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----- Meeting Notes (16/05/12 07:57) -----

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1 ----- Meeting Notes (16/05/12 07:57) -----
Inicio aprox 5 minutos

2 Em

3 Em

4 Em

5 Em

6 Resultados...

7 ----- Meeting Notes (16/05/12 07:57) -----
Inicio aprox 5 minutos

8 Quem pode participar? 96 escolas 67 municípios 12ª DIRED 11ª DIRED
----- Meeting Notes (16/05/12 07:57) ----- 5 min 8ª DIRED 14ª DIRED

9 ETAPAS Capacitação e oficina de construção de projetos com professores abril-maio Feiras Escolares e Regionais setembro II Feira de Ciências do Semiárido Potiguar 9 e 10 de outubro

10 Como participar? 1 professor 3 alunos Método científico

11 Como fazem os cientistas?
1º passo: ter idéias 2º passo: fazer perguntas 3º passo: tentar respondê-las 4º passo: publicar as respostas Método científico

12 Método Científico Publicar Observar Perguntar Formular hipótese
Literatura ambiente Perguntar Formular hipótese Testar a hipótese Obter resultados Concluir Resultados Publicar

13 Idéias Observar Ser audacioso Imaginativo Pensar sem bloqueios

14 BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO
“São obstáculos que nos impedem de entender claramente o problema em si ou a informação necessária para resolvê-lo.”

15 BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO ver o que você espera ver (estereótipo)

16 BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO dificuldade em isolar o problema

17

18

19

20

21 BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO Tendência em restringir demais o problema

22

23 Traçar no máximo 4 linhas retas sem tirar o lápis do papel que passem por todos os pontos da figura

24

25 BLOQUEIOS DE PERCEPÇÃO Falha em usar todos os mecanismo sensoriais
Clique sobre a imagem para iniciar o video

26

27 BLOQUEIOS EMOCIONAIS Liberdade de manipular idéias Habilidade em conceituar fluente Comunicar nossas idéias

28 BLOQUEIOS EMOCIONAIS Medo de correr riscos Saber a resposta certa;
“Mais vale um pássaro na mão...” “Quem não arrisca...” Técnica das expectativas catastróficas

29 Julgar ao invés de gerar idéias
BLOQUEIOS EMOCIONAIS Julgar ao invés de gerar idéias “Isso não vai dar certo”

30 BLOQUEIOS CULTURAIS Adquiridos através da exposição a um conjunto de padrões culturais

31 BLOQUEIOS CULTURAIS Fantasia, reflexão X razão e logica

32 BLOQUEIOS CULTURAIS Brincadeira e humor X trabalho e problemas

33 Presentes em nosso ambiente físico e social
BLOQUEIOS AMBIENTAIS Presentes em nosso ambiente físico e social Falta de cooperação no trabalho Chefes autocráticos Distrações Falta de apoio para realizar ideias

34 2º passo: Perguntas E agora estamos um pouco mais preparados para começar a fazer perguntas.... Olhando o mundo ao nosso redor começamos perguntando o porque das coisas....

35 Tempestade de idéias Grupos de aprox. 4 pessoas
1 pessoa responsável por anotar as perguntas Neste momento todas as perguntas devem ser anotadas Muito importante que não haja julgamento sobre a pergunta e nenhuma tentativa de resposta a essa pergunta

36 2º passo: Perguntas Será que todas as perguntas feitas durante a tempestade de idéias podem ser respondidas atraves do método científico? Formular questões do jeito que os cientistas fazem

37 2º passo: Perguntas Ser clara e precisa
Estar delimitada a uma dimensão viável Não envolver julgamento de valor Ser suscetível de solução

38 3º passo: Resposta Palpite inicial: HIPOTESE
Qual é a sua aposta? Verificação: experimentação Testar se a hipótese é verdadeira ou falsa

39 Método Científico Publicar Observar Perguntar Formular hipótese
Literatura ambiente Perguntar Formular hipótese Testar a hipótese Obter resultados Concluir Resultados Publicar

40 3º passo: Resposta IMPORTANTE: e se ao final da experimentação nossa hipótese original não for verdadeira?

41 3º passo: Resposta Como fazer para testar as hipóteses?
Método Científico

42 Método Científico Publicar Observar Perguntar Formular hipótese
Literatura ambiente Perguntar Formular hipótese Testar a hipótese Obter resultados Concluir Resultados Publicar

43 Experimentação O que diferencia a ciência de outras formas de conhecimento? Controle Repetibilidade Casualização

44 Controle Variáveis Controladas “Variar apenas o que eu quero testar”
Monitoradas Nem sempre possível

45 Casualização Garantir que as unidades experimentais não sejam favorecidas por alguma fonte de variação não controlável Sorteio Distribuição em blocos

46 Repetibilidade Repetir o tratamento em número mínimo possibilita aplicar testes estatísticos Acaso ou efeito real? Probabilidade P ou ∝

47 Repetibilidade Mulheres são mais altas que homens?
Teste 1: 1 mulher e 1 homem Teste 2: 3 mulheres e 3 homens Teste 3: 10 mulheres e 10 homens

48 Altura

49 Altura

50 Tipos de dados Quantitativos: números inteiros ou contínuos
Qualitativo: Categorias e ordinais Qual é melhor?

51 4º passo: mãos a obra

52 4º passo: mãos a obra

53 4º passo: mãos a obra

54 4º passo: mãos a obra @cienciarn

55 4º passo: mãos a obra scholar.google.com.br

56 4º passo: mãos a obra

57 4º passo: mãos a obra

58 4º passo: mãos a obra

59 Obrigado pela atenção e boa Feira de Ciências para todos!!!!


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