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Programa de Consciência Fonológica - Nível II - Clube do Shrek

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Apresentação em tema: "Programa de Consciência Fonológica - Nível II - Clube do Shrek"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Consciência Fonológica - Nível II - Clube do Shrek
Construção do Programa: Equipa do Serviço de Psicologia e Orientação Aplicação do Programa: Sara Simões Inês Mendonça CAD CASCAIS 2010/11

2 Historial Início no ano lectivo de 2007/08; aplicado pela equipa do S.P.O. em sala de aula, com a presença e colaboração das professoras do 1º ano de escolaridade. Nasce na sequência do Clube do Noddy – Programa de Consciência Fonológica-Nível I, que teve o seu início no ano lectivo de 2006/07, dirigido aos alunos do Pré-escolar (5 anos). CAD CASCAIS 2010/11

3 Objectivos de Intervenção
Formar os professores do 1º Ciclo na aplicação autónoma do programa, através de: Parceria com S.P.O., em sala de aula; Acção de formação. Utilização na prática pedagógica de conteúdos de desenvolvimento linguístico (principalmente na área da consciência fonológica), como ferramenta de apoio ao ensino da leitura e da escrita. CAD CASCAIS 2010/11

4 Programa de Consciência Fonológica
Objectivos Fundamentação Teórica Calendarização Estrutura das sessões Áreas a trabalhar Sugestões para os pais CAD CASCAIS 2010/11

5 1. Objectivos Promover o desenvolvimento da consciência fonológica.
Promover o desenvolvimento de competências de leitura e escrita: correspondência grafema-fonema, princípio alfabético, vias de descodificação da leitura – fonológica e visual, velocidade leitora. Prevenir possíveis dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. CAD CASCAIS 2010/11

6 CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
2. Fundamentação teórica Linguagem Metalinguagem CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA CAD CASCAIS 2010/11

7 Consciência fonológica -Definição
Capacidade para conscientemente identificar e manipular – mover, combinar, retirar – os elementos sonoros das palavras orais (Tunmer e Rohn, 1991). CAD CASCAIS 2010/11

8 Consciência fonológica -Evolução
Formas mais elementares: sensibilidade às sílabas, rimas e fonemas iniciais das palavras (relativamente espontâneas nas idades pré-escolares); Formas mais evoluídas: consciência explícita da estrutura fonética das palavras e capacidade para manipular os seus segmentos fonémicos (requerem instrução expressa) . CAD CASCAIS 2010/11

9 Consciência fonológica – Níveis
A análise explícita da estrutura fonológica da fala é efectuada a dois níveis distintos: Consciência silábica; Consciência fonémica. CAD CASCAIS 2010/11

10 Porquê desenvolver a consciência fonológica?
A consciência fonológica parece ser um bom facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita. CAD CASCAIS 2010/11

11 Porque… A nossa língua escrita é representada num sistema alfabético - são representados fonemas através de grafemas, estabelecendo-se regras de correspondência entre ambos (língua semi-opaca). Na leitura, existem duas vias de reconhecimento de palavras: a via visual (global) e a via fonológica (aplicação das regras de correspondência dos grafemas em fonemas). CAD CASCAIS 2010/11

12 Vias de leitura As duas vias coexistem na leitura;
No início da aprendizagem da leitura, num sistema alfabético, o desenvolvimento da via fonológica é particularmente importante, sendo a outra via ineficaz porque exige a memorização da cada palavra como uma configuração visual, sendo por isso morosa e exigente ao nível da memória visual. À medida que se desenvolve a capacidade de leitura, aumenta a utilização da representação visual. CAD CASCAIS 2010/11

13 Aprendizagem da leitura e da escrita
Implica três competências: Consciência Fonológica; Conhecimento das letras; Percepção da escrita como um código que representa unidades linguísticas. Condicionam o sucesso académico na aprendizagem da leitura e escrita CAD CASCAIS 2010/11

14 A investigação diz-nos ainda que…
A consciência fonológica pode desenvolver-se através de programas de treino. Maior eficácia ao nível dos resultados quando os programas de treino são iniciados na idade pré-escolar e reforçados no início da aprendizagem formal da leitura e escrita. Verifica-se uma causalidade recíproca entre a aprendizagem formal da leitura e escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica. CAD CASCAIS 2010/11

15 Programas de treino Sendo a Consciência Fonológica uma competência necessária à compreensão do princípio alfabético, é pertinente a aplicação de programas de treino que incluam jogos de análise e manipulação dos componentes orais das palavras, pois promovem a consciência das entidades fonémicas e favorecem a apreensão da estrutura fonológica das palavras. CAD CASCAIS 2010/11

16 Programas de Consciência Fonológica
Pré-Escolar – Nível I – (09/10) Letra, Número e Palavra 1 Palavra, Frase e Texto Rima Discriminação Auditiva Reconstrução Silábica Segmentação e Contagem Silábicas Manipulação Silábica Reconstrução Fonémica Segmentação e Contagem Fonémicas Manipulação Fonémica 1º ano – Nível II – (10/11) Rima 1 Reconstrução e Segmentação Silábicas Manipulação Silábica Evocação Silábica Reconstrução Fonémica Evocação Fonémica Segmentação Fonémica Manipulação Fonémica CAD CASCAIS 2010/11 16

17 3. Calendarização SESSÃO CONTEÚDOS DATAS Pré-teste Avaliação
Reunião de pais (apresentação do programa) SESSÃO CONTEÚDOS DATAS Pré-teste Avaliação 23-26 Nov. 1 Apresentação 29 Nov.-3 Dez. 2 Rima 6-10 Dez. 3 Reconstrução e Segmentação Silábicas 13-17 Dez. 4 Manipulação Silábica 3-7 Jan. 5 Evocação Silábica 10-14 Jan. 6 Reconstrução Fonémica 17-21 Jan. 7 Evocação Fonémica 24-28 Jan. 8 Segmentação Fonémica 31 Jan.-4 Fev. 9 Manipulação Fonémica 7-11 Fev. 10 Encerramento 14-18 Fev. Pós-teste 22-25 Fev. Reunião de pais (apresentação de resultados) CAD CASCAIS 2010/11

18 4. Estrutura das sessões Tarefa de recapitulação
Actividades (componente auditiva) Fichas de concretização (componente visual) CAD CASCAIS 2010/11

19 5. Áreas a trabalhar 2ª Sessão Rima Correspondência fonémica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tónica (PORTA – TORTA). CAD CASCAIS 2010/11

20 3ª Sessão Consciência Silábica Reconstrução silábica: Formar uma palavra completa, partindo de sílabas isoladas (CA – SA). Segmentação e contagem silábicas: Dividir palavras nas sílabas que as compõem e identificar o número de sílabas de uma palavra (CA – MI – SA = 3). CAD CASCAIS 2010/11

21 4ª Sessão Consciência Silábica Manipulação silábica: Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de sílabas numa palavra, originando palavras novas (ESTUDO; LIMÃO; MARTA; CORRIMÃO; CA-RRO RU-CA). CAD CASCAIS 2010/11

22 5ª Sessão Consciência Silábica Evocação silábica: Produzir palavras a partir de uma determinada sílaba inicial (CA – CASACO, CABELO, CAMELO) . CAD CASCAIS 2010/11

23 6ª Sessão Consciência Fonémica Reconstrução fonémica: Formar uma palavra completa, partindo de fonemas isolados (M + A + L + A). CAD CASCAIS 2010/11

24 7ª Sessão Consciência Fonémica Evocação fonémica: Produzir palavras a partir de um determinado fonema inicial (C – CASA, CASACO). CAD CASCAIS 2010/11

25 8ª Sessão Consciência Fonémica Segmentação e contagem fonémicas: Dividir palavras nos fonemas que as compõem e identificar o número de fonemas de uma palavra (S-A-P-O = 4). CAD CASCAIS 2010/11

26 9ª Sessão Consciência Fonémica Manipulação fonémica: Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de fonemas numa palavra, originando palavras novas (PATO RATO GATO). CAD CASCAIS 2010/11

27 6. Sugestões para os pais Promover e reforçar positivamente todas as iniciativas de comunicação; Não utilizar uma linguagem simplificada (infantil) na comunicação com a criança; Incentivar o uso da linguagem para diferentes funções: descrever experiências, fazer perguntas, expressar sentimentos…; Incentivar os momentos partilhados de leitura e escrita; Fomentar jogos de palavras e de papéis, rimas e lengalengas; CAD CASCAIS 2010/11

28 Propor às crianças que, de entre um conjunto de palavras ditas oralmente, descubram quais delas têm uma determinada sílaba ou fonema no início, no meio ou no fim da palavra; Propor às crianças que dividam uma palavra em sílabas/fonemas. Pedir que digam a primeira, a do meio ou a última sílaba/fonema e que digam a nova palavra omitindo essa sílaba/fonema; CAD CASCAIS 2010/11

29 Propor às crianças que, de entre um conjunto de imagens/objectos que reenviam para palavras começadas por diversos sons, identifiquem aquelas que começam pela mesma sílaba/fonema. CAD CASCAIS 2010/11

30 FIM OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO CAD CASCAIS 2010/11


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