A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Romanos, Capítulos 1,2 e 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Romanos, Capítulos 1,2 e 3."— Transcrição da apresentação:

1 Romanos, Capítulos 1,2 e 3

2 INTRODUÇÃO - Paulo fala sobre o pecado como sendo universal. Qual a diferença entre pecado e costume? PECADO É ERRAR O ALVO ( pecado é pecado em todo o Lugar); COSTUMES SÃO REGIONAIS E TRANSITORIOS. Ele faz um passeio pelas escrituras para mostrar esta verdade. Ele traça o perfil do pecador. Rm ele cita SL 14.2,3, SL 5.9, SL10.7, SL 36.1

3 - O que somos. Pecadores. Não
- O que somos? Pecadores? Não. Pecador é aquele que vive na pratica do pecado. Somos remidos pelo sangue de Jesus. PECAMOS SEM SERMOS PECADORES. (Assim como mentimos as vezes sem sermos mentirosos).

4 CAPITULO(1) TRATANDO SOBRE O PECADO.

5 a) Gentios Paulo usa uma expressão forte "Deus os entregou" o que sig? Atos 7.42 Vem do grego paredōken e indica o abandono. Para explicar melhor ele usa a expressão de três maneiras: - Entregues a Imundícia - Falando de idolatria. Vem do Grego "Akatharsia", Impureza, ou seja, contaminação. - Entregues as paixões infames - Falando de pecados sexuais, inclusive homossexual. Infames, Vem do grego " Atimia" falando sobre paixões que desonram, que causam vergonha. Isso é o oposto do que se prega na mídia em relação ao homossexualismo. - Entregues a uma disposição mental reprovável - falando de coisas inconvenientes. Vejamos a lista:

6 INIQÜIDADE, PROSTITUIÇÃO(do grego "Porneia"isto é, sexo antes e fora do casamento), MALÍCIA, AVAREZA, MALDADE, INVEJA, HOMICÍDIO, CONTENDA, ENGANO, MALIGNIDADE, MURMURAÇÃO, DETRATORES(do grego Katalalos isto é caluniador, mexeriqueiro), ABORRECEDORES DE DEUS, INJURIADORES(do original, ofensor, alguém q maltrata outros), SOBERBOS, PRESUNÇOSOS(pessoa q gloria a si mesmo), INVENTORES DE MALES, DESOBEDIENTES A PAIS E MÃES, NERCIOS, INFIÉIS NOS CONTRATOS(refere-se a uma pessoa q quebra uma aliança ou um acordo, infiel, traiçoeiro. Isto tanto nos relacionamentos interpessoais como com Deus), SEM AFEIÇÃO NATURAL(desprovido de Amor familiar, desumano), IRRECONCILIÁVEIS(no novo testamento, é uma pessoa avessa a qualquer negociação. Implacável), SEM MISERICÓRDIAS.

7 Obs. no final, a punição é para quem FAZ e para quem APROVA. Rm 1.32

8 CAPITULO.(2) AINDA TRATANDO SOBRE PECADO.

9 b) Judeus – Rm 2.1,21-24 Ele trata sobre julgamento e sobre hipocrisia. - Quando julgamos de forma precipitada? Quando o nosso parâmetro é a aparência e quando nos baseamos no comentário de alguém sem conhecermos a verdade. Pv 19:2 "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.

10 - O q sig. Hipocrisia? A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva dolatim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. É Ter dupla personalidade. (falar uma coisa e viver outra)

11 CAPITULO (3) Paulo fecha a questão sobre o pecado mostrando que a única maneira de escaparmos é mergulharmos no sangue de Jesus pela fé.

12 Três palavras são importantes nos vers. 24,25
a) Graça - Favor não merecido. b) Redenção - a compra de um escravo para liberdade. Isto é, deixar livre por meio de um pagamento. c) Propiciação - remoção do pecado mediante o sangue sobre o propiciatório. No nosso caso, a cruz.


Carregar ppt "Romanos, Capítulos 1,2 e 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google