A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O UNIVERSO DE MOVIMENTA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O UNIVERSO DE MOVIMENTA?"— Transcrição da apresentação:

1 O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Parte 2: como explicar os movimentos que vemos

2 COMO EXPLICAR O QUE VEMOS NO CÉU?
Como nós estamos em movimento junto com a Terra, do nosso ponto de vista, a Terra está parada e é o céu que se move. Acesse para assistir a um vídeo filmado dentro de um parque de diversões. No vídeo, são as pessoas que giram ou é o mundo que gira?

3 COMO EXPLICAR O QUE VEMOS NO CÉU?
Em 24 horas, todos os movimentos observados no céu são explicados pelo movimento da Terra em torno de si mesma.

4 COMO EXPLICAR O QUE VEMOS NO CÉU?
A medida que os dias passam, a Lua gira em volta da Terra (4 semanas) e Terra gira em volta do Sol (1 ano), e os outros planetas também giram em volta do Sol. Isso gera movimentos mais complicados vistos da Terra...

5 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O MOVIMENTO DA TERRA
Por que não sentimos quando estamos “em cima” e “em baixo” da Terra??? “Em cima” e “em baixo” é apenas uma sensação humana, que depende de quem vê.

6 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O MOVIMENTO DA TERRA
Por que não sentimos quando estamos “em cima” e “em baixo” da Terra??? O astronauta da foto está de cabeça pra cima ou de cabeça pra baixo???

7 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O MOVIMENTO DA TERRA
Por que não sentimos quando estamos “em cima” e “em baixo” da Terra??? E agora, o astronauta está de cabeça pra cima ou de cabeça pra baixo???

8 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O MOVIMENTO DA TERRA
Por que não sentimos quando estamos “em cima” e “em baixo” da Terra??? Para nós: Em cima = céu. Em baixo = chão. No espaço, não existe chão nem céu, logo, NÃO EXISTE “em cima” e “em baixo”. em cima em baixo em baixo ??? em cima

9 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE OS MOVIMENTOS DA TERRA
Por que não sentimos os movimentos da Terra? Por que a velocidade do planeta Terra praticamente não muda. VELOCIDADE DE TRANSLAÇÃO DA TERRA 30 km/s VELOCIDADE DE ROTAÇÃO DA TERRA 1700 km/h

10 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE OS MOVIMENTOS DA TERRA
Por que não sentimos os movimentos da Terra? Imagine que você está em um ônibus de viagem que mantém sempre com a mesma velocidade, em uma pista sem buracos. Você não poderia dormir e esquecer que o ônibus se movimenta?

11 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE OS MOVIMENTOS DA TERRA
Por que não sentimos os movimentos da Terra? O que aconteceria se o ônibus parasse de repente??? O que aconteceria se a Terra parasse de repente???

12 POR QUE OS CORPOS SE MOVIMENTAM?
Isaac Newton (1643 – 1727), no séc. XVII, propõe que todos os movimentos sempre obedecem a 4 leis da natureza: Lei da ação e reação. Lei da inércia. Lei fundamental da dinâmica. Lei da Gravitação Universal. As leis de Newton são usadas até hoje para colocar satélites em órbita e lançar foguetes no espaço.

13 MECÂNICA DE NEWTON Todas as leis de Newton usam o conceito de FORÇA:
Forças de contato: empurrão, soco, puxão...

14 MECÂNICA DE NEWTON Todas as leis de Newton usam o conceito de FORÇA:
Forças à distância: força entre ímãs, força da gravidade...

15 ASTRONÁUTICA Questionário – questão 10 Com os conhecimentos que possuímos hoje sobre as leis da física, seria possível a construção de um foguete que utilizasse o mesmo tipo de combustível que o da foto, e que fosse lançado sem que o combustível fosse atirado para fora do foguete? Não. Para o combustível não ser atirado para fora, o foguete teria que desobedecer a lei da ação e reação.

16 ASTRONÁUTICA LEI DA AÇÃO E REAÇÃO
Tudo o que faz uma força (ação), também sente uma força com a mesma intensidade e sentido oposto (reação). O combustível faz uma força no foguete para cima (ação). Como reação, o combustível sente uma força para baixo (reação). Força que o combustível faz no foguete (ação) Força que o foguete faz no combustível (reação)

17 ASTRONÁUTICA Questionário - questão 11 Imagine uma nave espacial em uma viagem rumo à Lua. Quando esta nave já está bem longe da Terra, mas ainda distante da Lua, acaba seu combustível. O que aconteceria com a nave ao acabar o combustível? Continuaria com a velocidade que tinha antes do combustível acabar!

18 ASTRONÁUTICA LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta. Os ônibus espaciais são acoplados a um grande tanque externo de combustível. Dois minutos após o lançamento do ônibus espacial, o tanque de combustível se esvazia. Tanque de combustível

19 ASTRONÁUTICA LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta. Quando o tanque de combustível se esvazia, ele é descartado, caindo de pára-quedas no mar para ser reutilizado.

20 ASTRONÁUTICA LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta. Sem o tanque de combustível, o foguete se movimenta sem a ação de força alguma. Acesse para assistir a um vídeo de uma missão espacial.


Carregar ppt "O UNIVERSO DE MOVIMENTA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google