A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A COLONIZAÇÃO DAS ILHAS ATLÂNTICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A COLONIZAÇÃO DAS ILHAS ATLÂNTICAS"— Transcrição da apresentação:

1 A COLONIZAÇÃO DAS ILHAS ATLÂNTICAS

2 no contexto da expansão europeia?
Qual a importância das ilhas no contexto da expansão europeia?

3 MADEIRA

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 “Passamos a grande Ilha da Madeira, Que do muito arvoredo assim se chama; Das que nós povoamos a primeira, Mais célebre por nome do que por fama.” Lusíadas

22 Em 1418, o navegador João Gonçalves Zarco descobre o arquipélago.

23 Que importância teve a ilha da Madeira para Portugal?

24

25 Esta ilha mandou-a o Infante D
Esta ilha mandou-a o Infante D. Henrique povoar pelos portugueses sem que até então tivesse sido habitada. Chama-se ilha da Madeira porque, quando foi descoberta, não tinha palmo de terra que não estivesse coberto de grandíssimas árvores. Tem terrenos muito frutíferos, colhendo em cada ano uma grande quantidade de trigo. E por ter a ilha muita água, o senhor Infante mandou plantar muitas canas-de-açúcar. Tem vinhos bons e são em tanta abundância que sobram para exportar muitos deles. Cadamosto, Primeira Navegação (adaptado)

26

27 O Infante D. Henrique era o Senhor das Ilhas da Madeira e dos Açores.

28 1.º Uma economia de aproveitamento imediato daquilo que se apresentava com valor mercantil e alimentar: as madeiras, a urzela, o peixe; 2.ºUma economia de criação, para a subsistência dos povoadores e, se possível, para exportação: o trigo, o gado, o açúcar, o vinho. A primeira actividade agrícola de relevo foi a produção de trigo, mas, a partir de meados do século XV, a ilha viu-se obrigada a importar trigo da Barbéria e dos Açores, pois as melhores terras começaram a ser ocupadas pela cultura da cana-de-açúcar. Esta cultura , proveniente da Sicília, contribuiu para a prosperidade da ilha e a sua exploração serviu para custear despesas feitas com expedições marítimas. Data de 1452 o contrato para a construção do primeiro engenho hidráulico destinado à moenda das canas sacarinas. As exportações do "ouro branco" (assim era chamado o açúcar) foram feitas inicialmente para Lisboa; mais tarde, em 1456, já a Madeira exportava açúcar para Bristol. Como relíquia da época açucareira existe na Calheta um engenho de fabrico de mel e aguardente e no Porto da Cruz um engenho de açúcar.

29 O Engenho da Calheta é um alambique que permite a produção de mel e de aguardente de cana a partir da destilação de cana de açúcar.

30 Além de benefícios monetários provenientes da exportação de açúcar, a sua produção provocou o início da construção das "levadas", condutas de água que permitiam mover os engenhos açucareiros.

31 Os tempos áureos da produção e comércio do açúcar na ilha da Madeira tiveram lugar entre os séculos XV e XVI. Por esta altura, existiam cerca de 33 engenhos, a maioria de reduzidas dimensões, envolvidos nesta actividade. Mas à medida que o comércio do açúcar da Madeira foi diminuindo devido às exportações iniciadas por outros países, mais e mais engenhos foram sendo encerrados. Em 1861 apenas 5 dos 29 engenhos existentes se dedicavam realmente à produção de açúcar. O renascimento do comércio de açúcar perto dos finais do século XIX conduziu novamente à reabertura de mais algumas fábricas, mas infelizmente as leis limitativas publicadas depois de 1939 provocaram o encerramento de grande parte destas fábricas. Ainda existem três engenhos activos. Se tem curiosidade acerca do processo de fabrico e do tipo de maquinaria que era usada na produção do mel e aguardente de cana-de-açúcar dê uma espreitadela às seguintes fábricas: Núcleo Museológico da Cidade do Açúcar

32

33

34

35 Transporte da cana-de-açúcar em 1922

36 Transporte da cana-de-açúcar em 1922

37

38

39 Lagar A partir do séc. XVI começaram-se a cultivar castas de vinho oriundas de Chipre e de Creta. De Mindôa e da Sicília veio a casta "malvaria", a primeira que se desenvolveu na ilha.

40

41

42

43

44

45 Produtos obtidos na Madeira
Cereais Açúcar Vinho

46 ? Como foi colonizada a Ilha da Madeira ?

47 Bartolomeu Perestrelo João Gonçalves Zarco
Tristão Vaz Teixieira O arquipélago foi dividido em 3 capitanias entregues a 3 capitães donatários

48 ? Quem povoou as ilhas ?

49

50 COLONIZAÇÃO DA MADEIRA

51 A Madeira foi povoada por pessoas de Entre Douro e Minho e Algarve

52 Os colonos viam por vezes o seu trabalho agrícola completamente destruído por tempestades que arrastavam tudo para o mar. Por serem terrenos íngremes, os agricultores tinham que construir paredes para suportar os mesmos, dando origem aos socalcos a que o povo madeirense chama "poios".

53 AÇORES

54 “Ilha dos Açores," de Abraham Ortelius. Theatrum Orbis Terrarum
“Ilha dos Açores," de Abraham Ortelius. Theatrum Orbis Terrarum. Antuérpia [1594?].

55

56

57

58 Lagoa das Furnas

59 Lagoa das Sete Cidades

60

61

62

63

64 ? Que importância tiveram os Açores para Portugal? Trigo Gado
Plantas tintureiras: Pastel e Urzela

65 Situação estratégica para o abastecimento das armadas que se dirigiam ao Atlântico sul.
Açores

66

67 Gonçalo Velho Cabral foi nomeado pelo Infante, Capitão donatário da Ilha de Santa Maria - Açores

68 Guilherme da Silveira fretou duas naus flamengas, que carregou de sua fazenda e da gente que com ele quis vir e chegar à ilha do Faial (Açores). E ali houve muitas terras, em que semeava seu trigo e pastel, e muitas criações de gado. Gaspar Frutuoso, Livro Sexto das saudades da Terra

69 COLONIZAÇÃO DOS AÇORES
FLANDRES COLONIZAÇÃO DOS AÇORES

70 Os Açores foram povoados por pessoas de Entre Douro e Minho, Algarve e Flandres.

71

72 Síntese Senhorio Forma de povoamento Povoadores Produtos Madeira
Infante D. Henrique Divisão em Capitanias Durienses Minhotos Algarvios Trigo Açúcar Vinho Açores Infante D. Henrique e D. Pedro Os mesmos e flamengos Cereais Gado Pastel

73 Conclusão Os navegadores chegaram ao Arquipélago da Madeira em e em 1427 aos Açores. Estas ilhas não demoraram a ser povoadas e rapidamente produziram diversos produtos: cereais, açúcar e vinho ( na Madeira), gado, trigo e plantas tintureiras (nos Açores). Foram um importante ponto estratégico e de apoio a toda a expansão europeia.

74

75 www.ceha-madeira.net nesos.files.wordpress.com


Carregar ppt "A COLONIZAÇÃO DAS ILHAS ATLÂNTICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google