A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iniciação a Pesquisa Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iniciação a Pesquisa Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Iniciação a Pesquisa Científica
Introdução

2 O que será estudado nesta disciplina
Conceitos de ciência, metodologia, pesquisa. Orientações para uma leitura proveitosa e para a interpretação de textos. Orientações para a produção de trabalhos científicos tais como: resumos, resenhas, sínteses, seminário, artigo científico, projeto de pesquisa e monografia

3 A Iniciação à Pesquisa Científica...
Auxilia na formação universitária, oferecendo a teoria e o instrumental metodológico necessário para a prática da pesquisa científica. Oferece subsídios necessários à autoaprendizagem, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento obtido. Procura formar pessoas capacitadas para a produção do conhecimento científico.

4 O que é Pesquisar? Pesquisar é buscar sentido, procurar investigar e solucionar determinado problema sobre um fenômeno ou objeto. Caracteriza-se pelo procedimento racional e sistemático que objetiva alcançar resposta para problemas colocados pelo próprio pesquisador.

5 O que é Pesquisar Cientificamente?
Investigar um assunto de maneira correta, rigorosa, verdadeira. Falar sobre o objeto com segurança, rigor e disciplina.

6 Conhecimento Empírico (senso-comum)
Tipos de Conhecimento Conhecimento Empírico (senso-comum) Conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. Conhecimento Filosófico É fruto do raciocínio e da reflexão humana. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. Existem vários métodos para se chegar ao conhecimento científico. Os principais são:

7 Conhecimento Teológico
Tipos de Conhecimento Conhecimento Teológico Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. Conhecimento Científico É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Existem vários métodos para se chegar ao conhecimento científico. Os principais são:

8 O que é Ciência? No sentido estrito, é um conjunto de conhecimentos adquiridos e produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e de objetividade, que permitem sua transmissão. Todo conhecimento científico constitui um sistema aberto e inacabado, suscetível de contínuas revisões que permitem a superação de teorias ultrapassadas.

9 Classificação das Ciências

10 É o caminho pelo qual se atinge um objetivo.
Métodos Científicos É a ordem que se deve impor aos processos necessários para atingir um resultado desejado. É o caminho pelo qual se atinge um objetivo. É um conjunto de procedimentos que devemos seguir para atingir um objetivo. Métodos são procedimentos que podem produzir o conhecimento científico. Existem vários métodos para se chegar ao conhecimento científico. Os principais são:

11 Método Experimental O método experimental submete a investigação de determinado fenômeno à sucessivas experimentações e observações a fim de obter a lei interna que o rege. Exemplo: Quando você aquece a água à temperatura de 100 graus Celsius, ao nível do mar, ela evapora.

12 Método Dedutivo Por meio da observação de um princípio geral, chega-se a conclusões particulares. Ou seja, parte-se de enunciados gerais, para se chegar a uma conclusão particular. Exemplo: Todos os animais respiram. Ora, o mosquito é animal. Logo, o mosquito respira.

13 Método Indutivo Percorre o caminho contrário do método dedutivo, pois parte da observação particular e chega à afirmação de um princípio geral. Exemplo: Cobre conduz energia. Ouro conduz energia. Ferro conduz energia. Cobre, ouro e ferro são metais. Logo, todo metal conduz energia. Vamos ver algumas técnicas de pesquisa, ou seja, qual a maneira de realizar uma pesquisa.

14 Documentação indireta:
Técnicas de Pesquisa Documentação indireta: Consiste no levantamento de todos os dados possíveis sobre o assunto a ser pesquisado, independentemente das técnicas utilizadas. Pesquisa documental. Pesquisa bibliográfica. coleta de dados, arquivos públicos, fontes estatísticas.

15 Técnicas de Pesquisa Documentação direta:
Consiste no levantamento de dados no próprio local em que os fenômenos ocorrem. Pesquisa de campo. Pesquisa de laboratório. Campo: observação dos fenômenos no momento em que ocorrem. Laboratório: as situações que ocorrem são controlados pelo pesquisador.

16 Observação Direta e Intensiva:
Técnicas de Pesquisa Observação Direta e Intensiva: Consiste no levantamento de dados a partir de: Observação dos fatos/fenômenos. Entrevistas.

17 Observação Direta e Extensiva:
Técnicas de Pesquisa Observação Direta e Extensiva: Consiste no levantamento de dados a partir de Questionários ou formulários. Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso?

18 Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso?
Uma dúvida... Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso?

19 Documentação e Fichamento
Consiste em anotar e documentar sistematicamente todo o conteúdo considerado importante para seu aprendizado. Tipos de fichas: Documentação temática. Documentação bibliográfica. Ficha de citações. Ficha de resumo. Ficha de documentação geral. Ficha de vocabulário. Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso?

20 Exemplo: ficha temática
Todos os exemplos no CRC.

21 Formas de trabalhos Científicos
Monografia: Descrição sobre um determinado assunto único e delimitado. Não é preciso ser original. Trabalhos didáticos: Trabalhos recapitulativos, com síntese de outros textos. Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso?

22 Formas de trabalhos Científicos
Seminários: Aprofundar sobre um assuntos por meio de pesquisa bibliográfica, discussão e debate. Resumos: Exposição abreviada de um texto. É preciso extrair o que é principal, deixando de lado o que é secundário. Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso?

23 Formas de trabalhos Científicos
Esquemas: Fazer um esboço das ideias principais do texto. Mapas conceituais. Resenhas: Parecido com um resumo, mas com um olhar crítico sobre o texto. Normalmente expõe-se uma opinião acerca do assunto. Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso?

24 Formas de trabalhos Científicos
Artigo científico: Pequenos estudos, porém completos, que trata de questões científicas. Normalmente são ideias originais, atuais e criativas. Exige pleno domínio da área de estudo. Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso?

25 Plágio O plágio se caracteriza com a apropriação ou expropriação de direitos intelectuais. A apropriação do texto de um outro autor e apresentação desse texto como sendo de cunho próprio caracterizam um plágio e, segundo a Lei de Direitos Autorais, 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, é considerada violação grave à propriedade intelectual e aos direitos autorais, além de agredir frontalmente a ética e ofender a moral acadêmica.


Carregar ppt "Iniciação a Pesquisa Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google