA?
Numa situação de contacto sexual com o parceiro a única forma de te protegeres do VIH/SIDA é usando o preservativo. Os métodos contraceptivos como a pílula, o dispositivo intra-uterino, ou o coito interrompido não protegem da infecção por VIH/SIDA.

65 Onde guardar os preservativos?
Deves guardá-los em sítios frescos e secos. Podes guardar os preservativos numa gaveta. Não os deves guardar muito tempo na carteira, no bolso ou em sacos porque se pode danificar a embalagem e estragar o preservativo. O porta-luvas do carro também não é adequado uma vez que fica muito quente e pode danificar o preservativo. Sexo com ou sem preservativo dá o mesmo prazer? Actualmente os preservativos são bastante finos , mas continuam a ser bastante fortes e resistentes. Por serem finos os preservativos muito dificilmente diminuem as sensações de prazer.

66 Com o vibrador também é preciso usar o preservativo?
Há quem use objectos sexuais nas práticas sexuais, mas muitas vezes o que acontece é que as pessoas também partilham esses objectos. Os objectos não se podem infectar mas são utilizados como veículos de transporte do vírus de umas pessoas para as outras. Assim, deve usar-se o preservativo também no vibrador. Voltar à página inicial

67 Teste de Despistagem

68 Qual a idade para se poder fazer o teste?
Não há uma idade específica para ser fazer o teste. Basta que tenhas tido comportamentos de risco ou que tenhas alguma dúvida sobre os teus comportamentos para te informares nos locais respectivos e aí fazeres o teste específico ao VIH.

69 Como saber que se está infectado?
A única forma de saberes se estás infectado ou não pelo VIH é através de um teste específico para a pesquisa de anticorpos contra o VIH. O teste deverá ser feito apenas 3 meses após a situação de risco ter ocorrido (ex. relações sexuais não protegidas, partilha de seringas) e durante esse tempo não podem ocorrer quaisquer comportamentos de risco. Voltar à página inicial

70 Tratamento

71 Não há nada que cure o vírus?
Até ao momento actual, os cientistas e investigadores ainda não descobriram um tratamento que seja eficaz na destruição do VIH no organismo humano. Existem, no entanto, medicamentos que não destroem o vírus, não curam a doença, mas conseguem atrasar a sua evolução, dando mais tempo e melhor qualidade de vida às pessoas.

72 Se estivermos no princípio do VIH não há medicamentos para ficarmos bons?
Não há uma vacina ou um tratamento para o VIH. Os medicamentos existentes apenas permitem melhorar a qualidade de vida da pessoa infectada. Voltar à página inicial

73 Morte

74 Porque morre uma pessoa com SIDA?
O VIH actua no sistema imunitário diminuindo as defesas do organismo e pode causar a SIDA. Quando o sistema imunitário é atingido perde a sua capacidade de defesa e podem então aparecer diversas infecções. Estas infecções chamam-se oportunistas porque se aproveitam do enfraquecimento das defesas do organismo, são estas infecções, de diferentes tipos, que podem levar à morte da pessoa.

75 Depois de se ter SIDA quantos anos se tem de vida?
Isso vai depender daquilo que a pessoa fizer, se toma ou não medicação e das infecções oportunistas que tiver, pois estas aproveitam-se da debilitação do sistema imunitário. Depois de uma pessoa falecer o VIH continua activo? Não... Quando uma pessoa morre a temperatura do seu corpo baixa e a diferença de temperatura destrói o vírus. Por outro lado como o vírus deixa de ter células através das quais possa sobreviver, ele próprio não perdura.

76 O VIH só precisa do nosso organismo para viver?
Sim porque há material que existe nas nossas células do sistema imunitário (e só algumas: as CD4) às quais ele se junta para extrair aquilo de que necessita e que não encontra noutro lado. Não as destrói mas elas deixam de funcionar como deveriam, ou seja, não protegem... Porque é que não se destroem as CD4? Se as CD4 forem destruídas, o vírus não tem onde nem como se alimentar e morre. No entanto, se não houver CD4 nós também deixamos de existir porque não temos como nos defender das agressões do exterior (ou seja, das doenças e infecções). Voltar à página inicial

77 Testemunhos de JOVENS como TU...
Textos retirados do livro Testemunhos da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA (CNLCS)

78 * * * Isabel Ricardo Carlos (Infectada com 15 anos)
(Infectado com 16 anos) Carlos * (Infectado com 15 anos) Voltar à página inicial * Os nomes das pessoas foram alterados para os proteger de uma possível identificação...

79 Isabel (25 anos) “Fui infectada através de uma relação sexual, tinha eu 15 anos. Foi o meu primeiro amor, uma entrega total. (...) Dediquei-me imenso a ele, adorava-o, era tudo para mim! (...) Nunca pensei em me proteger, não pensei em absolutamente nada. (...) Entretanto surgiram várias campanhas na televisão sobre os comportamento de risco (...). Tive curiosidade em saber. Fui falar com a minha médica de família e pedi-lhe para fazer o teste. (...) O resultado dele chegou uma semana antes do meu. Positivo. Quando fui à consulta saber o meu, perguntei apenas: “É VIH positivo, não é?”. “Como é que sabes?” - espantou-se a médica. “Porque é igual ao dele” - respondi eu. E estava certa. Foi apenas curiosidade nossa... Não tínhamos qualquer sintoma... (...).” Voltar à página inicial

80 Ricardo (21 anos) “Foi com a segunda namorada que tive. Era uma pessoa conhecida da minha família. Comecei a namorar durante o verão. Quando começámos a ter relações sexuais, a minha preocupação era a gravidez. O resto não me mereceu qualquer consciência. Achava, tal como muita gente acha, que não me podia tocar. Isto há cinco anos. Pensava que era um problema dos drogados e dos homossexuais. Ela não era drogada. Não fumava sequer. Não era daquelas miúdas que andasse aí nas maluquices. Era uma miúda bem comportada. Nunca me levou a suspeitar. (...) O que me lixou foi a mentalidade que eu tinha na altura. (...) Eu sabia como as coisas aconteciam, mas pensei: é uma pessoa conhecida, nunca esteve no hospital, tem ido ao médico, tem feito exames, está tudo bem. Só que este teste ninguém se lembra de o fazer.” Voltar à página inicial

81 Carlos (22 anos) “Há sete anos que sei que sou seropositivo. Fui assintomático até há dois anos atrás. (...) Desde o momento em que tomei consciência que era seropositivo senti desassossego, angústia, solidão. Solidão porque no início eu não disse a ninguém, ninguém sabia que eu era seropositivo. Depois espalhou-se. Muitas pessoas passaram a ter receio de estar comigo e, apesar de não o dizerem eu senti. (...).” Voltar à página inicial

82 Não discrimines ninguém que tenha VIH/SIDA!
Estamos a discriminar sempre que tratamos alguém de forma injusta ou desfavorável por causa da sua raça, religião, sexo, ou por acharmos que está doente.

83 Razões para seres solidário com as pessoas que têm SIDA
Todas as pessoas devem ser tratadas de igual modo. Devemos pensar nos outros. São pessoas como nós. Têm o direito de ter uma boa qualidade de vida.

84 Formas de ajudar pessoas com VIH/SIDA
Ser amigo Ouvir o que têm para nos dizer Perguntar de que modo podemos ajudar Procurar outras pessoas que dêem apoio Ajudar outros membros da família

85 Cuidar e Apoiar pessoas com SIDA
Dar apoio a pessoas com SIDA é um acto de amor e carinho. Para muitas delas, a vida passou a ser enfrentada com muito medo, raiva e cansaço. Perderam os amigos, a família e o apoio da comunidade. A tua ajuda pode fazer a diferença!

86 Apoiar Emocionalmente
Como podes ajudar? Apoiar Emocionalmente Não fujas do teu amigo. Dá-lhe força e esperança. Dá-lhe apoio quando ele se sentir em baixo. Mostra-lhe que estás ali para o ouvir e para falar com ele. Pergunta-lhe como se sente. Não deixes de lhe falar sobre a sua saúde. É possível que ele queira falar sobre o seu estado. Toca-lhe. O simples aperto de mão, um abraço, um beijo, podem mostrar-lhe o teu carinho. Partilha com ele as tuas alegrias e tristezas.

87 Apoiar Emocionalmente
Como podes ajudar? Apoiar Emocionalmente Façam actividades juntos (passeios, praia, cinema). Evita que ele se isole. Ajuda-o nas tarefas de casa quando ele não as consegue fazer sozinho. Mas pede-lhe autorização, pois pode pensar que tu achas que ele não é capaz. Se essa pessoa amiga é também o teu parceiro sexual, não se esqueçam de usar preservativo.

88 Como podes ajudar? Apoiar Fisicamente
Perda de apetite – Pergunta-lhe quando gostaria de comer e beber, o quê e como. Náuseas e vómitos – Refeições mais pequenas com pouca gordura podem reduzir os vómitos. Quando ocorrem náuseas evita dar-lhe comida. Usa luvas para limpar o vómito. Falta de líquidos – Se ele tem diarreia, vómitos e suores, perde muita água, o que pode ser grave. Deves dar-lhe muitos líquidos (água, chá).

89 Como podes ajudar? Apoiar Fisicamente
Fraqueza – Faz com que ele descanse. Problemas de pele – Muda frequentemente a sua posição de dormir para evitar feridas. Incentiva pequenas deslocações a pé ou a posição de sentado. Limpa as feridas, mas usa luvas. Confusão e esquecimento – Mantém próximo do teu amigo relógios e calendários e lembra-lhe o dia, hora e o local onde está. Voltar à página inicial

90 JOGOS O que sabes sobre VIH/SIDA? Dizer Não
Será que sabes defender a tua vontade? Jogo das Situações! Voltar à página inicial

91 O que sabes sobre o VIH/ SIDA? Clica na resposta que achares correcta…
1. Ter o VIH ou SIDA é a mesma “coisa”. V F 2. Existe cura para a SIDA. V F 3. Uma pessoa pode contrair o VIH em casas de banho públicas. V F 4. O VIH não é disseminado através da tosse ou espirros. V F 5. Uma pessoa pode contrair o VIH por partilhar agulhas com outra pessoa. V F

92 6. Uma pessoa pode contrair o VIH se tiver relações sexuais com alguém que injecta drogas.
F 7. O VIH pode ser transmitido por picadas de mosquitos. V F 8. Uma pessoa pode contrair o VIH ao partilhar um copo de água com alguém que está infectado pelo vírus. V F 9. Uma pessoa pode contrair o VIH ao apertar a mão de alguém que está infectado pelo vírus. V F

93 10. É possível contrair o VIH ao fazer uma tatuagem
11. Um homem pode contrair o VIH se tiver relações sexuais anais não protegidas com outro homem. V F 12. Uma mulher grávida com o VIH pode transmitir o vírus ao seu bebé antes dele nascer. V F 13. Uma mulher pode contrair o VIH se praticar sexo anal sem preservativo com um homem. V F

94 14. Um homem pode contrair o VIH se tiver relações sexuais vaginais não protegidas com uma mulher.
F V F 15. O uso de um preservativo de borracha pode impedir uma pessoa de contrair o VIH. 16. Tomar a pílula anti-concepcional impede uma mulher de contrair o VIH. V F 17. A maior parte das pessoas com SIDA morrerão da doença. V F 18. Uma pessoa infectada pelo VIH pode parecer e sentir-se saudável. V F

95 19. Uma pessoa pode estar infectada pelo VIH durante 5 ou mais anos sem ter SIDA.
20.Existe um teste sanguíneo para detectar se a pessoa está infectada com VIH. V F 21. Uma pessoa pode contrair o VIH por praticar sexo oral (boca no pénis) não protegido, com um homem. V F 22. Uma pessoa pode contrair o VIH mesmo se tiver relações sexuais com outra pessoa uma única vez. V F

96 23.Usar um preservativo é a melhor protecção contra a infecção do VIH.
24. É praticamente impossível que as pessoas contraiam o VIH através de beijos “profundos”, em que põem a língua na boca de um parceiro infectado pelo VIH. V F 25. Geralmente, podemos determinar se alguém está infectado olhando para a pessoa. V F 26. Uma pessoa pode contrair o VIH ao receber sangue durante uma operação cirúrgica. V F

97 27. Ter relações com mais de um parceiro pode aumentar a possibilidade de uma pessoa ser infectada pelo VIH. V F 28. Uma pessoa pode contrair o VIH dentro de uma banheira ou de uma piscina se lá estiver uma pessoa infectada pelo VIH. V F 29. Uma pessoa pode contrair o VIH através do contacto com saliva, lágrimas, suor ou urina. V F 30. Uma pessoa pode contrair o VIH tendo sexo oral (boca na vagina da mulher) não protegido, com uma mulher. V F

98 31. A lavagem com água fria do “equipamento” utilizado no uso de drogas elimina o VIH.
32. Uma mulher pode contrair o VIH tendo relações sexuais vaginais não protegidas com um homem. V F

99 Ter o VIH ou SIDA é a mesma “coisa”?
V. Uma pessoa seropositiva não é um doente de SIDA. Estar infectado com o VIH é ter no organismo o vírus, ter SIDA é ter já doenças resultantes do enfraquecimento do nosso corpo. Uma pessoa infectada pode não ter qualquer manifestação da infecção e durante muito tempo não ter qualquer doença. Ao passo que a pessoa com SIDA tem o sistema imunitário tão afectado que isso conduz ao aparecimento de inúmeras doenças. Por isso não são a mesma “coisa”. F. De facto, estar infectado com o VIH é ter no organismo o vírus e ter SIDA é ter já doenças resultantes do enfraquecimento do nosso corpo.

100 Existe cura para a SIDA V. Não é ainda conhecida qualquer cura ou vacina para a infecção. A intervenção terapêutica precoce tem ajudado a prolongar o bem-estar das pessoas infectadas com o VIH, mas os medicamentos utilizados não curam o sistema imunitário e mais tarde acabam por aparecer infecções oportunistas. F. Realmente não é ainda conhecida qualquer cura ou vacina para a infecção.

101 Uma pessoa pode contrair o VIH em casas de banho públicas
V. Como o vírus não se transmite através de fezes, urina ou saliva não pode ser apanhado pela utilização de casas de banho ainda que sejam públicas. F. Tens razão porque o vírus não se transmite através de fezes, urina ou saliva e por isso não pode ser apanhado pela utilização de casas de banho ainda que sejam públicas.

102 O VIH não é disseminado através da tosse ou espirros
V. O VIH não se transmite pelo ar e por isso não é disseminado pela tosse ou pelos espirros. F. O VIH não se transmite pelo ar e por isso não é disseminado pela tosse ou pelos espirros.

103 Uma pessoa pode contrair o VIH por partilhar agulhas com outra pessoa
V. O modo mais fácil de penetração do vírus dentro do organismo é através da picada por agulhas contaminadas com o VIH. O vírus é colocado directamente na corrente sanguínea e por isso é uma forma muito eficaz de transmissão. Não devemos partilhar seringas ou agulhas para não corrermos o risco de apanharmos o VIH de outra pessoa. F. Ao contrário do que pensas é o modo mais fácil de penetração do vírus dentro do organismo. Através da picada por agulhas contaminadas com o VIH este é colocado directamente na corrente sanguínea, sendo por isso uma forma muito eficaz de transmissão. Não devemos partilhar seringas ou agulhas para não corrermos o risco de apanharmos o VIH de outra pessoa.

104 Uma pessoa pode contrair o VIH se tiver relações sexuais com alguém que injecta drogas
V. Uma pessoa pode contrair o VIH se tiver relações sexuais não protegidas com qualquer pessoa. Os utilizadores de drogas injectáveis são pessoas mais expostas a apanhar o vírus se partilharem o “equipamento” de injecção de drogas com outras pessoas. Por isso é possível contrair o VIH tendo relações sexuais com alguém que injecta drogas e está infectado com o VIH. F. Uma pessoa pode contrair o VIH se tiver relações sexuais não protegidas com qualquer pessoa. A forma de nos protegermos da infecção pelo VIH não passa apenas por não partilharmos o “equipamento” de injecção de drogas de uma pessoa. É possível contrair o VIH tendo relações sexuais não protegidas com alguém que injecta drogas e está infectado com o VIH.

105 O VIH pode ser transmitido por picadas de mosquitos
V. Os insectos, incluindo mosquitos, percevejos, carraças, piolhos etc… ainda que se alimentem de sangue não transmitem os VIH porque a quantidade de sangue inoculada pelos insectos não é suficiente para conter uma dose infecciosa do vírus e os vírus quando existem morrem no estômago do insecto. F. De facto, os insectos, incluindo mosquitos, percevejos, carraças, piolhos etc… ainda que se alimentem de sangue não transmitem os VIH porque a quantidade de sangue inoculada pelos insectos não é suficiente para conter uma dose infecciosa do vírus e os vírus quando existem morrem no estômago do insecto.

106 Uma pessoa pode contrair o VHI ao partilhar um copo de água com alguém que está infectado pelo vírus
V. Uma pessoa não pode contrair o VIH ao partilhar um copo de água porque o VIH não se transmite pela louça, nem pelo telefone ou toalhas porque a saliva não tem a concentração necessária de vírus à sua transmissão. F. De facto uma pessoa não pode contrair o VIH ao partilhar um copo de água porque o VIH não se transmite pela louça, nem pelo telefone ou toalhas porque a saliva não tem a concentração necessária de vírus à sua transmissão.

107 Uma pessoa pode contrair o VIH ao apertar a mão a alguém que está infectado pelo vírus
V. Uma pessoa não pode contrair o VIH nem por um aperto de mão, nem pelos abraços, nem tão pouco pelos beijos porque o vírus só se transmite pelo sangue e pelos fluidos sexuais (não falando no leite materno) em contacto com sangue ou mucosas. F. De facto uma pessoa não pode contrair o VIH nem por um aperto de mão, nem pelos abraços, nem tão pouco pelos beijos porque o vírus só se transmite pelo sangue e pelos fluidos sexuais (não falando no leite materno) em contacto com sangue ou mucosas.

108 É possível contrair o VIH ao fazer uma tatuagem
V. Possível é, mas só no caso dos materiais não terem sido devidamente esterilizados ou desinfectados. A transmissão do VIH pelo sangue pode ocorrer através de tatuagens, acupunctura, colocação de brincos, tratamentos em manicuras e pedicuras e tratamentos dentários, e por isso deves assegurar-te que os materiais são devidamente esterilizados ou desinfectados. F. É possível a transmissão do VIH pelo sangue ocorrer através de tatuagens, acupunctura, colocação de brincos, tratamentos em manicuras e pedicuras e tratamentos dentários, caso os materiais não tenham sido devidamente esterilizados ou desinfectados.

109 Um homem pode contrair o VIH se tiver relações sexuais anais não protegidas com outro homem
V. Sim. Um homem pode contrair o VIH se tiver relações sexuais anais não protegidas com outro homem porque o vírus encontra-se no esperma e no sangue de uma pessoa infectada. Tanto o parceiro penetrado como o parceiro que penetra correm riscos de infecção. F. Um homem pode contrair o VIH se tiver relações sexuais anais não protegidas com outro homem porque o vírus encontra-se no esperma e no sangue de uma pessoa infectada. Tanto o parceiro penetrado como o parceiro que penetra correm riscos de infecção.

110 Uma mulher grávida com o VIH pode transmitir o vírus ao seu bebé antes dele nascer
V. De facto uma mulher pode infectar a criança “in utero” durante a gravidez ou durante o parto, sendo a probabilidade de infecção de 25 a 35%. Esta probabilidade pode ser reduzida se durante a gravidez a mulher tomar um medicamento designado AZT, o qual reduz para aproximadamente 5% a probabilidade da criança ficar infectada. A cesariana e não alimentar o bebé com o próprio leite também reduzem a probabilidade de infecção do vírus quando a mulher está infectada. F. Uma mulher pode infectar a criança “in utero” durante a gravidez ou durante o parto, sendo a probabilidade de infecção de 25 a 35%. Esta probabilidade pode ser reduzida se durante a gravidez a mulher tomar um medicamento designado AZT, o qual reduz para aproximadamente 5% a probabilidade da criança ficar infectada. A cesariana e não alimentar o bebé com o próprio leite também reduzem a probabilidade de infecção do vírus quando a mulher está infectada.

111 Uma mulher pode contrair o VIH se praticar sexo anal sem preservativo com um homem
V. Sim. Uma mulher pode contrair o VIH se tiver relações sexuais anais não protegidas com um homem porque o vírus encontra-se no esperma dos homens infectados . As relações sexuais anais são um comportamento de grande risco de infecção porque podem provocar lesões no recto que facilitam a entrada do vírus. F. Não tens razão. Uma mulher pode contrair o VIH se tiver relações sexuais anais não protegidas com um homem porque o vírus encontra-se no esperma dos homens infectados. As relações sexuais anais são um comportamento de grande risco de infecção porque podem provocar lesões no recto que facilitam a entrada do vírus.

112 Um homem pode contrair o VIH se tiver relações sexuais vaginais não protegidas com uma mulher
V. Tens razão. Um homem pode contrair o VIH se tiver relações sexuais vaginais não protegidas com uma mulher porque o vírus encontra-se nas secreções vaginais das mulheres infectadas e, durante a penetração, por vezes ocorrem pequenas lesões que permitem a entrada do vírus para a corrente sanguínea do homem. F. Não é verdade. Um homem pode contrair o VIH se tiver relações sexuais vaginais não protegidas com uma mulher porque o vírus encontra-se nas secreções vaginais das mulheres infectadas e, durante a penetração, por vezes ocorrem pequenas lesões que permitem a entrada do vírus para a corrente sanguínea do homem.

113 O uso de um preservativo de borracha pode impedir uma pessoa de contrair o VIH
V. Sim. Os preservativos de látex são barreiras eficazes à entrada do vírus no nosso organismo. O VIH não consegue atravessar a espessura do preservativo. No entanto, o preservativo tem de ser utilizado correctamente para proteger da infecção. F. Os preservativos de látex são barreiras eficazes à entrada do vírus no nosso organismo. O VIH não consegue atravessar a espessura do preservativo. No entanto, o preservativo tem de ser utilizado correctamente para proteger da infecção.

114 Tomar a pílula anti-concepcional impede uma mulher de contrair o VIH
V. Não é verdade. A pílula protege da gravidez, mas não protege absolutamente nada contra a infecção pelo VIH. F. Tens razão. A pílula protege da gravidez, mas não protege absolutamente nada contra a infecção pelo VIH.

115 A maior parte das pessoas com SIDA morrerão da doença
V. Parece que assim é. Não se encontrou até ao momento uma maneira de reparar a progressiva degradação do sistema imunitário provocada pelo VIH. F. Até ao momento não se encontrou uma maneira de reparar a progressiva degradação do sistema imunitário provocada pelo VIH, por isso se considera que a maioria das pessoas com SIDA morrerão da doença.

116 Uma pessoa infectada pelo VIH pode parecer e sentir-se saudável
V. Completamente verdade. Porque uma pessoa infectada com VIH pode ser assintomática, isto é, não ter qualquer sintoma da doença, durante muitos anos e sentir-se bem, não sabendo muitas vezes que está infectada. F. Estás muito enganado(a). Porque uma pessoa infectada com VIH pode ser assintomática, isto é, não ter qualquer sintoma da doença, durante muitos anos e sentir-se bem, não sabendo muitas vezes que está infectada.

117 Uma pessoa pode estar infectada pelo VIH durante 5 ou mais anos sem ter SIDA
V. Sim. O VIH tem um longo período de latência. Quer dizer, pode estar no nosso corpo e não se manifestarem doenças graves durante 5, 10 ou mais anos. F. A tua resposta não está correcta porque o VIH tem um longo período de latência. Quer dizer, pode estar no nosso corpo e não se manifestarem doenças graves durante 5, 10 ou mais anos.

118 Existe um teste sanguíneo para detectar se a pessoa está infectada com VIH
V. Sim, existe. O teste mais vulgar designa-se por ELISA e identifica os anticorpos (defesas) contra o VIH que possam existir no sangue. Como não se identifica o vírus, mas sim as reacções de defesa do organismo a este corpo estranho, é necessário esperar 3 meses entre o comportamento de risco e a realização do teste para que as reacções de defesa do organismo à presença do VIH já se tenham desenvolvido e possam ser identificadas. Por isso, um resultado negativo na análise ao VIH nem sempre quer dizer que a pessoa não está infectada porque ela pode ter-se infectado depois de fazer a análise ou tê-la feito sem deixar passar estes 3 meses que são necessários.

119 Existe um teste sanguíneo para detectar se a pessoa está infectada com VIH
F. Já existe desde O teste mais vulgar designa-se por ELISA e identifica os anticorpos (defesas) contra o VIH que possam existir no sangue. Como não se identifica o vírus, mas sim as reacções de defesa do organismo a este corpo estranho, é necessário espera 3 meses entre o comportamento de risco e a realização do teste para que as reacções de defesa do organismo à presença do VIH já se tenham desenvolvido e possam ser identificadas. Por isso, um resultado negativo na análise ao VIH nem sempre quer dizer que a pessoa não está infectada porque ela pode ter-se infectado depois de fazer a análise ou tê-la feito sem deixar passar estes 3 meses que são necessários.

120 Uma pessoa pode contrair o VIH por praticar sexo oral (boca no pénis) não protegido, com um homem
V. Realmente pode contrair-se o VIH através de sexo oral não protegido. A probabilidade de infecção através de sexo oral é menor do que através de sexo vaginal e sexo anal. F. Efectivamente pode contrair-se o VIH através de sexo oral não protegido, ainda que a probabilidade de infecção através de sexo oral seja menor do que através de sexo vaginal e sexo anal.

121 Uma pessoa pode contrair o VIH mesmo se tiver relações sexuais com outra pessoa uma única vez
V. Tens toda a razão. Para ficar infectado basta ter relações sexuais não protegidas uma única vez. Mas quanto mais vezes isto acontecer pior, por isso deves usar sempre preservativo mesmo que tenhas tido uma relação sexual não protegida. F. Estás muito enganado(a). Para ficar infectado basta ter relações sexuais não protegidas uma única vez. Mas quanto mais vezes isto acontecer pior, por isso deves usar sempre preservativo mesmo que tenhas tido uma relação sexual não protegida.

122 Usar um preservativo é a melhor protecção contra a infecção do VIH
V. O preservativo é a melhor protecção quando se têm relações sexuais. O preservativo é seguro se for de marca aprovada pelas autoridades sanitárias e estiver dentro do prazo de validade. Não pode estar seco ou “queimado” pelo calor e ao abrir a embalagem deve ter-se cuidado para não rasgar ou cortar o preservativo. Por isso a embalagem não deve ser aberta com os dentes ou com objectos cortantes ou perfurantes. F. O preservativo é a melhor protecção quando se têm relações sexuais. O preservativo é seguro se for de marca aprovada pelas autoridades sanitárias e estiver dentro do prazo de validade. Não pode estar seco ou “queimado” pelo calor e ao abrir a embalagem deve ter-se cuidado para não rasgar ou cortar o preservativo. Por isso a embalagem não deve ser aberta com os dentes ou com objectos cortantes ou perfurantes.

123 É praticamente impossível que as pessoas contraiam o VIH através de beijos “profundos”, em que põem a língua na boca de um parceiro infectado pelo VIH V. Realmente é praticamente impossível. A saliva tem vírus, mas numa quantidade tão pequena que não ocorre infecção. A infecção só poderá ocorrer em casos muito extremos de grandes lesões na boca e muitos vírus na saliva da pessoa infectada. F. É praticamente impossível porque a saliva tem vírus, mas numa quantidade tão pequena que não ocorre infecção. A infecção só poderá ocorrer em casos muito extremos de grandes lesões na boca e muitos vírus na saliva da pessoa infectada.

124 Geralmente, podemos determinar se alguém está infectado olhando para a pessoa
V. Não podes, não. Não é pela cara, nem pelo nome, que se vê se uma pessoa está ou não infectada. Só há uma forma de saber se estamos ou não infectados se tivemos relações sexuais não protegidas ou partilhámos seringas: fazendo um teste sanguíneo, após 3 meses de um destes comportamentos. F. Tens toda a razão. Não é pela cara, nem pelo nome, que se vê se uma pessoa está ou não infectada. Só há uma forma de saber se estamos ou não infectados se tivemos relações sexuais não protegidas ou partilhámos seringas: fazendo um teste sanguíneo, após 3 meses de um destes comportamentos.

125 Uma pessoa pode contrair o VIH ao receber sangue durante uma operação cirúrgica
V. A partir de 1985 começou a recorrer-se a processos de inactivação do vírus, o que elimina quase totalmente a existência de VIH no sangue recebido num hospital em Portugal e nos países industrializados. F. Realmente a partir de 1985 começou a recorrer-se a processos de inactivação do vírus, o que elimina quase totalmente a existência de VIH no sangue recebido num hospital em Portugal e nos países industrializados.

126 Ter relações com mais de um parceiro pode aumentar a possibilidade de uma pessoa ser infectado pelo VIH V. A probabilidade de encontrarmos um parceiro infectado aumenta com o número de parceiros. Mas o mais importante para evitar a infecção é usar sempre preservativo. F. A probabilidade de encontrarmos um parceiro infectado aumenta com o número de parceiros. Mas tens razão se pensas que o mais importante para evitar a infecção é usar sempre preservativo.

127 Uma pessoa pode contrair o VIH dentro de uma banheira ou de uma piscina se lá estiver uma pessoa infectada pelo VIH V. Uma pessoa não contrai o VIH dentro de uma banheira ou de uma piscina porque a água existente dilui a concentração de vírus e eles deixam de ter a capacidade de infectar a pessoa mesmo que entrem em contacto directo com o sangue ou com as mucosas. F. Realmente uma pessoa não contrai o VIH dentro de uma banheira ou de uma piscina porque a água existente dilui a concentração de vírus e eles deixam de ter a capacidade de infectar a pessoa mesmo que entrem em contacto directo com o sangue ou com as mucosas.

128 Uma pessoa pode contrair o VIH através de contacto com saliva, lágrimas, suor ou urina
V. A quantidade de vírus nestes líquidos é insignificante e não há provas de que transmitam a infecção. F. Realmente a quantidade de vírus nestes líquidos é insignificante e não há provas de que transmitam a infecção.

129 Uma pessoa pode contrair o VIH tendo sexo oral (boca na vagina da mulher) não protegido, com uma mulher V. Realmente pode contrair-se o VIH através de sexo oral não protegido com uma mulher infectada, em particular se ela estiver com a menstruação. Mas a probabilidade de infecção através de sexo oral é menor do que através de sexo vaginal e anal. F. Efectivamente pode contrair-se o VIH através de sexo oral não protegido com uma mulher infectada, em particular se ela estiver com a menstruação. Mas a probabilidade de infecção através de sexo oral é menor do que através de sexo vaginal e anal.

130 A lavagem com água fria do “equipamento” utilizado no uso de drogas elimina o VIH
V. Não é verdade. O vírus só é eliminado lavando com 1 parte de lixívia em 10 partes de água ou mergulhando o “equipamento” em álcool a 70º. F. Tens razão. O vírus só é eliminado lavando com 1 parte de lixívia em 10 partes de água ou mergulhando o “equipamento” em álcool a 70º.

131 Uma mulher pode contrair o VIH tendo relações sexuais vaginais não protegidas com um homem
V. Tens razão. Uma mulher pode contrair o VIH se tiver relações sexuais vaginais não protegidas com um homem porque o vírus encontra-se no esperma dos homens infectados e, durante a penetração, ocorrem frequentemente pequenas lesões que permitem a entrada do vírus para a corrente sanguínea da mulher. F. Não tens razão. Uma mulher pode contrair o VIH se tiver relações sexuais vaginais não protegidas com um homem porque o vírus encontra-se no esperma dos homens infectados e, durante a penetração, ocorrem frequentemente pequenas lesões que permitem a entrada do vírus para a corrente sanguínea da mulher.

132 Será que sabes tudo o que há a saber?
RESPOSTAS ERRADAS: Zero: Estás de PARABÉNS, sabes quase tudo o que tens a saber. Menos de metade- Nada mal, mas mesmo assim há alguma informação que precisas saber! Mais de metade - Pois é! Há muitas coisas que pareces não saber. Procura informação no nosso site Não desanimes, INFORMA-TE... Voltar à página inicial

133 Dizer Não Muitas vezes, nas relações íntimas, as pessoas tentam levar as outras a dizer “sim”, quando na realidade elas querem dizer “não”. Ajuda essas pessoas a dizerem não… Lê cada um dos motivos usados para que a pessoa diga “não”. Clica em cima da situação e escolhe a melhor das respostas possíveis para dizer “não”. Existem várias alternativas possíveis...

134 Respostas Possíveis A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças.

135 Para quê usar preservativo? Não se engravida na 1ª vez!
A, B, C, D, E, F, G, H, I Situação 1 A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças.

136 Gostava de ter relações sexuais contigo. Vais ficar aí parado
Gostava de ter relações sexuais contigo. Vais ficar aí parado? Ou ainda não te sentes preparado? A, B, C, D, E, F, G, H, I Situação 2 A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças.

137 Anda lá, já não és nenhuma criança…
A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças. Anda lá, já não és nenhuma criança… A, B, C, D, E, F, G, H, I Situação 3

138 Anda lá, bebe um copo, vais ver que ficas mais descontraída…
A, B, C, D, E, F, G, H, I Situação 4 A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças.

139 Somos mais que amigos… Sinto-me mesmo atraída por ti
Somos mais que amigos… Sinto-me mesmo atraída por ti. Não queres ir para um sítio mais calmo? A, B, C, D, E, F, G, H, I Situação 5 A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças.

140 Queres que use preservativo
Queres que use preservativo? Não estás a pensar que tenho uma doença, pois não? A, B, C, D, E, F, G, H, I Situação 6 A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças.

141 A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais
A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças. Não queres ir para um sítio mais calmo? Olha que podes não vir a ter outra oportunidade como esta… A, B, C, D, E, F, G, H, I Situação 7

142 Todas as pessoas têm relações sexuais… Anda lá…
A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças. Todas as pessoas têm relações sexuais… Anda lá… A, B, C, D, E, F, G, H, I Situação 8

143 Eu sei que tu também queres, estás é com medo, mas isto não custa nada…
A, B, C, D, E, F, G, H, I Situação 9 A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças.

144 Anda lá, vamos ter relações. Ninguém vai ficar a saber!
A, B, C, D, E, F, G, H, I Situação 10 A. Eu sei que nem todas as pessoas têm relações sexuais. Além disso, não me sinto preparado(a) para dar esse passo. B. Eu sei o que quero, e neste momento, não quero ter relações sexuais. C. Acho que ainda não nos conhecemos suficientemente bem para termos relações sexuais. D. E se apenas nos beijássemos e trocássemos carinhos. E. Eu adoro-te, mas não quero que nenhum de nós corra riscos. F. Sinto-me bem contigo, mas não quero que a nossa amizade vá mais longe. G. Eu gosto muito de ti, mas prefiro esperar mais algum tempo. H. Não me apetece beber nada, e também não quero ter relações sexuais. I. Não quero que nenhum de nós corra o risco de contrair doenças.

145 Situação 1 Soluções Correctas: E e I
Se acertaste os nossos parabéns, pareces saber o que fazer nesta situação, continua para a situação seguinte Se não foi desta que acertaste não te preocupes, continua a tentar com as outras situações Para continuares clica aqui!

146 Situação 2 Soluções Correctas: A, B, C, D, F e G
Se acertaste os nossos parabéns, pareces saber o que fazer nesta situação, continua para a situação seguinte Se não foi desta que acertaste não te preocupes, continua a tentar com as outras situações Para continuares clica aqui!

147 Situação 3 Soluções Correctas: A, B, F e G
Se acertaste os nossos parabéns, pareces saber o que fazer nesta situação, continua para a situação seguinte Se não foi desta que acertaste não te preocupes, continua a tentar com as outras situações Para continuares clica aqui!

148 Situação 4 Soluções Correctas: F e H
Se acertaste os nossos parabéns, pareces saber o que fazer nesta situação, continua para a situação seguinte Se não foi desta que acertaste não te preocupes, continua a tentar com as outras situações Para continuares clica aqui!

149 Situação 5 Soluções Correctas: C, D, F e G
Se acertaste os nossos parabéns, pareces saber o que fazer nesta situação, continua para a situação seguinte Se não foi desta que acertaste não te preocupes, continua a tentar com as outras situações Para continuares clica aqui!

150 Situação 6 Soluções Correctas: E e I
Se acertaste os nossos parabéns, pareces saber o que fazer nesta situação, continua para a situação seguinte Se não foi desta que acertaste não te preocupes, continua a tentar com as outras situações Para continuares clica aqui!

151 Situação 7 Soluções Correctas: B, C, F e G
Se acertaste os nossos parabéns, pareces saber o que fazer nesta situação, continua para a situação seguinte Se não foi desta que acertaste não te preocupes, continua a tentar com as outras situações Para continuares clica aqui!

152 Situação 8 Soluções Correctas: A, B, C, D, F e G
Se acertaste os nossos parabéns, pareces saber o que fazer nesta situação, continua para a situação seguinte Se não foi desta que acertaste não te preocupes, continua a tentar com as outras situações Para continuares clica aqui!

153 Situação 9 Soluções Correctas: A, B, C, F e G
Se acertaste os nossos parabéns, pareces saber o que fazer nesta situação, continua para a situação seguinte Se não foi desta que acertaste não te preocupes, continua a tentar com as outras situações Para continuares clica aqui!

154 Situação 10 Soluções Correctas: B, C, F e G
Se acertaste os nossos parabéns, pareces saber o que fazer nestas situações. Se não foi desta que acertaste não te preocupes, podes continuar a navegar pela página ou voltar a efectuar este jogo! Para continuares clica aqui! Para Jogar novamente clica aqui!

155 Será que sabes defender a tua vontade?
Uma pessoa assertiva é aquela que defende os seus direitos sem desprezar os direitos dos outros, e que é capaz de mostrar pensamentos positivos e negativos. Em todas as situações é importante que saibas ser assertivo, e não agressivo (passando por cima dos direitos dos outros) ou passivo (não defendendo os teus direitos e opiniões). Instruções: Para cada situação que a seguir te apresentamos, escolhe a resposta que te parece mais assertiva.

156 Estás na conversa com uns amigos
Estás na conversa com uns amigos. Eles já tiveram relações sexuais e estão a gozar contigo por ainda não teres tido. O que fazes?  Deixas de falar com eles.  Deixas que gozem contigo e não fazes nada.  Dizes que cada pessoa tem direito a fazer as suas opções e eles só têm é que as respeitar se forem teus amigos.

157 O teu namorado diz-te que está na altura de começarem a ter relações sexuais. Mas tu achas que ainda não estão preparados. O que fazes? Apesar de não quereres, fazes amor com ele porque tens medo de o perder. Dizes que gostas muito dele, mas que ainda não te sentes preparada para dar esse passo.  Dizes para ele se ir embora e nunca mais te aparecer à frente.

158 A tua namorada já teve relações sexuais, mas tu ainda és virgem
A tua namorada já teve relações sexuais, mas tu ainda és virgem. Ela anda sempre a pressionar-te para que tenham relações sexuais, mas tu achas que ainda não é o momento certo. O que fazes?  Dizes que ela bem pode desistir de tentar ter relações sexuais contigo porque tu só as terás quando te apetecer.  Tens relações sexuais com ela porque tens vergonha que ela vá contar às amigas que tu não queres.  Explicas-lhe que gostas muito dela, mas que ainda não te sentes preparado, e que podem mostrar o amor que sentem de outra forma.

159 Diz Não às Relações Sexuais Sem o Preservativo!
Razões usadas para não utilizar o preservativo “Estamos ambos de boa saúde… não precisamos de usar preservativo” “Os preservativos são uma chatice… não dão prazer e são caros” “Tenho vergonha de ir comprar preservativos” “Para a próxima fazemos com preservativo, é que agora não tenho nenhum comigo” “Para quê o preservativo? Achas que sou infiel?” Não te deixes levar em conversas!!! Por vezes, um “sim” pode querer dizer FICAR INFECTADO PELO VIH.

160 Queres perder a virgindade, mas como sabes dos riscos de apanhar VIH, queres usar preservativo. O teu namorado diz-te que não gosta de usar preservativo porque torna as coisas pouco naturais. O que fazes?  Mesmo sabendo dos riscos, acabas por fazer porque não consegues fazer com que ele mude de ideias.  Dizes que só fazes se for com preservativo e até te ofereces para o ajudar a colocar.  Dizes que nunca mais o queres ver porque é um irresponsável.

161 O teu namorado quer ter relações mas sem preservativo porque diz que não tem doenças, logo não há risco. Tu sabes que as coisas não são bem assim… O que fazes?  Insistes que ele use preservativo e, se ele não quiser, dizes que assim não queres ter relações com ele.  Mesmo sabendo que é arriscado, tens relações com ele sem preservativo.  Dizes para ele ir arranjar outra pessoa que não se importe de ter relações sexuais como ele quer.

162 Tu e a tua namorada sempre tiveram relações com preservativo, mas ela está sempre a insistir para não o usarem. Desta vez, tu não tens nenhum contigo e ela insiste para que tenham relações mesmo assim. O que fazes?  Dizes para ela parar com essas insistências ou vais ter que arranjar outra namorada porque não queres apanhar doenças.  Mesmo sabendo dos riscos, tens relações sem preservativo, porque será só desta vez.  Explicas-lhe os riscos de ter relações sexuais sem preservativo. Voltar à página inicial

163 Jogo das Situações! Rapazes Raparigas

164 Rapazes – 1ª situação Estás numa discoteca a dançar e vês uma rapariga muito bonita. Achas que ela se veste muito bem e é muito atraente. É discreta e não dança para se exibir. É o teu dia! Ela aceitou dançar, gostou de ti e aceitou o teu convite para terem relações num local escolhido pelos dois.

165 Rapazes – 1ª situação O que pensas? O que costumas fazer?
“Ela é tão gira… mas não tenho preservativos comigo!” “Ela pode estar infectada com VIH” “Tenho aqui um preservativo, mas se o usar ela vai achar que não confio nela” O que costumas fazer? “Uso sempre preservativo” “Já houve alturas em que não usei” “Nunca uso preservativo”

166 Rapazes – 1ª situação Ela diz-te: O que fazes?
“Não há problema…eu não gosto muito de usar preservativo” “Só tenho relações se fizermos com preservativo” “Queres usar preservativo? Estás a chamar-me vadia?” O que fazes? “Chegam a acordo e têm relação sem preservativo” “Vão os dois comprar preservativos a uma farmácia de serviço ou loja de conveniência ou pedem a um amigo que lhes empreste. De seguida têm a relação com protecção” “Optas por não ter a relação.”

167 Parabéns!! Cumpriste o percurso para uma relação de satisfação e protegida É uma decisão acertada, mas na vida real nem sempre é fácil travar… Se não tiveres preservativo é melhor ires comprar. Protege-te! Clica para Continuar

168 Estás infectado! Ela era muito atraente, mas numa noite com um antigo namorado ficou infectada sem saber… Protege-te com o preservativo sempre! É uma decisão difícil, mas na vida real nem sempre é fácil travar… Se não tiveres preservativo é melhor ires comprar. Protege-te! Tenta Outra Vez

169 Rapazes – 2ª situação Tens uma namorada há bastante tempo. Gostam muito um do outro e ela mostra confiança em ti. Tu confias nela e conversam os dois muitas vezes sobre o que é mais importante nas relações sexuais. Estão os dois no quarto e vão iniciar uma relação sexual…

170 Rapazes – 2ª situação Ela diz-te: O que costumas fazer?
“Podemos fazer sem preservativo porque estou a tomar a pílula” “Nunca fazemos sem preservativo, dizem que é tão bom…” O que costumas fazer? “Uso sempre preservativo” “Já houve alturas em que não usei” “Nunca uso preservativo”

171 Rapazes – 2ª situação O que tu pensas? O que tu dizes?
“Se eu disser que só faço com preservativo vou parecer mal…” “Que bom, isto só mostra que ela confia em mim!” “Se fizer sexo desprotegido posso ficar infectado com VIH” O que tu dizes? “Mas eu prefiro só ter relações se usarmos preservativo” “Ainda bem que queres experimentar…estou cheio de vontade!”

172 Rapazes – 2ª situação O que fazes? O que ela diz?
Explicas-lhe os riscos de terem relações sexuais sem preservativo. Mesmo sabendo dos riscos, tens relações sem preservativo mas só desta vez. Dizes para ela parar com essas insistências ou vais ter que arranjar outra namorada porque não queres apanhar doenças. O que ela diz? “Estamos os dois de boa saúde…não precisamos de usar preservativo” “Queres usar preservativo? Achas que sou infiel?” “Adoro-te!!”

173 Parabéns!! Cumpriste o percurso para uma relação de satisfação e protegida É uma decisão acertada, mas na vida real nem sempre é fácil travar… Se não tiveres preservativo é melhor ires comprar. Protege-te! Clica para Continuar

174 Estás infectado! Ela era muito atraente, mas numa noite com um antigo namorado ficou infectada sem saber… Protege-te com o preservativo sempre! É uma decisão difícil, mas na vida real nem sempre é fácil travar… Se não tiveres preservativo é melhor ires comprar. Protege-te! Tenta Outra Vez

175 Raparigas – 1ª situação Tens um namorado há bastante tempo.
Gostam muito um do outro e ele mostra confiança em ti. Tu confias nele e conversam os dois muitas vezes sobre o que é mais importante nas relações sexuais. Estão os dois no quarto e vão iniciar uma relação sexual… e ele não quer usar preservativo.

176 Raparigas – 1ª situação O que costumas fazer? O que pensas?
“Uso sempre preservativo” “Já houve alturas em que não usei” “Nunca uso preservativo” O que pensas? “Ele confia tanto em mim…e eu não estou a confiar totalmente nele” “Ele pode estar infectado com VIH” “Quero usar preservativo, mas se o usar ele vai achar que não confio nele”

177 Raparigas – 1ª situação O que fazes? Ele diz-te:
“Explicas-lhe os riscos de terem relações sexuais sem preservativo e acabam por ter relação com preservativo” “Mesmo sabendo dos riscos, tens relações sem preservativo mas só desta vez” “Optas por não ter a relação.” Ele diz-te: “Não é preciso preservativo…Ou achas que eu sou infiel?” “Para a próxima fazemos com preservativo, mas agora não tenho nenhum comigo” “Os preservativos são uma chatice, tiram-me o prazer.”

178 Parabéns!! Cumpriste o percurso para uma relação de satisfação e protegida É uma decisão acertada, mas na vida real nem sempre é fácil travar… Se não tiveres preservativo é melhor ires comprar. Protege-te! Clica para Continuar

179 Estás infectada! Ele era muito atraente, mas numa noite com uma antiga namorada ficou infectado sem saber… Protege-te com o preservativo sempre! É uma decisão difícil, mas na vida real nem sempre é fácil travar… Se não tiveres preservativo é melhor ires comprar. Protege-te! Tenta Outra Vez

180 Raparigas – 2ª situação Estás numa discoteca a dançar e vês um rapaz muito giro. Achas que ele se veste muito bem e é muito atraente. É discreto e tem estado a olhar para ti. É o teu dia! Ele aceitou dançar, gostou de ti e começaram a conversar. Nos dias seguintes encontraram-se e hoje decidiram ter uma relação sexual.

181 Raparigas – 2ª situação O que pensas? O que costumas fazer?
“Gosto tanto dele…mas não tenho preservativos comigo!” “Ele pode estar infectado com VIH” “Quero usar preservativo, mas se o usar ele vai achar que não confio nele” O que costumas fazer? “Uso sempre preservativo” “Já houve alturas em que não usei” “Nunca uso preservativo”

182 Raparigas – 2ª situação Ele diz-te: O que fazes?
“Não há problema…estamos os dois de boa saúde” “Os preservativos são uma chatice…tiram-me todo o prazer” “Queres usar preservativo? Não confias em mim?” O que fazes? “Vão os dois comprar preservativos a uma farmácia de serviço ou loja de conveniência ou pedem emprestado a um amigo. De seguida têm a relação com protecção” “Chegam a acordo e têm relação sem preservativo” “Optas por não ter a relação.”

183 Parabéns!! Cumpriste o percurso para uma relação de satisfação e protegida É uma decisão acertada, mas na vida real nem sempre é fácil travar… Se não tiveres preservativo é melhor ires comprar. Protege-te! Clica para Continuar

184 Estás infectada! Ele era muito atraente, mas numa noite com uma antiga namorada ficou infectado sem saber… Protege-te com o preservativo sempre! É uma decisão difícil, mas na vida real nem sempre é fácil travar… Se não tiveres preservativo é melhor ires comprar. Protege-te! Tenta Outra Vez

185 Queres ver um filme sobre o tema?
AND THE BAND PLAYED ON Este filme tem origem num livro com o mesmo nome, de Randy Shilts, que descreve a história política, científica e humana dos primeiros anos após ter sido descoberta a SIDA nos E.U.A. A história é basicamente dedicada à investigação médica que tentava descobrir esta nova doença, ao mesmo tempo que combatia o medo e indiferença do público que nessa altura chegou a impedir o progresso das investigações. AS AVENTURAS DE FÉLIX As aventuras cómicas de um jovem homossexual, que parte em busca do pai que nunca conheceu.

186 KIDS TODO SOBRE MI MADRE
Descreve o percurso de três adolescentes pelo mundo da droga, sexo desprotegido e consequentemente da SIDA. TODO SOBRE MI MADRE Esteban completa 17 anos. Para comemorar seu aniversário, Manuela, sua mãe, leva-o ao teatro para assistir a uma peça. Manuela confessa ao filho que interpretou aquela peça, 20 anos antes, junto com seu pai, de quem ele nunca soube notícias. Como presente de aniversário, Manuela promete contar a Esteban tudo sobre o seu pai ao chegarem a casa. Porém, Esteban morre acidentalmente no caminho, e Manuela parte em busca do homem que um dia foi seu marido, para deixar uma dependência do passado. Nesta procura, ela acaba por se deparar com uma série de situações, algumas envolvendo o VIH/SIDA.

187 FILADÉLFIA ZERO PATIENT
Este filme foca aspectos como a injustiça, intolerância, SIDA e homossexualidade, pela personagem de Andrew (Tom Hanks), um jovem e prometedor advogado, que ao ser despedido sem justa causa move um processo contra os seus ex-patrões ZERO PATIENT Um comissário de bordo da companhia Franco-Canadiana, Steward, o paciente zero (primeiro a quem foi diagnosticado o o VIH) volta como fantasma e depara-se com alguns dos seus amigos que sofrem do síndrome. Destes apenas um o pode ver e é com este que ele se envolve emocionalmente…

188 Preferes ler um livro sobre o tema?
A SIDA R. Daudel (1995) Instituto Piaget O professor Luc Montagnier - cientista que descobriu o vírus da SIDA - e o professor Raymond Daudel descrevem as propriedades do vírus e da doença, os meios de que dispomos, hoje, para a tratar e o futuro da terapêutica e da vacina contra a SIDA. Um livro importante que salienta a insistência na única medida conhecida para impedir a difusão do vírus: a prevenção.

189 DEPOIS DAQUELA VIAGEM - DIÁRIO DE UMA JOVEM QUE APRENDEU A VIVER COM A SIDA
Valéria Piazza Polizzi (2000) Dom Quixote A história verdadeira de uma rapariga que nasceu em São Paulo numa família de classe média alta e que contraiu o vírus da SIDA aos 16 anos. Trata-se de um livro auto-biográfico onde simultaneamente se conta uma história envolvente e comovedora e se desperta consciências.

190 LIÇÕES DE VIDA LIÇÕES DE SIDA
Machado Caetano (2000) Ambar A Sida é, sem dúvida, uma das doenças mais preocupantes do nosso século e, no entanto, aos olhos da maioria das pessoas, jovens e adultos, continua a ser uma realidade distante, algo que só acontece aos outros, muito particularmente aos homossexuais e aos toxicodependentes.

191 MEU IRMÃO MARTIN:SIDA, UM TESTEMUNHO
Pola Van Der Donk-Scheepers (1991/2002) Pergaminho Martin Scheepers foi um dos mais talentosos bailarinos do seu tempo. Em 1985 é-lhe diagnosticado o vírus da SIDA. A falta de informação acerca da doença não impede que já existam preconceitos. A sua irmã, Pola van der Donck-Scheepers, acompanhou passo a passo a sua doença e, com uma combinação espantosa de emoção e objectividade, descreve neste livro o que significava, em 1985, ser doente de SIDA e o que significa, sempre, conviver com o sofrimento prolongado e com a morte de alguém que se ama.

192 Livraria Civilização Editora
L.A.& CA.E SIDA NA ESCOLA Maria Mata (1996) Livraria Civilização Editora O pretexto de uma aventura serve para abordar situações importantes da vivência social da SIDA e transmitir conhecimentos no contexto das situações criadas. Um instrumento para ajudar a ultrapassar preconceitos e desenvolver um espírito solidário. Voltar à página inicial

193 Procuras Hospitais com consulta de infecciologia?
AVEIRO Hospital Distrital de Aveiro Serviço de Medicina Interna Av. Artur Ravara Telefone: BARREIRO Hospital Distrital do Barreiro Unidade de Doenças Infecciosas Av. Movimento das Forças Armadas Telefone: AÇORES Hospital de Ponta Delgada Serviço de Doenças Infecciosas Praça 5 de Outubro Telefone: ALMADA Hospital Garcia da Horta Serviço de Infecciologia Bº do Matadouro - Pragal Telefone: AMADORA/SINTRA Hospital Fernando Fonseca IC 19- Amadora Telefone:

194 Hospital de Cascais R. Francisco Avilez Telefone: 21 482 77 00
COIMBRA Hospitais da Universidade de Coimbra Departamento de Doenças Infecciosas Praceta Mota Pinto Telefone: Centro Hospitalar de Coimbra Serviço de Doenças Infecciosas Quinta dos Vales Telefone: / 32 BEJA Hospital Distrital de Beja Serviço de Medicina 2 R. Dr. António Covas Lima Telefone: BRAGA Hospital de São Marcos Departamento de Medicina Largo Engº Carlos Amarante Telefone: BRAGANÇA Hospital Distrital de Bragança Av. Abade de Baçal Telefone:

195 ELVAS ÉVORA FARO GUIMARÃES CALDAS DA RAINHA
Hospital de Sta.. Luzia de Elvas Serviço de Medicina Interna R. Mariana Martins Telefone: ÉVORA Hospital do Espirito Santo de Évora Largo Nossa Senhora da Pobreza Telefone: FARO Hospital Distrital de Faro Serviço de Medicina Interna R. Leão Penedo Telefone: GUIMARÃES Hospital Srª da Oliveira Serviço de Medicina R. dos Cortilheiros - Creixomil Telefone: CALDAS DA RAINHA Centro Hospitalar das Caldas da Rainha R. Diário de Notícias Telefone:

196 Hospital de Pulido Valente Dep
Hospital de Pulido Valente Dep. Pneumologia, Unidade de Imunodeficiência Alameda das Linhas de Torres, 117 Telefone: (ext. 327 / 334) Hospital de Santa Maria Serviço de Infecciologia (Pisos 4, 5 e 6) Av. Prof. Egas Moniz Telefone: LISBOA Hospital Curry Cabral R. da Beneficiência Telefone: ext Hospital Dona Estefânia Unidade de Imuno- Hematologia Consulta de Imunodeficiências R. Jacinta Marto Telefone: Hospital Egas Moniz Serviço de Infecciologia R. da Junqueira, 126 Telefone: ext.530

197 PORTIMÃO SANTARÉM PORTO
Hospital de São João Serviço de Infecciosas Alameda Prof. Dr. Hernâni Monteiro Telefone: SANTARÉM Hospital Distrital de Abrantes Serviço Medicina Interna Estrada Nacional 2 – Abrantes Telefone: PORTIMÃO Hospital Distrital de Portimão Serviço de Medicina Interna Av. João de Deus Telefone: PORTO Hospital Joaquim Urbano R. Câmara Pestana, Telefone: Hospital Eduardo Santos Silva Unidade de Imunodeficiência R. Conceição Fernandes Vila Nova de Gaia

198 Hospital Distrital de Santarém Unidade de Medicina Interna Av
Hospital Distrital de Santarém Unidade de Medicina Interna Av. Bernardo Santarém Telefone: SETÚBAL Hospital de São Bernardo R. Camilo Castelo Branco Telefone:

199 Procuras uma instituição? -Instituições de apoio social e ONGs SIDA-
BRAGA Associação BRILHAR – grupos de auto-ajuda para seropositivos. R. José da Cunha, 16 – r/c Esq. Telefone: CASCAIS Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos Av. do Loureiro, 394 – Carcavelos Telefone: / Horário: todos os dias 9h30 às 13h30 e 14h30 às 17h30 GADS - Grupo de Apoio e Desafio à SIDA – Apoio a toxicodependentes com problemática de VIH/SIDA associada. R. João António Gaspar, 40 – Bº Marechal Carmona Telefone: / Horário: 9h30 às 18h

200 FARO MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da SIDA Av. Cidade Hayward, Lt. C1-D2, Caves - Vale de Carneiros Telefone: Linha Permanente /    Horário: 9h00m às 18h30m. LISBOA ABRAÇO - Associação de Apoio a Pessoas com VIH/SIDA R. da Rosa, º Telefone: / Horário: 10h às 13h / 15h às 20h ADDEPOS – Associação dos Direitos e Deveres dos Positivos Portadores do Vírus da SIDA Tv. Dona Estefânia, 7-7A

201 Associação SOL - Associação de Apoio a Crianças Infectadas pelo o Vírus da SIDA e Suas Famílias R. Pedro Calmon, 29 Telefone: / Associação Positivo - Grupos de Apoio e Auto-Ajuda Apartado ( Lisboa)   Centro de S. Martinho de Lima – Instituição de Carácter Religioso com Serviços de Apoio Domiciliário. Travessa do Corpo Santo, Telefone: Horário: 10h30 às 12h30 / 15h às 17h30 Fundação Portuguesa “A Comunidade contra a SIDA” R. Andrade Corvo, º Esq. Telefone:

202 Comissão Nacional de Luta Contra a Sida Palácio Bensaúde - Estrada da Luz, n.º / /  Projecto Solidariedade Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Apoio a pessoas com VIH/SIDA, com dificuldades de integração familiar, social e económica, residentes na cidade de Lisboa. Largo Trindade Coelho Telefone: Horário: 2ª, 3ª, 5ª e 6ª das 9h30 às 12h30 LPCS - Liga Portuguesa contra a SIDA R. do Crucifixo, º Telefone: MADEIRA - Funchal ABRAÇO - Associação de Apoio a Pessoas com VIH/SIDA R. de Sta. Maria, 111 – Funchal Telefone: Horário: 10h às 13h / 15h às 20h

203 PORTALEGRE Centro de Saúde de Nisa R
PORTALEGRE Centro de Saúde de Nisa R. Combatentes da Grande Guerra – Nisa Telefone: Horário: 8h às 12h30 / 14h às 17h30 PORTIMÃO MAPS-Delegação Portimão Antigas Instalações dos Correios Ex-Cracep   PORTO UNIVA - ESPAÇO T – Unidade de Inserção na Vida Activa, apoio social, comunitário e de procura de Emprego Av. de França, C.C. Capitólio, sala 23 Telefone: Horário: 2ª a 6ª das 10h às 13h / 14h às 18h

204 Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" R
Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" R. das Flores, 69 - Gabinete 13 Telefone: Horário: 10h às 13h / 14h às 19h Cáritas Diocesana do Porto - Acção Social da Igreja R. Latino Coelho, Telefone: Horário: 9h30 às 12h30 / 14h30 às 18h30 ABRAÇO - Associação de Apoio a Pessoas com VIH/SIDA Av. Ramos Pinto, Cais de Gaia, Pav. de Exposições Vila Nova de Gaia Horário: 10h às 13h / 15h às 20h Associação Contra a Tuberculose do Porto R. do Quanza, 25 Telefone: Horário: 9h às 12h / 14h às 18h30

205 Associação Gabinete de Recreio de Azevedo de Campanhã Gabinete de Atendimento Psicossocial Bº do Lagarteiro, bloco 3, entr.89 - casa 21 Telefone: Horário: 10h às 12h30 / 14h30 às 18h SETÚBAL ABRAÇO - Centro de Trabalho Mário Pimenta R. do Mormugão, 35 Telefone: TORRES VEDRAS ADDEPOS Quintas das Lapas Monte Redondo /

206 Preferes telefonar? ...Ajuda na área do VIH/ SIDA:
Associação de Apoio a Crianças Infectadas pelo Vírus da Sida e suas Famílias ABRAÇO / Centro de Documentação e Informação da C.N.L.C.S Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA / /  Federação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA / Linha SIDA Sexualidade Segura SOS SIDA

207 ...Ajuda na área da sexualidade:
Aparece às Sextas Associação Ilga - Portugal (apoio à homossexualidade) ; DROP- IN (apoio à prostituição) Centro Aparece Dificuldades Sexuais Linha Informar Famílias Quartas Feiras Jovens Algarve Quartas Feiras Jovens Lisboa Sexualidade em Atendimento SOS Sexualidade em Linha Sexualidade Segura (apoio mecânico) Voltar à página inicial

208 Links www.abraco.org - Site da Associação Abraço.
- Site da Comissão Nacional da Luta Contra a SIDA – Secretaria de Estado da Juventude. Sexualidade Juvenil e Linhas de Apoio. - Site da Liga Portuguesa contra a SIDA. -Centro de informação da ONU em Portugal sobre VIH/SIDA - Site português informativo sobre SIDA - Organização Mundial de Saúde - Organização das Nações Unidas SIDA

209 Revisão Técnica – Maria João Alvarez
Concepção Andreia Rosa Carla Porto Cláudia Ferreira Maria João Sá Marisa Santos Neuza Paiva Nuno Duarte Patrícia Santos Revisão Técnica – Maria João Alvarez

210 Voltar à página inicial


Carregar ppt "OS JOVENS E O VIH/SIDA Autores Informação Geral Links Preservativo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google