A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PRINCESA E A FLOR DA LIBERDADE (CLIQUE P/AVANÇAR)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PRINCESA E A FLOR DA LIBERDADE (CLIQUE P/AVANÇAR)"— Transcrição da apresentação:

1 A PRINCESA E A FLOR DA LIBERDADE (CLIQUE P/AVANÇAR)

2 Chegava mesmo a receber fugitivos em sua residência em Petrópolis.
Defensora ardente do abolicionismo, a Princesa Isabel uniu-se aos partidários da causa. Apoiou muitos abolicionistas, mesmo os aliados ao incipiente movimento republicano. Financiava a alforria de ex-escravos com seu próprio dinheiro e apoiava a comunidade do Quilombo do Leblon, que cultivava camélias brancas, símbolo do abolicionismo. Chegava mesmo a receber fugitivos em sua residência em Petrópolis.

3 "A Princesa Isabel também protegia fugitivos em Petrópolis
"A Princesa Isabel também protegia fugitivos em Petrópolis. Temos sobre isso o testemunho insuspeito do grande abolicionista André Rebouças, que tudo registrava em sua caderneta implacável. Só assim podemos saber hoje, com dados precisos, que no dia 4 de maio de 1888, “almoçaram no Palácio Imperial 14 africanos fugidos das fazendas circunvizinhas de Petrópolis”. E mais: “todo o esquema de promoção de fugas e alojamento de escravos foi montado pela própria Princesa Isabel.”

4 André Rebouças sabia de tudo porque estava comprometido com o esquema
André Rebouças sabia de tudo porque estava comprometido com o esquema. O proprietário do Hotel Bragança, onde André Rebouças se hospedava, também estava comprometido até o pescoço, chegando a esconder 30 fugitivos em sua fazenda, nos arredores da cidade. O advogado Marcos Fioravanti era outro envolvido, sendo uma espécie de coordenador geral das fugas.

5 Não faltava ao esquema nem mesmo o apoio de importantes damas da corte, como Madame Avelar e Cecília, condessa da Estrela, companheiras fiéis de Isabel e também abolicionistas da gema. Às vésperas da Abolição final, conforme anotou Rebouças, já subiam a mais de mil os fugitivos “acolhidos” e “hospedados” sob os auspícios de Dona Isabel.”

6 "Isabel Cristina comemorou seu aniversário de 39 anos, em 1885, com uma solenidade no Paço Municipal da capital, o Rio de Janeiro. Sentada, tendo a seu lado o marido, foi a estrela da cerimônia em que diversos escravos foram alforriados. Conforme os nomes dos beneficiados eram anunciados pelo vice-presidente da Câmara, João Florentino Meira de Vasconcellos, eles seguiam para receber seus certificados de libertação das mãos de Isabel.

7 Cada ex-escravo curvava-se e, em sinal de respeito e gratidão, dava um beijo na mão da aniversariante. A relação de afeto entre a mulher e os negros começava a ser demonstrada publicamente.”

8 A Guerra de Secessão nos Estados Unidos custara seiscentos mil mortos.
Já antes, em 1871, quando fora aprovada a Lei do Ventre Livre, na sessão que ficou chamada Sessão das Flores, uma chuva de rosas desatou- se no plenário da Assembléia. O ministro dos Estados Unidos no Rio de Janeiro colheu algumas dessas flores, e disse: “Vou mandar estas flores para meu país, para mostrar como aqui se fez uma lei que lá custou tanto sangue”. A Guerra de Secessão nos Estados Unidos custara seiscentos mil mortos.

9 o "direito de propriedade".
Poderosos escravocratas infundiram na opinião pública, através do Parlamento e da imprensa, a idéia de que a abolição da escravatura seria a bancarrota econômica do império, e os advogados dos escravocratas criaram a tese jurídica de que o escravo era "propriedade" do senhor de engenho e, portanto, estavam sob amparo da Constituição, que garantia o "direito de propriedade". Eram tensas as relações entre a Regente e o Gabinete ministerial conservador.

10 Na Fala do Trono, de 1888, Isabel dissera com o coração jubiloso:
Aproveitando-se da oportunidade oferecida por um incidente de rua, Isabel demitiu o ministério e nomeou o conselheiro João Alfredo, demonstrando determinação política.. Na Fala do Trono, de 1888, Isabel dissera com o coração jubiloso: "confio em que não hesitarei de apagar do direito pátrio a única exceção que nele figura..." O Conde D’Eu, marido de Isabel, ainda lhe advertiu: "não assine, Isabel, pode ser o fim da Monarquia." Mas a Princesa estava determinada e respondeu prontamente ao marido:

11 É AGORA OU NUNCA!

12 A história há de fazer sempre justiça à "Princesa Redentora", título que lhe atribuiu José do Patrocínio, pois ela demonstrou no processo abolicionista firmeza, coragem e, sobretudo, nobre desapego ao cargo, o qual - lhe preveniram - haveria de ser dela tomado pela reação inevitável dos altos e egoísticos interesses escravocratas contrariados, tudo conforme relata o livro Dom Pedro II e a Princesa Isabel, da Editora Lorenz, onde consta memorável testemunho do nobre abolicionista Joaquim Nabuco:

13 " No dia em que a Princesa Imperial se decidiu ao seu grande golpe de humanidade, sabia tudo o que arriscava. A raça que ia libertar não tinha para lhe dar senão o seu sangue, e ela não o queria nunca para cimentar o trono de seu filho. “

14 Se a Monarquia pudesse sobreviver à abolição, esta seria o apanágio.
A classe proprietária ameaçava passar-se toda para a República, seu pai parecia estar moribundo em Milão, era provável a mudança de reino durante a crise , e ela não hesitou: uma voz interior disse-lhe que um grande dever tem que ser cumprido, ou um grande sacrifício que ser aceito. Se a Monarquia pudesse sobreviver à abolição, esta seria o apanágio. Se sucumbisse, seria o seu testamento..."

15 Em 13 de maio de 1888, num domingo, aconteceram as últimas votações de um projeto de abolição total. Certa da vitória, a regente desceu de Petrópolis, cidade serrana, para aguardar no Paço Imperial o momento de assinar a Lei Áurea. Usou uma pena de ouro especialmente confeccionada para a ocasião, recebendo a aclamação do povo do Rio de Janeiro.

16 O Jornal da Tarde, de 15 de maio de 1888, noticiou que
"o povo que se aglomerava em frente do Paço, ao saber que já estava sancionada a grande Lei, chamou Sua Alteza, que aparecendo à janela, foi saudada por estrepitosos vivas." As galerias do Paço estavam repletas, e sob vivas e aplausos de uma multidão estimada em 10 mil pessoas, Isabel sancionou a Lei aprovada pelo Parlamento do Império.

17 O jornalista mulato José do Patrocínio, aliado da Coroa, invadiu o recinto sem que ninguém conseguisse detê-lo e atirou-se aos pés da Princesa Regente em prantos de gratidão. Isabel dava provas, de que seu reino era, sim, deste mundo, contrariando a ironia do conselheiro Saraiva que afirmara justamente o contrário, zombando do sentimento profundamente cristão de Isabel.

18 A Em 28 de setembro, o Papa Leão XIII lhe remeteu a comenda da Rosa de Ouro, como reconhecimento pela Abolição da Escravatura. Essa comenda pontifícia simboliza o reconhecimento do Papa a algum feito notável e que mereça o regozijo de toda a Igreja.

19 A Princesa Isabel foi a única personalidade brasileira a receber a Rosa de Ouro.

20 Quando perguntou ao Barão de Cotegipe: “Então, não venci a batalha?”
este, ao cumprimentar a princesa, vaticinou: "Vossa Alteza libertou uma raça, mas perdeu o trono". Mas a Princesa não hesitou em responder:

21 mil tronos eu daria para libertar os escravos do Brasil"
"Mil tronos eu tivesse, mil tronos eu daria para libertar os escravos do Brasil"

22 A PRINCESA ISABEL TINHA UM PROJETO DE INDENIZAÇÃO AOS ESCRAVOS, CONFORME CARTA DE 11 DE AGOSTO DE 1889, ENDEREÇADA AO MARQUÊS DE SANTA VITÓRIA. NELA SE REVELAM SEUS ESFORÇOS E DE SEU PAI, D. PEDRO II, PARA PROVER CONDIÇÕES DIGNAS DE SOBREVIVÊNCIA E INSERÇÃO DA POPULAÇÃO EX-ESCRAVA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. DEFENDE A INDENIZAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE UM FUNDO PARA A COMPRA E DOAÇÃO DE TERRAS QUE LHES PERMITESSEM SOBREVIVER E SE INSERIR SOCIALMENTE PELA EXPLORAÇÃO AGRÁRIA E PECUNIÁRIA SUSTENTADA. (trecho de Sueli Carneiro, Doutora em Educação pela USP e diretora do Geledés, Instituto da Mulher Negra).

23 FORMATAÇÃO: CLAUDIA MADEIRA ENTRE NO SITE: http://slidescorepoesia.com
TEXTO: INTERNET IMAGENS: GOOGLE SOM:”GRANDE FANTASIA TRIUNFAL SOBRE O HINO NACIONAL BRASILEIRO” DE GOTTSHALK, CRISTINA ORTIZ AO PIANO, ORQ. SINFÔNICA DE BERLIM (EDITADO/YOU TUBE) QUEM DESEJAR RECEBER S EM SUA CAIXA POSTAL ESCREVA PARA COLOCANDO EM ASSUNTO: RECEBER SLIDES


Carregar ppt "A PRINCESA E A FLOR DA LIBERDADE (CLIQUE P/AVANÇAR)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google