A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEZ PERGUNTAS PRINCIPAIS RELACIONADAS COM O ELO DA GRAÇA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEZ PERGUNTAS PRINCIPAIS RELACIONADAS COM O ELO DA GRAÇA"— Transcrição da apresentação:

1 DEZ PERGUNTAS PRINCIPAIS RELACIONADAS COM O ELO DA GRAÇA
Departamento dos Ministérios da Criança Da Divisão Sul-Americana

2 1. Qual é a faixa de idade recomendada para cada divisão
1. Qual é a faixa de idade recomendada para cada divisão? Este é um critério que orienta a prática, porém pode ser flexível de acordo com a necessidade emocional, biológica e cognitiva da criança.

3 Rol do Berço- 0 – 3 anos- Ciclo de 2 anos
Jardim da Infância- 3 – 6 anos - Ciclo de 2 anos Primários- 6-7 – 10 anos (1ª a 4ª séries)-Ciclo de 4 anos Juvenis - 10 – 13 (5ª à 8ª séries) – Ciclo de 4 anos Adolescentes - 13 – 15 (Ensino Médio) - Ciclo de 4 anos.

4 2. Por que as lições do Elo da Graça não ensinam as histórias bíblicas em ordem cronológica?

5 Imagine, por um momento, que a ordem cronológica fosse seguida, com as lições, em cada série, iniciando em Gênesis e avançando até Apocalipse. Isto significaria que as crianças dos primários e juvenis, cujo ciclo é de quatro anos, iriam estudar as histórias a respeito de Jesus apenas uma vez a cada quatro anos. Mesmo para o Rol do Berço e Jardim da Infância, cujo ciclo é de dois anos, a seção da vida de Cristo seria proporcionalmente pequena, se nesses dois anos fosse necessário abranger a Bíblia toda na seqüência dos livros. O motivo principal para não seguir a ordem cronológica é assegurar que as crianças tenham oportunidades freqüentes de fazer amizade com Jesus Cristo.

6 Um segundo motivo para deixar a ordem cronológica no ensino das histórias bíblicas deve-se ao calendário. Embora muitos adventistas optem por não celebrar o Natal ou a Páscoa, essas datas representam uma oportunidade de ensino, quando grande parte da sociedade está com a mente voltada para temas espirituais. A escolha por não seguir a ordem cronológica significa que o nascimento de Jesus pode ser ensinado em dezembro, e Sua morte e ressurreição no outono. Significa que, a cada ano, os pais e professores da Escola Sabatina podem aproveitar essa época para chamar a atenção das crianças àquilo que a Bíblia diz a respeito desses eventos sobremodo importantes.

7 3. Por que apresentar a lição primeiro na igreja
3. Por que apresentar a lição primeiro na igreja? Que incentivo as crianças terão para estudar em casa?

8 Os professores sempre reclamaram que uma ou outra criança em toda a classe havia estudado bem e as demais um pouco ou nada. Era difícil ensinar e fazer com que todos estivessem envolvidos. Porém, quando ensinamos primeiro a lição na igreja, todas as crianças estão no mesmo patamar; ninguém estudou o tema ainda. Ao ensinar a lição, as crianças podem ser incentivadas a estudarem mais durante a semana e a contarem o que aprenderam com seus familiares.

9 4. Como as crianças saberão responder às perguntas se ainda não estudaram a lição?

10 Como saberão responder se não estudam
Como saberão responder se não estudam? As que sabem as respostas se sentem incentivadas; as demais se sentirão fracassadas. Este não é o tipo de ambiente emocional seguro onde as crianças podem aprender melhor. Em vez de fazer perguntas a respeito do que deveriam ter estudado, as perguntas que fazemos agora têm que ver com o que as crianças estão sendo ensinadas no momento ou como o que fizeram na classe ou leram na Bíblia. Assim, todas têm a oportunidade de acrescentar algo e não mais haverá respostas erradas – o que é muito importante para que as crianças se sintam à vontade para se pronunciarem na sala!

11 A equipe do Elo da Graça seguiu uma Seqüência & Escopo abrangentes, assegurando-se de que todas as histórias principais fossem ensinadas (algumas delas mais de uma vez) no currículo. Em geral, cada divisão alterna, a cada trimestre, o Velho e o Novo Testamentos. Quando possível, nas unidades mensais, as histórias são ensinadas em seqüência.

12 5. Por que o Elo da Graça ignora a mensagem de algumas histórias bíblicas?

13 Uma das melhores formas de manter a Bíblia atualizada e viva durante toda a existência de uma pessoa é permitir que o Espírito Santo apresente aspectos de passagens familiares sobre os quais nunca havíamos pensado. O currículo do Elo da Graça desenvolve quatro dos conceitos mais importantes da vida cristã para serem usados como lentes no estudo da Bíblia – Graça, Adoração, Comunidade e Serviço. Cada lição é abordada por meio de um desses pontos de vista:

14 Como esta história mostra o amor salvador de Deus por mim? (Graça)
O que esta história me ensina quando à minha resposta a Deus? (Adoração) O que esta passagem tem a dizer quanto a meu relacionamento com os outros (Comunidade) Como esta lição destaca a transmissão da mensagem a outras pessoas? (Serviço)

15 6. Por que os novos materiais não empregam o estilo tradicional de arte gráfica que era apresentado nas antigas lições da Escola Sabatina?

16 A arte gráfica tradicional Adventista do Sétimo Dia não é conhecida como culturalmente inclusiva. Essas lições são usadas ao redor do mundo e não é apropriado que retratem apenas crianças caucasianas. O estilo não realista dessa arte faz com que a raça e a etnia sejam ambíguas. Quando você considera um dos personagens, não pode sempre dizer: “Esta pessoa é Africana” ou “Esta pessoa é européia”.

17 7. Por que os materiais do Elo da Graça incluem alimentos
7. Por que os materiais do Elo da Graça incluem alimentos? O Espírito de Profecia ensina que não se deve comer entre as refeições.

18 O Espírito de Profecia contém várias referências a respeito de comer em horários regulares e a não comer entre as refeições. Durante a semana, a maioria dos bebês, normalmente, toma um lanche bem antes do meio-dia. No sábado, o horário fica atrapalhado, criando considerável desconforto que pode levar a problemas com o comportamento. Deve-se fazer provisões para que as mães alimentem as crianças.

19 Jesus expressou preocupação por aqueles que estiveram com Ele durante muitas horas no dia e que agora estavam famintos (ver Mateus 15:32). Este é o motivo de serem providas sugestões de alimentos nos materiais do Elo da Graça. Nas outras divisões, ocasionalmente são incluídas atividades opcionais envolvendo alimentos como uma oportunidade de ensino.

20 8. De quem foi a idéia de criar um novo currículo para a Escola Sabatina e por quê?

21 A decisão de criar um novo currículo foi tomada pela Associação Geral
A decisão de criar um novo currículo foi tomada pela Associação Geral. O Departamento de Escola Sabatina da Associação Geral, em consulta com todas as divisões mundiais, foi a força motriz por trás da redação, edição e publicação dos materiais do Elo da Graça.

22 fossem mais apropriadas às faixas etárias;
fossem mais interessantes para prender a atenção das crianças; não fossem muito abstratas; dissessem e ensinassem na melhor forma de aprendizado – de acordo com os estilos de aprendizagem; fossem fundamentadas em uma história bíblica, até mesmo para os juvenis. fossem centradas em Jesus e Sua graça.

23 9. E se alguém em nossa igreja se opuser ao material do Elo da Graça?

24 Deus deseja que tratemos das diferenças de opiniões com benevolência e oração. Como é irônico que os membros briguem quanto à graça de Deus! Satanás não deseja nada melhor do que nos ver irritados uns contra os outros. Ser família da igreja significa que trabalhamos juntos e buscamos os melhores interesses das crianças. Aqueles que têm questionamentos a respeito do Elo da Graça, normalmente, depois de estudarem as lições com as crianças, descobrem que elas:

25 atraem para a Palavra de Deus;
alimentam espiritualmente; se aplicam àquilo que as crianças aprendem na vida diária.

26 10. E se a sua igreja desejar usar outro currículo?

27 A igreja não possui um regulamento que lhe diga que currículo deve ser usado. Porém, a maioria dos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, deseja que seus filhos estudem os materiais que apresentam as crenças adventistas – as que foram preparadas pela Associação Geral para serem usadas no mundo todo. As lições do Elo da Graça são revisadas quanto à acuidade teológica pelo Biblical Research Institute e pelas comissões de leitura.

28 A igreja que substitui essas lições por outros materiais assume uma tremenda responsabilidade. Não há outro currículo Adventista do Sétimo Dia aprovado pela Igreja. Pode haver lições circulando que se dizem adventistas ou outros materiais que afirmam haverem sido preparados para serem utilizados junto com o Elo da Graça. Porém, há apenas um currículo Adventista do Sétimo Dia – o Elo da Graça – o qual temos trabalhado e treinado professores para ensinar com eficiência.


Carregar ppt "DEZ PERGUNTAS PRINCIPAIS RELACIONADAS COM O ELO DA GRAÇA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google