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Ciclo II - INTERESDE 09/23/2012 Rosana De Rosa

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Apresentação em tema: "Ciclo II - INTERESDE 09/23/2012 Rosana De Rosa"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo II - INTERESDE 09/23/2012 Rosana De Rosa
A Reencarnação Ciclo II - INTERESDE 09/23/2012 Rosana De Rosa KSSF – KARDECIAN SPIRITIST SOCIETY OF FLORIDA

2 Roteiro de Estudo Reencarnação & Ciência
Reencarnação como Processo Educativo Planejamento Reencarnatório

3 Reencarnação & Ciência

4 O que é reencarnação? Retorno do Espírito à vivência da matéria
É retorno a um novo corpo, através de um novo nascimento (via fecundação biológica) da personalidade individualizada do ser humano (Personalidade entendida como o eu ou ego). Pode ocorrer na Terra ou em outras esferas, mas sempre num corpo humano, e jamais no de um animal. “A reencarnação é progressiva ou estacionária; nunca retrograda” L.E- 178 Retorno do Espírito à vivência da matéria

5 Reencarnação na História
Vedas – Índia Antigo Egito Pérsia – Zoroastrismo Pré-Socráticos Sócrates, Platão e Aristóteles Judaísmo – Fariseus América - Primeiros habitantes Cristianismo – até 553 d.c.

6 Provas Científicas Dr. Ian Stevenson (1918–2007)
Canadense, Médico, diretor do departamento de psiquiatria da Universidade da Virginia. Em 1964 abandona o cargo para se dedicar as pesquisa do fenômeno da reencarnação, o qual foi pioneiro nas pesquisas sobre a reencarnação. Dedicou 40 anos a estudos científicos com mais de casos sobre : Lembranças Espontâneas na Infância Marcas e defeitos de nascença Memórias de vidas passadas. Regressão a vidas passadas  ”Twenty Cases Suggestive of Reencarnation” por Dr. Stevenson

7 Marcas e Defeitos de Nascença
“Reincarnation & Biology” As marcas são consideradas grandes evidências do renascimento sucessivo. Stevenson estudou extensamente as marcas de nascença em crianças e chegou a resultados surpreendentes. Dr. Stevenson descreve sobre marcas de nascença e defeitos congênitos

8 Marcas e Defeitos de Nascença
Crianças que afirmam se lembrar de uma vida anterior foram encontrados em muitas partes do mundo, particularmente nos países budistas e hindu do sul da Ásia, entre os povos xiitas do Líbano e Turquia, as tribos da África Ocidental, e do noroeste americano. Stevenson reuniu mais de casos notificados de memórias de vidas passadas dos quais 65 relatórios detalhados foram publicados. “Where Reincarnation and Biology Intersect”

9 Marcas e Defeitos de Nascença
Foi constatado que muitas das marcas, sinais, manchas, vermelhidão na pele eram um resquício de feridas em vidas passadas. São comuns marcas que se formam a partir de tiros, de facas, de lanças, de espadas, de golpes fortes, de cortes na pele, de queimaduras mais profundas, dentre outros. As marcas de nascença ficam mais fortes em decorrência de traumas ou feridas de grande intensidade que ficam gravadas no corpo etérico.

10 Regressão a Vidas Passadas
É o processo provocado ou espontâneo, por meio do qual, o espírito encarnado ou desencarnado fica em condições de relembrar o passado. Inúmeros casos têm surgido de pessoas que passam a relatar vivências anteriores durante a regressão de memória. No final do século passado, o pesquisador francês Albert Des Rochas, fez várias experiências com regressão de memória. A partir daí vários outros cientistas, começaram a desenvolver essa técnica. (*) Eugène Auguste Albert Des Rochas d'Aiglun (20 de maio de de Setembro de 1914) foi um parapsicólogo líder francês, historiador, tradutor, escritor, engenheiro militar e administrador.

11 Regressão a Vidas Passadas
Helen Wambach (1982) fez um relatório aproximadamente de casos de pessoas que retornaram (usualmente através da hipnose num grupo de regressão) à experiência do nascimento e antes deste. Um padrão desenvolveu-se nitidamente devido aos relatos destes indivíduos que mostram uma consistência considerável. Em muitos casos, o indivíduo lembra-se de uma vida prévia e do tempo entre as vidas. A doutora Helen Wambach (PhD) foi uma das primeiras cientistas pesquisadoras norte-americanas em reencarnação e vidas passadas “Não acredito em reencarnação tenho a certeza de que ela existe". H.Wambach

12 Terapia de Vida Passada/TVP
A TVP se insere na abordagem da Psicologia Transpessoal . Abrange recordações extraídas sob hipnose ou terapia de vidas passadas (TVP). Este processo foi desenvolvido com fins terapêuticos, onde psiquiatras espiritualistas se utilizam de técnicas apropriadas para dissolverem condições neuróticas de pacientes psiquiátricos chamado T.V.P. (Terapia de Vidas Passadas). A TVP foi responsável por reintroduzir o tema reencarnação em grande escala no Ocidente.

13 Pesquisa no Brasil Hernani G. Andrade (Faleceu em 2003)
Brasileiro, engenheiro, parapsicólogo, pesquisador da reencarnação, e da existência do espírito, professor da pos graduação da USP diretor do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, IBPP. Publicou “Um Caso que Sugere Reencarnação” “Reencarnação no Brasil” 8 casos registrados e 75 estudados. Estudos com crianças entre 2 a 4 anos com recordações reencarnatórias, registrados com devida precisão: nome, localidade etc. Existem uma série de cientistas pesquisando a reencarnação. Inúmeras provas já foram encontradas. São provas de pessoas que se lembraram quem eram, onde nasceu, viveu e morreu, comprovado por provas, como registros de nascimento, óbito e documentos. A Regressão de memória é uma técnica que uma pessoa é conduzida através de uma hipnose, a regredir no tempo e lembrar de fatos ocorridos antes do seu nascimento. Existem casos interessantes, como o que aconteceu com o Dr.Brian Weiss, que não acreditava em reencarnação, mas teve que estudá-la ao perceber que seus pacientes tinham realmente vividos outras experiências de vida em épocas remotas. Com isso se chegou a Terapia de Vida Passada, onde um terapeuta busca resolver os conflitos de uma pessoa, com raiz numa outra vida. Os sonhos recorrentes, são aqueles que se repetem, e normalmente são lembranças de outras vidas. Quando dormimos, o espírito se liberta, e longe do corpo, ele recobra suas lembranças de existências anteriores. Da mesma forma acontece com os desdobramentos. São experiências fora do corpo, de maneira consciente, e que muitas vezes o sujeito consegue neste momento, ter recordações do seu passado anterior. O mesmo acontece nessas experiências de quase morte. Muitas vezes a pessoa tem um desdobramento e se recorda de uma outra vida. As lembranças na infância são as melhores formas de pesquisa de reencarnação. A criança se recorda do seu passado, e em alguns casos relatados por pesquisadores, elas relatam que eram, onde moravam, e quais eram seus parentes.

14 Reencarnação como Processo Educativo

15 Por que reencarnamos? Para Promover: Aprendizado Elevação Moral Espiritual É a superação da condição humana através das reencarnações na Terra e em outros mundos habitados para atingir a Espiritualidade através do conhecimento das LEIS DE DEUS.

16 Por que reencarnamos?(cont.)
Reencarna-se para aprender, educar-se, crescer, a partir de novos elementos, de uma nova oportunidade, num novo ambiente, onde se possa construir ou reconstruir sua própria elevação espiritual”. Adenáuer Novaes (Reencarnação Processo Educativo) O aprendizado se da através das experiências vivenciadas na terra e na vida espiritual. Reencarnacao como Processo Educativo

17 Como se processa a reencarnação?
LEI NATURAL Automática Mandatória Reencarnacao como Processo Educativo

18 Reencarnação: ato de amor ou punição?
O ser não volta para pagar nada do passado e sim aprender o que ainda não foi aprendido. A justiça se processa de forma a educar o Espírito. É comum dizer-se que o espírito reencarnou para “pagar” pois quem deve tem de pagar. Tal afirmação deve ser entendida no seu sentido figurado. A “divida” deve ser entendida como ausência de conhecimento, isto é, desconhecimento em relação à Lei de Deus. Nenhum ser humano, estará isento do processo de educação. A reencarnação é o mecanismo usado no nível de evolução em que se encontra a humanidade terrestre. Ninguém está isento dela. Não há privilégios nem privilegiados. Educativo não punitivo Reencarnacao como Processo Educativo

19 Podemos regredir com a reencarnação?
Espírito não involui O espírito esta sempre começando a partir de onde ele parou. Ele pode não se desenvolver muito, mas não regride. Reencarnacao como Processo Educativo

20 Quantas vezes reencarnaremos?
O número das existências corpóreas é limitado, ou o Espírito reencarna perpetuamente? A cada nova existência, o Espírito dá um passo no caminho do progresso; quando se despojou de todas as suas impurezas, não necessita mais das provas da vida corpórea. (LE Q. 168) Encarnações Quantas vezes for necessário Reencarnacao como Processo Educativo

21 PROVAS São escolhas para o nosso adiantamento
EXPIAÇÕES São experiências obrigatórias, por termos utilizado nosso livre arbítrio cometendo graves equívocos, que podem ter envolvido terceiros , imposto pela Justiça Divina.

22 Provas & Expiações “ As provas e expiações a que estão submetidos os Espíritos, decorrem de compromissos pregressos. Tais compromissos são vulgarmente chamados de dívidas, cujos correspondentes processos de resgates, chamo de educativos”. Adenáuer Novaes (Reencarnação Processo Educativo) Reencarnacao como Processo Educativo

23 Planejamento Reencarnatório

24 Como se dá o planejamento reencarnatório?
Em geral as reencarnações são planejadas com antecipação O tempo de preparo será proporcional as necessidades educativas do Espírito Esse planejamento pode ser elaborado pelo próprio Espírito desde que tenha condições morais e intelectuais Pode ser delegado a Espíritos mais esclarecidos

25 Escolha das provas “O Espírito poderá escolher o tipo de provas que atravessará. Essas escolhas se dão ao nível de probabilidades, podendo haver alterações” Adenáuer

26 Livre-Arbítrio “Embora planejado o destino e exista a pressão interna das experiências pregressas, o livre-arbítrio é soberano, podendo alterar quaisquer daqueles fatores”

27 Lei de Ação e Reação “As ações humanas levam a consequências, nada fica sem resposta. Toda ação corresponde uma reação, porém, acreditar que tal reação obedeça de forma linear a ação precedente é admitir o determinismo. Há apenas um determinismo para o Espírito: a evolução” Adenáuer Novaes

28 Alterações no Planejamento da Reencarnação
“Há circunstâncias diversas que promovem alteração no planejamento da reencarnação, que pode ocorrer sem o detalhamento necessário, principalmente nos casos de reencarnações acidentais” Adenauer Novaes (Conhecendo O Espiritismo) “União sexual fortuita – o Espírito que ligado a vibração do casal, pode ser “atraído” pela concepção” “Nesses casos encaixam-se os reencarnantes oriundos de estupros, Espíritos suicidas, entre outros” Adenáuer

29 Considerações finais... A união da alma ao corpo começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. ( Excessão: Natimortos)-L.E – 356, 356-a, 356-b / Reencarnação- Adenauer- pag:106 A ligação se dá molécula a molécula do perispírito com o corpo A união é definitiva. Outro Espírito não pode substituir o que está designado para aquele corpo

30 “A reencarnação é o meio, a educação Divina é o fim
“A reencarnação é o meio, a educação Divina é o fim. Temos necessidade da luta que corrige, renova, restaura e aperfeiçoa.” André Luiz

31 Bibliografia Allan Kardec: Adenaúer Novaes: André Luiz / Chico Xavier
O Livro dos Espíritos, Cap.IV, Pluralidade das Existências Adenaúer Novaes: Conhecendo o Espiritismo Reencarnação, Processo Educativo André Luiz / Chico Xavier Missionários da Luz

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