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PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

2 As melhores empresas para se trabalhar - 2006
Fonte: GUIA EXAME MELHORES Fonte: 100 MELHORES – REVISTA ÉPOCA – GREAT PLACE TO WORK 2006

3 As melhores empresas para se trabalhar - 2007
Fonte: GUIA EXAME 2007 150 MELHORES

4 As melhores empresas para se trabalhar
FUNCIONÁRIO FELIZ = LUCRO MAIOR MAIS QUALIDADE DE VIDA = MAIS RESULTADOS

5 O QUE É UMA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL ?
É uma ferramenta de diagnóstico que gera uma base de dados para a tomada de decisões de Gestão de Pessoas e Equipes.

6 Principios Comprometimento Transparência e ética
Participação facultativa Segurança/ confidencialidade.

7 Cada colaborador se manifesta sobre:
O que realmente pensa da organização Como está a motivação, os relacionamentos e o espírito de equipe Se conhece a missão, os valores, objetivos e metas Todos estão trabalhando em função de um objetivo comum Os gestores delegam bem Como estão as políticas de Gestão de Pessoas Esta empresa é um bom local para se trabalhar?

8 A Pesquisa se desenvolve com as seguintes Etapas
Estruturação Divulgação Coleta de Dados Internet Papel Entrevistas Relatório Ações (Gestão do Clima)

9 Ações Estruturação Divulgação Coleta de Dados Relatório Entrevistas
Internet Papel Relatório Ações (Gestão do Clima)

10 Fase de Estruturação A Pesquisa é estruturada sob medida para cada Organização (conteúdo e forma) É definido se a coleta de dados será feita pela Internet e/ou em Papel São definidas as segmentações Questões logísticas, cronograma, etc.

11 Formulário da Pesquisa
Na etapa de estruturação são definidos os FATORES da Pesquisa, que são grupos de assuntos. Identidade e Compromisso com a Empresa Objetivos e Metas Qualidade e Produtividade Atuação das Lideranças Espírito de Equipe Comunicações Inovação e Criatividade Políticas de RH Desenvolvimento Profissional Remuneração e Benefícios Segurança e higiene no Trabalho Qualidade de Vida. Formulário da Pesquisa (com os diversos tipos de questões)

12 Segmentações: AINDA POR: GERAL DA EMPRESA LOCAL DE TRABALHO
TEMPO DE CASA SEXO ESCOLARIDADE IDADE ETC. ADICIONALMENTE: CENSO DEMOGRÁFICO GERAL DA EMPRESA LOCAL DE TRABALHO ÁREA DE ATUAÇÃO NÍVEL HIERÁRQUICO

13 Ações Estruturação Divulgação Coleta de Dados Relatório Entrevistas
Internet Papel Relatório Ações (Gestão do Clima)

14 Fase de Divulgação Fase crítica para o sucesso da Pesquisa
É importante que cada participante da pesquisa seja sensibilizado para responder Assegurar em todas as formas de divulgação, que as resposta são CONFIDENCIAIS e que ninguém será identificado A Consultoria apóia e orienta esta fase.

15 TODO O MATERIAL DEVE SER APROVADO PELO CLIENTE

16 Ações Estruturação Divulgação Coleta de Dados Relatório Entrevistas
Internet Papel Relatório Ações (Gestão do Clima)

17 Fase de Coleta de Dados - via Internet
O formulário fica em ambiente seguro com um link (e uma chave) As respostas alimentam banco de dados via WEB. Nenhuma resposta é coletada por Espaço para comentários, reclamações e sugestões.

18 Fase de Coleta de Dados - via Internet

19 Ações Estruturação Divulgação Coleta de Dados Relatório Entrevistas
Internet Papel Relatório Ações (Gestão do Clima)

20 Fase de Coleta de Dados - via Papel
A Pesquisa pode ser realizada em Papel (total ou parcialmente) Cada participante recebe um formulário impresso, com todas as instruções de preenchimento Depósito em Urna Lacrada (ou envio direto para nosso escritório, via correio) Opção de coleta de dados presencial – c/apoio da consultoria As respostas passam por Análise de consistência, são digitadas e tabuladas.

21 Ações Estruturação Divulgação Coleta de Dados Relatório Entrevistas
Internet Papel Relatório Ações (Gestão do Clima)

22 Fase de Coleta de Dados - Entrevistas
Fase Opcional Entrevistas coletivas e consecutivas com 6 participantes cada Anotações em flip-chart – organizadas e transcritas no relatório Pessoas do mesmo nível / mesma área Amostragem 5%.

23 Fase de Coleta de Dados - opcionais
Consultoria coleta dados presencialmente em auditório Entrevistas qualitativas Projeto piloto.

24 Ações Estruturação Divulgação Coleta de Dados Relatório Entrevistas
Internet Papel Relatório Ações (Gestão do Clima)

25 Relatório Introdução, objetivos, metodologia
Adesão e Caracterização da amostra Tabela de dados, com freqüência de respostas, médias, desvios padrão e índices de satisfação Representação gráfica do resultado geral inclusive por Fatores Correlação entre todos os itens pesquisados, procurando estabelecer relações Causa-Efeito Comparações com valores referenciais de mercado e das “melhores empresas para se trabalhar” (Exame) Análise qualitativa dos resultados gerais Tabela de dados, com freqüência de respostas, médias, desvios padrão e índices de satisfação de cada segmento estudado Representação gráfica de cada segmento Destaques – pontos altos e pontos a melhorar Transcrição de comentários e perguntas abertas Síntese de recomendações – Gestão do Clima e Plano de Ações Anexos

26 Ações Estruturação Divulgação Coleta de Dados Relatório Entrevistas
Internet Papel Relatório Ações (Gestão do Clima)

27 AÇÕES: GESTÃO DO CLIMA Os resultados são discutidos e analisados, e com base na visão de futuro da Organização, é gerado um Plano de Ações VISÃO DE FUTURO AÇÕES FOTOGRAFIA DO “HOJE”

28 GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
Expectativas não devem ser frustradas Gerar um plano de ações Divulgar os resultados e o plano de ações Envolver e preparar as pessoas Realizar o plano Divulgar os progressos Acompanhar/ monitorar plano Em 1 ou 2 anos: Nova Pesquisa - ciclo de melhorias contínuas.

29 CICLO DE MELHORIAS CONTÍNUAS

30 As principais características de nosso software são:
Confidencialidade Internet ou Papel Flexibilidade Estabilidade Segurança Chave de acesso / enquete Envio de Editável em ASP/HTML Espaço para comentários Extratos consolidados e/ou segmentados.

31 Nossos Diferenciais: Parceria entre o Sistema Boog de Consultoria e o Instituto MVC representa mais experiência acumulada e segurança para o cliente TEST-DRIVE – possibilidade de experimentar nossa metodologia e conhecer os modelos de relatórios, em um caso prático Possibilidade de sensibilização na abertura ou devolutiva no encerramento com dois dos mais renomados consultores: Marco Aurélio Vianna e/ou Gustavo G. Boog Exclusiva metodologia de estudo das relações Causa-Efeito entre os itens pesquisados Software próprio e de uso exclusivo para gerenciar a coleta de dados via internet e emissão de relatórios Base de dados comparativa – referenciais de mercado e das melhores empresas para se trabalhar.

32 Contatos: Sistema Boog de Consultoria Instituto MVC
R. Andrea Paulinetti, 274 Brooklin – São Paulo – SP – Tel/fax ou (vide mais informações) - MARCELO BOOG ou GUSTAVO G. BOOG Instituto MVC Av. Paulista, 1009 – Conjunto 1909 São Paulo – SP Tel/Fax   - LUIZ AUGUSTO COSTACURTA JUNQUEIRA ou - MARCELO BOOG


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