A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Estresse? Senso Comum: nervoso, irritação, impaciência, agressividade... Algo ruim que faz mal para a saúde. Estresse: É a maneira como o organismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Estresse? Senso Comum: nervoso, irritação, impaciência, agressividade... Algo ruim que faz mal para a saúde. Estresse: É a maneira como o organismo."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é Estresse? Senso Comum: nervoso, irritação, impaciência, agressividade... Algo ruim que faz mal para a saúde. Estresse: É a maneira como o organismo responde a qualquer estímulo – bom, ruim, real ou imaginário – que altere seu estado de equilíbrio. Começas com a pergunta, o que é estresse? Deixando o grupo falar do que entende por estresse. Após é importante esclarecer a diferença entre o senso comum e o conceito científico.

3 O que causa o Estresse? Baixa Resistência à Frustração: Característica do indivíduo que se aborrece facilmente. Situação traumática: viver uma experiência traumática. Ameaças Constantes: Pessoas que se sentem intimidadas, gerando atitudes de recuo, de afastamento. Competitividade: Pretender uma coisa simultaneamente  com outra pessoa. Falta de Tempo para Si Mesmo: Trata-se do indivíduo que não consegue se organizar, se programar, para que o seu tempo seja bem administrado. Ansiedade Constante: Quando o indivíduo apresenta um comportamento aflitivo ligado a uma sensação constante de perigo. Baixa Auto-Estima: Pessoas que não se gostam, não se valorizam. Existem vários fatores que levam as pessoas a aumentarem seu nível de estresse. Exemplos do cotidiano pode ajudar as pessoas a melhor compreender.

4 E no trabalho? Dificuldades nos relacionamento Acumulo de Trabalho
Centralização no desempenho das tarefas Algumas situações podem levar o indivíduo a aumentar o nível do estresse no trabalho, a maioria dos estudos relatam que o ser humano tende a se estressar devido sua ocupação, ou por não saber dividir o pessoal do profissional. Inabilidade de trabalhar em equipe Problemas Pessoais.

5 X Tipos de Estresse Distresse Eustresse Conceituar.
Eustresse: positivo, leva a pessoal a agir, se movimentar, sair do comodismo. Distresse: excesso de estresse, auto nível de estresse, é nocivo para a saúde.

6 Sintomas do Estresse Sudorese; Palpitação; Agitação Noturna(insônia);
Tremores; Dor de Cabeça; Ansiedade; Irritabilidade; Entre outras... Exemplos...

7 Efeito do Estresse Nas pessoas problemas de saúde e de comportamento.
Nas empresas tensão nas relações, acidentes e ineficiência. Ressaltar os problemas físicos, hipertensão, problemas de coração, insônia, entre outros. Na empresas tratar de afastamentos e demissões. Na sociedade indivíduos desempregados, aposentados e afastados dos trabalho, assim como de outras atividades inclusive familiar. Na sociedade aumento nos gastos com saúde e previdência.

8 Fases do Estresse 1ª fase de alerta; 2ª fase de resistência;
3ª fase de exaustão.

9 1ª fase de alerta; Os sintomas físicos já começam a aparecer, de forma mais branda, porém gradativa causando desconforto físico e mental, levantando a desconfiança que algo está errado com o corpo/mente. São frequentes dores de cabeça, insônia, má alimentação, irritação, dores no pescoço e costas, pernas e pés. Medo de esta doente.

10 2ª fase de resistência; Negação, o nível do estresse já interferiu diretamente no comportamento do indivíduo levando a pessoas em sua volta perceber que algo está errado, porém existe a negação do estresse e da necessidade de tratamento. Algumas pessoas se tornam mais agressivas nesta fase o que interfere nos relacionamentos interpessoais. Não aceitação, fuga do tratamento, brigas constantes com as pessoas mais próximas, colegas de trabalho e família.

11 3ª fase de exaustão. Descontrole emocional, o estresse já compromete a vida pessoal e profissional do indivíduo. Fase vulnerável a adoecimento psicológico. Saúde mental frágil Aceitação do tratamento. Isolamento social Nesta fase é comum afastamento do trabalho e das demais atividades. Aceita tratamento.

12 Estudo de Caso Túlio tem 39 anos, casado, dois filhos. É gerente de uma grande empresa , quando sai do trabalho costuma levar trabalho para casa em para reavaliá-los. Geralmente trabalha após o jantar, na mesa, fica sentado até mais tarde. Sua mulher gosta muito de novela e fica na sala na companhia de seus filhos, de 7 e 10 anos, que brincam de carrinho. Nos finais de semana, Túlio estuda casos mais críticos da empresa, apenas no domingo a tarde costuma levar a família na igreja. Ao retornar vai dormir mais cedo, pois segunda seu dia começa cedo. Com um tempo ele começou a apresentar: Irritação; Indisposição para trabalhar; Dores de cabeças e dores lombares; Insônia; Dificuldades de se relacionar com colegas; (todos dizem que ele é chato e só fala de trabalho); Baixa estima; Isolamento Social; Inatividade sexual ( perda da libido). O que você faria se fosse próximo de Túlio? (amigo, esposa, irmão, colega de trabalho)

13 Estresse Patológico O estresse pode se associar a outras doenças psicológicas, sendo um dos motivos a desencadear transtornos de humor e de ansiedade.

14 Transtorno de Humor Os Transtornos do Humor inclui os transtornos que têm como característica predominante uma perturbação no humor. Como por exemplo a depressão maior, distímica ou sem especificação. Necessário se remeter-se ao DSM4 ou SID10 para tratar destas patologias. Desmistificar a depressão, falar de sintomas e prejuízos a vida social do indivíduo. Ter cuidado ao falar de diagnóstico.

15 Transtorno de Ansiedade
Todos os Transtornos de Ansiedade têm como manifestação principal um alto nível de ansiedade. Ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça, acompanhado por várias reações físicas e mentais desconfortáveis. Os principais Transtornos de Ansiedade são: Síndrome do Pânico, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Distúrbio de Ansiedade Generalizada. Necessário se remeter-se ao DSM4 ou SID10 para tratar destas patologias. Pode ser explorada através de exemplos

16 Estudo de Caso Tadeu é um jovem de 23 anos, estudo direito em uma faculdade as 3 km da sua casa. Ao sair do curso, as 22:30 foi abordado por dois homens e em moto, que lhe pediu dinheiro e o celular, sem reação ficou pálido e sem saber o que fazer. Eles desceram moto e numa atitude violenta jogaram o rapaz no chão e o agrediram com pontapé e socos. Após 15 dias Tadeu começou a apresentar: Sudorese; Medo extremo; Palpitação; Insônia; Estado de pânico Segundo a família o jovem não quer mais retornar as aulas, o que você faria se fosse pai/mãe deste jovem? Ouvir o grupo e no final dar a possível solução do caso. Avaliação médica e psicológica Apoio familiar, não julgamento.

17 A melhor forma de lidar com o estresse é prevenir.

18 Gerenciamento do Estresse

19 Como gerenciar o estresse?
Quebre as atividades em pequenas tarefas; Faça uma lista de coisas que você tem que fazer e revise-o constantemente durante o dia; Planeje suas atividades balanceando com atividades prazerosas; Aceite que riscos são inevitáveis e que nenhuma decisão pode ser tomada sem informações completas;

20 Como gerenciar o Estresse?
Quebre as atividades em pequenas tarefas; Faça uma lista de coisas que você tem que fazer e revise-o constantemente durante o dia; Planeje suas atividades balanceando com atividades prazerosas; Aceite que riscos são inevitáveis e que nenhuma decisão pode ser tomada sem informações completas;

21 Como gerenciar o Estresse?
Delegue corretamente e lembre-se que delegar não é abdicar da responsabilidade; Seja organizado. Planeje eficazmente as atividades antes de iniciá-las; Quando iniciar uma atividade, termine-a; Aprenda a dizer “não”, “não sei” e “não entendi”;

22 Prevenção Nem sempre é possível evitar as situações que causam estresse, mas podemos alterar as nossas reações aos estímulos. Aprendendo estratégias de controle do estresse, podemos tentar utilizá-las quando necessário. Respire Conte até 10 Reconheça quando estiver chegando ao seu limite Peça ajuda quando isso acontecer Perceba-se

23 Boa Alimentação Procure se alimentar de forma saudável.
Em caso de dúvida procure um nutricionista. Evite sal

24 Esporte e Lazer No mínimo duas vezes por semana procure praticar algum esporte, relacionada ao lazer. Você vai se sentir mais leve. Extravase seu estresse com o suor...

25 Atividade Física A atividade física além de fazer bem para seu corpo também vai fazer bem sua mente. Você tem diversas opções para não ficar parado, são eles: Academia Dança Futebol (esportes em geral) Ginastica laboral na emprese. Caminhada Alongamento

26 Bons relacionamentos Passe mais tempo com sua família, crie momentos de lazer. Não perca contato com seus amigos, marque encontros... Se tiver dificuldade de relacionamento com alguém sinalize, converse, bote para fora...

27 Lazer Procure fazer com frequência coisas que te dê prazer.
O importante é se divertir... Atividades no lar também podem ser bem prazerosas, use a criatividade e aproveite mais o seu tempo livre para você mesmo.

28 Momentos seus... Em algum momento de seu dia, ou da sua semana tire um tempo pra você. Faça algo que te dê prazer sem a interferência de terceiros.

29 Quando o estresse já é um problema...
Procure ajuda Médica Procure ajuda Psicológica Procure psicoterapia grupal Mude seus hábitos...

30 Nossos Serviços:


Carregar ppt "O que é Estresse? Senso Comum: nervoso, irritação, impaciência, agressividade... Algo ruim que faz mal para a saúde. Estresse: É a maneira como o organismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google