A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não foi desta vez.... Não foi desta vez... Problemas... Copos militares...2:24

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não foi desta vez.... Não foi desta vez... Problemas... Copos militares...2:24"— Transcrição da apresentação:

1

2 Não foi desta vez...

3 Problemas... Copos militares...2:24
Bom Dia 27fevA...3:47 Bom Dia 27fevB...4:10 Fant...4:30 Fant.parentes...2:26

4 ANTÁRTICA

5 Qual é a forma correta: "Antártida" ou "Antártica"?
Qual é a forma correta: "Antártida" ou "Antártica"?    As duas formas são usadas e estão corretas. Antártica é uma palavra de origem grega que reúne os termos anti (oposto) e arktos (urso), sendo que este último termo refere-se à estrela polar da constelação de Ursa Menor ou Little Bear.

6 Qual a menor temperatura registrada na Antártica?
    A menor temperatura já registrada foi de -89,2ºC, na Estação Vostok (ex-URSS), em 21 de julho de 1983, sendo também a mínima temperatura ambiente já medida na Terra.

7 A quem pertence a Antártica?
O Tratado da Antártida(59) garante que nenhum país terá a propriedade de terras até o ano Mas os signatários iniciais do Tratado reivindicam partes da Antártica - Argentina, Austrália, Chile, França, Nova Zelândia, Noruega, e Inglaterra.

8 Qual a importância da Antártida?
A Antártida, o mais meridional dos continentes, tem influência direta sobre o clima e a biodiversidade do mundo.  Tudo o que acontece por lá tem consequências no resto do planeta, assim como tudo o que é feito no resto do mundo acaba se refletindo na Antártida... Através das correntes marinhas...

9

10 e dos ventos...

11 Como se formou a calota de gelo na Antártica?
  A água que evapora dos oceanos é carregada na alta atmosfera até a Antártica (c.alísios), onde forma cristais de gelo aderidos a minúsculas partículas de poeira. A medida que mais cristais vão aderindo as partículas, formam-se os flocos de neve, que crescem nas mais variadas formas enquanto caem. A neve se acumula na superfície da Antártica em camadas cada vez mais profundas e, gradualmente, vai se transformando em gelo.

12 Recursos: Os mais valiosos são campos petrolíferos e de gás natural, encontrados no Mar de Ross. Possui também carvão e minério de ferro. Porém, a exploração de todos os recursos minerais está proibida pelo Protocolo de Proteção Ambiental do Tratado da Antártica. Até 2048, tal proibição só poderá ser revogada ou alterada sob aprovação unânime dos países consultores do Tratado da Antártica e após estabelecimento de um regime legal para a atividade exploratória.

13 A vegetação se limita a musgos, líquens, algas e fungos
A vegetação se limita a musgos, líquens, algas e fungos. O crescimento e a reprodução dessa vegetação ocorrem geralmente no verão.

14 A região possui resquícios das primeiras forma de vida na Terra, formas heterótrofas (não produzem próprio alimentos # autótrofos) que utilizavam substâncias formadas na atmosfera e acumuladas nos mares primitivos.

15 (CESGRANRIOc) Cientistas americanos descobrem num meteorito de Marte, que caiu sobre a Antártida, fortes indícios de vida fora da Terra. Entre as certezas e dúvidas levantadas por tal fato, ainda sob a luz das teorias atuais, podemos afirmar que as primeiras formas de vida surgidas no nosso planeta eram: a) todas autótrofas devido à escassez de alimentos nos oceanos primitivos. b) fermentadoras que utilizavam a energia radiante para produzir suas moléculas orgânicas. c) heterótrofas que utilizavam substâncias formadas na atmosfera e acumuladas nos mares primitivos. d) fungos primitivos com capacidade de atividade fotossintética. e) aeróbias graças à abundância de átomos de oxigênio existente nas águas do oceano.

16 (UFMGc) Analise este mapa:
A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

17 a) a Antártida é um continente coberto por uma imensa capa de gelo de água doce, cercada de águas oceânicas, cujo equilíbrio ambiental é de interesse planetário. b) a península lançada em direção à Terra do Fogo é a menos desfavorável à presença do homem na região, pois possibilitou a criação de estações permanentes de pesquisa. c) a tundra, própria de climas muito frios, encontra condições favoráveis para se desenvolver amplamente nessa região e se constitui a base de uma cadeia alimentar diversificada. d) o Círculo Polar Antártico limita, praticamente, o Continente à Zona Polar e, por isso, a Antártida é o mais extenso e contínuo domínio de climas polares continentais da Terra.

18 (UFESe) A Antártida, continente gelado, pode exemplificar essa afirmação combinada sobre o espaço geográfico. Destaque a opção INCORRETA em relação à Antártida: a) É a última grande porção territorial ainda não incorporada à economia moderna. b) Nas águas oceânicas vizinhas, aparece uma rica fauna, desde baleias até inúmeras espécies de crustáceos. c) O tratado da Antártida garante que nenhum país terá a propriedade de terras até o ano d) O relevo se caracteriza por um vasto altiplano central, cercado por montanhas, tornando-a mais fria que o Ártico. e) Seu potencial para pesquisa científica é o único atrativo, sendo desprovida de riquezas minerais.

19 (Puc-rio) e Em relação à figura apresentada, assinale a opção INCORRETA.

20 a) O Tratado da Antártida, de 1959, redefiniu as formas de apropriação do continente antártico, o que era desejado por inúmeros países. A presença internacional no continente, regulamentada nesse tratado, só é permitida se os países se comprometerem a realizar pesquisas com fins pacíficos, vetando aos mesmos exercícios militares e testes nucleares. b) No setor apresentado na figura, está localizada a base científica brasileira Comandante Ferraz. Esta base tem a oportunidade de pesquisar importantes assuntos para o país, além de estar alocada, estrategicamente, nas proximidades de alguns pontos de interesse científico especial. c) O setor antártico argentino expresso na figura é, na verdade, um espaço de tensões territoriais e diplomáticas expressivas entre a Argentina, o Reino Unido e o Chile, que pleiteiam o controle sobre parcelas comuns desse espaço continental. d) A concentração de cardumes de krill e bacalhau e as importantes reservas de petróleo no mar territorial antártico são alguns dos motivos centrais que levam os países a pleitearem o controle futuro de parcelas do "continente gelado". e) O maior problema do continente antártico, atualmente, e que coloca em risco as convenções territoriais definidas globalmente, é a insistência de potências como a Grã-Bretanha, EUA e Rússia em despejarem, mesmo que de "maneira segura", lixo radioativo em depósitos de grande profundidade no continente, principalmente no setor destacado na figura.

21 O que leva as pessoas a irem para Antártica???
Turismo no “Paraíso” ... 2:58 O que a Antártica teria a ver com “Paraíso”

22 Historicamente, um dos primeiros a usar o termo “Paraíso”, foi Xenofonte ( a.C. Grego, discípulo de Sócrates). Seus livros “Anabasis” discorrem sobre o afamado "paraíso" dos jardins persas. O termo paraíso era retratado como um eterno campo de caçadas.

23 Com o advento das religiões monoteístas
Com o advento das religiões monoteístas. O termo “Paraíso” passou a expressar algo “imaterial” ou utópico...

24 http://www. ambito-juridico. com. br/site/index. php
No final do séc. XIX Durkheim, retoma o sentido original de “paraíso” pois, a rápida urbanização e a concentração de indústrias, serviços e, portanto, de seres humanos, inverteu o sentido aristotélico de cidade (= um lugar para viver bem). Tal processo de “anomia” sócio ambiental teria gerado um homem alheio á natureza... Homem > Natureza

25 Para combater tal “anomia” surgiu a propostas de intervenção do Estado para a criação de “paraísos”, não no sentido de lugar de caça ou utópico mas, áreas protegidas para que houvesse um entrosamento do  homem com a natureza, no entanto sujeito a suas leis. Homem < Natureza

26 Atualmente, o termo “paraíso” tende a ser absorvido pelas questões ambientais...
Nossa civilização seria uma “adolescente” presa ao “urbanismo” que busca “perdidamente” um “paraíso” sustentável e de harmonia social... Música para refletir...4:13

27 Paraíso

28 A área abrangida pelo Tratado da Antártida situa-se ao sul do paralelo 60 S, nela aplicam-se os seus 14 artigos, que defendem a cooperação com liberdade para a pesquisa científica compartilha e pacífica... Além de “paraíso” para a comunidade científica, a Antártida tornou-se um exemplo de cooperação e integração sociológica internacional.


Carregar ppt "Não foi desta vez.... Não foi desta vez... Problemas... Copos militares...2:24"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google