A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
SEXUALIDADE E PLANEJAMENTO FAMILIAR

2 O que se entende por SEXUALIDADE?
SEXUALIDADE e SEXO são a mesma coisa? O que é PLANEJAMENTO FAMILIAR? Para refletir : Como devo me comportar ?

3 O que se entende por SEXUALIDADE?
Conceito OMS - "a Sexualidade é uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura, amor e intimidade. Integra-se no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser sensual e ao mesmo tempo sexual. A Sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.

4 Considera-se sexualidade as diversas formas, jeitos, maneiras que as pessoas buscam para obter ou expressar prazer. É basicamente a busca do prazer humano em suas diversas formas. A idéia de prazer irá variar de pessoa para pessoa, levando em conta a realidade de cada indivíduo. Quando uma pessoa está sentindo prazer, ela está vivenciando a sua sexualidade.

5 A busca do prazer se dá de várias formas, em variadas circunstâncias.

6 SEXUALIDADE e SEXO são a mesma coisa ?

7 Não são a mesma coisa ! Sexualidade:
É uma característica geral, experimentada por todos os seres humanos, e não necessita de relação com o sexo. Define a busca de prazeres sendo apenas explicitamente sexuais. A sexualidade esta presente em todas as fases da vida. Tem a ver com a nossa identidade adolescente.

8 Sexo: O sexo é um prazer que a pessoa compartilha com uma outra pessoa, um novo prazer jamais sentido anteriormente, o prazer é algo inexplicável que não há palavras para explicar. Consiste em uma união carnal entre dois seres heterogêneo ou homogêneo com fins de satisfação pessoal, biológica, carnal dentre outras.

9 O que é PLANEJAMENTO FAMILIAR?

10 É um ato consciente que torna possível ao casal programar quantos filhos terá e quando os terá.
Permite às pessoas e aos casais a oportunidade de escolher entre ter ou não filhos de acordo com seus planos e expectativas.

11 Quais são os objetivos do planejamento familiar?
O principal objetivo é facilitar o exercício de um dos direitos sexuais e reprodutivos, que é “o direito de decidir quantos filhos quer ter e quando tê-los”.

12 Outros objetivos: Promover comportamentos saudáveis face à sexualidade;   Informar e aconselhar sobre a saúde sexual e reprodutiva; Reduzir a ocorrência das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e suas Consequências - a infertilidade;

13 Outros objetivos: Reduzir a mortalidade e a morbidade materna, perinatal e infantil; Preparar e promover uma maternidade e paternidade responsável; Melhorar a saúde e o bem-estar da família e da pessoa em causa.

14 Como fazer o Planejamento familiar? Fazendo uma consulta para isso.
O que é uma consulta de planejamento familiar? É conversar com profissionais que podem apoiar e esclarecer os indivíduos ou casais, para que estes possam planejar uma gravidez no momento mais apropriado, proporcionando-lhes a possibilidade de viverem a sua sexualidade de forma saudável e segura. Onde posso marcar uma consulta de planejamento familiar? No centro de saúde da zona de residência ou em qualquer outro que tenha gabinete de atendimento, bem como em alguns hospitais e maternidades.

15 Métodos Contraceptivos

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26 DIU

27

28

29

30

31

32

33 Para refletir: Como me comportar ? COM RESPONSABILIDADE O Corpo é a “CASA” do nosso ESPÍRITO O Relacionamento deve ser baseado no Amor, Respeito, Companheirismo, Solidariedade, Carinho, Atenção etc. Deve haver a entrega afetiva, a conversa, a preparação, o antes, o durante e o depois. Valorizar cada momento.

34 Para refletir: Como me comportar ? A partir da sexualidade, do sexo, do amor conjugal veem os filhos e a perpetuação da raça humana . O sexo só deve ser praticado com o consentimento de ambos. Ninguém deve ser obrigado a praticar sexo apenas para satisfazer o outro. O amor, o prazer e a realização deve ser mutua. A família é a célula originária da vida social (célula da sociedade).

35 Para refletir: Como me comportar ? A família é a comunidade em que, desde a infância, se podem aprender os valores morais, começar a honrar a Deus e a fazer bom uso da liberdade. A vida da família é iniciação à vida em sociedade. Santo Agostinho: “ Não há coisa pior do que conviverem sob o mesmo teto duas pessoas desunidas em espírito”.

36 “ A verdadeira questão é a sobrevivência das crianças e não sua geração, ou seja, pratica-se a anticoncepção, não para que as crianças não nasçam, mas para que as crianças que nascerem possam viver, uma vez nascidas.” Michel Foucault.


Carregar ppt "CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google