A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PASCOM – Aspectos práticos para implantação e trabalho nas paróquias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PASCOM – Aspectos práticos para implantação e trabalho nas paróquias"— Transcrição da apresentação:

1 PASCOM – Aspectos práticos para implantação e trabalho nas paróquias
Por que estamos aqui ? Fomos Chamados ! Curitiba (PR), 26 de março de 2014

2 De onde viemos? Quem somos?
Vindo de várias realidades, cá estamos nós, nos encontrando porque Deus assim o quis. Como os discípulos, Deus nos chama pelo nome e, a partir de agora, nos coloca em comunicação, para trabalharmos juntos.

3 "Deus não escolhe os capacitados capacita os escolhidos
"Deus não escolhe os capacitados capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança". Albert Einstein.

4 Juízes 6:14-16. Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão:– Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.  Gideão respondeu:  – Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família. Mas o SENHOR disse: – Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.

5 A dinâmica do nosso encontro
Visita da Pascom do Regional Conhecer a realidade Apresentar a Pascom - Trazer algumas luzes / reflexões sobre comunicação, sobre a Pascom Ajudar na reflexão da Pascom na Arquidiocese Sairmos daqui ainda mais comprometidos (Plano de ação – que será apresentado pela Pascom Arquidiocesana)

6 Exemplos e lições .... nunca modelos
A expressão “PASCOM - Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral.

7 Comunicação Alguns significados: Tornar comum, partilhar, interagir, conviver, trocar opiniões. Um conceito: Ato ou efeito de comunicar-se; Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, que através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos; quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual

8 Pastoral As Pastorais são trabalhos desenvolvidos pela Igreja, numa ação organizada e dirigida pela Diocese e Paróquia para “atender” determinada situação em uma realidade específica. As  pessoas que trabalham nessas pastorais são chamadas “agentes de pastoral”. Todos os membros das pastorais são voluntários, mas recebem formação para exercerem o trabalho que a elas correspondem.

9 Definição de Pascom “É a pastoral do ser/estar em comunhão / comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação; a pastoral das inter-relações humanas, a pastoral da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que a rodeia”. Estudos CNBB 75, n. 244

10 Algumas missões da Pascom
Evangelizar Dar unidade e comunhão as práticas de comunicação existentes na Igreja Promover a pessoa

11 Algumas ações da Pascom na Igreja
Colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; Promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; Capacitar os agentes de pastorais na área da comunicação, Favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação para dar maior visibilidade a sua ação evangelizadora;

12 formação, articulação, espiritualidade, produção.
Os 4 eixos da Pascom: formação, articulação, espiritualidade, produção.

13 Formação Promover encontros diocesanos/paroquiais da PASCOM;
Promover encontros com os representantes das pastorais para articular a comunicação na diocese / paróquia; Divulgar e incentivar o Dia Mundial das Comunicações na diocese / paróquia; Realizar cursos ou encontros de comunicação (Acolhida, Oratória, Uso do microfone, texto, foto, rádio etc) Realizar cursos ou encontros de comunicação para os presbíteros, religiosos da diocese. (nível diocesano)

14 Articulação Articular e animar a PASCOM na paróquia / diocese;
Articular o relacionamento com os meios de comunicação local (nível paroquial e diocesano); Articular a realização dos mutirões diocesanos de comunicação (nível diocesano); Realizar encontros com os profissionais da comunicação (nível paroquial e diocesano);

15 Espiritualidade Realizar celebrações / retiros a partir da ótica da comunicação; Provocar encontros de espiritualidade na ótica da comunicação; Fundamentar a espiritualidade do comunicador a partir da Palavra de Deus, dos documentos da Igreja; Procurar pessoas que contribuíram com a Igreja e a sociedade com iniciativas de comunicação e espiritualidade;

16 Produção Produzir audiovisuais para uma maior integração da comunicação na diocese; Disponibilizar nas mídias subsídios para formação de agentes da comunicação; Incentivar a produção de sites, blogs, mídias sociais na diocese (nível paroquial e diocesano); Alimentar o site da paróquia /diocese diariamente Produzir textos impressos de comunicação (Na paróquia: publicar, encaminhar para os meios e para a Pascom Diocesana - - Na diocese: publicar, encaminhar para os meios e para o Regional (âmbito estadual); COMPARTILHAR o conteúdo produzido

17 A GRANDE TEIA: onde e como o material produzido pode circular.
Paróquia / Comunidade Arquidiocese Regional Nacional Internacional

18 A importância de compartilhar o material produzido
Dom Cláudio Hummes pregou o Retiro do Clero de União da Vitória. Todos ficaram entusiasmados Clero diocesano faz retiro com cardeal brasileiro Clero de União da Vitória participa de retiro Diocese de União da Vitória: clero esteve em retiro Encontro de Rádios Católicas do Paraná Muticom: Seminario debate modelo y contenido de los medios

19 O que muitos falam ou pensam de nós ...
A igreja não faz nada !! A igreja só faz festa !!! O que a igreja faz ? O que muitas vezes falamos ou pensamos Ninguém me ouve... Ninguém me entende ... Ninguém me vê ... Ninguém me dá espaço ... Falam mal de mim.

20 Reflexão: Como estamos comunicando
REAL (histórico) X MENTAL (Imaginário)

21 Compartilhe com o seu companheiro do lado
Quais as noticias / informações da Igreja que você vê com mais frequencia nos meios de comunicação. Em que meios essas notícias aparecem? São mais notícias positivas ou negativas?

22 Como “vender”. Como sugerir uma pauta. Como “emplacar” uma notícia.
Veículos/jornalistas Católicos Não católicos

23 Alguns critérios de noticiabilidade:
Atualidade (quanto mais atual mais interesse) Proximidade (a nossa aldeia) Impacto (quanto mais pessoas possam ser afetadas pela notícia, tanto mais importante é) Ineditismo (é mais importante que a já publicada)

24 A notícia precisa ... Redigida no formato jornalístico (o que, quem, quando, onde, como, porque) – 1º parágrafo lead Conciso / objetivo / preciso Informar contatos : telefones - fontes

25 Pequenas dicas ... Bons personagens, boas histórias rendem muito;
Na TV a imagem é mais importante que o texto; Na rádio tom de voz, objetividade, fluência, raciocínio encadeado são fundamentais; No impresso, assim como o texto a imagem comunica; Na WEB o texto dinâmico, vídeo, fotos e áudios atraem.

26 É Importante Aproximação com profissionais e veículos de comunicação
Buscar a ajuda dos jornalistas / Assessores de Imprensa da Arqui/Diocese No caso das paróquias trabalhar em COMUNHÃO com a Pascom Arquidiocesana

27 Queremos ver nossas noticias publicadas, mas devemos evitar:
Perguntar ao jornalista: porque a matéria saiu pequena ou não saiu. Enviar muitas fotos no do jornalista (tenho mais fotos) Enviar cartazes, folders (escaneados) Pedir que o veículo publique (dar uma força) Falar demais ou forçar uma intimidade que não existe Enviar matérias “em cima da hora” ou matérias “vencidas”

28 Devemos estar preparados para enfrentarmos algumas crises:
Como agir diante de assuntos delicados? Aborto, drogas, pedofilia, outras religiões, etc. “Manter a calma” Não falar sem autorização; Ter materiais prontos.

29 Devemos estar preparados para assuntos que sempre são procurados
Ter dados prontos Informações prontas (umas não mudam) Fotos (boa qualidade) Fontes (banco de fontes)

30 Reflexão – Trabalho em Grupo
Com que meios de comunicação a sua paróquia trabalha, para levar as informações da Igreja? Quais as noticias / informações da Igreja que você vê com mais frequencia nos meios de comunicação. Em que meios essas notícias aparecem? Sugestões do grupo, para melhorar ou ampliar a comunicação da nossa igreja.

31 A Pascom nos documentos (principais)
A Pascom – Pastoral da Comunicação se estrutura a partir de dois Documentos, a Instrução “Aetatis Novae” e estudos da CNBB, n° 75, Igreja e comunicação. Estes Documentos são fundamentais e básicos para realizar o planejamento, animar e articular a PASCOM nos Regionais, Dioceses, Prelazias e Paróquias na Igreja do Brasil enquanto processos e meios de comunicação. A Instrução Aetatis Novae propõe, também, 03 estratégias prioritárias: a criação de grupos da PASCOM nos Regionais, nas Dioceses, nas paroquiais e a articulação para uma comunicação democrática, dialógica e participativa.

32 Perguntas que sempre surgem:

33 Qual o primeiro passo? A iniciativa deve partir do padre ou dos fiéis, quando perceberem a necessidade de ter uma pastoral que cuide da comunicação na igreja. Antes de qualquer coisa é preciso responder à pergunta: por que precisamos da Pastoral da Comunicação?   A resposta não deve ser fruto do que uma pessoa pensa e sim da reflexão feita em comunidade.

34 O que fazer para que aconteça esse primeiro passo
Apresentar a Pascom ao padre e às lideranças da paróquia. Explicar que a Pascom não concorre com ninguém

35 Quem pode atuar na Pascom ?
Profissionais do meio, ou não. Pessoas que gostem de se comunicar com os outros, dinâmicas, com capacidade de se relacionar e dialogar com os outros, abertas a adquirirem novos conhecimentos. Acima de tudo: comprometidas com a ação da Igreja.

36 Como convidar as pessoas?
Convite pessoal Explicar o que é a Pascom Contar o que as pessoas farão

37 Por onde começar ? São muitas as áreas de atuação da Pascom. Dependendo da estrutura é melhor eleger algumas ações e, com o passar do tempo, ampliar as ações. Comunicação interna (sugerindo ou assumindo) Levantando as demandas, sugerindo cursos * tudo isso com “jeitinho” e coração aberto

38 Por onde começamos atuar ?
Assumindo as projeções (Data Show) junto com a Liturgia Organizando cursos em parceria com outras pastorais (leitura, uso do microfone, oratória, acolhida, área de jornalismo, relações interpessoais, informática, teatro, atendimento ao público, música etc) Distribuindo jornais Fotografando e fazendo o arquivo fotográfico da paróquia Elaborando textos / fotos e distribuindo para os meios de comunicação Mantendo atualizado o blog / site da paróquia Mantendo as redes sociais da paróquia (inclusive com links) Fazendo o boletim informativo da paróquia Organizando o Jornal Mural da paróquia Ajudando / sugerindo a confecção de materiais impressos Comunhão com a Pascom Diocesana / Jornal / Rádio Aproximação / contato com profissionais de comunicação da cidade Assumindo / ajudando em programas radiofônicos

39 Precisamos ser parceiro – ser fonte de informação
Muitas vezes existe, sites – blogs – espaços nos meio e não temos CONTEÚDO PASCOM X PASMEIOS

40 Quantas pessoas preciso?
Não existe “Euquipe”

41 Inicialmente, o que precisa para começar ?
Boa vontade .... Gente comprometida ... Organização ... Planejamento A demanda fará a estrutura

42 Para iniciar a Pascom, reestruturá-la, ou “dar um gás”
Para iniciar a Pascom, reestruturá-la, ou “dar um gás” .... Precisamos dar um SIM! “Entrando, o anjo Gabriel, disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.”(LC 1, 28). Aconteceu ali a maior comunicação de todos os tempos – o projeto de salvação de Deus para com o seu povo se realizava – e após o diálogo com o anjo, a resposta de Maria foi um SIM


Carregar ppt "PASCOM – Aspectos práticos para implantação e trabalho nas paróquias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google