A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINUX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINUX."— Transcrição da apresentação:

1 LINUX

2 Beatriz Hashimoto Thaís Millena João Victor Lorena Machado

3 LINUX Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux . O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linuz Torvalds, inspirado no sistema Mixix.  O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.

4 Linus Torvalds começou o desenvolvimento do núcleo como um projeto particular, inspirado pelo seu interesse no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Anrew S. Tanenbaum. Curiosamente, o nome Linux foi criado por Ari Lemmke , administrador do site ftp.funet.fi que deu esse nome ao diretório FTP onde o núcleo Linux estava inicialmente disponível.

5 No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje.

6 Núcleo Linux O termo Linux refere-se ao núcleo (em inglês: "kernel") do sistema operacional. O termo também é usado pelos meios de comunicação e usuários para referir-se aos sistemas operacionais baseados no núcleo Linux agregado a outros programas. Segundo Tanenbaum e Silberschatz, um núcleo pode ser considerado o próprio sistema operacional, quando este é definido como um gerenciador de recursos de hardware.

7 Arquitetura O Linux é um núcleo monolítico: as funções do núcleo(escalonamento de processos, gerenciamento de memória, operações de entrada/saída, acesso ao sistema de arquivos) são executadas no espaço de núcleo. Uma característica do núcleo Linux é que algumas das funções (drivers de dispositivos, suporte à rede, sistema de arquivos, por exemplo) podem ser compiladas e executadas como módulos , que são bibliotecas compiladas separadamente da parte principal do núcleo e podem ser carregadas e descarregadas após o núcleo estar em execução.

8 Termos de licenciamento
Inicialmente, Torvalds lançou o Linux sob uma licença de software que proibia qualquer uso comercial.  Isso foi mudado de imediato para a GNU General Public License.  Essa licença permite a distribuição e mesmo a venda de versões possivelmente modificadas do Linux, mas requer que todas as cópias sejam lançadas dentro da mesma licença e acompanhadas do código fonte.

9 Sistemas de arquivos suportados
O Linux possui suporte de leitura e escrita a vários sistema de arquivos, de diversos sistemas operacionais, além de alguns sistemas nativos.  Quando o Linux é instalado em dual boot com outros sistemas (Windows, por exemplo) ou mesmo funcionando como Live CD, ele poderá ler e escrever nas partições formatadas em FAT e NTFS. 

10 Distribuições Atualmente, um Sistema Operacional Linux ou GNU/Linux completo é uma coleção de software livre criados por indivíduos, grupos e organizações de todo o mundo, incluindo o núcleo Linux. As distribuições do Linux começaram a receber uma popularidade limitada desde a segunda metade dos anos 90, como uma alternativa livre para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS, principalmente por parte de pessoas acostumadas com o Unix na escola e no trabalho. 

11 Sobre o símbolo O símbolo do software foi escolhido pelo seu criador (Linus Torvalds),que um dia estava no zoológico e foi surpreendido pela mordida de um pinguim. Fato curioso e discutido até hoje. Em 1996, muitos integrantes da lista de discussão "Linux- Kernel" estavam discutindo sobre a criação de um logotipo ou de um mascote que representasse o Linux.

12 Depois disso, várias tentativas foram feitas numa espécie de concurso para que a imagem de um pinguim servisse aos propósitos do Linux, até que alguém sugeriu a figura de um "pinguim sustentando o mundo". Em resposta, Linus Torvalds declarou que achava interessante que esse pinguim tivesse uma imagem simples: um pinguim "gordinho" e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes.

13 Mas das muitas das sugestões eram paródias ao logotipo de um sistema operacional concorrente e muito conhecido (Windows).  Outros eram monstros ou animais agressivos. Linus Torvalds acabou entrando nesse debate ao afirmar em uma mensagem que gostava muito de pinguins. Isso foi o suficiente para dar fim à discussão.

14 Torvalds também não achava atraente a ideia de algo agressivo, mas sim a ideia de um pinguim simpático, do tipo em que as crianças perguntam "mamãe, posso ter um desses também?".  Ainda, Torvalds também frisou que trabalhando dessa forma, as pessoas poderiam criar várias modificações desse pinguim.

15


Carregar ppt "LINUX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google