A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oremos escutando “Jesus vai para a Cruz” da Paixão de Bach

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oremos escutando “Jesus vai para a Cruz” da Paixão de Bach"— Transcrição da apresentação:

1 Oremos escutando “Jesus vai para a Cruz” da Paixão de Bach
SEMANA SANTA DOMINGO de Ramos Oremos escutando “Jesus vai para a Cruz” da Paixão de Bach Regina

2 Betfagé, com Jerusalém ao fundo
Nesta SEMANA tão SANTA, meditando o que JESUS faz, aprendemos o que nós devemos fazer Evangelho da procissão dos RAMOS segundo S. Mateus

3 Mt 21, 1-11 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: «Ide à po-voação que está em frente e encontrareis uma jumenta presa e com ela, um jumentinho. Soltai-os e trazei-mos. E se alguém vos disser alguma coisa, respondei que o Senhor precisa deles, mas não tardará em devolvê-los». Isto sucedeu para se cumprir o que o profeta tinha a-nunciado: «Dizei à filha de Sião: ‘Eis o teu Rei, que vem ao teu encontro, humildemente montado num jumenti-nho, filho de uma jumenta’». Os discípulos partiram e fizeram como Jesus lhes ordenara: trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram-lhes em cima as suas capas e Jesus sentou-Se sobre elas.

4 Montado num jumentinho, Jesus é um REI DIFERENTE (1ª leitura)
Segui-lo-emos pelos caminhos da humilhação? Montado num jumentinho, Jesus é um REI DIFERENTE (1ª leitura)

5 Numerosa multidão estendia as capas no caminho; outros cortavam ramos de árvo-res e espalhavam-nos pelo chão. E, tanto as multidões que vinham à frente de Jesus como as que O acompanhavam, diziam em altos brados: «Hossana ao Filho de David! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hossana nas alturas»! Quando Jesus en-trou em Jerusalém, toda a cidade ficou em alvoroço. «Quem é Ele?» ‒ perguntavam. E a multidão respondia: «É Jesus, o profe-ta de Nazaré da Galileia».

6 Porquê tão incoerentes?
Agora disseram: hossana! e a seguir crucificaram-n’O... Porquê tão incoerentes? Procissão de Ramos em Betfagé

7 Seguindo o evangelho de Mateus
MORTE do PASTOR

8 Temas próprios da PAIXÃO em Mateus
Matam o Pastor, mas depois, Ressuscitado, O encontraremos na Galileia diária. - Ele ENSINAVA cada dia com sermões. - Com o preço do Escravo, compram um campo, para sepultura de imigrantes. - A esposa de Pilatos, pagã, defende Jesus, enquanto os judeus O atacam. - Como o de Cirene, levemos a CRUZ com Ele. - Desde agora, o TEMPLO judeu perdeu o seu valor.

9 Cúpulas do Santo Sepulcro, lugar onde Jesus foi crucificado
Mt 26, 14 – 27, Naquele tempo, um dos doze, cha-mado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e disse-lhes: «Que estais dispostos a dar-me para vos entregar Jesus?» Eles ga-rantiram-lhe trinta moedas de prata. E a partir de então, Judas procurava uma oportunidade para O entregar. Cúpulas do Santo Sepulcro, lugar onde Jesus foi crucificado

10 Apesar de o teres escolhido, vendeu-Te por trinta moedas...
Como tantas outras traições, por dinheiro...

11 No primeiro dia dos Ázimos, os discípu-los foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?» Ele respondeu: «Ide à cidade, a casa de tal pessoa, e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo. É em tua casa que Eu quero celebrar a Pás-coa com os meus discípulos’». Os dis-cípulos fizeram como Jesus lhes tinha mandado, e prepararam a Páscoa.

12 Quer celebrar a Páscoa contigo, em tua casa...
Jesus virá através dos que chamarem à tua porta Cúpulas do Cenáculo

13 Ao cair da noite, sentou-Se à mesa com os Doze
Ao cair da noite, sentou-Se à mesa com os Doze. Enquanto comiam, declarou: «Em verdade vos digo: Um de vós há-de entregar-Me». Profundamente entristecidos, começou cada um a perguntar-Lhe: «Serei eu, Senhor?» Jesus respondeu: «Aquele que meteu comigo a mão no prato é que há-de entregar-Me. O Filho do homem vai partir, como está escrito acerca d’Ele. Mas ai daquele por quem o Filho do homem vai ser entregue! Melhor seria para esse homem não ter nascido». Judas, que O ia entregar, tomou a palavra e perguntou: «Serei eu, Mestre?». Respondeu Jesus: «Tu o disseste».

14 Sentados à MESA, sentem o peso de tantas mortes injustas
O seu sangue, misturado com o nosso, é para nós perdão Capitel do Cenáculo, com pelicanos tirando o sangue do peito

15 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, reci-tou a bênção, partiu-o e deu-o aos discípu-los, dizendo: «Tomai e comei: Isto é o meu Corpo». Tomou em seguida um cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: «Bebei dele todos, porque este é o meu Sangue, o San-gue da aliança, derramado pela multidão, para remissão dos pecados. Eu vos digo que não beberei mais deste fruto da videira, até ao dia em que beberei convosco o vinho no-vo no Reino de meu Pai». Cantaram os sal-mos e seguiram para o Monte das Oliveiras.

16 Dá o Corpo e o Sangue aos famintos que lho pedem
Comungar é o sinal de pertencer à Sua Aliança

17 Então Jesus disse-lhes: «Todos vós, esta noi-te, vos escandalizareis por minha causa, co-mo está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas do rebanho’. Mas, depois de ressuscitar, preceder-vos-ei a caminho da Galileia». Pedro interveio, dizendo: «Ainda que todos se escandalizem por tua causa, eu não me escandalizarei». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade te digo: Esta mesma noite, antes do galo cantar, Me negarás três vezes». Pedro disse-Lhe: «Ainda que tenha de morrer contigo, não Te negarei». E o mesmo disseram todos os discípulos.

18 Apesar de sermos capazes de O negar, Ele fia-se de nós
O seu Amor é maior que as nossas debilidades Apesar de sermos capazes de O negar, Ele fia-se de nós

19 Então, Jesus chegou com eles a uma pro-priedade, chamada Getsémani e disse aos discípulos: «Ficai aqui, enquanto Eu vou a-lém orar». E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entris-tecer-Se e a angustiar-Se. Disse-lhes então: «A minha alma está numa tristeza de morte. Ficai aqui e vigiai comigo». E adiantando-Se um pouco mais, caiu com o rosto por ter-ra, enquanto orava e dizia: «Meu Pai, se é possível, passe de Mim este cálice. Todavia, não se faça como Eu quero, mas como Tu queres».

20 Apesar de ser amargo, Jesus bebe o Cálice...
Orando por tantas dores absurdas Horto de Getsémani

21 Depois, foi ter com os discí-pulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: «Nem se-quer pudestes vigiar uma ho-ra comigo! Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca». (...)

22 Em solidão, partilhou a angústia de todas as mortes
Igreja da Agonia Somos capazes de VELAR com Ele?

23 Veio então ao encontro dos discípulos e disse-lhes: (
Veio então ao encontro dos discípulos e disse-lhes: (...) «Levantai-vos, vamos. Aproxima-se aquele que Me vai entregar». Ainda Jesus estava a falar, quando chegou Judas, um dos Doze (...) O traidor tinha-lhes dado este sinal: «Aquele que eu beijar, é esse mesmo. Prendei-O». Aproximou-se imediatamente de Jesus e disse-Lhe: «Salve, Mestre!» E beijou-O. Jesus respondeu-lhe: «Amigo, a que vieste?» Então avançaram, deitaram as mãos a Jesus e prenderam-n’O.

24 Jesus amou o traidor como aos outros
Gruta da traição Quantos Judas existirão ao longo dos séculos?

25 Um dos que estava com Jesus levou a mão à espada, desembainhou-a e feriu um servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha. Jesus disse-lhe: «Mete a espada na bainha, pois todos os que puxarem da espada morrerão à espada. Pensas que não posso rogar a meu Pai que ponha já ao meu dispor mais de doze legiões de Anjos? Mas como se cumpririam as Escrituras, segundo as quais assim tem de acontecer?» Voltando-Se depois para a multidão, Jesus disse: «Viestes com espadas e varapaus para Me prender como se fosse um salteador! Eu estava todos os dias sentado no templo a ensinar e não Me prendestes... Mas tudo isto aconteceu para se cumprirem as Escrituras dos profetas». Então todos os discípulos O abandonaram e fugiram.

26 Ensinou a felicidade prometida aos perseguidos, aos injuriados
Ensinou a felicidade prometida aos perseguidos, aos injuriados... e agora Ele tem que sofrer Vista das muralhas do Templo, desde o Getsémani Assusta-nos este programa?

27 Os que tinham prendido Jesus levaram-n’O à presença do sumo sacerdote Caifás (...) Cuspiram-Lhe então no rosto e deram-Lhe punhadas. Outros esbofeteavam-n’O, dizendo: «Adivinha, Messias: quem foi que Te bateu».

28 ... Golpearam-n’O, cuspiram-Lhe no rosto...
Vejo com indiferença tantas injustiças? Guantánamo

29 Entretanto, Pedro estava sentado no pátio
Entretanto, Pedro estava sentado no pátio. Uma criada aproximou-se dele e disse-lhe: «Tu também estavas com Jesus, o galileu». Mas e-le negou diante de todos, dizendo: «Não sei o que dizes». (...) Pouco depois, aproximaram-se os que ali estavam e disseram a Pedro: «Com certeza tu és deles, pois até a fala te denuncia». Começou então a dizer impreca-ções e a jurar: «Não conheço tal homem». E, imediatamente, um galo cantou. Então, Pedro lembrou-se das palavras que Jesus dissera: «Antes do galo cantar, tu Me negarás três vezes». E, saindo, chorou amargamente.

30 Pedro, cabeça da Igreja, nega-O
Que ninguém desespere, se hoje na Igreja voltasse a acontecer... Lugar das negações de Pedro

31 (...) Então Judas, que entregara Jesus, vendo que Ele tinha sido condenado, tocado pelo remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: «Pequei, entregando sangue inocente». Mas eles replicaram: «Que nos importa? É lá contigo». Então arremessou as moedas para o santuário, saiu dali e foi-se enforcar. Mas os prícipes dos sacerdotes apanharam as moedas e disseram: «Não se podem lançar no tesouro, porque são preço de sangue». E, depois de terem deliberado, compraram com elas o Campo do Oleiro. Por este motivo se tem chamado àquele campo, até ao dia de hoje, «Campo de Sangue».

32 Com o preço do seu sangue, Jesus venceu o mal com o Bem
S.to Onofre Mosteiro, no lugar do Campo de Sangue, onde alguns reis tinham queimado os seus próprios filhos aos ídolos O dinheiro da traição serviu para comprar um campo maldito, para que servisse de sepultura para os imigrantes Com o preço do seu sangue, Jesus venceu o mal com o Bem

33 (...) Entretanto, Jesus foi levado à presença do governador, que Lhe perguntou: «Tu és o Rei dos judeus?» Jesus respondeu: «É como dizes». Mas, ao ser acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Disse-Lhe então Pilatos: «Não ouves quantas acusações levantam contra Ti?» Mas Jesus não respondeu coisa alguma, a ponto de o governador ficar muito admirado.

34 Lugar do palácio de Pilatos acusações o SILÊNCIO fala
Perante as falsas acusações o SILÊNCIO fala ...Desculpamo-nos?

35 (...) Enquanto estava sen-tado no tribunal, a mulher mandou-lhe dizer: «Não te prendas com a causa desse justo, pois hoje so-fri muito em sonhos por causa d’Ele»

36 Em plena escuridão, a mulher de Pilatos intuiu a INOCÊNCIA
No meio do mal, descobrimos a verdade?

37 Entretanto, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram a multidão a que pedisse Barrabás e fizesse morrer Jesus. O governador tomou a palavra e perguntou-lhes: «Qual dos dois quereis que vos solte?» Eles responderam: «Barrabás». Disse-lhes Pilatos: «E que hei-de fazer de Jesus, chamado Cristo?» Responderam todos: «Seja crucificado». Pilatos insistiu: «Que mal fez Ele?» Mas eles gritavam cada vez mais: «Seja crucificado».

38 O AMOR sempre se adianta
Eles pediam a tua MORTE, mas Tu já Te tinhas entregado O AMOR sempre se adianta Detalhe do pavimento da Sala de Pilatos

39 (...) Então os soldados do governador levaram Jesus para o pretório e reuniram à volta d’Ele toda a coorte. Tiraram-Lhe a roupa e envolve-ram-n’O num manto vermelho. Teceram uma coroa de espinhos e puseram-Lha na cabeça e colocaram uma cana na sua mão direita. (...) Depois de O terem escarnecido, tiraram-Lhe o manto, vestiram-Lhe as suas roupas e levaram-n’O para ser crucificado. Ao sairem, encontra-ram um homem de Cirene, chamado Simão, e requisitaram-no para levar a cruz de Jesus. Chegados a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar do Calvário, crucificaram-n’O. (...)

40 A Cruz do teu irmão também é tua
Ajudamo-l’O a levar a Cruz na Líbia, na Costa de Marfim, no Afganistão? A Cruz do teu irmão também é tua

41 Depois de O terem crucificado, repartiram entre si as suas vestes, tirando-as à sorte, e ficaram ali sentados a guardá-l’O. Por cima da sua cabeça puseram um letreiro, indicando a causa da sua condenação: «Este é Jesus, o Rei dos judeus». (...) Desde o meio-dia até às três horas da tar-de, as trevas envolveram toda a terra. E, pelas três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: «Eli, Eli, lema sabachtani!», que quer dizer: «Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonastes?» (...)

42 Despido na CRUZ, tem a MAGESTADE de uma REALEZA divina
Vê-l’O, muda a VIDA

43 E Jesus, clamando outra vez com voz forte, expirou.

44 “...No dia da minha agonia, de mim não vos afasteis...”
Não clicar

45 Então o véu do templo rasgou-se em duas partes, de alto a baixo; a terra tremeu e as rochas fenderam-se. Abriram-se os túmulos (...) O centurião e os que com ele guarda-vam Jesus, ao verem o tremor de terra e o que estava a acontecer, ficaram aterrados e disseram: «Es-te era verdadeiramente o Filho de Deus».

46 A terra fendeu-se, porque fazia parte do seu CORPO de Filho de Deus
Rocha do Calvário rasgada Adoramos-Te, Senhor, no Santuário da Humanidade

47 (...) Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimateia, chamado José, que também se tinha tornado discípulo de Jesus. Foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. E Pilatos ordenou que lho entregassem. José tomou o corpo, envolveu-o num lençol limpo e depositou-o no seu sepulcro novo que tinha mandado escavar na rocha. Depois rolou uma grande pedra para a entrada do sepulcro, e retirou-se.

48 Depois de rolar a pedra, começou o GRANDE REPOUSO
Ao ser sepultado, a nossa TERRA ficou santificada Depois de rolar a pedra, começou o GRANDE REPOUSO Sepulcro vazio de Jesus

49 Entretanto, estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, sen-tadas em frente do sepulcro.

50 Velando o Sepulcro, as mulheres mudam a cena do Paraíso
Com a tua morte começa uma nova criação

51 No dia seguinte, isto é, depois da Preparação, os prícipes dos sacerdotes e os fariseus foram ter com Pilatos e disseram-lhe: «Senhor, lembrámo-nos do que aquele impostor disse quando ainda era vivo: ‘Depois de três dias ressuscitarei’. Por isso, manda que o sepulcro seja mantido em segurança até ao terceiro dia, para que não venham os discípulos roubá-lo e dizer ao povo: ‘Ressuscitou dos mortos’. E a última impostura seria pior do que a primeira». Pilatos respondeu: «Tendes à vossa disposição a guarda: ide e guardai-o como entenderdes». Eles foram, e guardaram o sepulcro, selando a pedra e pondo a guarda.

52 A pedra selada guarda a nossa Esperança
Semeado um corpo terreno, é ressuscitado um corpo espiritual (I Cor 15, 44) A pedra selada guarda a nossa Esperança (cf. Heb 5,19) Actual pedra do Sepulcro

53 Tu, Jesus, que és o CRUCIFICADO por nós, dá-nos a coragem de saber ir morrendo, em silêncio, cada dia.

54 Monjas de S. Bento de Montserrat stbenet@benedictinescat. com www
Monjas de S. Bento de Montserrat


Carregar ppt "Oremos escutando “Jesus vai para a Cruz” da Paixão de Bach"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google