A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Progresso dos Pioneiros/Marinheiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Progresso dos Pioneiros/Marinheiros."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Sistema de Progresso dos Pioneiros/Marinheiros

4 Introdução

5 Introdução ao Sistema de Progresso
Objectivo e Características Objectivo: ajudar cada jovem a envolver-se activamente e de forma consciente no seu próprio desenvolvimento. Principais características: centrado no indivíduo considera as capacidades de cada um baseado em objectivos educativos

6 C A Introdução ao Sistema de Progresso Conhecimentos Competências
Características Permite adquirir: C Conhecimentos Competências A Atitudes Permite adquirir conhecimentos, competências e atitudes (“CCA”), sendo um factor de motivação para o jovem (ser e fazer melhor).

7 Introdução ao Sistema de Progresso
Características Factor de motivação para o jovem (ser e fazer melhor) Guia o jovem no seu desenvolvimento, sendo uma oportunidade de aprofundamento de habilidades próprias, valorização pessoal ou de descoberta vocacional. Impulsiona o jovem a adquirir “rotinas” de análise e planeamento da sua vida.

8 Introdução ao Sistema de Progresso
Vantagens Diagnóstico inicial valorizado Negociação entre elemento e Dirigente sobre caminho a percorrer e metas a atingir Oportunidades Educativas como programa-guia que orienta para um determinado objectivo Potencia a relação entre diversos intervenientes e entre pares na fase de diagnóstico e avaliação Reconhecimento que envolve outros organismos que não apenas o agrupamento ou a unidade.

9 Componentes do Sistema de Progresso

10 Etapas de Progresso Situação Ideal Vontade Adesão Informal
Desprendimento (Adesão) Conhecimento Vontade Construção Etapas de Progresso Situação Ideal Diagnóstico inicial Compromisso Pessoal Adesão informal ao clã Oportunidades educativas Relação educativa Avaliação e reconhecimento Adesão informal dos exploradores Passagem à IVª Secção

11 Adesão Informal ao Grupo Pioneiro

12 Adesão informal dos exploradores
Desprendimento (Adesão) Conhecimento Vontade Construção Etapas de Progresso Situação Ideal Diagnóstico inicial Compromisso Pessoal Adesão informal ao clã Oportunidades educativas Relação educativa Avaliação e reconhecimento Adesão informal dos exploradores Passagem à IVª Secção

13 Passagem à IIIª Secção Adesão Informal
O último trimestre do último ano no Grupo Explorador será um período de adesão informal aos Pioneiros. Pretende-se que seja ao mesmo tempo suave e desafiante. Conversa entre Chefe de Unidade e Chefe do Grupo Pioneiro aquando do diagnóstico inicial, para identificar áreas em que o noviço tenha mais dificuldades.

14 Passagem à IIIª Secção Adesão Informal
O explorador continua a pertencer e a viver em pleno as dinâmicas do Grupo Explorador. Pretende-se que ele se vá familiarizando, de forma informal, com o Grupo de Pioneiros. Os Guias do Grupo Pioneiro convidam o Explorador a participar em alguma actividade de um Empreendimento, de forma informal, para ir conhecendo a dinâmica dos Pioneiros, Equipas, Guias, Chefes e o Abrigo. O Explorador vai observando, sem participação activa em termos de tarefas ou responsabilidades. Deixa de existir insígnia de ligação.

15 Diagnóstico Inicial

16 Etapas de Progresso Situação Ideal Vontade Adesão Informal
Desprendimento (Adesão) Conhecimento Vontade Construção Etapas de Progresso Situação Ideal Diagnóstico inicial Compromisso Pessoal Adesão informal ao clã Oportunidades educativas Relação educativa Avaliação e reconhecimento Adesão informal dos exploradores Passagem à IVª Secção

17 Diagnóstico Inicial O que é? Pioneiro Equipa de Animação Família
Amigos Namoro Escola/ Trabalho Outras Actividades Escuteiros Equipa de Animação – Os jovens são diferentes (idade, contextos familiares e escolares, níveis de desenvolvimento, aptidões e dificuldades). A equipa de animação tem por missão orientá-los a partir de pontos de partida diferenciados – a um desenvolvimento pessoal harmonioso.

18 Diagnóstico Inicial O que é?
A Equipa de Animação tem por missão conhecer e orientar o jovem que chega ao Grupo Pioneiro. Deverá ser realizado em conjunto pelo Aspirante, o Chefe de Unidade. Permite criar um Sistema de Progresso orientado por objectivos. Num sistema de progresso orientado por objectivos é imprescindível conhecer o jovem que chega ao Grupo – fazer o diagnóstico inicial. O diagnóstico inicial e formal deverá ser realizado em conjunto pelo Aspirante e o Chefe de Unidade. Poderá ser necessário recorrer a dinâmicas e jogos específicos para o efeito.

19 Diagnóstico Inicial Noviços ou aspirantes 1º ano
Na óptica de identificar necessidades em vez de validar competências, caso o Noviço ou Aspirante já tenha alcançado algum Trilho este será reavaliado mais tarde, e já Pioneiro escolhe outros 6 Trilhos para a sua primeira Etapa.

20 Diagnóstico Inicial Aspirantes 2º - 3º ano
Diagnóstico formal com o Aspirante e o Guia para além da observação directa do jovem durante as primeiras actividades. A Equipa de Animação poderá ainda recorrer a dinâmicas e jogos específicos para o efeito. Servirá para Reconhecer – depois da Adesão – em que etapa de progresso o aspirante se encontra.

21 Diagnóstico Inicial Aspirantes 2º - 3º ano
Assim, no Reconhecimento do progresso pessoal: Até 1 Trilho de cada área de desenvolvimento alcançado: Conhecimento (Etapa 1) Entre 1 e 2 Trilhos de cada área de desenvolvimento alcançados: Vontade (Etapa 2) Entre 2 e 3 Trilhos de cada área de desenvolvimento alcançados: Construção (Etapa 3) entre 1 e 2 trilhos de cada área de desenvolvimento alcançados: etapa 2 entre 2 e 3 trilhos de cada área de desenvolvimento alcançados: etapa 3

22 Diagnóstico Inicial Tem de fazer 1 trilho de cada… 6 Áreas Afectivo
Conhecimento 1ª Etapa Vontade ª Etapa Construção 3ª Etapa Afectivo 1 Social Intelectual Físico Carácter Espiritual 6 objectivos da área de desenvolvimento Afectivo 6 objectivos da área de desenvolvimento Social 2 objectivo da área de desenvolvimento Intelectual ainda tem de alcançar 2 objectivos de cada um dos outros 3 percursos antes de fechar a etapa

23 Fica na ETAPA 1 - Conhecimento
Diagnóstico Inicial Exemplo 1 – Fez vários trilhos de diferentes Etapas 6 Áreas Conhecimento 1ª Etapa Vontade ª Etapa Construção 3ª Etapa Afectivo 1 Social Intelectual Físico Carácter Espiritual 3 trilhos da área de desenvolvimento Afectivo 3 trilhos da área de desenvolvimento Social 1 trilho da área de desenvolvimento Intelectual ainda tem de alcançar 3 trilhos de cada uma das outros 3 áreas de desenvolvimento antes de fechar a etapa Fica na ETAPA 1 - Conhecimento

24 Diagnóstico Inicial Exemplo 2 – Fez todos os trilhos da Etapa 1
6 Áreas Conhecimento 1ª Etapa Vontade ª Etapa Construção 3ª Etapa Afectivo 1 Social Intelectual Físico Carácter Espiritual Caso tenha: 2 trilhos do percurso físico 1 trilho de cada uma das outras 5 áreas de desenvolvimento está na 2ª etapa e escolhe mais 1 trilho de cada área para a completar. Fica na ETAPA 2 - Vontade

25 Diagnóstico Inicial Aspirantes com 17 anos Como fazer?
Diagnóstico formal junto do Aspirante e do Guia e dinâmicas e jogos específicos para o efeito (preferencialmente na presença dos 2 Chefes de Unidade). Após o diagnóstico surgem 2 hipóteses: Todos os trilhos: Aspirante no Clã; Faltam trilhos: Aspirante nos Pioneiros.

26 Diagnóstico Inicial Passagem sem alcançar todos os objectivos
Caso fique nos Pioneiros e não alcance todos os trilhos em falta, o Chefe de Unidade deverá informar o Chefe de Clã das necessidades de desenvolvimento. Os Trilhos não alcançados não acumulam com os Trilhos dos Caminheiros – apenas são tidas em consideração na escolha dos primeiros trilhos no Clã.

27 Diagnóstico Inicial Ferramentas de Diagnóstico
Folhas de Apoio Entrevista (Eq.Animação.) Jogos Escutistas Dinâmicas de Grupo Folha de apoio ao registo de CCA. Preenchida pelo próprio, com ajuda do chefe, guia, … Poderá valorar-se de 1 a 4 Entrevista com o Chefe de Unidade ou adjunto Jogos escutistas e dinâmicas de grupo

28 Diagnóstico Inicial Esquema Resumo
Arranjar folha BEM MAIOR para formadores e formandos

29 Adesão Formal - Desprendimento

30 Desprendimento (Adesão)
Adesão Formal - Desprendimento “Desprendimento do Acessório e que nos impede de ver o mundo” Adesão Informal Desprendimento (Adesão) Conhecimento Diagnóstico Inicial Compromisso (Promessa) O aspirante ou noviço recebe uma insígnia de adesão no seu início.

31 Desprendimento (Adesão)
Adesão Formal - Desprendimento Adesão Informal Desprendimento (Adesão) Conhecimento Diagnóstico Inicial Compromisso (Promessa) Valorizar a tomada de consciência individual do aspirante sobre: Funcionamento do Grupo e das Equipas Como se vive o dia-a-dia nas actividades típicas Vivência em Grupo e em Equipa A mística, simbologia e vida do patrono O compromisso que vai assumir na sua Promessa e escolhe os seus Trilhos e Objectivos Educativos Com base nessa tomada de consciência individual que cada aspirante toma, por si, a decisão de aderir ao grupo ou não. 31

32 Adesão Formal - Desprendimento
Objectivos e Acções Concretas Cada Pioneiro é incentivado, após ter seleccionado os seus Trilhos, a concretizar os Objectivos Educativos em acções ou intenções pessoais concretas, e a registá-las no Diário de Bordo. Os Objectivos Educativos serão mais de perto trabalhados pelos próprios Pioneiros.

33 Objectivo: Acção: Adesão Formal - Desprendimento
Objectivos e Acções Concretas Objectivo: “Adequo a minha alimentação às necessidades do dia-a-dia e pratico actividade física em equipa” Acção: Praticar andebol e tomar 5 refeições por dia incluindo alimentos de todos os grupos da nova roda dos alimentos em 2 dessas refeições e valorizar um período de sono de 7 horas diárias.

34 Adesão Formal - Desprendimento
Diagnóstico Inicial Adesão Informal Desprendimento (Adesão) Conhecimento Compromisso (Promessa) A duração deverá ser adaptada ao aspirante e não deve ultrapassar os 7 meses. A validação do andamento da adesão e da decisão de aderir dos aspirantes deve ser feita no Conselho de Guias, que analisa ainda a vivência na equipa, no Grupo e no Empreendimento O Grupo dá parecer favorável à promessa do aspirante, com base em proposta dos Guias. A promessa deve ser marcada durante os 2 meses seguintes ao da decisão de fazer a promessa. Com base nessa tomada de consciência individual que cada aspirante toma, por si, a decisão de aderir ao grupo ou não. 34

35 Adesão Formal - Desprendimento
No caso dos Aspirantes, a Adesão inclui ainda, no campo do conhecer: Organização do Agrupamento Domínio prático de técnica escutista Pioneirismo Vida e mensagem de B.-P.

36 Compromisso Pessoal

37 Etapas de Progresso Situação Ideal Vontade Adesão Informal
Desprendimento (Adesão) Conhecimento Vontade Construção Etapas de Progresso Situação Ideal Diagnóstico inicial Compromisso Pessoal Adesão informal ao clã Oportunidades educativas Relação educativa Avaliação e reconhecimento Adesão informal dos exploradores Passagem à IVª Secção

38 Assume o seu compromisso perante o Grupo
Compromisso Pessoal Como valorizar? É o jovem que deve reconhecer que quer pertencer ao Grupo e que quer fazer a sua Promessa Assume o seu compromisso perante o Grupo Durante a integração, a adaptação a novas pessoas e regras pode resultar em ritmos muito diferentes, que devem ser respeitados.

39 Compromisso Pessoal Como valorizar
Com o apoio do Chefe de Unidade, o Pioneiro irá escolher o seu primeiro percurso de progresso. Insígnia de progresso é entregue no início de cada Etapa: compromisso assumido pelo Pioneiro em procurar progredir nos CCA que o levam a atingir os objectivos educativos da secção. O pioneiro irá conhecer o que se espera dele quando aderir formalmente ao Grupo Pioneiro

40 Etapas de Progresso

41 Observar conhecimentos, competências e atitudes Progredir = objectivos
Progressão Pessoal Etapas Observar conhecimentos, competências e atitudes Progredir = objectivos 3 etapas de progresso

42 Progressão Pessoal Etapas
6 áreas de desenvolvimento: afectivo, carácter, espiritual, físico, intelectual e social 3 trilhos educativos em cada área de desenvolvimento Cada trilho contém 1 ou mais objectivos educativos Cada jovem constrói a sua etapa de progresso, seleccionando 1 trilho de cada uma das diferentes áreas de desenvolvimento

43 CONHECIMENTO aprofundado do Mundo. VONTADE de mudar o Mundo.
Etapas de Progresso Nomes das Etapas CONHECIMENTO aprofundado do Mundo. VONTADE de mudar o Mundo. CONSTRUÇÃO de uma “nova cidade”.

44 Etapas de Progresso Adesão 1ª Etapa 3ª Etapa 2ª Etapa Nomes das Etapas
Desprendimento 1ª Etapa Conhecimento 3ª Etapa Construção 2ª Etapa Vontade

45 É o jovem que constrói o seu caminho de progressão
Progressão Pessoal Etapas É o jovem que constrói o seu caminho de progressão Os mesmos objectivos podem pertencer a etapas diferentes para diferentes pessoas Nomes das etapas ligados com a mística e simbologia da Unidade.

46 Etapas de Progresso O papel do Chefe de Unidade é de:
A liberdade de escolha compete inteiramente ao Pioneiro. O papel do Chefe de Unidade é de: Apoio do Diagnóstico e na selecção dos Trilhos educativos que irão constituir as suas Etapas; Observação da evolução dos CCA que contribuem para validar os objectivos educativos como atingidos. Os CCA são trabalhadas no seio do grupo pioneiro e da equipa no desenrolar do dia-a-dia e das fases da vivência dos empreendimentos. O progresso faz-se através de oportunidades educativas que o nosso método, com as suas 7 maravilhas, oferece. Deixam assim de existir provas, obrigatórias ou facultativas, opcionais ou de qualquer outra ordem. Passa a dizer-se que “o pioneiro deu provas de” em vez de “o pioneiro prestou provas”. Os pioneiros podem adquirir CCA na sua vivência escolar, catequética, nos clubes a que pertença, equipas de outros organismos, etc. Chefe de unidade verifica esses CCA, sem que o pioneiro tenha necessariamente que as repetir 46

47 Etapas de Progresso Passa a dizer-se que
“o Pioneiro deu provas de” em vez de “o Pioneiro prestou provas”. Os Pioneiros podem adquirir CCA na sua vivência escolar, catequética, nos clubes a que pertencem, equipas de outros organismos, etc. O Chefe de Unidade verifica esses CCA, sem que o pioneiro tenha necessariamente que as repetir.

48 Oportunidades Educativas

49 Oportunidades educativas
Adesão Informal Desprendimento (Adesão) Conhecimento Vontade Construção Etapas de Progresso Situação Ideal Diagnóstico inicial Compromisso Pessoal Adesão informal ao clã Oportunidades educativas Relação educativa Avaliação e reconhecimento Adesão informal dos exploradores Passagem à IVª Secção

50 Oportunidades Educativas
O que são? Experiências enriquecedoras que levam ao desenvolvimento pessoal. Devem ser adaptadas e “negociadas” com os pioneiros, para acolher novas propostas de oportunidades educativas Contribuem para alcançar objectivos educativos de forma indirecta e progressiva.

51 Oportunidades Educativas
O que são? Diagnóstico CCA Inicial CCA Objectivos Oportunidades Educativas Diagnóstico Inicial

52 Vivência diária dentro e
Oportunidades Educativas O que são? Objectivos Oportunidades Educativas Vivência diária dentro e fora do Grupo Pioneiro Avaliação do Elemento Eq. Animação

53 Oportunidades Educativas
O que são? Devem ser adaptadas e “negociadas” com os Pioneiros, para acolher novas propostas de oportunidades educativas, potenciando a participação dos jovens no processo.

54 Oportunidades Educativas
O que são? Mediante a avaliação do desenvolvimento do jovem – e não a realização da oportunidade educativa – poderá ser necessário escolher outras e insistir na aquisição de novos CCA.

55 Etapas de Progresso Cargos e Funções
O desempenho de um cargo no seio da Equipa ou de uma função no Empreendimento constitui uma oportunidade educativa para progredir. Esse exercício de cargos e funções privilegia o crescimento em determinadas áreas de desenvolvimento, como segue:

56 Etapas de Progresso Cargo/Função Área principal Outras áreas Guia
Carácter Afectivo / Social Sub-guia Secretário Intelectual Carácter / Social Tesoureiro Guarda de material Carácter / Físico Animador Espiritual Carácter / Social / Afectivo Socorrista Físico Carácter / Social / Intelectual Intendente Informático Entre Outras… O desenvolvimento de aptidões associadas a especialidades é uma oportunidade educativa para progredir e a sua aplicação na vida quotidiana das equipas privilegiam o crescimento em áreas de desenvolvimento e trilhos 56

57 Etapas de Progresso Competências
O desenvolvimento de aptidões associadas a competências é uma oportunidade educativa para progredir e a sua aplicação na vida quotidiana das equipas privilegiam o crescimento em áreas de desenvolvimento e trilhos. O trabalho nas Competências deve iniciar-se a partir do momento em que se iniciou a fase da vivência.

58 Relação Educativa

59 Etapas de Progresso Situação Ideal Vontade Adesão Informal
Desprendimento (Adesão) Conhecimento Vontade Construção Etapas de Progresso Situação Ideal Diagnóstico inicial Compromisso Pessoal Adesão informal ao clã Oportunidades educativas Relação educativa Avaliação e reconhecimento Adesão informal dos exploradores Passagem à IVª Secção

60 Relação Educativa Papel dos Guias e da Equipa de Animação
Reforço do papel e da importância dos “pares”, ou seja, o papel dos Guias e do Conselho de Guias no acompanhamento e avaliação do progresso pessoal dos seus elementos. O Conselho de Guias será o espaço para decisões sobre o progresso dos elementos – percurso, avaliação e reconhecimento de progresso.

61 Relação Educativa Papel dos Guias e da Equipa de Animação
Suporte e orientação da Equipa de Animação, não devendo substituí-los, mas ajudá-los. Relação mais personalizada da Equipa de Animação com os Pioneiros (preferencialmente 1 adulto para um máximo de 10 pioneiros), de modo a poder acompanhar devidamente o seu desenvolvimento pessoal.

62 Avaliação

63 Avaliação e reconhecimento
Adesão Informal Desprendimento (Adesão) Conhecimento Vontade Construção Etapas de Progresso Situação Ideal Diagnóstico inicial Compromisso Pessoal Adesão informal ao clã Oportunidades educativas Relação educativa Avaliação e reconhecimento Adesão informal dos exploradores Passagem à IVª Secção

64 Avaliação Outros Agentes
Outros “ambientes educativos”: escola, associações, instituições, etc. A avaliação do seu progresso pessoal poderá ser feita também por outros intervenientes. Objectivos Educativos não são controlados como se fossem “provas”: avaliam-se continuamente mediante a observação do progresso dos jovens durante um percurso prolongado de tempo. Há CCA que devem ser observados em cada um dos objectivos educativos dos pioneiros Quando forem observados no jovem e avaliados pelo próprio, pelos “pares” e pela equipa de animação o Conselho de Guias poderá reconhecer que o pioneiro alcançou aquele objectivo educativo.

65 Avaliação Conhecimentos, Competências e Atitudes
Há CCA que devem ser observados em cada um dos objectivos educativos dos pioneiros. Quando forem observados no jovem e avaliados pelo próprio, pelos “pares” e pela Equipa de Animação o Conselho de Guias poderá reconhecer que o pioneiro alcançou aquele objectivo educativo.

66 Avaliação Como, quem e quando
É na vida da Equipa que se vão debatendo os CCA que cada Pioneiro vai adquirindo e que poderão ser indícios de que um determinado objectivo poderá estar concluído. Este processo deverá ser induzido pelo próprio. Tendo concretizado os objectivos com acções concretas, na escolha dos trilhos, tem ao seu dispor um excelente indicador da sua progressão.

67 Avaliação Como, quem e quando Equipa (Aprova) Conselho de Guias
Chefe de Unidade (Aprova) OBJECTIVO CONCLUÌDO Chefe de Unidade (Não Aprova) REFORMULAÇÃO DE CCA (Não Aprova) Chefe de Unidade (Não Aprova

68 Reconhecimento

69 Reconhecimento Diário de Bordo
Deixarão de existir os cartões de progresso e provas. Passará a existir um Diário de Bordo (individual) que junta o conceito de caderno de progresso com a ideia de um diário de vivências pessoais no Grupo Pioneiro.

70 Reconhecimento Acções Concretas para cada Objectivo
O Diário de Bordo conterá os Objectivos Educativos, agrupados pelos respectivos Trilhos e Áreas de Desenvolvimento, com espaço para que o Pioneiro possa escrever quais as acções concretas que se propõe desenvolver para atingir o objectivo e que tenham sido acordadas na Equipas, negociadas com o Guia e validadas com o Conselho de Guias e Chefe de Unidade.

71 Reconhecimento Painel
Deverá ainda haver, no Abrigo, um Painel, feito pelos Pioneiros, onde uma ilustração criada por eles simbolize os diferentes percursos e trilhos, e em que cada um dos Pioneiros tenha uma marca feita por si, e que o identifique. Essas marcas serão usadas pelos Pioneiros para marcar no painel as suas escolhas, em termos de trilhos.

72 Reconhecimento Anilha de Mérito
Quando o pioneiro terminar a sua última etapa (ie, completar todos os Objectivos Educativos definidos para a III Secção) irá receber uma Anilha com um símbolo da Secção, de forma a ser reconhecível que completou a totalidade do percurso educativo proposto aos Pioneiros. A anilha poderá ser usada até receber a 1ª insígnia de progresso enquanto Caminheiro.

73 Passagem à IVª Secção

74 Etapas de Progresso Situação Ideal Vontade Adesão Informal
Desprendimento (Adesão) Conhecimento Vontade Construção Etapas de Progresso Situação Ideal Diagnóstico inicial Compromisso Pessoal Adesão informal ao clã Oportunidades educativas Relação educativa Avaliação e reconhecimento Adesão informal dos exploradores Passagem à IVª Secção

75 Passagem à IVª Secção Adesão Informal Últimos 3 meses nos Pioneiros
Caminho (Adesão) Diagnóstico Inicial Últimos 3 meses nos Pioneiros Aproximação descontraída aos Caminheiros Convite a participar numa Actividade (pelos Ch. Eq.), sem assumir responsabilidades “Quebra-gelo” para facilitar integração Conhecer as Equipas, Ch. de Equipa e Eq. Animação Conhecer a Base O último trimestre do último ano no Grupo Pioneiro será um período de adesão informal aos caminheiros. Pretende-se que seja ao mesmo tempo suave e desafiante.

76 Passagem à IVª Secção Adesão Informal
O Pioneiro continua a pertencer e a viver em pleno as dinâmicas do Grupo Pioneiro. Pretende-se que ele se vá familiarizando, de forma informal, com o Clã. Objectivo: promover aproximação que funcione como quebra-gelo e que coloque os Pioneiros que passam para o Clã mais à-vontade, promovendo uma integração mais fácil.

77 Passagem à IVª Secção Adesão Informal
Os Chefes de Equipa do Clã convidam o Pioneiro a participar numa caminhada, de forma informal, para ir conhecendo a dinâmica do Clã, das Equipas, dos Chefes de Equipa, Chefes e Base. O Pioneiro vai observando, sem participação activa em termos de tarefas ou responsabilidades. Deixa de existir insígnia de ligação.

78 Etapas de Progresso Sumário

79 Etapas de Progresso Situação Ideal Vontade Adesão Informal
Desprendimento (Adesão) Conhecimento Vontade Construção Etapas de Progresso Situação Ideal Diagnóstico inicial Compromisso Pessoal Adesão informal ao clã Oportunidades educativas Relação educativa Avaliação e reconhecimento Adesão informal dos exploradores Passagem à IVª Secção

80 Obrigado


Carregar ppt "Sistema de Progresso dos Pioneiros/Marinheiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google