A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria Machado ENSINO E TREINO DO DESPORTO ESCOLAR Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Departamento de Desporto Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria Machado ENSINO E TREINO DO DESPORTO ESCOLAR Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Departamento de Desporto Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Maria Machado ENSINO E TREINO DO DESPORTO ESCOLAR Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Departamento de Desporto Saúde

2 Projetos especiais Comité Olímpico de Portugal Compal Air 3X3
Corta-Mato FitnessGram Gira Volei MegaSprinter Nestum Rugby O Bicas na Escola Programa Pessoa Tri-Escola

3 Comité Olímpico de Portugal
Com apoio:

4 3 x 3 basquetebol O reforço e a organização da atividade interna de cada escola e a participação na primeira fase do Campeonato Escolar 3x3 constituem as vertentes mais importantes deste projeto, abrangendo deste modo o maior número de possível de alunos e professores.

5 Corta Mato O reforço e a organização da atividade interna de cada escola e a participação nas primeiras fases do Campeonato Escolar* constituem as vertentes mais importantes deste projeto, abrangendo deste modo o maior número de possível de alunos e professores. *Corta mato escola/agrupamento; Corta mato do concelho Corta mato Regional

6 FitnessGram

7 Gira Volei Jogo de iniciação ao Voleibol destinado aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e 15 anos, onde através do jogo simplificado (2x2) e utilização do passe faz do Gira-Volei um jogo fácil, divertido e competitivo arrastando consigo milhares de jovens.

8 MegaSprinter resultados obtidos nas distâncias de 40 metros, de 1000 metros e salto em comprimento pelos milhares de alunos participantes nas fases CLDE

9 Nestum Rugby ano letivo 2012/13, prevê-se a seguinte calendarização:
Data limite de Inscrições – 31 de Outubro 2012 Fase I - Formação para Professores, entre 5 de Novembro e 21 de Dezembro 2012; Fase II – Torneios inter-turmas, entre 3 de Janeiro a 15 de Março 2013; Fase III – Convívios inter-escolas, entre 02 de Abril e 10 de Maio 2013; Convívio Nacional (Inter-escolas), Maio de (data a confirmar)

10 O Bicas na Escola promoção, divulgação e organização de atividades desportivas, tendo como objectivo o sucesso educativo através do desenvolvimento do desporto em meio escolar para alunos com necessidades educativas especiais.

11 Programa PESSOA O Programa PESSOA representa a primeira iniciativa em Portugal para se desenvolver e testar um modelo de intervenção para a prevenção/tratamento da obesidade no contexto escolar.

12 Tri-Escola Divulgação e a promoção do Triatlo entre os alunos do Ensino Básico e Secundário, permitindo às Escolas o enriquecimento da Atividade Interna, através de uma nova oportunidade de prática desportiva simplificada da modalidade.

13 Percepção – oportunidades
Detecção de talentos Ambiente saudável Socialização com outras escolas enriquecimento de conteúdos Viajar Voluntariado Quadro competitivo alternativo ao desporto federado Turma 2

14

15 Modelo Competitivo

16 Organização de Provas Local Regional Nacional Internacional

17 Organização de Provas Fase Local - A organização compete à Equipa de Apoio às Escolas (EAE)/Coordenação Local de Desporto Escolar (CLDE), com a colaboração das Associações Desportivas Escolares, das Escolas de Referência, das Escolas e dos respectivos Coordenadores dos Clubes do Desporto Escolar, e outras entidades, ou em quem forem delegadas competências;

18 Organização de Provas Fase Regional - A organização desta fase compete à Direção Regional de Educação (DRE), com a colaboração das EAE, das Associações Desportivas Escolares, das Escolas de Referencia e das Escolas onde decorram as atividades;

19 Organização de Provas Fase Nacional - Sendo a coordenação competência da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular – Gabinete Coordenador do Desporto Escolar (DGIDC- GCDE), a operacionalização desta fase compete, em articulação com a respectiva DRE, à EAE que a DGIDC-GCDE delegar a organização, com a colaboração das Associações Desportivas Escolares, das Escolas de Referência e das Escolas onde decorre o evento.

20 Opções Modelo competitivo
Privilegiar-se-á encontros com o maior número de grupos/equipas Cada quadro competitivo deve contemplar 4 encontros ao longo do ano letivo, a definir nas reuniões de modalidade Modalidades representadas com menos de 3 grupos/equipa participarão em quadros competitivos conjunto com outras coordenações locais In Aurélio Oliveira (2012)

21 Opções Modelo competitivo
No último encontro/jornada entregar-se-ão as medalhas aos 3 primeiros classificados Realizar-se-ão campeonatos regionais nos escalões iniciado e juvenil Os campeonatos nacionais só se realizam no escalão juvenil, em 3 dias no mês de maio, com data a definir SERÁ ELABORADO UM NOVO FORMATO DE PROTOCOLO VALIDADO PELA DIREÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO In Aurélio Oliveira (2012)

22 Opções badminton

23 Opções badminton

24 Opções badminton

25 Opções badminton

26 Tarefas do Professor Anfitrião Professor responsável pelo Grupo-Equipa
Organizar os contactos de todos professores visitantes, de modo a que seja possível a comunicação Disponibilizar o material desportivo necessário para a atividade Se uma ou mais equipas não comparecer no evento, o professor anfitrião poderá alterar o quadro competitivo, adequando-o ao número de equipas presentes Enviar o relatório de atividade e a ficha do(s) jogo(s) até 3 dias úteis após o torneio para os “consultores técnicos” de modalidade In Aurélio Oliveira (2012)

27 Tarefas do Professor Anfitrião Professor responsável pelo Grupo-Equipa
Promover a utilização das fichas de jogo de modalidade vigentes que estão acessíveis no sítio do Desporto Escolar Informar previamente as escolas visitantes de qualquer condicionante que possa por em causa a realização do evento, ou de dificuldades de logísticas inopinadas Promover o cumprimento das horas pré- definidas para cada evento Promover a realização de uma reunião no dia do evento com todos responsáveis pelos grupos/equipas participantes Ficha Sintese de Tarefas In Aurélio Oliveira (2012)

28 Tarefas do Professor Visitante Professor responsável pelo Grupo-Equipa
Deverá ter previamente em sua posse, o contacto do professor anfitrião Na impossibilidade de participação no evento, deverá comunicar imediatamente ao professor anfitrião (por telefone), consultor técnico respetivo (por telefone), e o C.L.D.E. (este ultimo, por ou telefone), justificando a sua ausência Promover o cumprimento das horas pré- definidas para cada evento Ficha Sintese de Tarefas In Aurélio Oliveira (2012)

29 Calendário de jogos exemplo
Nº Equipas jornadas e ordem dos jogos 3 1-2 3-1 2-3 4 2-1 3-4 1-3 4-2 4-1 3-2 5 3-5 5-4 1-5 2-4 5-2 4-3 6 4-6 6-2 6-5 3-6 6-1 7 3-7 7-4 5-7 7-6 1-7 2-6 7-2 6-3 8 5-8 8-2 8-6 3-8 8-7 4-8 8-1 Ficha Sintese de Tarefas

30 Plataforma de Gestão DE

31 Newsletter DE


Carregar ppt "Maria Machado ENSINO E TREINO DO DESPORTO ESCOLAR Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Departamento de Desporto Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google