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Ana Frankenberg-Garcia ISLA, Lisboa

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Apresentação em tema: "Ana Frankenberg-Garcia ISLA, Lisboa"— Transcrição da apresentação:

1 Ana Frankenberg-Garcia ISLA, Lisboa
Autonomia na Escrita Ana Frankenberg-Garcia ISLA, Lisboa

2 O professor vê o texto (TPC ou teste)
O produto da escrita O professor vê o texto (TPC ou teste) que lhe é entregue Que tipo de apoio pode dar? Correcção de erros Pedidos de clarificação Comentários sobre estrutura, estilo, etc.

3 Correcções, comentários
Ajudam a melhorar o texto em questão mas… Não há provas que ajudam a escrever textos novos (Leki 1990) 13 A escrita é criativa: novos textos = novos desafios

4 Problemas aparentes no produto da escrita
13 Existem muitos outros problemas, que surgem antes de o texto ser entregue

5 Problemas não aparentes no produto da escrita
Textos sem erros… Textos sem graça… Não conseguir expressar-se e desistir de dizer aquilo que pretendia

6 Problemas não aparentes no produto da escrita
Maus textos Más decisões Boas decisões

7 Problemas não aparentes no produto da escrita
Bons textos Boas decisões Más decisões

8 Com que problemas se aprende mais?
Com os problemas que aparecem no produto final? Com os que surgem antes de o texto ser entregue?

9 Com que problemas se aprende mais?
Problemas que os aprendentes não viram Podem não estar preparados para assimilar os comentários e correcções do professor Problemas com relevância imediata Prontos para aprender: maior assimilação

10 Como ajudar a resolver problemas que surgem antes do texto final?
Oficinas de escrita Oficinas de revisão

11 Oficinas de Escrita Em vez de TPC ou teste, a presença do professor
enquanto os aprendentes escrevem

12 O professor pode ajudar o aprendente no momento em que a dúvida surge
Oficinas de Escrita O professor pode ajudar o aprendente no momento em que a dúvida surge A aprendizagem é mais eficiente quando o aprendente está interessado em resolver uma dúvida específica, e encontra neste preciso momento uma demonstração de como a resolver Frank Smith (1982): engagement & demonstration

13 Oficinas de Escrita (na prática)
No princípio, dúvidas de ortografia e pouco mais: os aprendentes mal tinham consciência dos problemas que tinham!

14 durante o processo da escrita
Oficinas de Revisão Em vez de textos passados a limpo, textos que não escondem as decisões dos aprendentes durante o processo da escrita vizitar Convento Ontem fomos visitar o convento de Mafra. mandado construir O convento foi construido pelo rei Dom João V no século XVIII, como pagamento da promessa havia do que tinha feito caso tivesse um sucessor no trono .

15 Oficinas de Revisão Deixar linhas em branco intercalares para poder inserir novas palavras Não usar corrector Riscar com uma linha que permita ver o que estava lá antes Reordenar com setas Exigir clareza! Avaliar não só o produto final da escrita, mas algumas das decisões que estiveram por trás da sua elaboração

16 Oficinas de Revisão Taxionomia para avaliar as revisões dos aprendentes (Frankenberg-Garcia 1990, 1999) n necessárias + positivas - negativas d desnecessárias i ineficazes ? indeterminadas

17 Oficinas de Revisão vizitar Convento
+ positivas negativas d desnecessárias i ineficazes ? Indeterminadas n necessárias vizitar Convento Ontem fomos visitar o convento de Mafra. mandado construir O convento foi construido pelo rei Dom João V no século XVIII, como pagamento da promessa havia do que tinha feito caso tivesse um suceçor no trono .

18 Oficinas de Revisão reacção dos alunos
Queriam saber: Como tornar as revisões ineficazes mais eficazes Se nas revisões negativas, era melhor deixar o que estava lá antes Se as revisões desnecessárias eram de facto desnecessárias Por que razão algumas revisões tinham sido assinaladas como indeterminadas Como melhorar as partes do texto onde eram necessárias mais revisões.

19 Oficinas seguintes Quanto mais oficinas, mais (e melhores) questões
Mais oportunidades de aprendizagem

20 Autonomia na oficinas de escrita e revisão
Em vez de responder directamente às dúvidas dos aprendentes, ensinar-lhes como resolver os seus problemas sozinhos Em vez dar um peixe para comer, ensinar a pescar

21 Mais Autonomia Ajudar os aprendentes a encontrar a informação que precisam: Em dicionários (na produção linguística) Em textos do mesmo género (ler com os olhos de um escritor) Em corpora linguísticos

22 O que é um corpus?

23 Vantagens de se usar corpora
Demonstrações concentradas de como a língua é usada Exemplos autênticos Acesso a informação muitas vezes ausente nos dicionários e gramáticas tradicionais Mais autonomia Mais risco

24 Corpora Gratuitos Online Português Inglês Português e Inglês

25 Corpus de Português CETEMPúblico Acesso gratuito e online:
180 milhões de palavras do jornal Público ( ) Acesso gratuito e online:

26 Exemplo em Português Que preposição usar depois de activista?
CETEMPúblico – 818 frases com activista Sting e David Byrne, Susan Sarandon (activista política e actriz) «Agora vamos ser julgados», acrescentou o mesmo activista. A activista lembra também que 75 por cento dos lixos … pressionar a China a libertar o activista de direitos humanos… Um activista do Hamas disse à Reuters que a ofensiva… Nohle Mohapi, viúva de um activista da luta contra o apartheid… Maria José Morgado, antiga activista da linha xiita do MRPP era nessa altura um já muito conhecido activista da oposição destacado activista da causa timorense nos EUA também activista das manifestações na ponte sobre o Tejo

27 Outros corpora de português
Projecto AC/DC Acesso gratuito e online a 15 corpora de língua portuguesa, incluindo: 1. Versão menor e anotada do CETEMPúblico 2. Clássicos da literatura portuguesa da Porto Editora 3. Alguns corpora de português do Brasil

28 Corpus de Inglês The British National Corpus 100 milhões de palavras
Inglês contemporâneo (década de 1990) 90% textos escritos, 10% textos orais Pesquisa simples é gratuita e online:

29 Exemplo em Inglês Que verbo usar com fish: roast ou bake?
BNC: 50 frases com roast, 50 frases com bake If you wish to roast your own coffee, you should… The 32 guests enjoyed roast turkey… …to be taken with roast lamb… …generous portions of roast chicken… Swathes of roast beef and perfect Yorkshire puddings. …pulling roast chestnuts out of a grate …the baked bread tends to collapse on cooling… …serve sausage and baked beans by the fire. A baked potato and some porridge, you know. …wonderful whole baked fish dishes. …a freshly baked baguette for breakfast. …artichoke hearts baked with olive oil and garlic…

30 Corpus paralelo de português e inglês
COMPARA Ficção publicada Originais e traduções 2 milhões de palavras em português e inglês Acesso gratuito e online:

31 Exemplo em PT-EN Diferentes traduções de festa. Qual usar?
COMPARA: 138 frases com festa(s) em português e o equivalente em inglês -- Está a dar uma festa? -- perguntou. "Having a party?" he said. um antigo sistema de altifalantes numa festa de aldeia... an old-fashioned tannoy system at an English village fete… ...Tu Bisvat é o nome de uma festa judaica... ...Tu Bisvat being the name of a Jewish holiday… ...os ciclos anuais eram marcados por festas de família... ...annual cycles were punctuated by family occasions…

32 Que tipo de textos contém um corpus?
contemporâneos formais formais antigos orais escritos literários informais técnicos académicos jornalísticos

33 A informação que se pode tirar de um corpus depende dos textos
que nele estão Por que será que cá não encontro Emissões de gases com efeito estufa ? COMPARA

34 Um corpus não é um dicionário
Infinitivo → só encontra formas infinitivas Masculino → só encontra formas masculinas Singular → só encontra formas no singular Cada corpus tem a sua própria sintaxe de pesquisa!

35 Algumas pesquisas são completamente irrealistas!
“As a rule of thumb you need a litre of paint to every 12 square metres of wall” “rule” “as a rule” “rule of thumb”

36 E a Internet?  A Internet é muito maior que qualquer corpus
 Muito mais hipóteses de se encontrar informação linguística com o Google  Informação a mais  Proveniência?

37 Demonstração Português CETEMPúblico, AC/DC Inglês
British National Corpus Português e Inglês COMPARA

38 Prática Grupos de interesse 1. Exercícios de uso de corpora
Português língua materna Português língua estrangeira Inglês língua materna Inglês língua estrangeira 1. Exercícios de uso de corpora 2. Identificação de problemas comuns, resolução através de corpora


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