A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frase do Dia 'Truth is a pathless land’

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frase do Dia 'Truth is a pathless land’"— Transcrição da apresentação:

1 Frase do Dia 'Truth is a pathless land’
Man cannot come to it through any organization, through any creed, through any dogma, priest or ritual, nor through any philosophical knowledge or psychological technique. He has to find it through the mirror of relationship, through the understanding of the contents of his own mind, through observation, and not through intellectual analysis or introspective dissection. Man has built in himself images as a sense of security—religious, political, personal. These manifest as symbols, ideas, beliefs. The burden of these dominates man's thinking, relationships and his daily life. These are the causes of our problems for they divide man from man in every relationship.” Jiddu Krishnamurti

2 Fique Ligado ! “Projetos privados que somam R$ 160 bilhoes e milhares de contratacoes a cada dia ja antecipam um ritmo de crescimento que so estava previsto para acontecer no inicio do proximo ano” Istoé Dinheiro

3 Frase do Dia “Tudo vale a pena quando a alma nao é pequena.” Fernando Pessoa

4 Fique Ligado A microsoft nao pode mais vender o Word nos EUA.

5 Ordem do Dia – Exercicio !
Formar grupos para aula de exercicio ! Grupos de no maximo 3 componentes Discutir e consolidar respostas Criar 5 novas questões com respostas Trabalho 1 até 21/agosto - Enviar por um documento pdf com nomes dos componentes e as respostas do exercicios e questoes formuladas (com resposta) Correção: para cada exercicio Um grupo serah selecionado para apresentar sua resposta Outro grupo serah selecionado para critica-la Professor apresenta sua resposta

6 Solução Lista Exercicios 1
Curso de Sistemas Operacionais

7 1.1 Quais são os três principais propositos de um sistema operacional ? Prover um ambiente para o usuario do computador para executar programas de maneira conveniente e efeciente Alocar os recursos de um computador de acordo com a necessidades dos processos. A alocação de processos deve ser mais adequada e eficiente possivel Como controlador de tem duas funções: Supervisionar a execução dos programas para previnir erros e uso improprio do computador Gerenciamento da operacao e controle dos dispositivos de E/S

8 1.2 Quais são as principais diferencas ente sistemas operacionais de mainframes e computadores pessoais ? Geralmente, sistemas operacionais para sistema em batch (em lote) tem requisitos mais simples do que computadores pessoais. Sistema em batch não precisam levar em conta a interacao com o usuario tanto quanto em um SO de computador pessoal (PC). Consequentemente, um sistema operacional para PC deve se preocupar com o tempo de resposta para com um usuario interativo. Um sistema puro batch nao precisa tratar o tempo compartilhado entre processos, enquanto um SO para PC precisam de mecanismos para lidar com a troca rapida entre diferentes processos.

9 1.3 Liste os 4 passos necessarios para executar um programa em um maquina dedicada. Passo 1: Reservar horario para usar maquina Passo 2: Carregar programa manualmente em memoria Passo 3: Carregar endereco incial de execucao no PC e inciar execucao Passo 4: Controlar a execução do programa a partir da console

10 1.4 Nos estressamos a necessidade do SO fazer uso eficiente do hardware do computador. Quando é apropriado para o SO abandonar este principio e desperdicar recursos ? Por que tal sistema nao é realmente esbanjador? Sistemas mono-usuarios devem maximinizar o uso do sistema para o usuario. Uma GUI pode desperdiçar ciclos de CPU, mas deve otimizar a interação do usuario com o sistema.

11 1.5 Qual é a principal dificuldade que um programador deve superar em escrever um SO para um ambiente real-time ? A maior dificuldade é manter a execucao do SO dentro das restricoes de tempo de um sistema em tempo real. Se o sistema nao completa a tarefa dentro de um certo tempo, isto pode causar uma pane no sistema todo em execucao. Desta forma, os esquemas de escalonamento não devem ter um tempo de resposta que exceda a restricao de tempo do sistema.

12 1.6 Considerando varias definicoes de sistema operacional. Considere se o sistema operacional deve incluir aplicações do tipo navegadores WEB e programas de . Argumente se o SO deve possuir ou não deve possuir tais sistemas incorporados ? A favor: Aplicacoes do tipo navegadores WEB e programas de são de suma importancia para os atuais computadores pessoais. Essa integração trara melhor performance para o resto do SO. Além disso, tais aplicacoes possuiram a mesma interface do SO. Contra: O papel principal de um SO é gerenciar a CPU, memoria e dispositivos de E/S, etc. A incorporacao de tais aplicações trara uma sobrecarga ao sistema operacional.

13 1.7 Como a distincao entre modo kernel e mode usuario funcionam como mecanismo rudimentar de sistema de protecao ? A distincao entre modo kernel e modo usuario prove uma forma rudimentar de protecao da seguinte forma. Algumas instrucoes pode ser executadas somente quando a CPU estah em modo Kernel. Similarmente, dispositivos de E/S pode ser acessados somente quando o programa esta em modo Kernel. Controle sobre quando interrupcoes podem ser habilitadas ou nao é tambem possivel somente quando a CPU estah em modo Kernel. Consequentemente, a CPU tem uma capacidade limitada quando executa em modo usuario, reforcando a protecao aos recursos criticos.

14 1.8 Quais das seguintes instrucoes podem ser privilegiadas ?
Set value of timer, clear memory, turn off interrupts, modify entries in device-status table, access I/O device. O resto: read the clock, issue a trap instruction, switch from user to kernel mode, pode ser executado em modo usuario.

15 1.9 Alguns computadores mais antigos protegiam o SO armezando esse em uma particao de memoria que nao pode ser modificada pelo usuario e nem pelo proprio SO. Descreva duas dificuldades que voce pensa que podem surgir em tais esquemas. Os dados requeridos pelo SO, tais como, senhas, informacao de conta, etc, deveriam ser armazenadas em uma memoria desprotegida, consequentemente podendo ser acessadas por usuarios nao autorizados

16 1.10 Algumas CPUs provem mais do que dois modos de operacao. Qual sao os dois tipos possiveis de uso desses modos multiplos. Modos multiplos pode ser usados para prover uma politica de seguranca mais fina. Por exemplo, ao inves de distinguir somente entre usuario e kernel, poderiamos distinguir entre diferentes tipos de modo usuario. Possivelmente, usuarios pertencentes a ao mesmo grupo poderiam executar codigo um dos outros. Outra possibilidade é prover distincoes no modo kernel. Por exemplo, especificando um modo que permite a execucao de drivers de dispositivos de USB.

17 1.11 Temporizadores podem ser usados para calcular a tempo corrente. Prover um breve descricao de como isto pode ser alcancado. Um programa pode define o temporizador para algum tempo no futuro e dormir. Quando ele for acordado por uma interrupcao, ele pode atualizar seu estado local, a qual é uma forma do programa controlar quantas interrupcoes ele deseja. Esta é uma forma economizar ciclos de CPU para programas que aguardam um certo estado da aplicacao.

18 1.12 A internet é uma LAN ou WAN ?
A internet é uma WAN (wide area network) pois os varios computadores sao localizados geograficamente em diferentes locais e sao conectados por links de rede de longa distancia.


Carregar ppt "Frase do Dia 'Truth is a pathless land’"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google