A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prescrição de Atividade Física para Diabéticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prescrição de Atividade Física para Diabéticos"— Transcrição da apresentação:

1 Prescrição de Atividade Física para Diabéticos
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde” Ministério da Saúde

2 Como a AF beneficia o paciente diabético?
Entendendo as adaptações Fisiológicas da AF no paciente com DM Aumento da ação da insulina Glicotransportadores (GLUT4) Sensibilidade à insulina Glicose: substrato predominante durante o exercício (durante ± 30 min) Aumento da ação da insulina Aumento da captação muscular da glicose Captação da glicose no período após a AF Diminuição dos níveis de Glicose circulante Reposição do glicogênio pelas células

3 Como a AF beneficia o paciente diabético?
Entendendo as adaptações Fisiológicas da AF no paciente com DM Aumento da ação da insulina Glicotransportadores (GLUT4) Sensibilidade à insulina Glicose: substrato predominante durante o exercício (durante ± 30 min) Aumento da ação da insulina Aumento da captação muscular da glicose Captação da glicose no período após a AF Diminuição dos níveis de Glicose circulante Melhora do controle glicêmico Reposição do glicogênio pelas células

4 Como a AF beneficia o paciente diabético?
Alguns outros benefícios/efeitos da AF no paciente com DM Diminuição do peso e da gordura corporal com ganho de massa magra Redução dos fatores de risco de doenças coronárias - Aumento de HDL e redução de LDL e VLDL Sensação de prazer e bem estar – Liberação das endorfinas Incremento das funções cardiorrespiratórias – Diminuição da PA, FC e aumento da capacidade respiratória, do fluxo sanguíneo e da capilarização

5 Ao prescrever Atividade Física para Diabéticos atentar para:
Tipo de Diabetes Para diabetes tipos 2: investigar fatores associados Averiguar a necessidade de exames complemantares Para insulino-dependentes: orientar sobre a aplicação da insulina (local e pico de absorção) Evitar a aplicação na musculatura a ser trabalhada O pico de absorção não deve coincidir com o período da AF Controle da Glicemia Mensurar a glicemia capilar antes do exercícios Evitar exercício quando glicose > 250 mg/dl Ingerir carboidrato se glicose < 100 mg/dl Alimentação e AF Consumo de carboidratos adequados antes, durante a após a sessão de Atividade Física Carboidratos ao alcance durante o exercício (evitar a hipoglicemia)

6 Ao prescrever Atividade Física para Diabéticos atentar para:
Glicemia ≤ 100 mg/dl Ingerir 15 g de carboidratos antes da atividade física (o que equivale a 3 bolachas de água e sal; 1 barrinha de cereais ou 1 fruta). Aplicação de Insulina Evitar a aplicação da insulina nas pernas e braços ou para na musculatura a ser trabalhada. Aplicar no abdômen caso não haja esta informação. Pico de absorção da Insulina A absorção da insulina regular acontece normalmente após 4 horas da aplicação, já a insulina NPH de ação lenta acontece entre 8 e 10 horas. Evitar o exercício neste período.

7 Outros números referentes ao pico de absorção da insulina
O artigo completo está disponível no acervo do curso! Tabela: tipos de Insulina e atividades. Adaptado de SCHMID, 2007.

8 Neste sentido, as recomendações são:
Informações Adicionais: Evitando a hipoglicemia Para pacientes usuários de insulina, é fundamental evitar a hipoglicemia durante e após a atividade física. Neste sentido, as recomendações são: - Indicar o consumo de 15 g de carboidratos, se a duração da atividade prescrita tiver duração superior a 60 min, ou na presença de sintomas; - Não permitir a prática de exercícios físicos em jejum. Caso a última refeição tenha acontecido a mais de 120 min, orientar para que seja feito um lanche rápido; - Se a atividade física for realizada no período noturno, orientar para que seja feito um lanche antes do repouso; isto evita a hipoglicemia tardia; - Oriente a hidratação durante os exercícios, principalmente nas atividades físicas de longa duração.

9 Informações Adicionais: De olho nos pés
Como vimos em material específico, portadores de diabetes podem apresentar problemas com os pés devido à neuropatia diabética. Ao prescrever atividade física, portanto, indique o uso de um calçado confortável, do tipo tênis, de preferência sem costuras grossas internas, além do uso de meias, pois elas protegem ainda mais os pés. Caso haja alguma lesão nos pés, suspenda a prescrição de atividades como caminhadas ou corridas. O mais prudente, neste caso, é esperar a cicatrização da lesão.

10 Informações Adicionais: Complicações Crônicas
- Na presença de Doenças Cardíacas: solicitar ECG de esforço antes da prescrição de atividade física. Em caso: - Nefropatia: evitar estímulos de alta intensidade - Retinopatia diabética proliferativa ou retinopatia grave não- proliferativa: evitar exercícios aeróbicos vigorosos, de alto impacto, e que elevem a PA; evitar exercícios resistidos com cargas altas (Justificativa: risco de hemorragia vítrea ou do descolamento de retina). - Neuropatia autonômica: evitar movimentos bruscos devido a hipotensão ortostática, monitorar a frequência cardíaca , PA e a hidratação (Justificativa: Aumento do risco de eventos cardiovasculares; problemas com a termorregulação). - Identificando a diminuição da sensibilidade dolorosa: priorizar exercícios que não envolvam sobrecarga de peso em membros inferiores.

11 Informações Adicionais: Complicações Crônicas
- Na presença de Doenças Cardíacas: solicitar ECG de esforço antes da prescrição de atividade física. Em caso: - Nefropatia: evitar estímulos de alta intensidade - Retinopatia diabética proliferativa ou retinopatia grave não- proliferativa: evitar exercícios aeróbicos vigorosos, de alto impacto, e que elevem a PA; evitar exercícios resistidos com cargas altas (Justificativa: risco de hemorragia vítrea ou do descolamento de retina). - Neuropatia autonômica: evitar movimentos bruscos devido a hipotensão ortostática, monitorar a frequência cardíaca , PA e a hidratação (Justificativa: Aumento do risco de eventos cardiovasculares; problemas com a termorregulação). - Identificando a diminuição da sensibilidade dolorosa: priorizar exercícios que não envolvam sobrecarga de peso em membros inferiores. Para outras informações, consulte: American Diabetes Association: physical activity/exercise and diabetes (position statement). Diabetes Care. 2004;27 Suppl 1:S58.    Boulton AJ, Vinik AI, Arezzo JC, Bril V, Feldman EL, Freeman R, et al. Diabetic neuropathies: a statement by the American Diabetes Association. Diabetes Care. 2005;28:  

12 Solicitar o TESTE ERGOMÉTRICO para encaminhamento do paciente diabético para programas de AF em casos de: _ indivíduos diabéticos sedentários com risco cardiovascular moderado (Framinghan ≥ 10 % em 10 anos); _ indivíduos com DM tipo 1 com mais de 30 anos de idade ou com a patologia há mais de 15 anos; _ indivíduos com DM tipo 1 com mais de 35 anos de idade e com doença há mais de 10 anos; _ na presença de doença microvascular; _ na presença de doença vascular periférica; _ na presença de disfunção autonômica (ex: angina silenciosa); _ indivíduos com DM tipo 1 ou 2 e um ou mais fatores de risco para doença coronariana. Pinto e Tavares (IN: BRASIL, 2007)

13 Lembre-se!

14 Orientar o paciente NÃO SE EXERCITAR na presença dos sintomas:
- glicemia abaixo de 100 mg/dl ou acima de 250 mg/dl; - cetose urinária; - doença infecciosa ou outras; - hemorragia retiniana ativa ou terapia com laser recente; Pinto e Tavares (IN: BRASIL, 2007)

15 Que tal garantir um espaço para um bate-papo antes do início das atividades do grupo?
Sempre sinalize a importância dos pacientes referirem seus sintomas e se mostre acessível a sanar outras dúvidas.

16 Como lidar com o paciente diabético na prescrição de AF?
FONTE: Pinto e Tavares (IN: BRASIL, 2007), P.127.

17 Recomendações de Atividade Física para Diabéticos
Parâmetros Órgão SBD ADA Tipo de Estímulo Aeróbio: caminhada, dança, natação, andar de bicicleta. Intensidade Moderada – 40 a 60 % do Vo² Máx ou 50 a 70% da FC Máx Moderada de exercício físico – 50 a70% da da FC Máx Frequência Semanal 3 a 5 vezes na semana pelo menos 3 dias por semana, com pausa não superior a 2 dias consecutivos Duração do Estímulo 30 a 60 min/dia ou sessão 150 min por semana pelo menos 150 minutos / semana 150 minutos por semana de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica física vigorosa ou uma combinação equivalente de os dois Legenda: SBD = Sociedade Brasileira de Diabetes ADA = American Diabetes Association.

18 Parâmetros Órgão SBD - 2009 ADA - 2012 Tipo de Estímulo
Resistidos: exercícios com sobrecarga como musculação realizada em aparelhos, pesos livres ou exercícios como abdominais e flexão de braço que envolvem o próprio peso corporal. Frequência Semanal 3 vezes na semana Na ausência de contra-indicações, 2 vezes por semana Volume Incremento gradual até que seja possível aplicar 3 séries de 8 a 10 repetições Pelo menos cinco exercícios; não menciona a relação série/repetição. Intensidade Carga adequada para a realização de 10 repetições (a qual impede a realização da 11ª repetição) pelo menos 3 dias por semana, com pausa não superior a 2 dias consecutivos Grupamentos musculares Priorizar os grandes grupos musculares Envolver os grandes grupos musculares

19 Recomendações sobre Atividade Física Outras informações relevantes (ACSM, 2001):
Normas para condução de um grupo de AF para Diabéticos: Monitoração da glicose antes, durante e depois do exercício Mudança da insulina ou alimentação de acordo com o treino Comparar diferentes respostas glicêmicas ao longo dos treinos e durante os mesmos, se pertinente

20 Referencias Bibliográficas
AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. American Diabetes Association: Physical activity/exercise and diabetes (position statement). Diabetes Care. 2004;27 Suppl 1:S58.    AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Standards of Medical Care in Diabetes—2012. Disponível em: Boulton AJ, Vinik AI, Arezzo JC, Bril V, Feldman EL, Freeman R, et al. Diabetic neuropathies: a statement by the American Diabetes Association. Diabetes Care. 2005;28:   BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Grupo Hospitalar Conceição. Gerência de Saúde Comunitária A organização do cuidado às pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2, em serviços de atenção primária à saúde. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição, ago p. 156. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diabetes Mellitus - Cadernos de Atenção Básica n° 16. Brasília: Ministério da Saúde, Disponível em: SCHMID, Helena. Novas opções na terapia insulínica. J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre,  v. 83,  n. 5, Nov.  2007. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes ª ed. Itapevi, São Paulo. A: Araújo Silva Farmacêutica, p. Disponível em:


Carregar ppt "Prescrição de Atividade Física para Diabéticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google