A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é energia? Não podemos vê-la diretamente...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é energia? Não podemos vê-la diretamente..."— Transcrição da apresentação:

1 O que é energia? Não podemos vê-la diretamente...
Não tem peso nem cor... Mas pagamos por ela! ... É inodora! ... Sabemos que se conserva! ... No entanto, não conseguimos defini-la ! ... Mas podemos percebê-la nas mudanças e transformações por ela produzidas.

2 A energia está ligada à capacidade que um sistema possui para mudar.

3 A Energia pode se tornar presente sob diversas formas
Energia Mecânica Potencial Gravitica Cinética Energia Radiante ou Luminosa Energia Elétrica Energia Interna Energia Química Energia Nuclear Energia Eólica

4 O que é um Sistema Complexo?
Verifica simultaneamente Variação da energia interna - SISTEMA TERMODINÂMICO Variação da energia mecânica : Em=Ec+Ep– SISTEMA MECÂNICO

5 Sistemas mecânicos: As transferências de energia em que intervêm provocam essencialmente modificações na sua energia cinética e/ou na sua energia potencial

6 Sistemas complexos

7 Energia potencial gravitacional
É a energia que o corpo adquire quando é elevado em relação a um determinado nível, ou seja, a uma altura h. Ep = energia potencial (J) m = massa (kg) h = altura (m) g = aceleração da gravidade (m/s2) h h

8 Energia cinética É a energia que o corpo adquire devido a sua velocidade. Ec = energia cinética (J) m = massa (kg) v = velocidade (m/s)

9 Energia mecânica É a soma das energias potencial e cinética do corpo.
Dizemos que houve conservação da energia mecânica (o sistema é conservativo) quando não ocorre dissipação de energia na forma de calor, barulho, etc.

10 Sistema mecânico No dia a dia utilizamos, frequentemente, veículos motorizados para nos deslocarmos, exigindo cada vez mais que estes sejam rápidos e eficientes.

11 Será que o automóvel converte toda a energia obtida a partir dos combustíveis e do ar em energia do movimento do automóvel?

12 Apenas, cerca de 75% da energia é:
• Desperdiçada no aquecimento do motor; • Desperdiçada nos gases de escape (que são quentes...); • Utilizada para carregar a bateria e alimentar diversos dispositivos elétricos; • Utilizada no aquecimento do interior do carro; • Etc.

13 Apenas cerca de 25% da energia obtida a partir dos combustíveis e ar surge como energia cinética de um automóvel

14 Centro de massa (CM) e partícula material

15 Quando os corpos ou sistemas, são sólidos indeformáveis e não experimentam quaisquer variações de energia interna, podem ser aproximados a partículas materiais e representar-se pelo centro de massa (CM).

16 Características do centro de massa (CM) :
Tem movimento de translação; As forças que atuam sobre o corpo comportam-se exatamente como se estivessem a ser exercidas no centro de massa; A sua velocidade é igual em cada instante, à de qualquer das partículas que constituem o corpo.

17 Vantagens da representação de um sistema pelo seu centro de massa – simplicidade da
descrição do movimento. Desvantagens da representação de um sistema pelo seu centro de massa: Não se pode estudar movimentos de rotação nem deformações. Não se pode estudar as variações da energia interna do sistema.

18 Estudo do movimento do centro de massa de um objeto
Supõe-se que o centro de massa é um ponto ou “partícula” com massa igual ao do objeto; 2. Somam-se todas as forças que se exercem no objeto.

19 Resumo: Um corpo com movimento de translação pode ser considerado uma partícula, ou seja, pode ser reduzido a um ponto – centro de massa (CM), no qual se aplica a força resultante, isto é a soma de todas as forças que atum no corpo


Carregar ppt "O que é energia? Não podemos vê-la diretamente..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google