A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Outra Regionalização do Mundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Outra Regionalização do Mundo"— Transcrição da apresentação:

1 Outra Regionalização do Mundo
Critério utilizado Econômico A regionalização geoeconômica é recente (a partir de 1980 Após 2ª Guerra Mundial (1939 – 45) se constatou no mundo a existência de dois grupos bastante diferentes de países: os desenvolvidos (países ricos) e os subdesenvolvidos (países pobres)

2 Como medir as desigualdades?
Quais são os principais índices ou indicadores usados para medir as desigualdades internacionais? Produto Interno Bruto (PIB): é a quantidade de bens e serviços produzidos num país durante um período de tempo (um mês, um trimestre e principalmente um ano). É a produção econômica de um país, a sua produção de riquezas. Leva em consideração apenas a produção interna total.

3 Como medir as desigualdades?
Produto Nacional Bruto (PNB): é igual a produção interna mais os recursos vindo do exterior menos os que saem do país. PNB = PIB + renda (dinheiro) vinda do exterior – renda (dinheiro) que saiu para o exterior. O valor anual do PNB corresponde à renda nacional de um país, que resulta da soma de todos os rendimentos percebidos pelas empresas e pelas pessoas durante um ano, lucros, juros, honorários, aluguéis, etc.

4 Como medir as desigualdades?
Renda per capita (“por pessoa”, “por cabeça”): é a renda média da população. - Ela é calculada dividindo-se a renda nacional (ou o PNB) pelo número de habitantes. É o quanto cada habitante receberia, em dólares, se o valor do PNB fosse distribuído igualmente entre todos.

5

6 Distribuição social da renda
Como de fato a renda nacional está distribuída entre seus habitantes? - Desse modo pode-se medir o desenvolvimento socioeconômico de um país. Caso haja má distribuição (concentração em poucas mãos) – gera desigualdade social Distribuição mais equilibrada – evita grande desigualdade entre ricos e pobres.

7 Outros indicadores Para avaliar o desenvolvimento social e humano de um país: - expectativa de vida - índice de alfabetização - taxa de mortalidade infantil - anos de estudo de um adulto - leitura de livros pelas pessoas - participação das mulheres no trabalho e na renda - nº de médicos e de leitos hospitalares por grupos de 100mil habitantes - índice de corrupção, etc.


Carregar ppt "Outra Regionalização do Mundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google